9 dicas de como montar um portfólio impecável
Conteúdos
- 1 O que é um portfólio?
- 2 Para que serve o portfólio?
- 3 Por que vale a pena descobrir como fazer um portfólio?
- 4 Quais são os tipos de portfólio?
- 5 Como montar um portfólio digital?
- 6 Como montar um portfólio do zero?
- 7 4 elementos que não podem faltar no portfólio
- 8 3 ferramentas para avaliar o desempenho do portfólio
- 9 Atualização do portfólio
Como fazer um portfólio que realmente chame a atenção dos recrutadores e de outras pessoas que buscam um contato profissional? Essa ferramenta é extremamente útil para as pessoas que estão procurando um novo emprego ou que atuam de forma autônoma, como os freelancers.
O portfólio se assemelha bastante a um currículo. No entanto, nesse caso, não são englobadas somente informações pessoais e profissionais — como a formação acadêmica e a experiência —, mas também alguns detalhes que explicam como o trabalho de alguém é desenvolvido na prática.
E então? Quer saber mais a fundo o que é portfólio e, inclusive, o que fazer para elaborar um documento que atraia os olhares de possíveis contratantes? Continue a leitura deste post e fique de olho nas dicas-chave que listamos!
O que é um portfólio?
Antes de tudo, vale muito a pena compreender do que se trata esse conceito. Bem, de modo geral, é um documento que serve como uma apresentação daquilo que um profissional sabe fazer de melhor. Ou seja, trata-se de um instrumento voltado a mostrar as principais habilidades — tanto técnicas como socioemocionais.
Portanto, estamos falando de um conjunto organizado de trabalhos produzidos em um determinado período. Inclusive, a partir da conferência de um portfólio, fica mais fácil para os potenciais clientes e recrutadores identificar as técnicas, o estilo e as especialidades que um profissional já tem.
Para que serve o portfólio?
O documento serve como uma coletânea, compilando os melhores trabalhos executados por uma pessoa em uma determinada área. O portfólio é, portanto, o cartão de visitas do profissional.
Ele também serve para atrair quem está interessado nas competências de um talento, reunir os feitos mais relevantes da carreira de um indivíduo e promover um grande reconhecimento profissional.
Não à toa, esse tipo de apresentação é muito utilizado por quem realiza trabalhos artísticos e atua em profissões como designer gráfico, ilustrador e fotógrafo, por exemplo. Ao mesmo tempo, investir na elaboração do documento é uma ótima pedida para quem trilha a carreira de freelancer, independentemente da área de atuação, como redatores e web designers.
Por que vale a pena descobrir como fazer um portfólio?
Complementando o que abordamos brevemente na introdução, criar uma coletânea com os melhores trabalhos já realizados é como elaborar um bom currículo, concorda? Aliás, aproveitando o gancho, é superimportante ressaltar que os dois documentos são diferentes, mas se complementam, sim, na função de apresentar um perfil profissional.
O currículo abrange informações sobre a trajetória acadêmica e profissional de maneira bastante descritiva, enquanto o portfólio é mais visual, já que o objetivo é oferecer uma noção da experiência prática. De todo modo, o que vai chamar mais a atenção de recrutadores e/ou clientes em potencial é a experiência relatada em ambos.
Inclusive, outro ponto de destaque é a estrutura da apresentação, que deve ser atraente para o público-alvo. Ao elaborar um portfólio impecável, torna-se possível propor seus serviços para o mercado de forma atrativa. Até porque, via de regra, um profissional só será efetivamente contratado quando atestar a competência, a habilidade e a qualidade do trabalho executado.
A relevância de entender como fazer um portfólio profissional impecável
Descobrir como desenvolver essa apresentação é importante para quem está à procura de um emprego e/ou busca espaço em outros tipos de carreira com o propósito de trabalhar de maneira autônoma, como dito.
Quem elabora esse documento tem a oportunidade de mostrar, na prática, o que sabe executar com excelência e o que pretende entregar para quem o contratar. Na verdade, o instrumento tende a auxiliar até mesmo no networking.
Assim, as pessoas que se interessam pelo trabalho de um profissional terão mais facilidade de encontrá-lo por meio de um portfólio bem feito. Além disso, quando elas quiserem indicá-lo para conhecidos — que poderão se tornar futuros contratantes —, bastará direcioná-los para essa mesma coletânea de trabalhos.
Quais são os tipos de portfólio?
Há inúmeras maneiras de organizar esse documento. Vale ressaltar que os serviços realizados não precisam necessariamente ter sido remunerados para que sejam inseridos no portfólio. Ações de voluntariado ou trabalhos executados como testes podem, sim, fazer parte da lista.
Basta que as atividades demonstrem as competências de um profissional, agregando valor ao perfil, concorda? Na verdade, incluir esses trabalhos é até interessante, pois vai demonstrar uma preocupação social, bem como proatividade e interesse genuíno no desenvolvimento pessoal e de carreira.
Para aqueles que estão começando em determinada área e querem mostrar aptidão com programas específicos e/ou em outros campos de atuação, uma ideia é criar algumas amostras dos serviços. A prática, inclusive, contribui para o autoconhecimento profissional, já que pode auxiliá-lo a encontrar uma “identidade”.
Contudo, é fundamental enfatizar que o formato do portfólio vai depender do tipo de atividade executada. A seguir, confira alguns exemplos!
Portfólio físico
Para quem trabalha com peças manuais e/ou gosta de sempre levar consigo o portfólio, essa versão é a ideal. Além disso, trata-se de uma das melhores opções para determinadas profissões, como aquelas relacionadas a:
- Artes Plásticas;
- Arquitetura
- Design de Produto;
- Desenvolvimento de Hardware;
- Fotografia etc.
Aliás, caso as produções sejam digitais, uma boa pedida é imprimir todo o portfólio para anexá-lo ao currículo ou entregá-lo durante uma entrevista de emprego. Entretanto, se os responsáveis pelo processo seletivo não solicitarem o documento, é mais interessante perguntar com antecedência se é possível apresentá-lo.
A propósito, falando no formato digital, uma alternativa superclássica quando se trata de como fazer um portfólio digital é o arquivo em PDF. Nessa versão, o documento poderá ser anexado a e-mails e/ou submetido no processo de candidatura a vagas de emprego divulgadas em plataformas online.
Aliás, quer uma dica para evitar dores de cabeça? Ao elaborar um documento — seja um currículo, seja um portfólio — que poderá ser enviado digitalmente, lembre-se de sempre criar um arquivo não editável, como o PDF. Desse modo, nenhum dado será perdido e nenhuma informação será adicionada sem consentimento prévio.
É interessante ter em mente que, no caso do portfólio em PDF, mesmo que o trabalho seja físico, ainda é possível inserir imagens de diferentes ângulos. Mais um ponto positivo do formato envolve a possibilidade de reunir diversas produções em um só documento. O custo será praticamente nulo caso o arquivo seja produzido por conta própria.
Hospedado em sites e plataformas online
Quer facilitar ainda mais o acesso ao portfólio desenvolvido? Então experimente criar um site profissional. Com um endereço eletrônico exclusivo para essa finalidade, todos os dados de contato, os trabalhos prévios e as especialidades dominadas poderão ser divulgados.
Aliás, quem faz um portfólio também tem a oportunidade de acrescentar uma precificação — caso essa seja uma estratégia válida para os serviços comercializados. Existem sites — com hospedagem gratuita ou versões pagas — que viabilizam uma personalização maior e, em alguns casos, mais alcance nos mecanismos de busca.
Ambas as opções têm vantagens. O indicado é escolher aquela que parece mais alinhada aos objetivos preestabelecidos. Do mesmo modo, uma alternativa igualmente válida é se inscrever nas redes sociais e em plataformas exclusivas para a autodivulgação.
Como montar um portfólio digital?
Para criar uma versão online, será preciso escolher uma ferramenta que facilite o processo. A boa notícia é que é possível encontrar variadas opções disponíveis atualmente. A seguir, elencamos algumas excelentes alternativas. Veja!
Recorra ao WordPress
O WordPress é uma das opções mais conhecidas, justamente por ser muito utilizado para criar sites tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas. O sistema permite a montagem de páginas virtuais, até mesmo oferecendo modelos prontos e gratuitos que podem ser personalizados com bastante facilidade.
Investir em um site próprio é uma excelente ideia, já que demonstra profissionalismo e facilita ser encontrado nas buscas online. Por outro lado, é necessário considerar que será preciso criar um domínio e, talvez, arcar com os custos envolvidos. Pesquisar os preços de hospedagem e analise se essa é realmente a melhor pedida.
Cogite utilizar o Behance
Do grupo Adobe, o Behance é especializado na divulgação de portfólios. Embora seja muito popular em determinadas áreas, como Design e Ilustração, a ferramenta também pode ser usada por outras profissões.
Por lá, fica bem fácil entrar em contato com os profissionais. Assim como em uma rede social, os usuários podem encontrar diversas pessoas e também serem encontrados.
Aposte no Wix
O Wix tem uma proposta mais parecida com a do WordPress e possibilita um uso simples — sem a necessidade de conhecimentos avançados em Design ou habilidades em programação, por exemplo.
De lojas virtuais a portfólios, as utilidades do Wix são variadas e os usuários recorrem a ela para marcar presença digitalmente.
Avalie a proposta do DeviantArt
A plataforma, muito utilizada para imagens e fotos, é mais uma possibilidade para elaborar um portfólio digital.
Na ferramenta, cada perfil tem o próprio mural para expor criações. Além disso, é possível adicionar informações pessoais e vender os trabalhos diretamente pelo DeviantArt.
Aposte nas redes sociais
Para completar, temos que destacar a alternativa que, possivelmente, é a mais acessível: usar as mídias de comunicação gratuitas. Inclusive, muita gente acha mais prático utilizar o próprio perfil em uma plataforma desse tipo (principalmente o Instagram e o Facebook) como um portfólio.
Contudo, é importante tomar alguns cuidados ao usar uma rede social como portfólio. Não é recomendado, por exemplo, utilizar o mesmo perfil para postagens pessoais e/ou para a publicação de conteúdos que não estejam relacionados ao trabalho.
Se o foco for tornar a mídia uma espécie de “apresentação profissional”, tenha essa preocupação, combinado? Aliás, outra boa dica é manter o perfil sempre atualizado!
Utilize estratégias de SEO para portfólios online
As técnicas de Search Engine Optimization (otimização para os mecanismos de busca) são excelentes para aumentar a visibilidade digital de uma marca.
É o SEO, por exemplo, que garante que uma página ou perfil nas redes sociais sempre apareça entre os primeiros resultados de uma pesquisa feita por um cliente em potencial.
Embora o Google tenha modificado a ordem dos elementos que aparecem em uma pesquisa, de modo que os usuários consultem um compilado feito pela inteligência artificial no topo da página, as melhores páginas ainda aparecem em destaque — e algumas delas são citadas pela própria IA.
Algumas maneiras de usar o SEO são as seguintes:
- crie um blog e poste conteúdos relevantes, que ajudem as pessoas a solucionar problemas. Assim será possível linkar as postagens para o portfólio e vice-versa;
- utilize URLs amigáveis. Evite usar palavras demais e priorize a simplicidade. Caso seja possível, três ou quatro palavras já são o suficiente;
- faça conteúdo mobile-friendly, isso é, fique de olho na usabilidade das páginas para garantir que elas sejam visualizadas adequadamente tanto em dispositivos móveis como em computadores. O próprio WordPress oferece templates e funcionalidades que facilitam a responsividade e a adaptação do conteúdo à tela. Na dúvida, consulte o conteúdo em diversos dispositivos para verificar a qualidade;
- use títulos objetivos nas postagens. Caso alguém escreva um texto sobre as melhores câmeras para quem tem R$ 2.000 para gastar, por exemplo, utilizar o título “As 10 melhores câmeras até R$ 2.000” já é bem eficiente;
- utilize conteúdos visuais, como vídeos, imagens e infográficos, que também se destacam nas buscas do Google.
Como montar um portfólio do zero?
Até aqui, foi possível ver como é vantajoso ter os melhores trabalhos já executados reunidos em um espaço. Um documento bem feito é capaz de abrir diversas portas na vida de um profissional, aumentando consideravelmente as oportunidades de emprego e de contratação de serviços autônomos.
Chegou então o momento de aprender alguns truques incríveis para desenvolver um portfólio que realmente desperte o interesse de possíveis recrutadores e/ou clientes. Fique por dentro das nossas dicas!
1. Estabeleça o objetivo
O primeiro passo na criação de um bom portfólio envolve definir o que se deseja alcançar com o instrumento. Dessa forma, torna-se viável organizar a ordem de apresentação, determinar os trabalhos que farão parte do documento e traçar estratégias para os aspectos visuais.
Como vimos, há muitos elementos por trás da criação de um portfólio, como o domínio do público-alvo. Portanto, é imperativo pensar em quem seria o contratante ideal dos serviços oferecidos e no que ele gostaria de ver.
A importância da criação de um personagem
A persona é a representação de um cliente em potencial, semifictício. Essa estratégia reúne informações relevantes sobre os potenciais consumidores que alguém deseja alcançar. Logo, seja para oferecer serviços como freelancer, seja para pleitear uma vaga CLT, aproveitar essa técnica é uma boa pedida!
Vamos supor que o mercado de trabalho de determinada profissão seja mais forte em outros países. Nesse caso, a persona provavelmente seria estrangeira, certo? A elaboração de um portfólio em inglês aumentaria as chances de acessar boas oportunidades.
A partir disso, podemos concluir que o pontapé inicial para criar o documento “do zero” é estabelecer um objetivo — que, nesse caso, seria a atração dessa persona. Em seguida, chegaríamos à fase do planejamento de toda a estrutura do portfólio.
2. Selecione os melhores trabalhos
Depois de finalizar a primeira etapa, é hora de dar sequência à preparação da apresentação profissional por meio do portfólio. Nesse estágio, traçar uma boa estratégia é fundamental para se destacar — e a seleção dos melhores materiais vai agregar valor ao documento.
Aqui, podemos concordar que ninguém tem interesse que clientes em potencial e recrutadores confiram serviços nos quais não mostramos todo o nosso potencial. Por esse motivo, escolha apenas os trabalhos que trazem aquela sensação de orgulho e, claro, que transmitem bem a mensagem que você escolheu.
Vale a pena levar os feedbacks em consideração!
A propósito, uma dica incrível para encontrar os melhores trabalhos é observar aqueles que geraram reações mais positivas do público, de gestores e/ou de docentes — a depender do contexto.
As atividades acadêmicas que obtiveram as maiores notas, por exemplo, podem ser incluídas caso não haja critério de exclusividade com a Instituição de Ensino Superior (IES).
Além disso, peça a opinião de pessoas de confiança, principalmente na escolha de peças visuais. Assim será possível ter uma perspectiva de espectador sobre o trabalho produzido, o que viabiliza uma seleção mais crítica, tanto do nível técnico quanto de uma perspectiva intuitiva.
3. Apresente-se
O portfólio vai servir como uma vitrine da qualidade do trabalho executado pelo profissional. Mesmo assim, não há mal algum — pelo contrário! — em falar um pouco de si mesmo.
Essa apresentação tende a facilitar a conexão com os potenciais clientes, gerando mais um fator favorável para uma possível contratação.
Aproveite para inserir uma seção de apresentação no portfólio, incluindo informações básicas e objetivas das qualificações.
Em outras palavras, é hora de explorar os princípios do Marketing de maneira sucinta e pessoal. Aliás, mais uma boa pedida envolve a inclusão de fotos, logomarca e depoimentos.
4. Explique o contexto de cada trabalho
Faça uma breve descrição de cada uma das peças reunidas no portfólio. Isso é muito comum em museus e exposições, por exemplo.
Na prática, basta explicar o contexto e a inspiração que ajudaram o profissional durante a produção, o que facilita a interpretação por parte do público. Para quem cria jogos digitais, inclusive, a tática é uma ótima maneira de apresentar o conceito do game.
Além disso, caso o serviço tenha sido executado para outro cliente, essa será a oportunidade de mostrar que o profissional já tem experiência na área. No entanto, lembre-se de que esse tipo de trabalho só pode fazer parte de um portfólio profissional quando os direitos do uso de imagem ainda pertencem ao autor da obra — e, portanto, não são exclusivamente do consumidor —, combinado?
Como um “plus“, aqui vai mais uma dica: caso o trabalho tenha algum valor emocional, é uma excelente ideia que o profissional descreva como se sentiu ao executá-lo. As peças artísticas, por exemplo, enquadram-se bem nessa sugestão.
Escaneabilidade — conhece esse termo? Resumidamente, o conceito diz respeito à facilidade que um leitor terá de, ao “bater o olho” em um conteúdo, encontrar aquilo que deseja.
Ou seja, quando se trata de como montar um portfólio, é imperativo garantir que o documento poderá ser visualizado de maneira prática. Inclusive, mesmo que essa dica pareça ser mais voltada para o formato digital, dá para aproveitá-la ao elaborar uma versão física, viu?!
Fuja da poluição visual!
Um dos grandes segredos no momento de montar um portfólio impecável envolve evitar ao máximo o exagero de elementos na página.
Entenda: por mais que um profissional queira dar um “toque extra” e caprichar na apresentação, é essencial ter em mente que o conteúdo é o principal destaque de todo o documento. Portanto, nada de adicionar adereços que ofusquem o objetivo do portfólio, gerando uma poluição visual desnecessária.
Na hora de elaborar o contexto, busque ser breve e evite usar palavras muito rebuscadas. A coesão textual faz toda a diferença no resumo, assim como a qualidade da escrita.
Fique de olho na usabilidade dos sites!
Caso opte por utilizar uma página digital para hospedar os trabalhos executados, certifique-se de que ela tem uma boa usabilidade.
É imprescindível que os visitantes consigam navegar tranquilamente, até mesmo para não desistirem de analisar o portfólio.
Não se esqueça de que objetividade é a palavra de ordem!
No mesmo sentido, lembre-se também de que a objetividade faz toda a diferença na apresentação. Um cliente — ou um recrutador — em potencial não tem o mínimo interesse em perder muito tempo na hora de selecionar as opções mais adequadas para preencher uma vaga ou executar um determinado serviço.
Portanto tenha certeza de que será possível identificar o valor do trabalho desenvolvido em pouco tempo e já no primeiro contato.
6. Personalize
Que tal deixar uma marca no portfólio? Assim quem visitá-lo poderá se lembrar com mais facilidade do profissional que o elaborou. Essa medida envolve a criação de uma identidade visual na apresentação dos serviços executados com o intuito de ampliar as oportunidades profissionais.
Evite recorrer a modelos prontos para construir a coletânea dos trabalhos desenvolvidos. Mesmo que escolha utilizar um site gratuito ou uma plataforma específica para a hospedagem de portfólios, saiba que existem diversas maneiras de personalizar o documento.
A organização gráfica merece total a atenção
Apostar em cores e fontes padronizadas e criar uma logo que tenha tudo a ver com o estilo dos trabalhos ajuda a reforçar o perfil profissional, adicionando um pouco mais de personalidade às obras.
O alinhamento da linguagem e da comunicação
No entanto, não para por aí! O tom de voz utilizado na apresentação também pode ser personalizado. Além disso, o ideal é que o estilo empregado seja igualmente adequado para o tipo de cliente e/ou de recrutador que o profissional deseja atrair. Seja cauteloso quanto a esses elementos.
A estrutura é a chave do sucesso
Quando se trata de como montar um portfólio, o importante mesmo é entender como deve ser o visual final do instrumento e, claro, utilizar boas estratégias para produzir um conteúdo de valor.
Afinal, a ideia é gerar reconhecimento e aumentar as chances de conseguir bons resultados profissionais! Por isso, certifique-se de que a estrutura visual se adequa ao que você quer representar.
7. Cuide dos detalhes
Depois de ter acesso a uma prévia do conteúdo todo estruturado, não se esqueça de considerar alguns detalhes que vão ajudar a atingir um resultado ainda melhor.
O refinamento do material vai garantir que os interessados nas habilidades do profissional tenham a melhor experiência possível ao entrar em contato com o trabalho.
Aqui vão algumas dicas importantes nesse sentido:
- releia várias vezes o portfólio elaborado para corrigir eventuais erros de escrita, pois isso pode transmitir uma imagem de desleixo;
- verifique se as imagens estão em alta qualidade e se deixam o material interessante, seguindo uma disposição adequada;
- confira se o alinhamento do texto está agradável para a leitura;
- dedique um tempo especial para a criação da capa e, quando não houver um padrão a ser seguido, se esforce para deixá-la bem atraente, mas sem destoar do restante do material.
A propósito, antes de dar o trabalho como pronto, uma ideia válida é pedir para pelo menos uma pessoa conferir o documento (com a finalidade de coletar feedbacks).
8. Pense na divulgação
De que adianta ter um ótimo portfólio se o instrumento não cumprir o principal papel? Já pensou nisso? Portanto, além de preparar o material, é preciso escolher os meios de promover o documento, de modo que ele seja visto pelas pessoas certas.
Nesse contexto, uma das vantagens do meio digital é a praticidade de contatar várias pessoas — ou de ser visto por elas — ao mesmo tempo, sem ter que distribuir o material na versão física. Aliás, é válido sempre ter o portfólio digitalizado, mesmo que a principal demanda seja o formato impresso.
9. Compartilhe!
No mais, não deixe de usar as redes sociais e outros meios de comunicação para expor os trabalhos executados e aumentar as chances de fazer negócios, combinado?!
4 elementos que não podem faltar no portfólio
Conheça algumas dicas para atrair mais visitantes e clientes para a própria página profissional:
- variedade de trabalhos — não é recomendável incluir todos os trabalhos que já fez na vida (até mesmo para não impedir o carregamento dos materiais), mas é importante mostrar versatilidade e flexibilidade. Agregue produções diferentes, como aquelas feitas por clientes que estejam em setores bem diferentes;
- foco nas áreas de interesse — caso tenha muito interesse em alguns nichos e pouquíssima vontade de trabalhar em outros, concentre-se nos primeiros. Assim, será possível atrair oportunidades que estejam diretamente relacionadas àquilo que o atrai mais;
- qualidade (e não quantidade) — faça uma curadoria cuidadosa dos trabalhos que mais gostou — o conselho também vale para quem ainda estiver no início da carreira. Visite as páginas de profissionais que admire para ter uma ideia precisa da quantidade, de modo a não exagerar;
- apresentação visual atrativa — a maioria dos recrutadores e clientes em potencial não vai passar muito tempo em um portfólio, principalmente naqueles que não sejam visualmente encantadores. Por isso, certifique-se que o design seja limpo, profissional e que tenha um layout que facilite a navegação pelos materiais.
3 ferramentas para avaliar o desempenho do portfólio
Abaixo, conheça três soluções digitais para monitorar o tráfego de visitas à página do portfólio:
- Google Analytics — a principal ferramenta do mercado para analisar a audiência de um site. O GA permite analisar gráficos e gerar relatórios;
- Semrush — assim como a solução do Google, o Semrush é outra referência quando o assunto é a análise de dados na web. Com ele, você obtém informações sobre visitantes da página, gerencia a performance das atividades de conteúdo e realiza ajustes para garantir mais tráfego orgânico. Um dos diferenciais é a produção de relatórios, que podem ser tão ou mais completos que os produzidos pelo Google Analytics;
- Mixpanel — a ferramenta oferece opções avançadas para rastrear eventos na página do portfólio, inclusive o mapeamento de cliques em botões específicos e inscrições, por exemplo, para compreender como os usuários estão interagindo com os materiais.
Atualização do portfólio
É fundamental que o documento não fique estático. Caso a apresentação mostre os mesmos materiais de sempre, isso pode ser identificado pelos clientes em potencial como um sinal de que aquele profissional também parou no tempo.
Para quem presta serviços para clientes fixos, por exemplo, a renovação serve para mostrar que o profissional tem um conhecimento técnico aprofundado e consegue se reinventar de acordo com os desafios. Confira os principais pontos relacionados à atualização do portfólio.
Importância de revisar e atualizar regularmente o portfólio
Algo que vai contar muitos pontos é a renovação constante dos materiais expostos. Depois de três ou quatro meses, por exemplo, é interessante adicionar novos trabalhos e remover outros.
Embora um profissional tenha trabalhos mais antigos dos quais ele se orgulha muito, a renovação serve para mostrar que ele está em constante atividade e acompanha as tendências atuais do setor.
Estratégias para incorporar novos trabalhos e remover conteúdo antigo
Como dissemos, substitua materiais mais velhos por produções atuais. Contudo, não precisa trocar tudo sempre: é interessante mesclar o novo com o que foi feito no passado, até mesmo para documentar e expor a evolução na carreira.
Também é interessante considerar a possibilidade de fazer algumas releituras dos trabalhos mais antigos, adaptando essas produções para os novos tempos. Isso traz uma sensação de frescor e modernidade, mostrando que o profissional está sempre buscando evoluir e atender às novas necessidades do mercado.
Acompanhamento e documentação do progresso
Com as ferramentas digitais que citamos, como o Google Analytics e o Semrush, é possível monitorar a movimentação de visitantes na página. Além disso, fique atento aos contatos diretos, como e-mails e mensagens nas redes sociais.
Essas métricas mais “intuitivas” também servem para entender se as atualizações no portfólio surtiram efeito. Caso note que o interesse do público caiu, compare com os períodos de alta e veja o que mudou.
E aí? Gostou de descobrir como fazer um portfólio impecável? Então é hora de colocar em prática todas as dicas-chave que elencamos. Além disso, lembre-se de divulgar bastante o arquivo pronto, já que a ampliação do alcance de possíveis interessados em contratá-lo é essencial para potencializar os resultados!
Agora que você já está por dentro do passo a passo necessário quando o assunto envolve como fazer um portfólio, aproveite para ler também o nosso post sobre como criar um bom currículo!