áreas de marketing

10 áreas de marketing que um formado pode atuar

Está pensando em seguir carreira no campo das Humanas e procura algumas opções de faculdades sem Matemática? Então, conhecer as principais áreas de atuação do Marketing pode ser uma ótima ideia para você.

Esse é um segmento muito interessante para quem se interessa por Mídias, tem afinidade com Comunicação e gosta de trabalhar com Gestão de Negócios. Afinal, a atuação em torno do Marketing envolve todas essas funções.

Neste post, vamos apresentar 10 formas de atuação para ficar de olho nesse nicho do mercado de trabalho e mostrar a importância da formação profissional para ter sucesso na carreira. Acompanhe e fique por dentro do assunto!

O crescimento do Marketing no mercado atual

Com o desenvolvimento tecnológico e o avanço do comércio eletrônico, os negócios encontraram mais oportunidades de crescimento. Nesse contexto, diversos segmentos do mercado receberam ainda mais evidência.

O Marketing faz parte desse grupo e está passando por um momento muito promissor, crescendo cada dia mais no mercado atual. Isso acontece, principalmente, porque as estratégias trabalhadas nessa área são fundamentais para que uma empresa se mantenha competitiva.

Não é à toa que diversas tendências surgiram dentro desse nicho, tornando-o uma das principais opções de profissões do futuro. Por isso, é possível ter ótimas perspectivas de carreira para quem deseja ir para esse mercado.

10 áreas de Marketing em que você pode atuar

É importante destacar que, quando falamos de Marketing, não tratamos apenas de um tipo de estratégia para divulgação de marcas, atração de clientes ou inovação na gestão de vendas.

Existem diversas maneiras de colocar em prática as teorias da área, ao mesmo tempo que é possível desempenhar as mais variadas funções nesse mercado. A seguir, veja quais são as principais opções de atuação para quem tem formação profissional nessa área!

1. Marketing Digital

É o nicho que cuida dos serviços necessários para desenvolver estratégias que impulsionam uma empresa no meio virtual. Trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para construir a imagem de uma marca no ambiente online. Ao mesmo tempo, usa ideias de atração e fidelização do público, viabilizando a escalabilidade e o crescimento sustentável.

Inclusive, esse é um dos pontos mais relevantes dos planos de negócio atuais, sejam eles físicos ou voltados para o e-commerce. Isso é observado em dados levantados por uma pesquisa de mercado que revelou que mais de 90% das empresas procuraram esse tipo de serviço.

2. Social Media

Tanto para negócios quanto para pessoas, como os influenciadores digitais, a gestão das mídias sociais é mais um passo importante para marcar presença por onde atua. A boa notícia é que a formação em Marketing permite também fazer esse trabalho.

Como as redes sociais são espaços de alto fluxo de pessoas, torna-se fundamental a administração de contas e o uso de táticas eficientes para aumentar o alcance dos perfis, utilizando a lógica dos algoritmos usados nessa mídia.

Por isso, a área de Social Media, derivada do Marketing Digital, tornou-se mais uma das profissões que recebem ótimos profissionais com formação em cursos correlatos.

3. Inbound Marketing

Esse é um tipo de atividade voltado para a produção de conteúdo como forma de se aproximar do público-alvo. As práticas de Inbound Marketing, inclusive, são muito eficientes para combinar com diversas outras categorias, a fim de tornar uma pessoa ou uma empresa mais relevante no mercado em que atua.

O estudo do perfil do cliente e das preferências que ele tiver, com o objetivo de gerar publicações e conteúdos que conversam diretamente com o público, também pode ser o papel de um profissional do Marketing.

4. Mídia paga

Sabe aqueles anúncios pagos, inseridos em plataformas de busca na internet e nas redes sociais? Geralmente, eles são utilizados para aumentar o alcance de uma marca.

No entanto, para que a estratégia realmente dê retornos positivos, precisam ser geridos por profissionais especializados. A boa notícia é que formados em Marketing têm conhecimentos específicos para atuar com essas funções. 

5. SEO

E como fazer com que um site, blog ou perfil nas redes sociais apareça entre os primeiros resultados de uma pesquisa online? As técnicas de Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), com certeza, são as mais procuradas, devido ao potencial de aumentar a visibilidade de uma marca. Por isso, elas são muito estudadas no Marketing.

6. E-commerce

As plataformas de comércio eletrônico também podem aproveitar as boas práticas de Marketing para tornar os produtos mais atraentes e favorecer o volume de compras. As estratégias, nesse caso, podem ser aplicadas dentro das lojas virtuais ou nos perfis da empresa para atrair mais visitantes para o estabelecimento online.

7. Produtor de conteúdo

A produção de conteúdo para web pode ser feita de diversas maneiras, envolvendo o uso de recursos de comunicação verbal e não verbal. Um profissional de Marketing pode trabalhar, por exemplo, na realização de postagens que agregam valor a um perfil, reforçando a autoridade de uma pessoa ou marca no mercado.

Além disso, ele é capaz de atuar em muitas outras plataformas e com diversas funções dentro da produção de conteúdo para a internet. Afinal, essa é uma área bastante ampla e com uma grande variedade de tarefas a serem realizadas para promover páginas, perfis e blogs.

8. Marketing offline

A divulgação de uma empresa fora do meio virtual não foi substituída e precisa de uma boa gestão para ter um retorno satisfatório sobre os investimentos. Profissionais especializados nessa área podem trabalhar na realização de projetos eficientes e que se alinham às estratégias adotadas para o ambiente offline.

9. Agências de Publicidade e Marketing

A Publicidade e Propaganda é uma área que se encontra de diversas maneiras com o Marketing. Por isso, é comum ver agências que unem essas duas profissões para produzir campanhas que impulsionam uma marca.

10. Consultoria

O conhecimento que um profissional adquire ao longo de toda a vida pode ser utilizado para aconselhar outras empresas e profissionais para obter o sucesso nos projetos. No Marketing, os serviços de consultoria são essenciais para os negócios que não têm um setor de divulgação e vendas tão desenvolvido, mas não querem abrir mão dos benefícios que essas práticas são capazes de trazer.

O trabalho com Marketing

Viu só como existem diferentes alternativas de atuação para as pessoas que decidem construir uma carreira nesse mercado? O segredo para dar o primeiro passo é procurar por um curso que ofereça a qualificação adequada.

Assim, é possível assumir com propriedade as responsabilidades de uma ou mais dessas áreas de Marketing citadas. Afinal, a formação acadêmica garante o desenvolvimento de habilidades úteis e de conhecimentos necessários para desempenhar as funções nesses campos de atuação.

Isso sem mencionar que um currículo que apresenta capacitação profissional de qualidade tende a se destacar nos processos seletivos. Desse modo, quanto mais qualificação uma pessoa tem, mais fácil é para seguir carreira em um dos nichos de interesse.

Gostou de conhecer mais sobre o dia a dia profissional de uma das faculdades de Humanas mais procuradas? Entender com o que as diferentes áreas de Marketing trabalham é uma ótima forma de encontrar uma atuação que seja do seu interesse. Assim, fica muito mais fácil dar o primeiro passo em busca da carreira dos sonhos.

Tem interesse em seguir nesse mercado de crescimento? Então, antes de ir embora, conheça o nosso tecnólogo em Marketing e veja os diferenciais dos nossos cursos EAD!

Saiba por que você deve começar sua faculdade agora

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.