a importância do inglês no mercado de trabalho

A importância do inglês no mercado de trabalho e como começar a estudar

Para ter acesso a boas oportunidades de emprego, é interessante apresentar ótimos diferenciais de carreira. Nesse contexto, a importância do inglês no mercado de trabalho se destaca. Quer saber o porquê?

Quando um profissional domina outro idioma, diversas portas se abrem para ele, como a capacidade de se comunicar com pessoas de outros países e de estudar materiais internacionais. Não é à toa que em várias áreas do mercado essas competências não são apenas valorizadas, como também se tornam necessárias.

Inclusive, você sabia que o número de pessoas que falam inglês como segunda língua é maior que a quantidade de falantes nativos? Sendo o terceiro idioma mais falado no mundo, cerca de 500 milhões de pessoas utilizam o inglês como língua alternativa.

Desse modo, quando o assunto é idioma estrangeiro, o inglês é o protagonista, justamente por ser considerado a língua universal. Por esse motivo, neste post, você vai ver ótimas dicas para começar a estudar o idioma de forma prática e conquistar bons resultados na carreira. Acompanhe e saiba mais!

Quais são as dificuldades para aprender inglês?

Você sente dificuldade para estudar inglês? Não se preocupe, pois isso é muito comum! Existem vários fatores que, de fato, fazem com que ter um segundo idioma seja muito mais complicado. Por isso, identificar o que está atrapalhando você no aprendizado vai ajudar a encontrar soluções para driblar os obstáculos.

Uma das causas mais comuns que tornam o inglês uma língua difícil de aprender é a falta de imersão. Ter contato com conteúdos de outro idioma é fundamental para se familiarizar com os sons e começar a traduzir as palavras.

Mas, no seu caso, o problema é a falta de interesse? Isso também acontece com muitas pessoas. Aprender a falar um segundo idioma pode ser chato para muita gente, principalmente se os resultados não aparecem tão rápido, nem há uma necessidade urgente de utilizar a língua. No entanto, é preciso levar em conta as vantagens que você pode obter com isso.

Sabe outra razão que faz com que vários alunos tenham um bloqueio com o inglês? A vergonha de praticar. Aprender é um processo complicado e, dificilmente, alguém estará falando uma nova língua com clareza logo de início. Então, vale a pena deixar o constrangimento um pouco de lado e aceitar que você ainda está aprendendo. Porém, quando dominar o idioma, todas as palavras parecerão muito mais simples de pronunciar e compreender.

Como começar a estudar inglês?

Quer começar a superar os desafios de estudar inglês e se tornar fluente nesse idioma? De início, tenha em mente que dominar uma nova língua envolve 4 pilares:

  1. pronúncia;
  2. escrita;
  3. compreensão;
  4. leitura.

O ideal é aprender um pouco de cada um e, assim, ter um bom progresso. Não sabe como dar os primeiros passos? Veja só as dicas que vão ajudar você!

Estabeleça objetivos

Que tal começar estabelecendo alguns objetivos claros? Não pense que é preciso traçar altas metas para aprender um idioma. Às vezes, descobrir 5 palavras novas em uma semana já pode ser o suficiente para fazer com que você ganhe mais confiança no seu processo e entenda melhor a língua.

Por isso, tente definir algumas metas para atingir, sejam elas diárias, semanais, mensais ou até mesmo anuais. Com base nisso, trabalhe aos poucos para alcançar cada um dos objetivos e notar uma evolução gradual no domínio de inglês.

Use podcasts

Lembra que é preciso ter contato com o idioma para compreendê-lo? Os podcasts estimulam bastante a audição, facilitando o reconhecimento de algumas palavras e da fonética, ou seja, a forma de pronunciar esses termos.

O interessante dos podcasts é que você pode ouvir em qualquer lugar. Assim, dá para estudar lavando louça, no transporte, enquanto se exercita e por aí vai. Por isso, procure conteúdos em inglês ou aulas gravadas nesse formato para escutar no dia a dia.

Veja vídeos no YouTube

Quer estimular mais um sentido? E se agora você utilizar também a visão, em vez de apenas a audição? Os vídeos no YouTube são outra estratégia e tanto, pois produções audiovisuais ajudam a se concentrar mais.

Vídeos com dicas, assuntos interessantes, conteúdos de humor: vale de tudo para se aproximar do novo idioma e se familiarizar cada vez mais. Dessa forma, você até se diverte enquanto aprende.

Fique de olho em perfis em inglês nas redes sociais 

Usar as redes sociais para potencializar os estudos é outra boa ideia. Perfis de estudo no Instagram, por exemplo, podem fazer a diferença no dia a dia e ajudar a aprender um conteúdo muito mais rápido.

Sendo assim, procure perfis que ensinam ou que falam o idioma nas redes sociais que você mais usa no cotidiano. Com isso, é possível ver ótimas dicas, acostumar-se com o inglês e tirar várias dúvidas de forma rápida e prática.

Assista a filmes em inglês

Quer dar mais um passo para aprender inglês? Então, assista a filmes americanos, britânicos ou de qualquer outro país que fala essa língua, sem dublagem. De início, use as legendas em português para ajudar a entender o que os personagens estão falando.

Conforme você vai avançando, tente colocar as legendas também em inglês, para acostumar o seu cérebro a ouvir o idioma sem tradução. Quando sentir ainda mais confiança, é hora de assistir aos filmes sem esse apoio e na língua original.

Use aplicativos

Existem ótimos aplicativos que tornam o estudo do inglês muito mais prático. Ao instalar alguns apps no seu celular, é possível aprender algo novo em poucos minutos. Além disso, você consegue encontrar uma grande variedade de opções, pagas ou gratuitas, para Android e iOS, como:

  • Duolingo;
  • Cambly;
  • Memrise;
  • Beelinguapp.

Quais são as vantagens de ter inglês ao entrar no mercado de trabalho?

Independentemente do que você espera da vida profissional, ter um guia de carreira vai fazer a diferença para traçar objetivos e realizar um bom planejamento. O mercado de trabalho nem sempre exige fluência em inglês para uma vaga, mas ter esse conhecimento faz com que o seu perfil tenha muito mais destaque nos processos seletivos.

Sendo assim, na hora de fazer o plano de carreira, vale muito a pena pensar no aprendizado de inglês. Com essa competência, é possível ter acesso a melhores oportunidades de emprego, contar com ganhos mais expressivos e, inclusive, expandir o seu trabalho para o mercado internacional.

Entendeu a importância do inglês no mercado de trabalho e o que você pode obter na sua vida profissional ao dominar esse idioma? Então, dê os primeiros passos para aprender a língua e ofereça ótimos diferenciais na hora de concorrer a uma vaga de emprego.

Falando em aprender um conteúdo novo, que tal saber como criar uma rotina de estudos equilibrada e produtiva?

Criando uma rotina de estudos de sucesso

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.