como conseguir um emprego

Como conseguir um emprego? Dicas para conquistar uma oportunidade

Saber como conseguir um emprego é dúvida comum entre muitas pessoas. Afinal, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de desemprego mundial. Desse modo, encontrar um bom trabalho nem sempre é uma tarefa fácil, mas é totalmente possível.

Para isso, é importante ampliar os horizontes para aumentar as suas oportunidades. Além disso, investir em estratégias vai fazer toda a diferença para melhorar a apresentação profissional e atrair os olhares dos recrutadores.

É por isso que este post está repleto de dicas que vão ajudar você a se posicionar no mercado e a conseguir um ótimo emprego. Quer saber como ir em busca do trabalho dos sonhos? Então, acompanhe!

Tenha clareza sobre seus objetivos

O primeiro passo é saber aonde você quer chegar. Definir objetivos ajuda a criar um plano de carreira alinhado às suas expectativas pessoais, permitindo que o trabalho conduza à realização em diversas áreas da vida.

Sendo assim, reflita sobre o espaço em que você gostaria de trabalhar. Dessa maneira, é possível procurar vagas de emprego que tenham a ver com os objetivos definidos e ajudem a chegar nos resultados esperados.

Mantenha um currículo atrativo

Outro ponto importante é ter um currículo que chame a atenção dos recrutadores. Tenha em mente que esse é o primeiro contato que um profissional interessado poderá ter com você. Sendo assim, nada melhor do que causar uma boa impressão.

Para fazer um bom currículo, é necessário caprichar em, pelo menos, três aspectos importantes: apresentação, qualidade das informações e objetividade. Assim, as chances de seguir para as próximas etapas do processo seletivo aumentam.

Para começar, garanta que o documento fique bonito visualmente, porém, sem deixar de ser profissional. Para isso, que tal manter os dados organizados, utilizar a mesma fonte e destacar trechos importantes?

Além disso, é preciso agir com estratégia ao selecionar as informações que vão estar no currículo. O que os recrutadores querem saber, de início, é sobre a formação e a experiência que os profissionais têm. Desse modo, capriche nessa parte e verifique se esses dados têm a ver com a vaga de emprego.

Por fim, lembre-se de que os profissionais dos Recursos Humanos (RH) lidam com uma grande quantidade de currículos na hora de selecionar os candidatos. Desse modo, quanto mais objetivas as informações, melhor. Aproveite para deixar o conteúdo conciso, mas, ao mesmo tempo, interessante.

Prepare-se para as entrevistas

Passada a fase do currículo, depois de investir em boas técnicas para deixá-lo mais atraente, é hora de se preparar para mandar bem nas entrevistas. Esses momentos são ótimos para você se apresentar melhor e se mostrar enquanto uma ótima opção para ocupar a vaga.

Durante essa etapa, os recrutadores querem saber mais sobre você, além de detalhes relacionados ao que gosta de fazer, objetivos profissionais, expectativas nesse emprego, entre outras informações. Isso tudo para analisar se o seu perfil é compatível ou não com o ambiente de trabalho.

Pode ser que perguntem também sobre as habilidades citadas no currículo. Por esse motivo, lembre-se de só colocar aquilo que é possível comprovar, a fim de passar mais credibilidade.

O importante, durante as entrevistas, é passar confiança naquilo que você fala e demonstrar interesse em saber mais sobre a vaga de emprego. Aproveite esse espaço para tirar dúvidas quando surgir a abertura, pois mostra proatividade.

Crie uma boa rede de contatos

Impossível falar em como conseguir um emprego sem citar o famoso networking. Ter uma boa rede de contatos abre diversas portas para construir uma carreira de sucesso. Isso porque, por meio de uma boa relação com outros profissionais, você pode ter acesso a indicações, propostas de trabalho e, até mesmo, parcerias.

Um curso superior é um bom meio para construir networking, gerando vínculos com colegas e professores. Além disso, vale a pena aproveitar as redes sociais, por exemplo, criando um perfil no LinkedIn, com o objetivo de conhecer mais profissionais da sua área de interesse. 

Desenvolva as soft skills do mercado

Apresentar boas habilidades também faz com que você se destaque entre os demais candidatos a uma vaga de emprego. Sendo assim, por que não trabalhar algumas competências? As soft skills, que dizem respeito aos comportamentos intra e interpessoais, são ótimas para isso.

Para começar, a comunicação é uma das qualidades profissionais mais admiradas pelo mercado de trabalho. Por meio dela, é possível desenvolver uma boa relação com os colegas, participar mais das decisões dos processos internos, apresentar suas ideias, entre várias outras vantagens.

A inteligência emocional e a resiliência são outras habilidades estimadas. Afinal, permitem se adaptar melhor aos mais variados contextos que podem ser encontrados no ambiente de trabalho, garantindo atitudes profissionais, mesmo em meio a desafios.

Para se destacar ainda mais, o senso de liderança, a gestão de tempo e a organização são ótimas virtudes. Com elas, é possível agregar ainda mais valor ao seu perfil, pois são características que combinam bastante com profissionais engajados.

Além do mais, o mercado está sempre se atualizando e criando soluções cada vez mais modernas. Acompanhar as novidades e ter um pensamento inovador também faz com que uma pessoa atraia mais a atenção dos recrutadores.

Busque capacitação constante

Como visto, a formação profissional é um dos atributos mais observados no currículo. Isso porque a aquisição de conhecimento permite que uma pessoa se torne cada vez mais capacitada para uma determinada tarefa.

No entanto, para se destacar no mercado, não basta apenas apresentar um curso superior. Afinal, a sociedade é bastante dinâmica e se atualiza em um ritmo muito rápido. Quando um profissional fica muito tempo parado, sem estudar, suas habilidades ficam desatualizadas.

Dessa maneira, para evitar que isso aconteça e mostrar ao mercado que você está em busca de desenvolvimento profissional, nada melhor do que buscar capacitação constante.

Por meio da graduação, especialização, cursos livres, palestras, eventos do nicho de atuação, entre várias outras fontes de conhecimento, descobre-se o que há de novo e o que está em alta na área, mantendo uma boa preparação.

Viu só como conseguir um emprego é possível? Para isso, é preciso se empenhar e mostrar ao mercado o que você tem para oferecer. Por esse motivo, investir em educação é uma das melhores decisões para planejar a carreira e focar o que realmente fará a diferença.

Este post inspirou você? Então, continue lendo mais sobre o assunto. Entenda como caprichar no planejamento de carreira!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.