Conheça o perfil do estudante de design de produto e as possibilidades de atuação

Já pensou em como determinados objetos que usamos no dia a dia fazem grande diferença ao nos proporcionar conforto e praticidade?

De produtos físicos a digitais, todos precisam ser planejados antes da concepção. Mobiliários, embalagens, automóveis e utensílios de cozinha, por exemplo, passam pelas mãos (e pela cabeça) do profissional de Design de Produto muito antes de serem fabricados.   

É o designer de produtos, então, o responsável por pensar em valores como estética, conforto, ergonomia, sustentabilidade, utilidade e praticidade. Ele precisa criar soluções no uso de quaisquer artigos, resolvendo problemas, facilitando a vida e proporcionando a melhor experiência para o usuário.

A atuação está dentro das profissões do futuro, por isso é uma boa aposta na carreira. Continue a leitura e fique por dentro das informações!

Quais os possíveis trabalhos em Design de Produto?

As oportunidades do designer de produtos são enormes. Além da variedade de funções, é possível trabalhar em diversos ambientes. Confira alguns exemplos:

  • empresas, estúdios e indústrias;
  • autônomo;
  • prototipagem;
  • design de embalagens;
  • gerência de projetos;
  • criação de produtos digitais;
  • consultoria de design thinking;
  • desenvolvimento de produtos;
  • design de maquinário;
  • design de móveis;
  • UX designer.

Quais as responsabilidades na atuação do profissional de Design de Produto?

Assim como todo profissional, o designer de produtos também precisa ter responsabilidades na atuação. Entre elas, estão as seguintes:

Análise da demanda e necessidades do mercado

Uma das atribuições é a pesquisa. É fundamental estudar e analisar as demandas e necessidades do mercado para propor ideias alinhadas e relevantes. Assim, o profissional precisa conhecer bem o perfil de consumidores, descobrir seus principais problemas, desvendar desejos e conceber novas soluções. 

Gestão 

A gestão se dá no sentido de uma visão ampla sobre o produto, sua criação e uso. É dever desse designer realizar atividades que envolvem planejamento, coordenação, execução, monitoração, execução e melhorias.

O produto precisa servir ao que propõe, ao mesmo tempo em que conta com certas vantagens, como conforto e estética.

Testagem, análise e seleção de produtos 

Geralmente, a criação de um produto não apresenta resultados extraordinários logo na primeira concepção. É necessário ter alguns protótipos, que serão testados e analisados antes de partir para a confecção em larga escala.

Assim, outra responsabilidade é a de elaborar essas testagens, formular critérios relevantes de avaliação e selecionar os produtos ideais.

Noção das matérias-primas no mercado

Um dos aspectos que influenciam na qualidade e precificação do produto final é a matéria-prima. Essa escolha também impacta na economia local e na sustentabilidade ambiental.

Dessa forma, o profissional precisa ter conhecimentos de diversos elementos, desde os tradicionais e simples aos modernos e luxuosos.

Conhecimento de tecnologias

Inovação, informática e computação estão cada vez mais envolvidos no design de produtos. Por isso, se você não tem conhecimento prático nessas áreas, nossa dica é investir também em um dos cursos de tecnologia. Além dos tecnólogos, existem opções de pós-graduação, uma boa forma de deixar o currículo mais qualificado.

Como é o perfil de um designer de produto?

Bem, quais as características que chamam a atenção em um profissional de Design de Produto? Entenda!

Flexibilidade

Por mais clichê que pareça a afirmação, estamos em uma época na qual tudo muda muito rápido. Aquilo que ontem era considerado moderno e relevante, amanhã pode ser tido como ultrapassado e descartável.

A flexibilidade deve existir desde o momento da graduação, sendo preciso ter a mente aberta para mudar de opinião e aceitar aquilo que, a princípio, aparenta ser fora do padrão.

Criatividade

Uma das principais funções desse profissional é resolver problemas. A criatividade ajuda a encontrar caminhos diversificados, sem deixar de lado a adequação do produto. É preciso pensar em coisas diferentes, tendo facilidade para fazer associações mentais para se chegar ao melhor resultado possível.

Habilidades de multitarefas 

É comum que o designer de produtos atue em vários projetos simultâneos e tenha uma função em cada. Por isso, quanto mais competências você conseguir unir, mais reconhecimento profissional terá.

Pensando nisso, no lugar de construir uma carreira muito afunilada e especializada em uma única área, prefira adquirir um pouco de experiência em várias.

Comprometimento

Prazo apertado e um pouco de pressão costumam fazer parte da atuação do designer de produto. Ser uma pessoa comprometida na gestão do tempo e na qualidade é uma característica que dará muitos pontos ao profissional. Isso fará de você alguém responsável, dando credibilidade a futuras contratações.

Inovação

A inovação aqui abrange um pouco de características citadas agora pouco: criatividade e facilidade com tecnologia. Ainda que não seja um produto digital, é importante pensar em como ele se adéqua às transformações do mundo. Além disso, durante as etapas de prototipagem e planejamento, é provável que você precise usar determinados softwares de representação gráfica.

Por que é interessante cursar a graduação de Design de Produto na Universidade Anhembi Morumbi?

Para começar, saiba que o designer de produtos tem um papel fundamental em praticamente qualquer empresa que trabalha com fabricação de utensílios e equipamentos, desde um liquidificador de cozinha até um carro ultramoderno.

Contudo, a preparação que o curso fornece é primordial para ter destaque no mercado de trabalho. Conheça um pouco do curso da Anhembi Morumbi!

Modalidade e tipo 

O curso é EAD, ou seja, as aulas são online. O estudante conta com uma metodologia ativa, tendo um papel mais participativo, o que possibilita sair da graduação tendo capacidade para assumir a responsabilidade na função. A titulação é a de tecnólogo, compreendendo 4 semestres de duração.

Infraestrutura da instituição

O ambiente online (plataforma) é moderno e intuitivo, dispondo de fóruns, salas e bibliotecas virtuais. Também há espaços físicos, que são os polos onde você pode resolver algumas questões específicas, caso precise. Eles contam com instalações administrativas, espaços de convivência, recursos de informática com acesso à internet, laboratórios especializados, área de estudos e instalações sanitárias.

Opções de pagamento facilitadas

Na Anhembi Morumbi, você encontra opções de pagamento que cabem no bolso. Nossa proposta é facilitar a educação para as pessoas, por isso frequentemente temos cursos com promoção e descontos nas mensalidades.

Instituição renomada 

A Universidade Anhembi Morumbi é conceituada e renomada há anos. Nossa trajetória conta com a missão de proporcionar um ensino de qualidade, por isso a instituição já ganhou vários prêmios de Melhores Universidades, pelo Guia do Estudante Abril.

No curso de Design de Produto, você obterá diversas competências, como domínio tecnológico, criação de produtos, visão estética, criatividade, elaboração e execução de projetos.

Enfim, como você viu, Design de Produto é uma graduação tradicional, porém que ainda faz parte das principais carreiras modernas. Aqui com a gente, você pode escolher entrar pelo vestibular tradicional, o online, usar a nota do Enem ou ter o ingresso facilitado na segunda graduação. 

Aproveite que está por aqui e não deixe a oportunidade passar! Faça sua inscrição em Design de Produto e comece a trilhar o caminho para o sucesso!

Saiba por que você deve começar sua faculdade agora

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.