mulheres na tecnologia

Mulheres na tecnologia: desafios enfrentados e a superação

Seja no desenvolvimento de jogos digitais, seja na criação de algoritmos fundamentais para as máquinas que conhecemos atualmente, é possível encontrar grandes nomes de mulheres na tecnologia. Mas você consegue se lembrar de algum deles?

Na maioria das vezes, vemos exemplos de homens que tiveram um grande feito no ramo da tecnologia, e isso mostra um dos desafios encontrados na representatividade feminina em alguns campos. No entanto, é essencial ressaltar que a atuação de mulheres nesse nicho vem se destacando com força, principalmente, no que diz respeito à inovação e à criatividade.

Tem interesse em construir uma carreira de sucesso na área da tecnologia? Saiba que essa é uma área repleta de empregos que pagam bem! Então, vale a pena compreender quais são os desafios enfrentados pelas mulheres nesse setor e como é possível superá-los. Acompanhe este post e entenda mais sobre o assunto!

Quais os desafios das mulheres na tecnologia?

Você sabia que, há menos de dois séculos, pessoas do sexo feminino não tinham permissão de frequentar escolas em nosso país? Essa conquista só ocorreu após a Independência do Brasil, no ano de 1827 e, por mais que pareça um passado muito distante, ele ainda se reflete no acesso das mulheres em muitas áreas.

Com o passar dos anos, novas conquistas femininas foram obtidas, como o direito ao voto (1932). Desse modo, foi possível ver mulheres ocupando cada vez mais espaços sociais, em especial, no mercado de trabalho.

Isso porque a educação exerce um papel fundamental no acesso a boas oportunidades de emprego. No campo da Tecnologia da Informação (TI), ter uma formação superior é imprescindível para ocupar cargos e ter um ótimo crescimento profissional.

Entretanto, ainda é necessário que avanços sociais ocorram para que haja igualdade de gênero no setor tecnológico. A seguir, entenda melhor por que ainda não encontramos tantas mulheres trabalhando com tecnologia e como esses problemas podem ser superados!

Presença no Ensino Superior

Por um lado, atualmente, a presença feminina no Ensino Superior é maior que a masculina. Isso significa que mais mulheres têm a oportunidade de alcançar a formação profissional e, assim, ter a inserção em melhores posições no mercado.

Por outro, essa não é uma tendência, ainda, nos cursos de tecnologia. De acordo com a segunda edição da pesquisa chamada Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as graduações relacionadas à Computação e Tecnologias da Informação são as que apresentam a menor porcentagem de alunas.

Dessa forma, os desafios das mulheres na tecnologia já começam no acesso ao Ensino Superior, pois os cursos relacionados são majoritariamente masculinos. Ainda é preciso incentivar a participação feminina nesses espaços, principalmente, quando o mercado de trabalho se mostra cada vez mais atraente para a área digital.

Acesso ao mercado de trabalho

Além disso, a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que ocorreu em 2015, mostrou que a representação feminina em cargos de TI é de aproximadamente 20%, apenas. Isso é consequência da baixa presença no Ensino Superior, embora também possa desencorajar a entrada de novas estudantes nos cursos.

No entanto, ao longo dos últimos anos, foi possível notar ótimos avanços no que diz respeito à atuação feminina na tecnologia. Atualmente, mais de 30% das vagas de emprego na área de TI são ocupadas por mulheres.

Isso mostra que alguns desafios já estão sendo superados e que a busca pela inclusão feminina, tanto na educação quanto no mercado tecnológico, torna-se ainda mais fundamental para continuarmos vendo esse progresso.

Quem são as mulheres que fazem a diferença na área de tecnologia?

Esses resultados atuais trazem uma ótima perspectiva para quem tem interesse em entrar na área de tecnologia. No entanto, é preciso ter em mente que esse espaço ainda é predominantemente masculino, e que ainda precisam ser abertas diversas portas para as mulheres no setor.

Para se inspirar a seguir nessa carreira e aproveitar as vantagens profissionais que a área da tecnologia pode trazer, que tal conferir algumas histórias de reconhecimento feminino nesse mercado? Veja algumas mulheres que se destacaram no setor da tecnologia por conta de suas ideias e criações!

Carol Shaw

Se o que chama a sua atenção para a área da tecnologia são os jogos digitais, você vai gostar de conhecer Carol Shaw. A engenheira é conhecida como a primeira mulher a atuar na criação de games, e é a responsável pelo desenvolvimento de programas que promovem o aumento da dificuldade dos jogos.

Já ouviu falar da renomada empresa Atari? Shaw foi uma das primeiras pessoas a trabalharem na empresa. Ao longo de sua carreira, produziu diversos jogos digitais, como 3D Tic Tac Toe, River Raid e Polo.

Ada Lovelace

Impossível falar de mulheres na tecnologia sem citar Ada Lovelace. Enquanto Alan Turing é chamado de pai da computação moderna, ela pode ser considerada a mãe. Foi ela, ainda no século XIX, que fez contribuições matemáticas fundamentais para a criação do primeiro algoritmo visto em todo o mundo.

Anos depois, quando as suas ideias foram testadas em máquinas, foi possível notar como a lógica computacional de Lovelace estava correta. Inclusive, seu nome recebeu uma homenagem, na chamada Medalha Lovelace, que é entregue aos pesquisadores que desenvolvem inovações na área de TI.

Frances Allen

Você sabe o que são os compiladores? Esses são sistemas que conseguem criar melhorias em códigos, tornando-os mais refinados e complexos. Essa descoberta contribuiu para que fosse possível ter máquinas com processadores ainda mais otimizados, e só foi possível graças a Frances Allen.

A especialista na área de TI conseguiu, até mesmo, uma vaga na National Security Agency (NSA) para trabalhar com segurança digital. Não é à toa que Allen foi a primeira mulher que conquistou o prêmio Turing, um dos mais famosos do campo da computação.

O que podemos aprender com elas?

Ainda não sabe por que essas personalidades históricas são importantes? Além de mostrarem que é possível conquistar um espaço em uma área tão restrita aos homens, esses exemplos de mulheres na tecnologia ajudam a inspirar várias outras jovens a seguirem um caminho de sucesso nesse setor.

Desse modo, é possível aumentar a presença feminina em cursos da área e, consequentemente, nos mais variados cargos. Gostou da ideia? Então, dê o primeiro passo para o seu desenvolvimento profissional. Comece por uma graduação em uma instituição de ensino de qualidade e seja mais uma das mulheres na tecnologia que fazem a diferença no mercado.

Este post foi útil para você? Então, faça com que os seus amigos também saibam sobre o assunto. É só compartilhar o artigo nas suas redes sociais!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.