Relacionamento interpessoal no trabalho: saiba qual a importância

Você já se perguntou como algumas equipes conseguem trabalhar com tanta sinergia e eficiência, mesmo diante de desafios complexos? E já pensou sobre o que torna alguns colegas de trabalho verdadeiros companheiros, enquanto outros são simplesmente conhecidos do escritório? A resposta está no relacionamento interpessoal.

Se você é um profissional em início de carreira, pode ser que já tenha ouvido falar da importância de criar conexões com colegas de trabalho, mas talvez ainda tenha dúvidas sobre como fazer isso na prática. Afinal, como construir relações saudáveis e eficazes no meio corporativo?

Neste artigo, você vai explorar o que é o relacionamento interpessoal, como ele funciona no trabalho e como desenvolver habilidades nesse sentido. Acompanhe!

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O que é um relacionamento interpessoal?

Todas as interações, desde as mais informais até as mais formais, dependem de habilidades sociais. A capacidade de se comunicar com clareza e construir confiança são aspectos fundamentais para relações saudáveis, seja no âmbito profissional ou pessoal. 

Nesse sentido, o conceito de relacionamento interpessoal refere-se à maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras. É um tipo de interação que se baseia em habilidades comportamentais (soft skills) e se mostra fundamental para a criação de acordos e compromissos bem-sucedidos.

No entanto, existem diferentes tipos de relacionamento interpessoal. Por exemplo, há os mais cooperativos (as pessoas trabalham em equipe e ajudam umas às outras), os competitivos (quando se criam diferentes perspectivas na busca por objetivos) e os conflituosos (presença de opiniões divergentes, o que afeta negativamente a convivência).

Seja qual for o tipo, um bom relacionamento interpessoal permite que as pessoas criem projetos juntas de forma harmoniosa, resolvam conflitos e construam laços fortes de amizade e apoio. É uma habilidade valiosa em todas as profissões, e especialmente importante em áreas em que a cooperação é algo crítico para o sucesso.

Como desenvolver o relacionamento interpessoal no trabalho?

Além de ajudar a aumentar a produtividade, as boas conexões no ambiente corporativo podem se estender para fora da empresa, resultando em uma rede de apoio forte e valiosa. Então, por que não aprender a cultivar essas relações? Venha descobrir como!

Participar de atividades fora do trabalho

O equilíbrio é fundamental para diversas áreas da vida. E isso se aplica às esferas profissional, pessoal e social. Após um dia longo e cheio de desafios, é importante ter um momento para relaxar e se divertir. E por que não fazer isso com colegas de trabalho?

Os famosos happy hours e eventos esportivos podem ser uma ótima maneira de construir um relacionamento interpessoal profissional. Além disso, participar dessas atividades ajuda a melhorar a saúde mental.

Passar horas se concentrando em obrigações costuma ser cansativo, e um momento para se divertir e se desligar do trabalho é fundamental para recarregar as baterias.

Seja autêntico e genuíno nas interações

É certo que as relações dão certo quando as pessoas buscam conexões mais profundas e verdadeiras, o que também se aplica ao ambiente de trabalho.

Isso significa que você não precisa tentar ser alguém que não é, ou esconder verdadeiras opiniões. Ao contrário, ser autêntico é a chave para criar conexões significativas.

Quando você compartilha crenças, valores e interesses verdadeiros, você permite que outras pessoas o conheçam, o que aumenta a probabilidade de criarem uma ligação mais forte. 

Mantenha contato frequente

Não espere que as pessoas venham até você. Esse é o segredo para cultivar relacionamentos interpessoais fortes e duradouros.

Imagine um jardim de flores. Se você regá-las todos os dias, elas prosperarão. Da mesma forma, se você mantiver contato frequente com as pessoas importantes, os relacionamentos também prosperarão.

Mas, então, como manter contato frequente? Uma dica é agendar reuniões regulares, sejam elas presenciais ou online. Outra dica é enviar mensagens de texto ou e-mails para manter-se atualizado sobre as atividades da pessoa.

Além disso, compartilhar artigos, livros ou vídeos interessantes pode ser uma forma de iniciar uma conversa e fortalecer o relacionamento. E não se esqueça de comemorar as conquistas e apoiar nas dificuldades, isso mostra que você está ali para ajudar. 

Participe de eventos profissionais

Imagine uma cena comum: você está em um congresso ou uma feira rodeado por colegas e possíveis parceiros de negócios. O ambiente é animado, as conversas são fluídas e há uma atmosfera de entusiasmo no ar.

É neste momento que você se lembra de por que é importante participar de eventos profissionais, sejam eles presenciais ou online.

Seja um bom ouvinte

Você nunca sabe o quanto pode aprender, até prestar atenção. Ser um bom ouvinte é uma habilidade fundamental para construir relacionamentos interpessoais fortes.

Imagine um médico que só se concentra em prescrever receitas, sem ouvir o que o paciente realmente tem a dizer. Será que ele poderá entender completamente o problema de saúde de um paciente e, consequentemente, oferecer a melhor solução?

Provavelmente não. Da mesma forma, em qualquer relacionamento interpessoal, se você não prestar atenção ao que a outra pessoa está dizendo, perderá a oportunidade de entender outras perspectivas. Isso pode levar a mal-entendidos, conflitos e relações fracas.

Utilize as redes sociais

A presença online tem um papel fundamental na construção de relacionamentos interpessoais saudáveis e produtivos, especialmente a presença nas redes sociais.

O LinkedIn, em particular, é uma ótima rede social para fazer conexões profissionais e expandir a rede de contatos. Por ser a maior rede corporativa, ela oferece funcionalidades específicas que contribuem para a criação de conexões e buscas de novas oportunidades.

Ou seja, não há desculpas para não se conectar e começar a fazer novas amizades e relações hoje mesmo!

Não se esqueça dos antigos contatos

É como se fosse uma teia: a cada novo contato que você faz, cada pessoa que conhece, você fortalece a rede de relacionamentos. Mas, ao mesmo tempo, é preciso lembrar que essa teia é formada por fios antigos e novos, e é a união desses fios que a torna forte.

Não importa se são colegas da graduação e da pós-graduação ou pessoas que nos ajudaram no início da carreira, os antigos contatos são valiosos. Eles podem ser uma fonte inesgotável de apoio, conselhos e oportunidades.

Mantenha contato, compartilhe notícias, pergunte como estão, mostre interesse. Esses pequenos gestos podem fortalecer relacionamentos interpessoais duradouros.

Ser proativo em reuniões e encontros

Quem nunca se sentiu como um mero espectador em uma reunião de trabalho ou dinâmica de grupo, sem saber como contribuir e se destacar? Se isso soa familiar para você, é hora de mudar de postura e se tornar uma pessoa proativa.

Contribuir em discussões em grupos com ideias e participar ativamente da conversa são atitudes que podem ajudar a construir relacionamentos interpessoais.

Mas como ser proativo? É simples! Prepare-se antes da reunião, planejando ideias e sugestões para contribuir com o grupo e seja um bom ouvinte.

Além disso, não tenha medo de compartilhar opiniões, mesmo que sejam diferentes das dos outros. Isso revela coragem e originalidade.

Quais são os sinais de bons relacionamentos interpessoais?

Imagine que você está caminhando por um jardim cheio de flores. Algumas delas são altas e fortes, com raízes firmes na terra. Outras, porém, parecem fracas, sem vida, e precisam de ajuda para se manterem de pé. Assim como as flores, os relacionamentos interpessoais têm sinais que indicam se estão saudáveis ou precisam de cuidado.

Quer descobrir quais são os sinais de boa comunicação e relacionamento interpessoal? Confira a lista abaixo.

  • comunicação efetiva: capacidade de se comunicar de forma clara, aberta e honesta, ouvindo atentamente o que o outro tem a dizer;
  • respeito mútuo: sinal que ocorre quando as pessoas se tratam com respeito, reconhecendo a dignidade e as necessidades dos outros;
  • empatia: demonstração de afeto ao se colocar no lugar do outro e compreender outras perspectivas e sentimentos;
  • honestidade: comportamento de pessoas que se mostram verdadeiras e confiáveis, evitando a mentira ou a manipulação;
  • apoio: sentimento coletivo que ocorre quando as pessoas se apoiam mutuamente, oferecendo ajuda e conforto em momentos difíceis;
  • comprometimento: sinal de quando as pessoas estão comprometidas em manter a relação, trabalhando juntas para resolver quaisquer desafios que possam surgir;
  • resiliência: comportamento de um grupo que está disposto a se adaptar às mudanças e ajustar a relação conforme as necessidades;
  • cooperação: capacidade de um grupo trabalhar junto em direção a objetivos comuns, respeitando as diferenças e valorizando a colaboração.

Esses são alguns pilares do relacionamento interpessoal. Vale lembrar que a presença de cada um deles pode variar dependendo do contexto, mas ainda assim são importantes para a construção de relações saudáveis e positivas.

E as consequências de não desenvolver essa habilidade?

Você chega ao trabalho todos os dias e cumpre as tarefas solicitadas pelo chefe, mas não conversa com colegas, não se preocupa em conhecer as histórias e os interesses das outras pessoas. Parece que tudo está funcionando bem, certo?

Errado! Não investir em relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho pode gerar consequências sérias e prejudiciais para uma carreira. Aqui estão algumas dessas consequências.

Isolamento social

Em primeiro lugar, a falta de habilidades interpessoais pode resultar em dificuldades de comunicação e colaboração com colegas de trabalho.

Por exemplo, um engenheiro que não consegue trabalhar de forma efetiva com outros membros da equipe pode enfrentar atrasos no projeto e até mesmo falhas na entrega do trabalho. Isso prejudica a imagem do profissional e até mesmo ameaça a carreira.

Dificuldade em colaborar

Sem relacionamentos interpessoais saudáveis, pode ser difícil trabalhar em equipe e colaborar com colegas. Isso pode resultar em atrasos no projeto, erros na entrega do trabalho e uma reputação prejudicada.

Imagine, por exemplo, que você é um designer gráfico que trabalha em uma agência criativa. Se você não tem boas relações interpessoais com colegas, eles podem não estar dispostos a colaborar com você em projetos ou a oferecer feedback construtivo.

Menos chances de crescimento

Um profissional que não é capaz de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis pode perder oportunidades de negócio e ter dificuldades para alcançar metas profissionais. É uma condição que pode causar estresse e insatisfação, por exemplo.

A perda de oportunidades de negócio pode ser particularmente frustrante e desmotivadora para profissionais ambiciosos que buscam progredir nas carreiras. 

Burnout

Há ambientes de trabalho que ainda perpetuam o mito de que o funcionário perfeito foca exclusivamente nas próprias responsabilidades.

No entanto, tentar ser o profissional ideal pode colocar você em risco para problemas de saúde como a Síndrome de Burnout, que ocorre quando uma pessoa se encontra sobrecarregada. É algo especialmente perigoso porque pode prejudicar a inteligência emocional de profissionais de várias áreas.

Como um time de futebol sem camaradagem ou confiança, um ambiente de trabalho pode se tornar hostil e pouco produtivo sem bons relacionamentos interpessoais. Portanto, não seja um jogador solitário, invista em relações interpessoais.

Quais são os benefícios?

Quer dar um up no desempenho profissional? Então, é hora de colocar em prática o networking com os colegas de trabalho!

Reconhecimento e valorização profissional

Quando você tem boas relações com colegas de trabalho e líderes, eles estarão mais dispostos a apoiá-lo em objetivos profissionais e oferecer oportunidades de desenvolvimento na carreira.

Isso é importante para profissionais que atuam em todas as áreas do mercado de trabalho, desde gerentes de contas até professores de escola.

Por exemplo, se você é um professor que trabalha em uma escola, ter boas relações interpessoais com a equipe de administração e colegas de trabalho pode ajudá-lo a obter oportunidades de liderança, como coordenar projetos ou liderar workshops.

Ampliação do networking

Ao criar relacionamentos com outros profissionais, é possível expandir a rede de contatos e ampliar as oportunidades de negócios.

Cada pessoa da rede de contatos é uma porta para um novo universo de oportunidades, oferecendo uma ampla gama de possibilidades para a carreira. Portanto, não hesite em investir tempo e energia na construção de relacionamentos sólidos no mundo corporativo.

Aumento da confiança

Imagine-se caminhando pela porta de uma empresa com um sorriso estampado no rosto, cheio de entusiasmo para encarar o dia. Esse sentimento pode parecer distante da realidade, mas, para profissionais que cultivam boas relações interpessoais, é uma rotina.

Ao se conectar de verdade com colegas de trabalho, você se sente compreendido, valorizado e apoiado. Isso aumenta a autoestima, além de tornar o ambiente de trabalho muito mais agradável e motivador.

Então, por que não começar hoje mesmo a investir tempo e esforço na construção de boas relações interpessoais?

Como vimos até aqui, não ter medo de se aproximar de pessoas, conhecer culturas e compartilhar ideias são comportamentos importantes. Aprenda com novas oportunidades de relacionamento interpessoal e faça delas uma ferramenta valiosa.

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