Quais são os tipos de liderança? Confira tudo sobre assunto!

Você sabe quais são os tipos de liderança mais populares no mercado de trabalho? Conhecer as principais características de um líder e saber como é possível exercitar essa habilidade no dia a dia profissional é uma excelente estratégia para o desenvolvimento da carreira.

Afinal, trata-se de uma competência comportamental muito valorizada no meio profissional, que abre portas para diversas oportunidades incríveis de trabalho. Sendo assim, que tal saber como exercitar essa habilidade em você?

Neste post, conheça mais sobre os diferentes tipos de liderança, entenda a importância de encontrar o seu perfil de líder e saiba como desenvolver essa competência tão estimada!

Quem é você como líder

Quais são os principais tipos de liderança?

Tendo experiência ou não no mercado de trabalho, é possível notar que existem diversos tipos de líderes, não é? Há aqueles mais autoritários, que já chegam com a ordem pronta. Ao mesmo tempo, tem os profissionais que gostam de conversar com a equipe até chegarem a uma decisão.

Há, inclusive, aqueles que tomam para si todas as responsabilidades, delegando poucas tarefas importantes para os demais colaboradores. Enfim, são várias as maneiras de liderar. A seguir, confira algumas das mais comuns!

Líder autocrático

Esse é o estilo de liderança baseado em ordens. Nesse caso, a opinião do time tem pouca ou nenhuma influência nas decisões, pois o processo é totalmente feito pelo líder. Desse modo, a equipe já recebe todas as instruções do que fazer, sem muita liberdade para interferir nas escolhas.

Líder democrático

Quase o oposto do autocrático, o líder democrático gosta de decidir em conjunto. Nesse caso, a maioria vence. As ideias que forem mais aceitas pela equipe acabam sendo as escolhidas e aplicadas.

Os benefícios ficam na interação entre todos os colaboradores, o que ajuda também na valorização do trabalho de cada profissional. Contudo, há a desvantagem de que os processos de decisão se tornam mais lentos.

Líder liberal

O líder liberal apresenta ao time tudo o que precisa ser feito. Contudo, a ordem e as etapas a serem realizadas ficam a critério dos profissionais. Essa liberdade dá a cada colaborador a oportunidade de praticar a autogestão e a proatividade.

Líder situacional

Há também aquele tipo de liderança que vai de acordo com o perfil da equipe. Dessa forma, se os colaboradores ainda são inexperientes, apresenta características mais autocráticas.

Contudo, se o ambiente de trabalho é mais maduro e com funcionários que estão acostumados com as tarefas, o líder pode se tornar mais liberal ou democrático.

Por que é importante desenvolver a liderança?

Saber quais são os estilos de liderança mais comuns é um passo importante para que você possa se identificar. Além disso, é uma excelente maneira de começar a trabalhar essa competência no dia a dia.

Desenvolver o senso de liderança é uma etapa muito relevante, tendo em vista que se trata de um processo de influência e direcionamento da carreira. Desse modo, é possível deixar a sua marca no ambiente de trabalho, ao promover um impacto positivo e desempenhar atividades com qualidade.

Isso sem mencionar que essa competência também é importante para o autogerenciamento. Isto é, ainda que não seja o seu sonho alcançar uma posição de liderança, ter habilidades de gestão ajuda a planejar e organizar melhor a vida profissional.

Como se tornar uma pessoa líder?

Já que a liderança é uma característica tão importante para o sucesso na profissão, o que pode ser feito para trabalhar essa competência? A boa notícia é que são várias as atitudes que você pode tomar. Confira algumas delas, a seguir!

Desenvolva o autoconhecimento

Para começar, nada melhor do que se conhecer verdadeiramente. Identificar seus pontos fortes e fracos, além de trazer mais consciência sobre a própria personalidade, auxilia a identificar qual tipo de liderança mais combina com você.

O autoconhecimento também é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento pessoal. Por meio dele, é possível construir melhores planos de vida, encontrar o curso e a especialização ideais para você, identificar suas afinidades e preferências, entre vários outros aspectos importantes.

Trabalhe a comunicação

Um bom líder, independentemente do tipo, sabe se comunicar. Somente assim conseguirá delegar corretamente as tarefas, orientar a equipe e motivar os demais colaboradores do ambiente de trabalho.

No entanto, as habilidades interpessoais nem sempre são intuitivas. Assim, não basta apenas saber falar: é importante saber como manter um diálogo claro, aberto e empático. Para isso, trabalhar a comunicação não-violenta se torna essencial.

Conheça as necessidades da equipe

Um líder engajado também é capaz de adaptar todo o trabalho para atender às necessidades da equipe. Contudo, para isso, é necessário ter um olhar atento às demandas, aos feedbacks dos colaboradores e ao ritmo de produção do time.

Saber administrar as informações que chegam até você é uma excelente maneira de identificar o que a equipe precisa e, dessa forma, agir com as estratégias mais adequadas para atender às necessidades apresentadas.

Saiba aplicar e receber feedback

Para saber se a dinâmica adotada está realmente funcionando, o feedback é uma ferramenta muito útil. Por meio de comentários que visam dar um retorno sobre uma determinada ação ou os resultados de um período de trabalho, é possível evitar falhas e melhorar processos.

O mais interessante é que isso funciona tanto do líder para o liderado quanto vice-versa. É por isso que saber como se comunicar abertamente faz toda a diferença. Assim, você tem as habilidades socioemocionais necessárias para oferecer um feedback empático, seja ele positivo ou não.

Outro ponto importante é instruir os demais colaboradores para darem também opiniões sobre o que está ou não dando certo. Com base nesses feedbacks, é possível oferecer melhorias, evitar problemas e garantir a satisfação no ambiente de trabalho.

Exercite a escuta ativa

Mais um aspecto importante da comunicação do líder é a escuta ativa. Afinal, o diálogo não se resume a falar, mas também envolve ouvir de forma receptiva. Dessa maneira, a equipe pode confiar na liderança e engajar melhor.

Essa é outra habilidade que pode ser exercitada no dia a dia, seja dentro de casa, com os amigos ou em qualquer outro ambiente. Basta prestar atenção no que está sendo falado e manter o interesse no assunto.

Gostou de saber quais são os tipos de liderança mais comuns na atualidade? Desenvolver habilidades comportamentais que são requisitadas pelo mercado é uma maneira de se destacar entre os concorrentes e ter acesso a melhores oportunidades de emprego. No infográfico a seguir, confira como essas habilidades ajudam na carreira!

Conheça a importância de desenvolver soft skills

Portanto, invista mais nas suas competências de líder e vá em busca do sucesso profissional.

Este post inspirou você? Então, veja como a educação pode ser uma ótima aliada no desenvolvimento de habilidades para o mercado. Confira mais sobre os cursos da Anhembi Morumbi!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.