mba em gestão de ti

MBA em gestão de TI: saiba quem pode fazer

Fazer um MBA em gestão de TI é essencial para os profissionais que buscam crescer e conquistar posições administrativas ou executivos na área. Com a evolução tecnológica, as empresas demandam não apenas por especialistas técnicos, mas profissionais que saibam administrar projetos, liderar equipes e identificar oportunidades.

O mercado está em expansão. Inclusive, uma pesquisa do IDC indicou um crescimento de 5% na área da TI em 2023. Os principais gastos das empresas, de acordo com a consultoria, apontam para soluções em segurança, mostrando como a cybersecurity é fundamental para as organizações. 

Então, ter um profissional que entenda tanto de TI quanto sobre o negócio da empresa é estratégico. Nesse sentido, produzimos este conteúdo para que você entenda melhor sobre o assunto. Continue a leitura para conferir.

Para quem o curso de MBA em gestão de TI é indicado?

Essa formação é recomendada para profissionais de áreas como Ciência da Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Dessa maneira, além do conhecimento técnico na área, eles também podem contar com noções de gerenciamento de equipes e projetos, como na hora de desenvolver um aplicativo.

Além disso, o aluno irá aprender no curso gestão de projetos, administração e liderança, já que a gestão de TI envolve não apenas a parte técnica, mas o gerenciamento de equipes, recursos e processos. Logo, é comum que cargos como Gerente de TI, Coordenador de TI e Diretor de Tecnologia da Informação sejam ocupados por profissionais com essa formação e experiência em gestão. 

É para estas pessoas que o curso de gestão de TI é voltado: profissionais que desejam aprimorar suas qualidades em gestão de tecnologia da informação. Com essa competência, é possível gerenciar projetos de TI de maneira eficiente, liderar equipes de forma estratégica, de modo que tudo esteja alinhado aos objetivos da empresa.

O que se estuda em Gestão de TI?

Durante o curso, você aprenderá a aplicar as práticas de gerenciamento de projetos, liderança, tomada de decisões e administração de recursos em ambientes de TI. Tudo isso além do conhecimento já adquirido no bacharelado. Acompanhe de forma mais detalhada abaixo.

Gerenciamento de projetos

Você vai aprender a planejar, executar, controlar e encerrar projetos de TI. Assim, quando a empresa buscar criar um aplicativo, por exemplo, ou desenvolver um software com funcionalidades precisas para o negócio, você estará apto para liderar todas as etapas.

Governança de TI

Como é possível perceber atualmente, a área de TI é fundamental hoje para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Ao fazer um MBA em gestão de TI, você conhecerá estratégias de governança e saberá alinhar os objetivos de negócios com a TI, garantindo conformidade regulatória e gerenciando riscos na área.

Liderança e administração

Não só da parte técnica vive um gestor de TI. Então durante o curso, você vai aprender como fazer a gestão de equipes de TI, gerenciamento de mudanças, gestão de conflitos e liderança de projetos. Como a área depende muito do trabalho em equipe, possuir e desenvolver habilidades emocionais — as conhecidas “soft skills” — será essencial para sua carreira.

Análise de negócios

Muitos profissionais de TI são experts em analisar dados, mas será que conseguem analisar o negócio, a empresa? No curso, o estudo focará na avaliação de necessidades empresariais, identificação de requisitos de TI, desenvolvimento de soluções e tomada de decisões baseadas em dados. 

É claro que existem outros tópicos a serem estudados, mas esses são os principais dentro do MBA em gestão de TI. A formação também pode incluir temas como inovação tecnológica, marketing digital, estratégias de negócios e até empreendedorismo.

Quais os benefícios de fazer gestão em TI?

Crescer nessa área exige constante busca por aprendizado. Nesse sentido, o curso de especialização em TI traz muitos benefícios para o profissional que sonha com um cargo de liderança ou até mesmo em abrir o próprio negócio. Entre as principais vantagens, estão:

  • desenvolver habilidades de liderança;
  • fazer networking especializado;
  • valorizar a carreira;
  • aumentar a remuneração;
  • desenvolver visão estratégica;
  • melhorar a comunicação.

Não é à toa que muitos profissionais estão buscando aperfeiçoamento em cursos de MBA. De acordo com uma pesquisa do Instituto Semesp, 4,5% das pessoas com 24 anos ou mais têm curso de especialização. E sabemos que esse número só tende a aumentar, dada a concorrência acirrada do mercado de trabalho.

MBA em Gestão de TI vale a pena?

Ao ver esse último dado que mencionamos, já temos parte da resposta! O aumento de profissionais que buscam MBA na área só fará o mercado se tornar mais competitivo. Então, a resposta é: sim! 

Não importa se você é homem ou mulher que enfrenta os desafios na área, o curso de gestão de TI vale a pena para quem busca se especializar e alavancar a sua carreira.

Durante o período do MBA, você aprenderá a fazer a gestão de projetos, tempo e pessoas. Na formação da grade curricular, será possível aprender sobre:

Gestão estratégica de negócios

Você vai aprender a desenvolver planejamento, controlar as atividades de uma empresa para atingir os objetivos a longo prazo. Dentre o estudo terá análise financeira e econômica, análise de ambiente interno e externo, estratégias competitivas.

Gestão de serviços de TI

Durante o MBA, os alunos são ensinados a fazer o gerenciamento de todos os serviços da área, assim como gerenciar os problemas e incidentes. No curso aprendem também a avaliar o impacto de mudanças na TI dentro da organização.

Desenvolvimento do Potencial Humano

Essa disciplina vai trabalhar o lado humano da TI, como liderança em gestão de equipes, gestão de carreira, comunicação interpessoal e até habilidades socioemocionais.

Enfim, o aluno desse curso vai estudar matérias que o desenvolvam como um líder. Será qualificado para organizar o tempo da equipe, capacidade de delegar tarefas e inteligência emocional para atuar com resolução de problemas.

Faça um curso de MBA!

Mostramos para você neste texto para quem é indicado fazer um MBA em gestão de TI, e quais os benefícios dessa especialização na carreira do profissional. Falamos também do aprendizado do curso e como vale a pena realizá-lo.

Na Anhembi Morumbi você faz essa especialização online com praticidade e valor acessível. Não espere mais e se inscreva no MBA de Segurança da Informação e Gestão de TI da Anhembi!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.