publicidade e propaganda

Publicidade e Propaganda: saiba tudo sobre o curso

Uma graduação que oferece a possibilidade de utilizar a criatividade, aprender a lidar com tecnologias inovadoras, produzir conteúdo textual e audiovisual, além de fortalecer marcas. Parece até mesmo que estamos falando de diversas formações, não é? Na verdade, todos esses elementos compõem o universo da Publicidade e Propaganda.

Essa formação integra conhecimentos de outras áreas da comunicação, para formar profissionais versáteis, e ainda lança mão de técnicas oriundas do Marketing. Neste artigo, vamos apresentar um panorama dessa graduação, o que se estuda, as oportunidades de carreira, entre outros pontos relevantes. Venha conosco!

Como é o curso de Publicidade e Propaganda?

Essa graduação, ligada às Ciências Humanas, aborda estratégias de comunicação, desenvolvimento de campanhas, gerenciamento de mídia, branding (fortalecimento de marca), pesquisa de marca e planejamento de conteúdos.

A formação em Publicidade e Propaganda é um curso superior que fornece o certificado de bacharel. É a opção ideal para estudantes que sempre quiseram trabalhar com a promoção de produtos, serviços e marcas. E isso pode ser feito por meio de agências especializadas ou até mesmo por conta própria.

Pessoas que nunca pulavam os comerciais durante os programas televisivos e que admiram o modo como os anúncios são feitos são aquelas que se interessam por essa área. Com a chegada da internet e a popularização da banda larga, o campo de atuação para os profissionais aumentou.

Afinal, o domínio da divulgação de produtos e serviços já não é mais exclusividade de emissoras de TV e outros órgãos de imprensa. Por isso, durante toda a formação, o estudante terá contato com os diferentes meios de divulgar marcas pela internet.

Um detalhe é que essa graduação também costuma ser oferecida com o nome “Comunicação Social — Publicidade e Propaganda” ou apenas “Publicidade”. Isso varia de acordo com o enfoque e os objetivos da Instituição de Ensino Superior.

De qualquer modo, é mesmo a graduação em Publicidade e Propaganda que prepara os profissionais para utilizar a sua criatividade em prol da divulgação, feita por meio de campanhas e peças publicitárias, mas também por diferentes rotinas de divulgação de produtos, serviços e marcas.

Qual é a duração do curso de Publicidade e Propaganda?

Essa graduação concede a certificação de bacharelado e leva, geralmente, quatro anos para ser concluída — contabilizando oito semestres.

O curso de Publicidade e Propaganda capacita profissionais para atuar em diversas áreas. Durante o curso, os alunos vão estudar uma ampla gama de Unidades Curriculares, incluindo Teoria da Comunicação, Redação Publicitária, Planejamento de Mídia, Pesquisa de Mercado, Comportamento do Consumidor, Gesto de Marcas e Ética na Publicidade.

Além disso, algumas habilidades desenvolvidas na graduação de Publicidade e Propaganda são as seguintes:

  • criatividade e senso estético — o graduado desenvolve diferentes maneiras de apresentar algo a um público-alvo específico, assim como se capacita para mapear as pessoas às quais suas atividades se destinam;
  • conhecimento avançado em estratégias de Marketing e comunicação;
  • habilidades de redação publicitária — o aluno estuda temas como gatilhos mentais, técnicas de persuasão, de convencimento e outras maneiras de atrair o público e levá-lo ao conhecimento de determinado produto ou serviço;
  • capacidade de análise de mercado e público-alvo — exemplos disso são as pesquisas de satisfação e de consumo;
  • uso de tecnologias destinadas a gerar interesse por parte do público — um exemplo de solução digital nesse sentido é o Google Analytics, que facilita o mapeamento do comportamento do consumidor em sites, marketplaces e outras páginas.

Qual é a diferença entre a Publicidade e a Propaganda?

Embora os dois termos caminhem juntos para nomear a graduação, a verdade é que cada um tem um significado diferente. E é também por isso que essa formação não tem uma palavra só em seu título. Vamos defini-los separadamente!

Publicidade

Esse campo se relaciona às ações de convencimento que influenciam determinado público a consumir um produto, priorizar uma marca ou contratar um serviço.

Como o próprio nome sugere, a publicidade tem o caráter de tornar algo público: assim, os profissionais utilizam mensagens para que as pessoas conheçam as características de determinada coisa. A partir daí, o trabalho é despertar a curiosidade e proporcionar a aceitação em torno do que foi divulgado.

Alguns exemplos para deixar o conceito mais claro:

  • comerciais no rádio, na TV, em sites e em jornais;
  • anúncios impressos — embora essa modalidade de divulgação não seja tão utilizada como no passado, algumas empresas ainda anunciam em jornais e revistas de grande circulação;
  • publicidade on-line — por meio de redes sociais e anúncios pagos no YouTube, além de parcerias;
  • cartazes, outdoors e outros materiais dedicados à publicidade em ambientes externos;
  • distribuição de panfletos — atualmente, os folders e newsletters digitais vêm ganhando muito espaço;
  • amostras de produtos — despertam a curiosidade dos clientes e aumentam as chances de eles fecharem a compra de determinado item ou serviço.

Propaganda

Já esse conceito está ligado à divulgação de ideias. Diferentemente do que ocorre com a Publicidade, nem sempre o objetivo é lucrar imediatamente.

Enquanto a Publicidade se utiliza de canais (redes sociais, imprensa) para tornar mais conhecido um produto ou serviço com o objetivo de vendê-lo, a Publicidade tem um foco maior na informação — sem ter, necessariamente, fins lucrativos imediatos.

Um exemplo: campanhas de Dia das Mães, de Dia das Crianças e de Dia dos Pais. Há campanhas publicitárias que reforçam a ideia de vínculo fraterno, de utilizar a data como uma oportunidade de passar um tempo com familiares. Nessas ocasiões, nem sempre há um produto específico vinculado ao anúncio.

Desse modo, os dois elementos se complementam. Uma mesma empresa pode utilizar os princípios da Publicidade para divulgar seus produtos e serviços e a Propaganda para fazer os clientes conhecerem seus valores e missões. Essa junção é importante para humanizar a organização, de modo que ela não pareça apenas uma companhia que só pensa em vender mercadorias.

Marketing

Também é importante entender a diferença entre esta área e o campo de Publicidade e Propaganda, já que os profissionais dos dois campos podem trabalhar juntos ou até disputar as mesmas vagas no mercado. Ambos podem criar campanhas de divulgação, gerenciar as redes sociais de uma empresa e realizar outras atividades similares.

Enquanto a Publicidade é mais específica e se relaciona aos conteúdos de divulgação comercial, o Marketing é uma nomenclatura mais abrangente. Nesse caso, ele engloba toda a estratégia para fortalecer o posicionamento de uma empresa no mercado.

Não à toa, existem conceitos como o Growth Marketing — uma abordagem que emprega diversas ações para tornar uma empresa referência no mercado. Nesse caso, são implementadas estratégias de criação de conteúdos (textos e/ou vídeos), ações promocionais para incentivar a retenção, o uso de tecnologias para atrair novos clientes, entre outras ações.

Como é a matriz curricular desse curso?

As Unidades Curriculares da graduação em Publicidade e Propaganda são desenhadas de modo a proporcionar aos alunos uma gama ampla de habilidades essenciais e conhecimentos dedicados ao mundo da comunicação e do Marketing.

Para isso, a grade curricular é dinâmica e reflete a evolução constante da indústria de comunicação. Ela combina teoria e prática, fornecendo uma base sólida em princípios de marketing e comunicação, juntamente com as habilidades técnicas necessárias para criar campanhas publicitárias eficazes.

O curso se inicia com Unidades Curriculares introdutórias, nas quais são apresentados os fundamentos da Publicidade e Propaganda. Assim, o estudante começa a se familiarizar com temas relacionados a teoria da comunicação, a psicologia do consumidor e ações de marketing.

Ao longo da formação, é possível se aprofundar em nichos mais especializados, como redação publicitária, planejamento de mídia, pesquisa de mercado, design gráfico, entre outros. Dependendo da faculdade, o discente pode entrar em contato com os princípios da produção individual.

Algumas Unidades Curriculares da matriz da Anhembi Morumbi são as seguintes:

  • Linguagens e Relações Estéticas;
  • Narrativas e Produção Transmídia;
  • Gestão de Marketing;
  • Comunicação Integrada;
  • Imagem e Identidade Visual;
  • Negócios da Comunicação;
  • Análise de Dados e Big Data;
  • Comportamento, Consumo e Tendências;
  • Audiovisual Publicitário;
  • Branding.

Para saber mais, é só conferir a matriz curricular completa e o projeto pedagógico da graduação de Publicidade e Propaganda, em meio aos documentos institucionais da Anhembi Morumbi.

Quais são as áreas de atuação do profissional?

Agora, vamos conhecer alguns nichos específicos dentro do universo publicitário;

  • Atendimento — o publicitário é o elo entre a agência em que trabalha e o cliente. Assim, ele pode levantar informações que orientem o desenvolvimento de um produto ou de uma empresa;
  • Análise de Dados — por meio de tecnologias apropriadas, o objetivo é analisar o comportamento do consumidor no universo digital, investigando os caminhos e as ações tomadas por ele nas páginas. Além disso, o publicitário pode implementar e analisar métricas;
  • Assessoria de Comunicação — o profissional alocado nesse campo fará a ponte entre a empresa em que trabalha e os órgãos de imprensa e influenciadores. Para isso, ele se responsabiliza pelas ações institucionais e por moldar o modo como a organização é vista pelo mercado e seus clientes. O publicitário pode ser contratado para desempenhar esse papel, assim como jornalistas e relações públicas;
  • Criação — os profissionais desenvolvem campanhas publicitárias por meio de informações coletadas em investigações sobre o público consumidor e a relação deles com o produto divulgado;
  • Gerência de produto — aqui, é possível administrar as atividades de publicidade e promoção de vendas de uma determinada mercadoria ou serviço;
  • Gestão de redes sociais (Social Media) — os profissionais se comunicam com o público de uma organização e com os parceiros de negócio por meio das mídias digitais, como o Instagram, o TikTok, o X e o Facebook. É um trabalho amplo, que envolve planejamento, criação, postagem, interação e análise dos conteúdos;
  • Marketing — o publicitário pode criar ou fazer parte de uma equipe ampla e multidisciplinar, planejando estratégias de divulgação de preço, distribuição e venda. Isso vai desde as campanhas iniciais até as ações de aproximação com os clientes;
  • Mídia — aqui, o profissional atua diretamente em contato com os veículos de comunicação escolhidos para difundir uma campanha, como TVs, revistas e sites;
  • Pesquisas — o objetivo é obter insights sobre o perfil e os hábitos de clientes em potencial. Assim, os profissionais avaliam o impacto das campanhas publicitárias sobre um público.

Como é o mercado de trabalho para o profissional formado?

Os publicitários são os principais responsáveis pelo desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias. Desse modo, eles trabalham para apresentar um produto ou serviço para consumidores em potencial, promovem a venda das mercadorias e garantem a boa reputação da empresa junto ao público e aos parceiros de negócio.

Desse modo, o mercado de trabalho para o profissional é bastante amplo. Afinal, toda empresa precisa de pessoas que a tornem conhecida, mesmo que essa organização atue em um nicho bem específico de produtos e serviços.

Também há espaço para publicitários mais ligados à promoção da identidade visual: criação de embalagens para produtos, de logotipos para empresas e mercadorias e o desenvolvimento de material promocional (físico ou digital).

Para aqueles que têm afinidade com o jornalismo e querem atuar junto a profissionais de imprensa, é possível trabalhar na criação de ações promocionais e campanhas que sejam veiculadas por esses órgãos. Assim, o publicitário cria roteiros de vídeos, escreve textos, sugere detalhes e coordena os trabalhos de produção.

Nesse sentido, a graduação conta com excelentes oportunidades de carreira para os profissionais formados em uma boa Instituição de Ensino Superior. Podemos citar:

  • agências de publicidade — é possível atuar no campo da criação, tanto de artes quanto de conteúdos, na área de pesquisa, mídias digitais e planejamento;
  • empresas privadas — aqui, o profissional tem a oportunidade de atuar junto a profissionais de vendas, por exemplo. O objetivo é fazer a ponte entre as campanhas publicitárias e o fortalecimento das transações, sempre levando em conta as necessidades e preferências dos clientes;
  • departamentos de Marketing das empresas — como vimos até aqui, há muitas similaridades entre as duas áreas. Muitas empresas têm um departamento unificado para estratégias de divulgação, o que abre oportunidades para publicitários. Eles podem trabalhar no desenvolvimento de atividades de comunicação, desenvolvimento de materiais promocionais, análise de mercado, gerenciamento de marca e outras ações dedicadas à promoção de mercadorias e serviços;
  • consultoria — o publicitário pode atuar por conta própria, prestando serviços para empresas que precisam fortalecer a marca ou mudar sua estratégia de comunicação;
  • trabalho freelance atuando em feiras, convenções, produzindo conteúdos, entre outras atividades;
  • setor público — aqui, o profissional cria trabalhos e campanhas para diferentes esferas governamentais. Vale lembrar que essas instituições precisam de publicitários para mostrar à população como o dinheiro do contribuinte está sendo gasto.

Vale lembrar que as empresas precisam de bons profissionais para fortalecer sua marca no mercado, atraindo clientes, investidores e fidelizando consumidores que já compraram. É por isso que o publicitário se torna um profissional tão requisitado e versátil, uma vez que ele se encaixa em qualquer segmento.

A mudança digital de paradigma

A internet é uma fonte inesgotável de trabalho para publicitários. Nas últimas décadas, o cenário se inverteu: se antes a imprensa concentrava a maior parte dos anúncios — por meio de redes de TV, rádios e jornais impressos —, agora, as ações de divulgação se concentram no universo on-line.

Esse contexto também começou a transformar as antigas agências de publicidade, que passaram a atuar mais no meio digital. Felizmente, os alunos que entram agora nas universidades já terão um contato direto com as possibilidades da internet: produção de conteúdo, social média, ações de Marketing on-line, entre outras.

Nesse sentido, o mercado é amplo especialmente para quem quer mesclar os princípios ensinados na faculdade de Publicidade e Propaganda com o Marketing Digital. Isso também gera oportunidades para quem não reside nos grandes centros, uma vez que boa parte do trabalho digital pode ser realizado remotamente.

Uma agência publicitária pode ter funcionários morando em várias partes do Brasil. Eles podem, por exemplo, marcar reuniões no meio digital e utilizar softwares e métricas adaptadas ao trabalho na internet. Não à toa, o profissional da área hoje está sempre utilizando várias tecnologias para elevar o seu desempenho: programas de análises de dados, de segmentação de leads (clientes em potencial), entre outros.

Como se não bastasse, há agências de todos os tamanhos e em todos os segmentos oferecendo oportunidades para profissionais formados em boas instituições. Desse modo, é possível segmentar a busca de vagas — já que muita gente prefere não trabalhar em grandes organizações, com toda a pressão envolvida. Da mesma forma, há quem se sinta estimulado por esse desafio.

No Brasil, há vagas para quem quer produzir campanhas em redes sociais, criar conteúdos e promover eventos e ações diversas destinadas à valorização da identidade corporativa. Também há profissionais de comunicação que se encarregam das ações de divulgação de determinado produto, trabalhando no lançamento de uma nova mercadoria ou no aprimoramento de algo que já existe.

Dentro do universo digital, os profissionais estarão habilitados para realizar o trabalho de fortalecimento de uma marca (branding), como a remodelação completa do posicionamento da empresa no mercado (rebranding).

Como escolher faculdade de Publicidade e Propaganda?

Tão importante quanto escolher uma profissão que atenda aos interesses é garantir uma formação em uma Instituição de Ensino Superior que seja referência na formação de trabalhadores qualificados.

Quando a escolha é bem-feita, o aluno terá o suporte de professores qualificados e experientes durante todo o curso. O corpo docente precisa ser um dos critérios levados em conta, mas também é preciso conferir se a infraestrutura oferecida é a melhor para desenvolver habilidades e se destacar no mercado.

Para escolher a faculdade de Publicidade e Propaganda adequada, separamos alguns critérios relevantes para garantir uma decisão bem embasada:

  • priorizar graduações bem avaliadas pelo Ministério da Educação e outras referências — a graduação em Publicidade e Propaganda da Anhembi Morumbi, por exemplo, recebeu a nota 4 no Guia da Faculdade;
  • descobrir quem são os nomes por trás de campanhas e ações publicitárias de destaque — assim, será possível conhecer um pouco mais da trajetória profissional de cada um;
  • pesquisar sobre os diferentes modelos de vestibular e outras formas de ingresso de cada Instituição de Ensino Superior que chame a atenção:
  • buscar a opinião dos profissionais da área sobre os melhores cursos e dicas para o futuro profissional;
  • buscar instituições de ensino que aliem a prática ao conhecimento teórico, de modo a formar profissionais completos;
  • analisar a matriz curricular — o profissional de Publicidade e Propaganda terá que utilizar tecnologias de análise e dados e segmentação para progredir na carreira, então, é importante priorizar faculdades que ofereçam ferramentas inovadoras;
  • conversar com ex-alunos da faculdade que desperte o interesse você pode encontrar alguns nas redes sociais da Instituição de Ensino ou entrar em contato direto com eles, por exemplo. Leia as avaliações com atenção, prestando atenção aos pontos positivos e negativos destacados;
  • priorizar instituições de Ensino que ofereçam boas instalações e infraestrutura — grande parte do trabalho do publicitário é feita em computadores e dispositivos móveis, então, uma faculdade que ainda ofereça um ensino “à moda antiga” não é a melhor opção;
  • buscar faculdades que tenham parceria direta com empresas, como no caso das agências experimentais de comunicação. Só assim o aluno vai encarar os desafios reais da profissão, o que garante uma boa vantagem competitiva quando ele estiver disponível para atuar no mercado.

Os diferenciais da Anhembi Morumbi

Com duração de oito semestres, o nosso bacharelado fornece uma experiência educacional que integra as habilidades teóricas à prática profissional. Para garantir o equilíbrio entre essas duas necessidades, os estudantes são orientados por um corpo docente de nível qualificado.

Os professores da Anhembi Morumbi são mestres e doutores, com experiência comprovada no setor de Publicidade e Propaganda. Nesse sentido, os alunos poderão estudar com quem conhece os caminhos e os obstáculos da criação de uma boa campanha e de outras ações de divulgação.

Vale notar que oferecemos laboratórios modernos para aulas práticas e a Agência Experimental de Comunicação (Agcom), por meio da qual os estudantes atuam em projetos reais.

Portanto, estudar Publicidade e Propaganda na Anhembi Morumbi significa obter acesso a recursos que enriquecem o aprendizado e preparam os alunos para sair na frente no mercado de trabalho. A formação garante uma infraestrutura diferenciada, aulas dinâmicas e parcerias estabelecidas com empresas atuantes nesse setor.

Entendido o universo da Publicidade e Propaganda, as áreas de atuação e as oportunidades para o profissional formado, você já pode decidir se esse setor atende às suas necessidades e preferências. O importante é escolher uma faculdade de alto nível, de modo que seja possível chegar ao mercado apresentando habilidades versáteis e desejadas pelas empresas.

Para conhecer melhor o nosso e curso, aproveite para visitar a página oficial da graduação em Publicidade e Propaganda da Anhembi Morumbi!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.