O que é ENADE e para que serve

O que é ENADE e para que serve? Saiba como funciona no EAD

O ENADE está entre os principais indicadores referentes à qualidade do ensino de instituições de nível superior. No entanto, ainda gera muitas dúvidas, e é comum se perguntar o que é ENADE, de fato.

Ele faz parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação e Cultura) para a avaliação de diversos aspectos de instituições de ensino. Assim, serve para reconhecer instituições que oferecem educação de qualidade e contribuem com o desenvolvimento do país, tanto acadêmico como referente a outros aspectos.

Continue a leitura para saber mais sobre o exame e como ele funciona no ensino à distância!

O que é ENADE e como funciona?

A sigla é referente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, usado pelo MEC como um parâmetro para avaliar a qualidade de cursos de nível superior — tanto os de bacharelado e licenciatura como os cursos tecnólogos.

A estrutura do ENADE é constituída por quatro etapas, de modo que a prova em si é apenas uma delas. Além disso, o exame conta com três questionários: o do estudante, o da percepção de prova e o do coordenador do curso.

No primeiro questionário, são coletadas informações gerais do estudante. A ideia é criar um entendimento sobre o perfil geral dos alunos do curso avaliado. Já o questionário do coordenador do curso funciona de forma semelhante, mas avalia, como o nome indica, quem está na coordenação.

A etapa da prova em si dura, no máximo, 4 horas. A avaliação é composta por 40 questões, de conhecimentos gerais (10 questões) e específicos (30 questões, com 3 dissertativas). As de conhecimentos gerais são voltadas para assuntos mais genéricos e temas que se relacionam à sociedade e aos direitos humanos. Já as questões específicas são referentes à área em questão, ou seja, ao que se estuda no curso.

Após a realização da prova, que seria a parte principal do exame, é aplicado um questionário sobre a experiência do participante com a avaliação realizada.

O objetivo do ENADE é avaliar o ensino oferecido em cursos específicos de uma instituição, desde que haja ao menos dois formandos. O exame é aplicado anualmente para cada área do conhecimento e a definição dos cursos a serem avaliados varia com os eixos de conhecimentos que compõem cada uma das fases do ciclo avaliativo.

Entenda o ciclo avaliativo

Como você já sabe, o ENADE é anual e a definição dos cursos analisados varia conforme o ciclo avaliativo. Esse ciclo dura três anos. Assim, no quarto ano, retorna-se à fase inicial, que é voltada aos cursos de:

  • bacharelado em Saúde;
  • Engenharia;
  • Ciências Agrárias;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Tecnologia em Produção de Alimentos, Segurança e outros.

O segundo ano avalia os bacharelados e as licenciaturas em Ciências Humanas, Biológicas e Exatas, em Linguagens e Arte, bem como as formações de tecnólogo em Produção Industrial, Comunicação, entre outras.

Já a última fase é voltada para bacharelados em Ciências Sociais Aplicadas e Humanas e para os cursos de tecnologia em Produção Cultural, Design e Gestão de Negócios etc.

Saiba o que significa a nota

Para obter o reconhecimento do MEC enquanto uma entidade que oferece ensino de qualidade, a instituição precisa garantir, no mínimo, nota 3 no ENADE. Essa seria a média, considerando que 1 é a nota mais baixa e 5 é a mais alta.

Conforme a lógica dos ciclos avaliativos, a nota obtida é válida por 3 anos. Uma vez que o prazo se cumpre, é necessário fazer outra avaliação para mantê-la ou obter uma nova nota.

Quem faz o ENADE?

Essa é uma pergunta muito comum e existem duas respostas possíveis: em relação à elaboração e à aplicação. Veja mais a seguir.

Saiba quem elabora o ENADE e a origem

O exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), criado junto ao Sinae, em 2004, sendo que ambos se encontram regulamentados pela Lei nº 10.861.

Descubra quem precisa fazer

Embora o ENADE já seja recomendado para estudantes na fase inicial de uma graduação, ele é obrigatório para os formandos, caso a graduação em curso seja selecionada para avaliação no ano em questão. Logo, se alguém estiver prestes a se formar em engenharia e isso coincidir com o primeiro ano do ciclo do ENADE, a realização do exame é mandatória para obtenção do diploma.

Apesar da ideia não ser avaliar o estudante em si, e sim o curso, a não realização do exame sem justificativa configura uma pendência com o MEC. Por isso, esse é um obstáculo para o diploma.

Como e quando é feita a inscrição?

Os estudantes não precisam se preocupar com a busca pela forma de inscrição: essa é uma responsabilidade da coordenação do curso, que deve encaminhar todas as instruções necessárias e intermediar esse processo.

A última edição teve a prova aplicada em novembro de 2022. Em 2023, o enquadramento dos cursos qualificados para a avaliação deve estar disponível em julho, quando se inicia o período de inscrição, previsto para ser encerrado em agosto. Os locais de prova devem ser divulgados no começo de novembro, cerca de duas semanas antes da aplicação das provas.

Como funciona na educação à distância?

Os cursos EAD podem e devem ser credenciados pelo MEC — inclusivef, esse é um critério fundamental na escolha da graduação. Então, naturalmente, eles também são avaliados por meio do exame.

Para a seleção, consideram-se os alunos matriculados no primeiro e no último período do curso, seja anual ou semestral. Assim, os estudantes que forem selecionados devem obrigatoriamente fazer a prova.

Por mais que o ensino seja à distância, a realização remota do ENADE não é uma opção. Desse modo, o INEP define um local para o exame e o candidato deve comparecer com a devida documentação no dia e horário estipulados.

A realização do ENADE e a obtenção de bons resultados por parte de instituições que oferecem a modalidade EAD é fundamental para que a educação digital tenha a legitimidade cada vez mais reconhecida pela sociedade e pelo mercado de trabalho. 

Afinal, esse cenário fica muito mais provável com notas altas no ENADE, o que é um atestado de qualidade de ensino.

Se você ainda não começou seu curso ou está considerando uma segunda graduação, descubra por que deve começar sua faculdade agora!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.