Como ser digital influencer? Confira tudo sobre o assunto aqui!
O mercado de influenciadores na internet tem dado tão certo que hoje muitas pessoas consideram fazer dessa atividade uma profissão. Mas como ser influencer e conseguir reconhecimento e remuneração?
Antes de tudo, é importante ter em mente que, ainda que essa seja uma carreira moderna e que se mostra crescente, a concorrência é grande. Por isso, vale considerar buscar formas de se diferenciar. Um exemplo disso é ter grandes conhecimentos de marketing e vendas.
Quer entender melhor todo esse contexto? Continue a leitura e saiba mais sobre o influencer digital, uma das profissões do futuro!
O que faz um digital influencer?
Antes do café da manhã, muitos influencers já estão preparados para dar início aos trabalhos. O dia mal começa e, muitas vezes, antes de dar um “oi” para a família, é necessário começar a comunicação com os seguidores.
A constância nas postagens é fundamental. A espontaneidade, uma pitada de intimidade e bom-humor também são ingredientes que fazem a diferença cada vez em que se abrir a câmera frontal do smartphone. É tudo isso que gera aproximação e motiva o interesse.
Mas como ser um influencer no Instagram (ou em qualquer outra rede)? O influenciador digital de hoje não precisa ser aquele ator superbonito da novela, muito menos a modelo famosa das passarelas internacionais. Características como disposição, carisma e poder de influência dão conta do recado muito bem.
Esse profissional precisa criar conteúdos, cativar o público e ajudar marcas e empresas a promoverem produtos. Mas, ao contrário das publicidades tradicionais, que tendem a ser persuasivas e diretas, é preciso despertar o interesse para a compra sem, no entanto, parecer que está fazendo propaganda. Desafiante? Talvez! Porém, com as habilidades certas tudo se torna mais fácil.
Quais são os tipos de influenciadores?
Com quais áreas é possível trabalhar? Difícil listar todas as possibilidades aqui, até porque elas aumentam a cada dia. Mas, de forma geral, você poderá se deparar com as seguintes opções!
Celebridades
As celebridades são o primeiro grupo de influenciadores que surgiu, portanto mais conhecido. Engloba pessoas famosas, especialmente artistas, que se tornaram populares com a ajuda da televisão ou de outro meio de comunicação.
Gisele Bündchen e Anitta são alguns exemplos nesse sentido.
Pessoas locais
Também conhecidos como microinfluenciadores, eles são populares apenas dentro de um grupo seleto. Cidade, escola, bairro e igreja são alguns exemplos. Apesar de influenciarem grupos pequenos, também são importantes, pois são tidos como confiáveis e líderes.
Influenciadores com outra profissão
Aqui estão aqueles que atuam em outra profissão principal, porém também usam as redes sociais para atrair público e gerar autoridade. Um nutricionista, por exemplo, pode trabalhar diariamente em sua clínica própria, mas reservar um tempo para fazer postagens relacionadas à saúde e criar conteúdos educativos.
Influenciadores de nicho
Influenciadores de nicho são pessoas que se destacam por focarem em conteúdos específicos. As meninas do Coisas de Diva, por exemplo, tornaram-se conhecidas ao falarem de maquiagens e cosméticos Você também encontra pessoas que falam sobre estilos de se vestir, ativistas, maternidade, entre outros.
Quanto ganha um digital influencer?
Pense em um emprego que paga bem, mas que tem uma remuneração com grandes variações. Esse é o caso do digital influencer. Os ganhos financeiros dependem de muitos fatores:
- tamanho do público;
- qualidade das postagens;
- engajamento;
- parcerias e acordos;
- experiência na área;
- domínio sobre o assunto abordado;
- conhecimento de técnicas de marketing e persuasão.
Assim, há quem consiga faturar R$500 mil por mês, há os que tiram uma remuneração de R$5.000 e existem aqueles que conseguem uma renda eventual, porém, colossal, somente depois do lançamento de um produto.
Como ser um digital influencer?
Agora que você está por dentro das informações relevantes, saiba como ser influencer!
Defina o seu tipo de influencer
Que tal começar definindo o seu perfil? Antes de pensar nos rendimentos, entenda qual o tipo de influenciador tem mais a ver com você. Será muito mais fácil conseguir se jogar com tudo nessa carreira se você fizer algo alinhado com seus valores e personalidade.
Esteja em redes sociais
As redes sociais mudam de tempos em tempos, isso é verdade. No entanto, saiba que elas são essenciais para criar conexão com o público. Assim, esteja dentro daquelas mais importantes para o seu estilo e não deixe de se atualizar com novidades.
Tenha disposição e bom-humor
Apesar de o contexto de trabalho do influenciador digital se dar em um ambiente que permite descontração, não esqueça que ainda é preciso ter responsabilidade e dedicação.
Assim como todo emprego, haverá dias em que você não terá tanta motivação nem acordará com o melhor sorriso do mundo. Porém, é fundamental procurar manter o estado de espírito.
Saiba lidar com haters
Se você se considera uma pessoa sensível para críticas, é melhor cuidar dessa característica antes de iniciar esse tipo de trabalho.
Como ser influencer demanda muita exposição, também existe a propensão de receber julgamentos. É importante não deixar que os haters afetem sua saúde mental.
Tenha naturalidade
Você construirá uma audiência interessada no que você tem a dizer. Pessoas se atrairão por seu perfil ao se identificarem com a sua personalidade ou entenderem que podem ganhar algo te seguindo. Isso se mantém com mais facilidade quando o influenciador age com naturalidade, sem querer sustentar um personagem irreal.
Estude marketing digital
Para ser um bom influencer, é interessante conhecer estratégias de marketing digital e de vendas. As publicidades devem ser atrativas e engajantes. Isso porque, além de conseguir gerar vendas e relevância para a marca, é preciso gerar valor para o público.
Também é importante saber a melhor maneira de se posicionar, manter a frequências nas postagens e construir uma imagem positiva.
Hoje em dia, com a educação digital, é fácil encontrar bons cursos que, além de permitirem o acompanhamento das aulas a distância, possibilitam obter a formação superior ou a pós-graduação.
Bem, agora você já entendeu como ser influencer, certo? Como mostramos, a carreira exige, acima de tudo, um conhecimento específico nas táticas de atração de público, engajamento e decisão de compra. Por isso, não desmereça seu futuro! Comece a investir mais em você para obter a realização pessoal tão desejada!
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