Quantos anos dura a faculdade de Direito? Confira!
Conteúdos
Para os interessados na área, algumas dúvidas surgem em relação à faculdade de Direito: quantos anos dura o curso? Qual é o perfil do profissional que se dá bem no mercado de trabalho? Quais são as habilidades desenvolvidas na graduação?
Neste post, vamos responder a essas questões e apresentar outros pontos importantes sobre essa formação tão tradicional. Além disso, traremos as melhores dicas para a escolha da faculdade ideal. Continue conosco!
Para quem é indicada a faculdade de Direito?
Uma das principais características dos profissionais que dão certo na área é o gosto pela leitura. Afinal, logo no começo da formação, já será preciso entrar de cabeça em uma bibliografia extensa. Do mesmo modo, escrever bem é outra habilidade desejável, uma vez que será preciso elaborar textos bem fundamentados e documentos repletos de informações precisas.
Outras características do estudante ideal de Direito:
- boa comunicação, tanto no âmbito verbal como escrito. É preciso aderir à norma padrão do nosso idioma e escrever peças processuais que serão lidas por diferentes profissionais da área. Além disso, quem atua em julgamentos precisará ter uma excelente argumentação;
- conhecimento jurídico. É preciso ter uma base teórica sólida, assim como a experiência prática. Por isso, é importante priorizar instituições de ensino que preparam os alunos para as exigências reais do mercado de trabalho;
- atualização profissional. As leis estão sempre mudando, então o profissional precisa ficar atento às oscilações da legislação brasileira;
- pensamento analítico. Será preciso estudar criticamente os casos, leis e precedentes. As normas jurídicas exigem uma boa capacidade de análise para serem interpretadas;
- trabalho em equipe. Ainda que o profissional formado lidere o próprio escritório, ele sempre estará em contato com outras pessoas: clientes, juízes, promotores, colegas advogados, entre outros. Do mesmo modo, as habilidades interpessoais (soft skills) são muito valorizadas para saber lidar com cada situação;
- responsabilidade profissional. Os profissionais dessa área têm uma obrigação de agir de acordo com os princípios da honestidade, justiça, confidencialidade e imparcialidade. Afinal, todos eles são agentes da lei.
A graduação em Direito foca a aplicação da lei em diversos contextos. Durante a formação, os estudantes aprendem a elaborar peças processuais, a fazer pesquisas na doutrina (todo o universo do conhecimento jurídico) e na jurisprudência, o conjunto de decisões tomadas pelos tribunais.
Aqueles estudantes que adoram julgamentos também poderão acompanhar os processos sendo debatidos ao vivo — em fóruns, por exemplo. Além disso, o profissional da área estará em audiências e outras atividades forenses.
Todos os conhecimentos adquiridos em uma boa faculdade são valiosos para qualquer um das áreas jurídicas. Há estudantes que querem atuar na advocacia, mas também há aqueles que querem ser promotores, consultores da área e juízes.
Qual o perfil do profissional?
Os formados em Direito desenvolvem uma excelente capacidade de argumentação, assim como a capacidade analítica, o raciocínio lógico, a disposição para o estudo e a inteligência emocional para lidar com diferentes contextos.
Além disso, a graduação é indicada para quem sempre se identificou com um desses campos:
- advocacia;
- Ministério Público;
- Magistratura;
- consultoria jurídica.
Já as habilidades desenvolvidas durante o curso de Direito são as seguintes:
- argumentação e debate;
- resolução de conflitos;
- ética profissional;
- capacidade de interpretação e aplicação dos instrumentos previstos na legislação.
Com a graduação em Direito, o aluno aprende a elaborar peças processuais, examinar e acompanhar processos e participar ativamente de audiências. Vale lembrar que essa graduação ainda é uma das mais procuradas no mercado e oferece diversas oportunidades para os profissionais formados, tanto no âmbito público como privado.
Quantos anos dura a faculdade de Direito?
A certificação concedida é a de bacharelado e a graduação tem uma duração mínima de cinco anos, o que corresponde a dez semestres. É importante notar que esse período pode ser estendido se o estudante reprovar em algumas disciplinas ou precise interromper o curso (no caso de trancamento de matrícula, por exemplo).
Por outro lado, é possível antecipar a formatura ao cortar algumas disciplinas na grade. Isso ocorre quando o aluno já estudou conteúdos similares em uma outra graduação, por exemplo.
Os critérios para conquistar o diploma de bacharel em Direito incluem:
- conclusão das Unidades Curriculares obrigatórias e optativas, atividades complementares e extracurriculares. Assim, além das aulas regulares, os estudantes participam de outras iniciativas para obter a formação. Seminários, palestras e projetos de extensão são alguns exemplos nesse sentido;
- trabalho de conclusão de curso (TCC), que deve ser entregue e apresentado ao final do curso;
- prática jurídica efetiva, como estágios em órgãos públicos (tribunais, promotorias, escritórios de advocacia, entre outros) e em departamentos de empresas privadas.
Vale lembrar que algumas faculdades, como a Anhembi Morumbi, fornecem clínicas de assistência jurídica. Com elas, os estudantes poderão atuar em diversas atividades práticas, com o apoio de orientadores e professores experientes no setor.
Como escolher faculdade de Direito?
Alguns critérios são relevantes para guiar a decisão:
- procure cursos bem avaliados pelo Ministério da Educação e com bons resultados no Enade. A graduação em Direito da Anhembi Morumbi, por exemplo, é nota 5 no MEC;
- conhecer os diferentes modelos de vestibular e as formas de ingressar;
- buscar a opinião dos profissionais da área sobre os melhores cursos e dicas para o futuro profissional;
- buscar instituições de ensino que tenham uma boa carga de atividades práticas. Afinal, será preciso colocar toda a sua fundamentação jurídica em prática;
- analisar a matriz curricular. Desse modo, será possível encontrar as faculdades que oferecem Unidades Curriculares que sejam interesse do futuro graduando;
- conversar com egressos das faculdades que forem despertando o interesse;
- priorizar instituições de Ensino que tenham uma boa infraestrutura, como centros de pesquisa que otimizem o aprendizado;
- buscar faculdades que tenham parceria direta com empresas, de modo que proponham desafios que sejam próximos da rotina profissional que o aluno vai encarar no futuro.
Os diferenciais da Anhembi Morumbi
Nosso corpo docente é altamente qualificado e reconhecido no mercado. A estrutura é moderna e proporciona as melhores tecnologias para o aluno se destacar. Há recursos audiovisuais, laboratórios de informática e bibliotecas com um grande acervo jurídico.
O enfoque da Anhembi Morumbi é na empregabilidade dos graduados. Para isso, oferecemos orientação de carreira, workshops de desenvolvimento profissional e eventos de networking para que os alunos se preparem devidamente para o mercado de trabalho. Os estudantes ainda terão programas de pós-graduação e uma rede imensa de networking para desfrutar.
Agora que você entendeu o que é a faculdade de Direito, quantos anos e o perfil do profissional ideal do mercado, já pode decidir se essa graduação se encaixa em seus interesses. O curso atrai pessoas que gostam de ler, escrever e preparar argumentações, escritas e verbais.
Gostou de conhecer essas informações sobre a graduação em Direito? Aproveite e visite a página do curso da Anhembi Morumbi!