guia-da-carreira

Guia da carreira: como ter sucesso em sua vida profissional

A competitividade no mercado é cada vez maior, não é mesmo? E não se trata de uma percepção isolada de quem está competindo pelos melhores salários e vagas nas empresas.

De acordo com um estudo da USP (Universidade de São Paulo), a proporção de jovens entre 18 e 24 anos com o Ensino Superior completo saltou de 7,3%, em 1995, pra 22,2%, em 2015. Um guia da carreira de sucesso nunca pareceu tão necessário, certo?

Por onde começar se você deseja encontrar mais oportunidades de trabalho dentro da sua área profissional? Salários mais altos ou mais possibilidades para o crescimento no mercado? Como buscar e alcançar esse objetivos? Como os números mostram, trata-se de uma tarefa que exige mais dedicação e planejamento pra quem quer se destacar.

Mas você sabe quais são os caminhos necessários para uma carreira de sucesso? Pra não deixar você na mão, preparamos este conteúdo completo com tudo o que você precisa pra potencializar sua trajetória profissional: o guia da carreira completo! Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas!

Conheça sua área

Antes de tudo, é necessário conhecer a fundo sua área. Ou seja, entender quais são os caminhos que estão em alta e aqueles em baixa, além de fazer uma análise mais aprofundada sobre quais são as suas opções dentro desse segmento da atuação. Um jornalista, por exemplo, pode identificar a oportunidade de se destacar ao trabalhar com conteúdos voltados pras mídias sociais.

Afinal, todas empresas ou marcas precisam estar presentes nesses canais, não é mesmo? Entender essa demanda é essencial pra conseguir um lugar de maior destaque no mercado. É um trabalho necessário de ser realizado não apenas de forma ampla, mas com um olhar pra quais são as habilidades em destaque exigidas pelas empresas.

Dessa forma, fica mais fácil compreender quais são as melhores opções pro seu desenvolvimento profissional. Qual é o sentido de investir, por exemplo, em uma área que está em queda e com baixa de demanda de profissionais? Ao entender mais sobre sua área de atuação, fica mais fácil guiar a sua carreira pra direção com maiores chances de proporcionar o sucesso profissional.

Invista em um bom planejamento de carreira

Com um mapa traçado sobre quais são os caminhos mais indicados para uma carreira de sucesso, é o momento de realizar um planejamento. Ele começa com a criação de uma meta pra ser alcançada e vai até a organização financeira e a gestão do tempo para conseguir realizar todas as suas obrigações, sem abrir mão da vida pessoal.

Identificou quais são as suas principais necessidades ou a área em que precisa investir? Entenda quais são os seus próximos passos pra não acabar se atrapalhando.

De que adianta fazer uma pós-graduação em uma instituição que não tem tanta qualidade, só porque é a única opção que cabe no seu orçamento? Não vale a pena se apressar. Por isso, organize passo a passo quais são suas metas e garanta que sua carreira profissional esteja no caminho certo.

Aprimore suas habilidades socioemocionais

O conhecimento técnico, teórico e prático sobre sua área de atuação é fundamental, não é mesmo? Afinal, como alguém vai fazer a gestão de um hospital sem uma base do curso de Administração, por exemplo?

Essas competências são muito importantes, mas é cada vez mais necessário pensar também em outra questão: o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Em um período em que o encaixe cultural de um profissional dentro da empresa é tão importante, é preciso desenvolver e aprimorar certas habilidades, como a empatia, a resiliência, a responsabilidade e o controle emocional. De que adianta ter um currículo completo e ideal para uma vaga, mas não conseguir lidar com feedbacks construtivos dos seus superiores?

Mais do que nunca, é preciso saber se relacionar com outros profissionais no ambiente de trabalho e lidar com os desafios que podem surgir. Isso passa por um trabalho voltado para essas competências socioemocionais. Ou seja, fogem do campo técnico ou teórico da sua área de atuação, mas são importantes pra conseguir um lugar de destaque no mercado de trabalho.

Você pode fazer sua pós-graduação!

Busque a capacitação ideal para seu perfil

Além de tudo o que foi apresentado até aqui, o conhecimento e a capacitação também são fundamentais. Mas se engana quem pensa que essa é uma tarefa que deve ficar restrita ao início da jornada profissional.

Entender que o aperfeiçoamento precisa estar presente em todas as etapas da carreira é essencial pra quem deseja construir uma trajetória de sucesso, independentemente da área de atuação.

Conseguiu as respostas pra todos os itens acima? Excelente, agora é hora de se especializar, de buscar conhecimento e se tornar um profissional ainda mais preparado pra se destacar no mercado.

Um advogado que está em busca de mais oportunidades e está cansado de um mercado saturado pode realizar uma especialização em Direito Digital, por exemplo, aproveitando as mudanças e tendências da nossa sociedade.

Com transformações cada vez mais rápidas e disruptivas no mercado como um todo, a capacitação também é fundamental pra quem deseja se manter atualizado e por dentro da sua área de atuação.

Realizar uma pós-graduação, por exemplo, pode abrir várias oportunidades para o seu currículo dentro da sua empresa, em uma outra companhia ou até mesmo em uma carreira totalmente diferente.

A capacitação também ajuda a realizar o famoso networking, tornando a sua rede de contatos ainda mais completa e abrindo mais oportunidades de trabalho.

A busca por conhecimento é uma forma de fortalecer sua reputação no mercado, mostrando seu interesse em sempre melhorar. Em um cenário de alta competitividade, essa é uma característica muito importante.

O guia da carreira não se trata de uma resposta única e definitiva. Existem caminhos variados que podem te ajudar a alcançar o tão sonhado sucesso na carreira profissional. E a busca por mais oportunidades e maior valorização não deve acabar nunca, o que reforça a importância de realizar, por exemplo, uma capacitação ou especialização.

Agora que você já conferiu o nosso guia da carreira com algumas dicas para seu desenvolvimento profissional, o que acha de fazer com que essas práticas cheguem até mais pessoas? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais com seus amigos, colegas e familiares!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

1 comentário

    Sensacional, belas dicas!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.