pós-graduação EaD

Pós-graduação EaD: é possível trabalhar e se especializar?

Quem não deseja aumentar as suas oportunidades no mercado, ou mesmo mudar de carreira? Mas como fazer isso precisando conciliar as tarefas no seu trabalho com os estudos? Uma das alternativas mais interessantes é a pós-graduação EaD, ou seja, a distância.

Com esse modelo, você consegue aproveitar todos os benefícios de uma especialização e ainda ganha em flexibilidade para a sua rotina. O que acha, então, de entender mais sobre os benefícios de seguir por esse caminho?

Preparamos um artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre como conciliar trabalho com uma pós-graduação EaD. Confira!

Qual tipo de pós-graduação é o melhor para você?

Por que investir em uma pós-graduação EaD?

Mas, então, quais são os motivos para investir em uma pós EaD?

Aprendizado contínuo

Em um mercado tão competitivo e com tantas mudanças, é preciso estar sempre atualizado sobre as tendências e novidades da sua área de atuação. Um profissional que já se formou e está há muito tempo no mercado de trabalho pode acabar não acompanhando tudo isso. A pós-graduação contribui para o aprendizado contínuo, estimulando a busca constante por novas soluções, conceitos e teorias, permitindo que você esteja sempre por dentro do mercado.

Crescimento na área

O primeiro ponto positivo é o aumento nas possibilidades de crescimento profissional. Afinal, a pós-graduação nada mais é do que uma especialização, ou seja, você se torna ainda mais capacitado para exercer uma determinada função. Alguém que se formou em administração e que trabalha em um hospital, por exemplo, pode fazer um curso em Gestão Hospitalar e tornar-se ainda mais preparado para o seu cargo ou eventuais promoções.

Mudança de carreira

A especialização também é uma maneira interessante para quem busca uma mudança de carreira. Um médico que já não deseja mais trabalhar atuando no atendimento aos pacientes e almeja um cargo de gestor pode fazer a transição de forma mais natural com uma pós-graduação em Gestão Hospitalar. Tudo é feito de forma mais eficiente, com direcionamento e, é claro, o conhecimento necessário para mudar de área sem perder oportunidades.

Busca de melhores oportunidades de emprego e salário

Outra questão importante quando se fala em pós-graduação é o ganho financeiro. De acordo com um levantamento feito pela iDados, a pós-graduação ou MBA pode representar um aumento salarial de mais de 47% em comparação com quem não tem essa especialização. Além disso, é uma forma de se qualificar para ampliar as oportunidades de emprego dentro e fora da companhia em que já atua.

Networking

O networking também é outro benefício que a pós-graduação oferece. Com pessoas de diferentes áreas, empresas e origens compartilhando o mesmo interesse, fica mais fácil construir relações profissionais. Um aluno pode saber de uma oportunidade dentro da sua empresa e indicar alguém com o perfil necessário e que faça a pós-graduação com ele.

3 dicas para começar a pós-graduação!

Para aproveitar todos esses benefícios, porém, é preciso ter muita cautela na hora da escolha. Por isso, separamos dicas que podem ser úteis para que a sua seja a mais precisa possível. Confira!

1. Explore diferentes áreas de interesse

Para começar, uma pós-graduação só vai fazer sentido se o assunto em questão for do seu interesse. Seja para aproveitar uma oportunidade de trabalho, seja para um aumento salarial. Não é uma tarefa simples conciliar trabalho e estudos, por isso é tão importante ter um objetivo a ser alcançado ao realizar uma especialização.

Sendo assim, o caminho natural é listar diferentes áreas que sejam do seu interesse. Um jornalista, por exemplo, cansado da rotina em uma redação, pode almejar uma mudança para o ambiente corporativo e realizar uma pós-graduação em Assessoria e Gestão da Comunicação. O mais importante é avaliar exatamente quais podem ser os ganhos e as oportunidades a partir da realização do curso.

2. Invista em uma alternativa flexível

A sua escolha também deve levar em consideração a necessidade da flexibilidade. Afinal, é preciso conciliar trabalho com os estudos e, por isso, a pós EaD pode ser uma opção interessante. Com menos tempo perdido com o deslocamento para as salas de aula, você ganha em produtividade e não precisa perder horas preciosas que podem ser utilizadas para o seu trabalho.

Dentro de uma rotina já com muitas responsabilidades e obrigações, encontrar um modelo que garanta uma economia de tempo é muito importante. Não vai adiantar muito se matricular em um curso do qual você não consegue acompanhar o ritmo das aulas, não é mesmo? O modelo EaD oferece maior flexibilidade e, assim, torna-se mais fácil conciliar estudos e trabalho.

3. Pesquise a instituição de ensino

Encontrou tudo o que queria nos itens anteriores? Achou uma especialização que vai abrir inúmeras portas para o seu currículo e encontrou uma alternativa flexível para encaixar na sua rotina?

Antes de tomar uma decisão, é fundamental conhecer mais sobre a instituição de ensino em que vai se matricular. O fator mais importante a ser verificado, é claro, é o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação) da legalidade da instituição.

Outro ponto que deve ser observado é a reputação da instituição no mercado. A melhor forma de ter as respostas para essa pergunta é entendendo o que outros alunos têm a dizer sobre suas experiências. A partir do feedback dos estudantes, você consegue entender mais sobre a qualidade dos professores, a metodologia de ensino e toda a infraestrutura da organização.

Como conciliar estudos e trabalho sem perder a cabeça?

Quando se fala em uma pós-graduação EaD, fica mais tranquilo conciliar estudos e trabalho sem atrapalhar a sua rotina. Mas algumas dicas são muito úteis para esse desafio. Vamos conferir?

Organize a sua agenda

Por mais que a pós EaD ofereça uma versão mais flexível para estudar, isso não significa que não seja preciso ter muita organização. Com muitas responsabilidades, é importante ter uma agenda bem-definida, com horários estipulados para estudo e outros para se dedicar ao trabalho. Isso evita que você se atrapalhe em qualquer um dos caminhos.

Personalize o seu ritmo de estudo

Com a pós-graduação EaD, você ainda consegue personalizar o seu ritmo de estudo. Uma reunião de trabalho vai terminar muito próxima do horário de início da sua aula? Sem problemas, você pode acompanhar todo o conteúdo na íntegra em um momento que se encaixe melhor na sua agenda.

Utilize métodos de produtividade

Além disso, existem muitas técnicas que podem ajudar na busca por maior produtividade, o que é muito útil ao precisar conciliar tantas responsabilidades. As metodologias como o Kanban podem facilitar a organização das suas tarefas ao longo do dia, enquanto o método Pomodoro ajuda você a gerenciar melhor o seu tempo e garante o foco completo nas suas obrigações.

Para quem deseja trabalhar e estudar ao mesmo tempo, a pós-graduação EaD surge como uma opção muito viável. A sua flexibilidade é um exemplo dos ganhos que o modelo tem a oferecer. Dessa forma, é mais tranquilo não deixar que as suas responsabilidades se tornem um problema e o seu desempenho seja prejudicado no trabalho, ou você não consiga acompanhar o ritmo de estudos necessário.

Agora que você já sabe como é possível trabalhar e especializar-se com a pós-graduação EaD, o que acha de seguir por dentro de assuntos relevantes como este para o seu futuro profissional? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos sobre educação e mercado de trabalho na sua caixa de entrada!

Você pode fazer sua pós-graduação!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.