o-que-e-pos-graduacao

Descubra o que é pós-graduação e dê mais um passo para sua especialização

Você provavelmente já percebeu que o mercado está mudando, não é mesmo? Novas ferramentas, diferentes negócios e conceitos inovadores aparecem cada vez mais rapidamente. Pensando nisso, é fundamental acompanhar o que está acontecendo, certo? E uma maneira de se atualizar é realizando uma especialização, mas você sabe o que é uma pós-graduação?

Como o nome indica, se trata dos estudos após terminar uma graduação, mas qual é o propósito em realizar um outro curso? Quais são os benefícios para a sua carreira profissional? Quais erros devem ser evitados na hora de escolher a pós-graduação? São muitas dúvidas e isso é natural, afinal, essa é uma decisão que vai impactar na sua rotina e no seu bolso.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para que você saiba exatamente o que é pós-graduação e como esse investimento pode ser fundamental para o seu crescimento profissional. Preparado para dar mais um passo para a sua especialização e conquistar todos os benefícios que acompanham essa jornada? Continue a leitura deste artigo, tire as suas dúvidas e se mantenha competitivo no mercado!

Qual tipo de pós-graduação é o melhor para você?

Entenda o que é pós-graduação

Uma pós-graduação é um curso de formação complementar à graduação com o objetivo de especializar o profissional em um determinado assunto ou área. A formação permite que o estudante se aprofunde em questões mais específicas, o que nem sempre é possível ao longo da graduação. Alguém que se formou em Administração, por exemplo, pode se aperfeiçoar em Gestão Hospitalar.

É importante entender que existem diferentes opções de pós-graduação, como um MBA ou até mesmo um doutorado. A escolha varia de acordo com o perfil e os objetivos profissionais de cada um.

Em resumo, são dois caminhos que podem ser seguidos.

  • Stricto sensu: é voltado para uma abordagem mais acadêmica;
  • Lato sensu: é uma especialização voltada para o mercado de trabalho.

A pós-graduação funciona como um complemento para o currículo profissional. Seja para quem deseja aperfeiçoar o seu conhecimento dentro da sua própria área de formação, seja para quem planeja uma mudança de segmento de atuação.

Um jornalista, por exemplo, pode identificar melhores oportunidades de trabalho na área de assessoria e, para aumentar as suas chances de sucesso, pode fazer uma especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação.

Sendo assim, qualquer pessoa que tenha concluído o ensino superior — bacharelado, licenciatura ou tecnólogo — pode participar de um curso de pós-graduação.

A partir desse investimento, o profissional pode aproveitar de vários benefícios, como mais oportunidades no mercado, possibilidades de promoção, valorização do salário e até mesmo networking.

Veja a relação entre pós-graduação e mercado

Um dos motivos que levam muitos profissionais a buscar pela pós-graduação é o impacto que ela proporciona na carreira. Dentro de um mercado cada vez mais competitivo, é preciso aperfeiçoar constantemente os seus conhecimentos. Além de ser o necessário para ocupar posições de destaque em uma empresa, é um ponto bastante valorizado de forma geral.

Trata-se de um movimento que mostra dedicação e empenho para se tornar mais competente. Um profissional formado em Marketing, por exemplo, precisa se atualizar o tempo inteiro sobre novas estratégias, conceitos e soluções. O que foi aprendido na graduação ainda é importante, mas muitas abordagens devem ser atualizadas, ainda mais na era da transformação digital.

Esse mesmo profissional pode buscar por uma especialização em Gestão da Comunicação em Mídias Sociais, por exemplo. Um curso que vai complementar o seu conhecimento com as modernidades do mercado, incluindo novas ferramentas e abordagens do consumidor.

A pós-graduação não é apenas uma forma de deixar o currículo mais rico, mas um jeito de contribuir com o desenvolvimento profissional e aumentar as chances de destaque no mercado.

A partir do momento que o profissional se especializa em um assunto, ele passa a ter mais oportunidades de emprego, dentro e fora da sua empresa. Pode ser o caminho para uma mudança de direcionamento na carreira também.

Outro fator que confirma a valorização da pós-graduação por parte do mercado está na questão salarial. Um estudo realizado pela consultoria Robert Half mostra que mais de 60% dos profissionais com uma pós-graduação receberam alguma valorização salarial após a conclusão do curso.

Já um levantamento feito pela Catho indica que um analista com uma pós-graduação ou MBA no currículo recebe, em média, um salário 15% maior do que aqueles profissionais apenas com graduação.

Quando se leva para a comparação para cargos mais altos, como coordenador e gestores, a diferença ultrapassa os 40%. Ou seja, o mercado valoriza — e muito — uma pós-graduação bem-feita e de diferentes maneiras, excelente para quem almeja mais e melhores oportunidades de trabalho.

Saiba para que a pós-graduação é indicada

Muita gente se pergunta se uma pós-graduação é realmente indicada para o que está procurando profissionalmente. Como qualquer investimento — de tempo e recursos —, é preciso ser certeiro, né? Para ajudar você a descobrir se a especialização é indicada para você, separamos algumas características importantes no perfil ideal de quem procura algum curso. Confira!

Quer sempre aperfeiçoar o seu trabalho

Os profissionais que estão em busca do aperfeiçoamento constante devem procurar uma pós-graduação que ajudem a melhorar o seu desempenho. Com tanta concorrência no mercado, conhecer diferentes estratégias e conceitos pode ser um diferencial para conseguir resultados melhores, independentemente da área de atuação.

Afinal, a pós-graduação pode servir como uma atualização de tudo aquilo que foi aprendido ao longo da graduação. Métodos que não funcionam mais podem ser substituídos por estratégias mais eficientes. Se você está sempre em busca de entregar mais dentro das suas funções no trabalho, a pós-graduação pode oferecer um suporte importante para seguir evoluindo.

Busca por novas oportunidades no mercado

Além da qualificação das suas habilidades e competências, a pós-graduação é ideal para quem almeja novas oportunidades no mercado. Seja uma promoção na sua empresa, seja uma vaga em outra organização ou em outra área. Para quem quer crescer profissionalmente, os cursos de pós-graduação permitem aliar os estudos sem abrir mão da sua rotina de trabalho.

Almeja uma maior valorização no trabalho

A pós-graduação também pode ajudar aqueles profissionais que querem mais reconhecimento no mercado de trabalho, como uma valorização no salário. A capacitação é um recado para a empresa de que você deseja fazer mais e melhor, mostrando que se importa com os seus resultados e desempenho dentro do ambiente de trabalho.

Quer ampliar a rede de contatos profissionais

Os contatos são sempre bem-vindos para quem não quer ficar estagnado. Seja para ajudar em uma recolocação no mercado de trabalho, seja para indicar outra vaga. O networking é muito importante e conhecer profissionais de diferentes setores pode abrir uma série de oportunidades que você nem imagina para o seu currículo.

Precisa de flexibilidade para a sua rotina

Outra questão importante quando se fala em pós-graduação é a flexibilidade, não é mesmo? Especialmente com os cursos EAD (Ensino a Distância), uma opção que tem se tornado ainda mais atrativa para profissionais de diferentes áreas. Sem poder abrir mão do seu trabalho para se dedicar exclusivamente aos estudos, a pós-graduação permite que isso seja feito sem perder em qualidade no ensino.

Conheça os tipos de pós-graduação

Como falamos acima, existem dois grupos de pós-graduação: stricto sensu ou lato sensu. Dentro de cada um deles existem diferentes opções para metas e objetivos profissionais distintos. Ainda está na dúvida sobre qual opção escolher? Sem problemas, detalhamos todos eles aqui, confira!

Mestrado

Para quem aspira uma carreira no meio acadêmico, como pesquisador ou professor, o Mestrado é a pós-graduação mais indicada. Se trata de uma complementação da graduação, fazendo uma pesquisa mais aprofundada sobre um assunto ou tema que foi trabalhado ao longo da formação no Ensino Superior. Normalmente, o Mestrado tem uma duração de até dois anos até que o projeto de pesquisa seja apresentado para uma banca examinadora.

O aluno é acompanhado ao longo de toda a jornada por um orientador e, na maioria dos casos, o curso exige uma dedicação integral. Mais recentemente, foram criados cursos de Mestrado com um viés voltado para o mercado de trabalho, com o objetivo de aumentar o conhecimento científico e acadêmico dentro de empresas privadas e públicas.

Doutorado

O Doutorado é o passo natural depois da conclusão do Mestrado entre aqueles que seguem o caminho no grupo dos cursos stricto sensu. Apesar dessa relação, não existe uma obrigatoriedade em concluir o Mestrado. Essa opção de pós-graduação é voltada para quem deseja seguir a carreira acadêmica, sendo um pesquisador ou professor em instituições de Ensino Superior.

O curso costuma demorar mais tempo do que o Mestrado, já que exige um trabalho de pesquisa muito mais aprofundado por parte do estudante. Em média, a duração é de até quatro anos e, para fazer a conclusão, o aluno precisa produzir uma tese sobre o seu projeto de pesquisa e defendê-la para uma banca examinadora formada por professores ou especialistas na área.

Especialização

A especialização tem o foco em transformar os alunos em especialistas na área do conhecimento em questão. Enquanto a graduação fala de assuntos de forma mais genérica, a ideia desse curso é justamente focar em uma competência específica para formar profissionais altamente capacitados em lidar com os desafios e situações dentro daquela função. O curso tem, em média, duração de 360 horas.

Um advogado em busca de novas oportunidades pode identificar uma demanda em questões jurídicas no ambiente online e se especializar com um curso de Direito Digital, por exemplo. O objetivo é se aprofundar em uma questão específica para se tornar uma referência especializada, trabalhando as suas competências e habilidades mais úteis para ter sucesso dentro desse assunto.

MBA

Muita gente tem dúvida sobre o que é MBA , sigla para Master in Business Administration. Mas é simples entender! É uma pós-graduação voltada para o mercado de trabalho e parecida com uma especialização por ter um foco maior em uma determinada competência. A principal diferença entre as duas opções é o direcionamento do MBA, que é indicado para aqueles profissionais que já atuam ou querem atuar em cargos de gestão dentro de organizações.

O objetivo é formar líderes para terem sucesso comandando equipes em diferentes áreas e segmentos. Aquele profissional que almeja assumir um cargo de gestor dentro da sua empresa precisa se capacitar para isso, não é mesmo? Uma forma de se capacitar é realizando, por exemplo, um MBA em Gestão de Projetos.

Saiba como escolher a sua pós-graduação

A pós-graduação por si só não vai ser o suficiente para que todos os benefícios sejam aproveitados. É preciso fazer as escolhas certas e ter muita dedicação. Para não deixar você na mão, listamos alguns passos que devem ser tomados para fazer a escolha ideal para o seu futuro profissional!

Crie um planejamento de carreira

O erro mais comum ao escolher entre as opções de pós-graduação, porém, começa antes dessa decisão. Não ter um planejamento de carreira é grave e, infelizmente, muito comum. É preciso traçar algumas metas para o seu futuro profissional: desde os cargos almejados dentro do seu segmento até as empresas em que você quer trabalhar e os salários a receber.

Esse planejamento vai permitir que você direcione os seus esforços para alcançar os objetivos. Afinal, por que fazer uma pós-graduação específica para a sua área de formação se você planeja mudar de carreira? A partir da definição dessas metas, fica mais fácil entender quais são as suas possibilidades e até mesmo descobrir quais cursos podem agregar mais valor ao seu currículo.

Faça uma análise do mercado

Em seguida, é hora de conhecer o mercado de trabalho e as tendências da sua área de atuação. Algumas perguntas que você pode fazer são:

  • quais são os perfis profissionais que as empresas estão atrás e o que falta para você se encaixar nessas descrições?
  • quais são os cargos mais procurados e valorizados pelas empresas?
  • quais funções estão em falta dentro do seu segmento de atuação?

Essa análise vai possibilitar que a sua escolha realmente possa agregar valor ao seu currículo e aumente as suas oportunidades no mercado. Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Brasscom) mostra que o setor tem um déficit de profissionais.

Alguém que seja formado na área pode investir em uma especialização, por exemplo, em Governança de Tecnologia da Informação e Inovação e se tornar ainda mais valorizado.

Não faça cursos apenas porque estão em alta

Outro cuidado importante ao escolher a sua pós-graduação é não seguir a decisão dos outros apenas por fazer. Não é porque algum colega de trabalho está fazendo determinado curso que você deve fazer também. É fundamental não se deixar levar pelo que está na moda no momento. O ideal é analisar os objetivos e metas para a sua carreira.

Um profissional pode se dar muito bem entrando em um mercado com alta demanda, enquanto outro pode ter sucesso mesmo em um setor com bastante concorrência. O que você realmente precisa analisar é o que o curso vai trazer de benefício para a sua carreira e o seu futuro profissional e pessoal, e não o comportamento dos outros.

Cuidado ao escolher a instituição de ensino

Outro ponto extremamente relevante na hora de escolher a pós-graduação é a instituição de ensino. É fundamental buscar aquelas que tenham avaliações recentes e positivas pelo MEC (Ministério da Educação), um corpo docente de qualidade e, é claro, que ofereçam as melhores condições financeiras e para estudos para a sua rotina.

Uma forma de se fazer isso é procurando por feedback de outros estudantes que já passaram pela instituição. Além disso, é importante procurar informações sobre a grade curricular e até mesmo a possibilidade de fazer aulas a distância, o que pode ser útil para quem tem uma rotina mais corrida. Assim, você vai contar com todo o suporte necessário para se capacitar ainda mais.

Se dedique e planeje uma rotina de estudos

Nenhum dos benefícios que a pós-graduação oferece vai aparecer sem dedicação e organização ao longo do curso. Por mais que as aulas práticas tenham mais espaço na grade curricular — especialmente quando falamos em MBAs e especializações —, a parte teórica também tem a sua importância. Apenas com uma rotina de estudos é possível se dedicar e aproveitar ao máximo essa oportunidade.

Mas nem sempre é simples encaixar estudos, aulas e trabalhos em uma rotina apertada com diversas responsabilidades no trabalho, certo?

Isso reforça o papel do planejamento e da organização para conseguir fazer uma gestão de tempo mais eficiente. É o melhor método para não se sobrecarregar em nenhuma das frentes e garantir que os resultados no trabalho e em sala de aula sejam positivos.

Pratique o networking

Mais acima, citamos o networking como um dos benefícios de realizar uma pós-graduação ou especialização, certo? Porém, ele não acontece automaticamente e é preciso existir iniciativa da sua parte.

Faça contatos, participe das discussões, demonstre interesse nas experiências dos outros alunos, enfim, faça novos e valiosos contatos. Especialmente para quem busca por novas oportunidades em áreas diferentes, esse é o caminho mais fácil para abrir portas em outras empresas.

Seja fazendo uma indicação para que você participe de um processo seletivo, seja aconselhando você na busca pela melhor opção. Nada melhor que o suporte de outros profissionais que também estão em busca do aperfeiçoamento, não é mesmo?

Tenha paciência

Ao fazer uma pós-graduação ou especialização, os benefícios não aparecem de uma hora para outra. Ter paciência é vital nesse momento, já que as mudanças geralmente não são tão rápidas. Além disso, uma simples adição de uma experiência ao seu currículo não vai, sozinha, abrir portas e gerar mais valorização — é preciso colocar em prática o que foi aprendido no curso.

Por isso, não crie expectativas de que tudo vai mudar a partir do momento da conclusão da sua pós-graduação. É necessário tempo para encontrar as melhores oportunidades e, muitas vezes, elas surgem quando você menos espera.

Descubra as vantagens de uma pós-graduação

Quer entender quais são as vantagens de realizar uma pós-graduação? Preparamos um infográfico para que você não tenha dúvidas sobre como esse caminho pode ser um diferencial importante para o seu futuro profissional. Confira!

o que é pós-graduação

Entender o que é pós-graduação é apenas o primeiro passo para uma mudança significativa dentro da sua carreira profissional. É um divisor de águas que pode abrir uma série de oportunidades no mercado, seja dentro da sua empresa, seja em outra área de atuação. É a especialização que vai permitir que você se torne um profissional reconhecido e valorizado.

Agora que você já sabe o que é uma pós-graduação e como essa especialização pode ser importante para o seu desenvolvimento profissional, que tal entender se a opção de curso é, de fato, a ideal para você? Então, confira o nosso guia da carreira e entenda mais sobre como o seu perfil se encaixa melhor em cada área!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.