Como procurar emprego pela internet? Confira 7 dicas

Quase toda procura de emprego pode ser feita online. Com apenas alguns cliques, você consegue acessar milhões de oportunidades em todo o mundo. Porém, mesmo com todas as facilidades do mundo online, não basta se candidatar a algumas vagas e esperar. Para ajudar, reunimos neste post 6 dicas de como procurar emprego pela internet sem errar!

Sem saber de alguns truques ou desenvolver um pouco de astúcia, será difícil aproveitar todo o potencial que a internet tem a oferecer a quem busca um trabalho. Mas, caso vá nos lugares certos, você pode conseguir um emprego que tem tudo a ver com seu perfil em muito menos tempo.

Quer ver só? Continue a leitura e confira os 7 passos para buscar o trabalho perfeito na internet!

1. Monte um currículo campeão

Como parte do processo de busca de emprego, você precisa estar preparado para criar um bom currículo e enviá-lo pelos canais apropriados dos empregadores com vagas abertas. Dependendo de quais empregos deseja, isso pode significar enviar o documento por e-mail ou fazer upload para uma pesquisa de emprego ou site da empresa.

Certifique-se de obter uma versão do currículo que você criou online. Assim, você terá o documento no computador, que poderá usar e editar mesmo quando não estiver com ele em papel. Em seguida, pode enviar por e-mail e compartilhá-lo com empregadores e contatos da rede a qualquer momento.

2. Cadastre-se em sites de vagas

Existem plataformas que conectam empregadores a candidatos. As empresas de recrutamento e gestores de Recursos Humanos usam esses sites para ampliar o alcance dos esforços de contratação, a fim de atrair um grupo maior de candidatos altamente qualificados para as vagas abertas.

Para o profissional, esses sites sugerem oportunidades de emprego de acordo com as informações do perfil. Mas a maior vantagem de fazer o cadastro nos sites para procurar emprego é que o processo é gratuito. Isso significa que você não precisa pagar para divulgar seu currículo para centenas (ou milhares) de recrutadores por meio das plataformas.

A maioria delas pede que o candidato preencha uma ficha com detalhes sobre experiências de trabalho, formação educacional (graduação e pós-graduação, por exemplo), proficiência em idiomas estrangeiros e informações pessoais.

No Brasil, alguns dos sites de emprego gratuitos mais populares são Gupy, CIEE, LinkedIn, Catho, Empregos.com.br e Trabalha Brasil.

3. Tenha um bom perfil no LinkedIn

Mesmo se ficar longe de todas as outras redes sociais, pelo menos precisará de um perfil no LinkedIn para encontrar vagas de emprego na internet. Essa é a rede mais útil para mostrar as próprias habilidades, o nível de formação profissional e as experiências de trabalho para potenciais empregadores.

Certifique-se de que o perfil seja informativo, organizado e mostre seu lado profissional da maneira mais atraente (e contratável) possível. Aqui estão algumas dicas de como montar um perfil interessante no LinkedIn:

  • a coisa mais simples que se pode fazer é “colocar um rosto em seu nome”, ou seja, adicionar uma foto de perfil do LinkedIn;
  • o resumo na plataforma oferece a oportunidade perfeita para contar sua história. Não se concentre apenas em experiências anteriores, mas sim no que faz bem e no que pode trazer para um possível empregador;
  • ao criar ou resumo e outras seções do perfil do LinkedIn, não se esqueça de incluir palavras-chave relevantes.

Tenha em mente que esse é o perfil que os recrutadores examinarão para decidir se você tem o currículo perfeito para uma vaga de trabalho. Então, capriche e faça melhor do que recortar e colar uma descrição no perfil do LinkedIn.

4. Publique artigos

Para aumentar a credibilidade e a visibilidade do perfil, você pode construir a reputação de um especialista reconhecido na área de trabalho em que atua. Uma das melhores maneiras de conseguir isso é se tornar um autor, publicando com frequência.

Os blogs dão a oportunidade de profissionais publicarem artigos de opinião sobre dúvidas, tendências e novidades da área. No entanto, também existe a opção de usar as redes sociais, principalmente o LinkedIn, para construir uma reputação como especialista.

Se tem uma formação em curso superior, já tem uma bagagem de informações técnicas que podem virar assuntos para artigos de opinião. Caso tenha alguma experiência de trabalho, também pode usá-la para tornar os textos mais interessantes.

5. Use o Google For Jobs

Com o objetivo de tornar a busca de emprego mais fácil, o Google For Jobs é um recurso de pesquisa aprimorado que agrega listas de anúncios de empregos e sites de carreiras, e os exibe com destaque na pesquisa normal do Google.

Para encontrar trabalho usando o Google For Jobs, você só precisa fazer uma pesquisa na plataforma usando palavras-chave relacionadas com a vaga. O mecanismo de busca coleta, organiza e exibe listas de empregos de vários sites e páginas de carreiras sem qualquer esforço adicional.

Os candidatos podem visualizar as vagas em aberto com uma rápida pesquisa no Google. Os empregadores expandem o alcance dos anúncios para um público maior. Gostou? Abra o Google e pesquise empregos que pagam bem nos resultados de busca.

6. Aprenda novas habilidades

A internet oferece acesso sem precedentes a cursos e outros materiais que podem aprimorar seu currículo. Aproveite para desenvolver soft e hard skills relevantes, tornando-se um ativo mais valioso para possíveis empregadores.

Uma boa dica é buscar empresas de sucesso que criam setores de “Universidade” para ensinar as habilidades e atitudes que as fizeram crescer. Na maioria dos casos, são oferecidos materiais gratuitos e cursos online com direito à certificação no final.

Legal, não é? O certificado de uma empresa renomada tornará seu currículo mais atraente para recrutadores que estão em busca de talentos. Então, pesquise as empresas mais conhecidas do setor do mercado de trabalho e descubra se elas oferecem certificações.

Se tiver interesse em uma formação profissional mais longa, há a possibilidade de fazer uma graduação ou pós-graduação EAD (Ensino a Distância). É outra maneira de aprimorar seu currículo e conquistar novas habilidades sem sair de casa.

7. Pesquise a média salarial para uma profissão

O que você vai responder na entrevista de emprego quando a recrutadora perguntar sobre a expectativa de salário? Se ainda não tem uma resposta razoável, chegou a hora de pesquisar a média salarial para as profissões que você tem interesse.

A boa notícia é que vários sites fornecem informações sobre salários. A plataforma Salário, por exemplo, fornece uma base de informações sobre as remunerações para o mesmo cargo conforme a região do país ou nível de experiência do profissional.

Enfim, as dicas deste post fornecem uma boa ideia sobre como procurar emprego pela internet e encontrar as oportunidades que você tanto merece. Então, veja o que ainda falta para construir uma presença digital forte e boa sorte!

Está em busca da primeira experiência de trabalho? Saiba tudo sobre como ser um trainee!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.