Como fazer um podcast? O passo a passo completo
Conteúdos
- 1 Como surgiu o formato podcast?
- 2 Quais são os formatos de podcast?
- 3 Como fazer um podcast passo a passo?
- 4 Como o podcast pode auxiliar na carreira profissional?
Como fazer um podcast é uma dúvida frequente entre aqueles que consomem esse tipo de conteúdo, mas que gostariam de estar do outro lado do microfone. Apesar de ser algo que não aprendemos nas universidades tradicionais, é um conhecimento que pode ser de grande valia para o desenvolvimento do aluno e do profissional.
O podcast se popularizou porque é um programa similar aos de rádio, mas que pode ser ouvido pela internet, a qualquer hora e em qualquer lugar. Segundo o Spotfy, há mais de 1,8 milhão de podcasts no mundo. O Brasil é um dos maiores consumidores desse tipo de conteúdo, com 30 milhões de ouvintes.
Criar o seu próprio programa ajuda a aumentar as conexões profissionais, permite ampliar seu repertório e conhecimentos, além de colocar seu nome em evidência. Por isso, é uma boa oportunidade de crescimento na carreira.
Por conta desse contexto, elaboramos este conteúdo com um passo a passo mostrando como fazer um podcast sozinho para você também viver essa experiência. Confira!
Como surgiu o formato podcast?
A palavra podcast é a junção do termo iPod (aparelho de reprodução de áudio da Apple) com broadcast (palavra em inglês que significa “transmissão”). Ou seja, ele é um arquivo de áudio, similar ao rádio, mas que pode ser reproduzido a qualquer momento.
Existem algumas divergências em relação ao modo como o podcast realmente surgiu. Por isso, há várias pessoas que reivindicam a criação desse modelo de conteúdo. Mas a maneira como conhecemos essa tecnologia hoje é mérito da dupla Adam Curry e Dave Winer, considerados os padrinhos do podcast.
Adam foi um famoso VJ da MTV americana nos anos 1980, mas ele queria que esse sucesso fosse reproduzido na internet também. Assim, fez uma parceria com Dave, que, entre outras criações, foi o responsável pelo desenvolvimento do pacote de rádio online Userland.
Dessa parceria, surgiu o primeiro agregador de podcast, chamado AppleScript, em 2004. O projeto foi se aperfeiçoando com o tempo. Dave otimizou a programação e conseguiu diferenciar o podcast de formatos como blogs, vlogs e audioblogs.
A tecnologia foi ganhando cada vez mais adeptos e os podcasts começaram a ficar centralizados em plataformas como The Podcast Network e Tech Podcast. Aqui no Brasil, o primeiro programa lançado foi o Digital Minds, em 2004, comandado por Danilo Medeiros, que falava sobre tecnologia.
Os serviços de streaming como Apple Music e Spotify contribuíram para a popularização definitiva do podcast no Brasil. Com eles, o acesso se tornou ainda mais fácil e com um alcance muito maior, além de ampliar o leque para outras pessoas criarem seus programas.
Quais são os formatos de podcast?
Antes de lançar um programa, é importante se lembrar de que existem vários estilos diferentes. Afinal, assim como na rádio, eles são desenvolvidos com diversos objetivos, até mesmo podcasts para estudar. Veja a seguir os principais tipos hoje em dia.
Bate-papo
É o formato em que duas ou mais pessoas conversam sobre um assunto, reunindo vários pontos de vista sobre o tema. Pode ser composto por mais de um apresentador e convidados diversos.
Entrevista
Aqui, temos um conteúdo desenvolvido com o intuito de entrevistar um convidado. Diferentemente do bate-papo, onde todos demonstram suas opiniões, a entrevista tem como foco descobrir a opinião do entrevistado sobre determinado tema.
Monólogo
É o formato ideal para quem deseja aprender como fazer um podcast sozinho. Nesse tipo, o indivíduo por si só conta uma história ou aborda determinado tema. A principal abordagem desse estilo é falar diretamente com o ouvinte, sendo que o conteúdo pode ser informativo ou de entretenimento.
Como fazer um podcast passo a passo?
Um erro que muitos cometem é acreditar que, para iniciar um programa, é necessário investimento altíssimo em equipamentos e divulgações. Afinal, sempre vemos grandes produções que recebem altos patrocínios e trazem bons resultados para seus produtores. Porém, o que é preciso ter em mente é que o que mais importa para o ouvinte é o conteúdo.
O fato é que, com um microfone, um software de edição de áudio e uma hospedagem, você pode dar o primeiro passo para um podcast de sucesso. Isso porque o que garantirá o sucesso não será o equipamento, e sim a qualidade de conteúdo e a dedicação ao projeto.
Com isso, tenha em mente que não é porque você não tem o equipamento mais caro ou uma super produção que deve desistir do programa. Lembre-se: se for esperar ter tudo para ficar perfeito, jamais conseguirá tirar o projeto do papel.
Segundo dados recentes do Podcaster Cares Survey, as pessoas começam novos podcasts todos os dias, sendo que a grande parte (38,4%) é como hobby, mas ainda podem ser como marca pessoal (21%), como estratégia de negócio (19,7%), etc.
Sendo assim, você não precisa se preocupar, em um primeiro momento, em criar um programa com uma grande estrutura e profissional. Primeiro, procure aprender como fazer um podcast, para que possa colocar o programa no ar. Com o tempo, aprimore os seus equipamentos e a técnica empregada.
Como prometido, veja nos tópicos a seguir como fazer um podcast passo a passo, inclusive criando um roteiro que vai garantir um conteúdo interessante e atrativo para os seus ouvintes!
1. Faça um bom planejamento
Essa primeira etapa é uma peça-chave em qualquer projeto, afinal, é por meio dela que você vai definir os objetivos, o que será feito para alcançá-los, as metas, desafios, etc. Uma boa ideia é sempre pensar no melhor e no pior cenário, afinal, independentemente do resultado, saberá quais serão os próximos passos.
Ao fazer um podcast, não dá simplesmente para pular para a fase de gravação. É importante pensar no nicho, nos principais temas a serem abordados, em qual será a linguagem utilizada com o público, o que as pessoas gostam de ouvir e como se posicionar.
É importante definir esses pontos, pois eles serão os responsáveis por ajudar a seguir no caminho certo. Inclusive, como dito, é na fase de planejamento que você vai estabelecer por que está criando o programa.
A intenção é associar o podcast ao curso da faculdade? Você pretende compartilhar conhecimentos com as pessoas? Quer se firmar como um grande profissional da área? Tem a intenção de manter contato com outros especialistas? Ou o objetivo é hobby e entretenimento?
Esse é o momento de dar identidade para o seu programa e de pensar nos detalhes, para que ele possa ir ao ar. Veja, a seguir, cada aspecto que deve ser considerado nesse momento inicial.
Público-alvo
Assim como no marketing, identificar as pessoas com quem se deseja falar vai definir toda a forma de comunicação, do vocabulário ao tom de voz e linguagem. Se você vai desenvolver um podcast de caráter jornalístico, por exemplo, é mais provável que seja formal, enquanto no PodFormar, da Anhembi, usamos uma linguagem informal, simples e cotidiana, para combinar com os ouvintes.
Saiba que é importante fazer a pesquisa demográfica de audiência e saber a faixa etária, os hábitos e as rotinas das pessoas. Esses são fatores importantes para o sucesso do podcast, pois mostram o perfil da audiência do programa.
Concorrência
Independentemente do nicho de atuação, é importante estudar a concorrência, afinal, você quer se destacar e os concorrentes também. Então, antes de tudo, escolha os principais players do mercado, aqueles que você acha que são realmente bons e que geram resultados.
Agora, analise individualmente cada um deles para descobrir o que os torna tão diferenciados. Verifique o tipo de conteúdo, a linguagem utilizada, o cronograma de postagens, as pautas, enfim, tudo o que eles fazem. Em seguida, anote essas informações.
Depois disso, faça uma nova análise, mas agora para ver os pontos negativos. Registre o que eles fazem que poderia ser melhorado, em quais aspectos deixam a desejar, se realmente entregam o que prometem e tudo mais que pode prejudicar a reputação e a qualidade do programa.
Agora, pegue essas anotações e veja o que de positivo pode ser aplicado no seu projeto, assim como tudo aquilo que é negativo e que não deve ser replicado. Vale lembrar que nem tudo que é bom em outros podcasts será possível utilizar no seu, afinal, tratam-se de projetos diferentes.
A intenção de analisar a concorrência não é fazer o mesmo que ela faz, mas sim ter uma base para você entender a dinâmica de funcionamento dos programas. Com isso, poderá planejar o projeto com maiores chances de sucesso. O objetivo é ter um caminho para seguir.
Personalidade
Mesmo que existam outros podcasts como referência, não se esqueça de que é preciso desenvolver uma identidade própria. Ou seja, não se deve criar um programa que faça com que os ouvintes acreditem ser uma cópia de outro, e sim algo autêntico.
Observe o que os players não têm e que você poderia colocar em seu projeto. Desenvolva algo criativo e coloque em prática. Também não se esqueça de que as pessoas analisam, comparam e julgam. Portanto, não tente ser quem você não é. Mantenha-se fiel à sua própria personalidade para desenvolver a identidade do podcast.
Temas
Essa é uma escolha bastante delicada, já que o tema do podcast deve ser algo que você goste de abordar. Então, quando tiver dúvidas sobre as pautas que trará em seu podcast, pense nas etapas do planejamento e no objetivo que deseja alcançar.
Para complementar, identifique assuntos de acordo com o engajamento do seu público-alvo. Você pode pesquisar palavras-chave e descobrir tendências relacionadas ao seu conteúdo de áudio para abordar assuntos relevantes no momento ou de interesse das pessoas.
Frequência
É importante manter constância no conteúdo. Não tem como fazer um podcast de sucesso se as postagens forem irregulares ou acontecerem em períodos muito espaçados. O ideal é estabelecer um cronograma e escolher dias fixos para as publicações.
Também vale organizar os episódios em temporadas. Essas duas estratégias ajudam o público a se manter fiel ao seu programa, tendo uma previsão de quando os novos conteúdos vão entrar no ar.
2. Crie um roteiro cativante
Agora é a hora de exercer a criatividade. Esse é o momento em que cada episódio deve ser destrinchado, a partir da definição do que vai acontecer neles. O roteiro é essencial para você não se perder no assunto, mas não deve ser visto como algo limitante. A fluidez e a naturalidade são diferenciais importantes em um podcast.
Uma das dúvidas sobre como fazer um podcast é justamente de onde os apresentadores tiram as ideias para criar o conteúdo. Muita gente acredita que se trata de um improviso, mas, na verdade, existe todo um planejamento daquilo que será trabalhado ao longo de cada episódio.
Não importa se você está buscando informações sobre como fazer um podcast no Spotify, no Wecast, no Simplecast ou em qualquer outra plataforma paga ou gratuita. O princípio é sempre o mesmo: estabelecer um roteiro para manter a organização das ideias e do conteúdo.
Algumas pessoas têm facilidade para improvisar, mas as chances de cometer erros ou de as informações ficarem vazias são muito grandes. Mesmo quando se trata de entretenimento ou de temas que você domina, é importante pensar antes naquilo que precisa ser dito para que haja coerência no conteúdo transmitido, e para que você não acabe perdendo o foco.
Uma estratégia que pode funcionar muito bem é aprender como fazer um podcast escrito. Ou seja, colocar no papel o seu roteiro para que depois ele seja transformado em um episódio de áudio. Para essa ideia funcionar, você pode elaborar o texto como se fosse um trabalho para faculdade ou então um projeto.
Dessa forma, as informações ficarão organizadas e complementarão umas às outras, além, é claro, de transmitirem exatamente aquilo que você deseja em cada episódio. Sem falar que elaborar o roteiro ainda ajuda a amarrar os temas, em especial se você trabalhar com temporadas.
Parece complicado, mas não é. A seguir, deixamos algumas dicas sobre como fazer um podcast escrito, para que você consiga criar um roteiro criativo, interessante e que vai manter a atenção dos ouvintes.
Registre o roteiro
Antes de tudo, você precisa determinar a forma como vai fazer o registro do roteiro do seu podcast. Vale usar até mesmo papel e caneta. O mais importante é que você tenha esse passo a passo por escrito para facilitar a visualização e ajudar na hora de organizar as ideias e o raciocínio para colocar o episódio no ar.
Determine o tempo do episódio
A quantidade de informações que você vai transmitir para os ouvintes depende muito de quanto tempo pretende reservar para cada um dos programas. Ou seja, qual será a duração dos episódios do podcast?
Essa é uma decisão fundamental para que você consiga abordar tópicos em uma quantidade suficiente para preencher esse tempo e também para estabelecer a profundidade com a qual vai abordar os assuntos escolhidos.
Escolha o assunto
Depois de escolher o nicho do seu podcast, faça uma lista com todos os assuntos que podem ser abordados nos episódios. Não se trata de um calendário editorial, e sim de ideias que serão, depois, selecionadas e aprimoradas para desenvolver os programas.
Não tem como fazer um podcast sem antes escolher um assunto interessante para dar início ao roteiro. Cada episódio deve ter um objetivo, ou seja, algo que motive aquele programa estar no ar. Então, pense no que será abordado.
Elabore tópicos
Lembra que explicamos que é muito fácil se perder na hora de gravar um episódio de podcast? Isso acontece porque as ideias vêm surgindo e acabamos fugindo ao tema central, o que pode não agradar a audiência.
A estratégia para isso não acontecer é elaborar os tópicos que serão tratados. Se pegarmos um tema e pensarmos sobre ele, veremos que existem muitas informações que podem ser abordadas, mas não dá tempo de falar sobre tudo. Então, precisamos definir aquilo que é mais importante no momento.
Para ficar mais fácil entender, digamos que você queira falar sobre plano de carreira. Nesse tema, podemos explicar o que é o plano de carreira, seus objetivos, como estabelecê-los, o que não deve ser feito e quais são as dicas para fazer o planejamento. Perceba que já temos diversos tópicos para trabalhar dentro de um episódio de podcast.
Organize os blocos
Os episódios desse tipo de programa geralmente são organizados em uma estrutura que divide o tempo em blocos. Ela costuma ser estabelecida da seguinte forma:
- introdução;
- vinheta;
- tópico 1;
- tópico 2;
- tópico 3 etc.;
- considerações finais;
- encerramento;
- vinheta final.
Essa é apenas uma ideia de como você pode organizar os blocos do seu podcast. Fazendo dessa forma, fica mais fácil distribuir os tópicos do roteiro para que cada informação dentro do assunto escolhido seja abordada no momento ideal, mantendo uma lógica do conteúdo transmitido para o ouvinte.
Vale ressaltar que dentro dos tópicos dessa estrutura você pode trazer um pequeno roteiro também. Ele vai abordar o assunto principal, o de apoio (como dados), apresentar exemplos ou casos, além da conclusão.
3. Organize a pré-produção
Agora chegou a hora de pensar nos detalhes para colocar o episódio no ar. Essa fase é essencial para a definição e alinhamento de toda e estrutura do podcast. Confira o que precisa ser pensado.
Identidade sonora
Ela diz respeito às trilhas ou efeitos de som que serão utilizados. É algo que será visto como sua marca, uma forma de fazer com que o ouvinte reconheça seu podcast sem a necessidade de uma apresentação. Então, pense em músicas que traduzam o que o seu programa é.
Hospedagem
Aqui, trata-se do local em que você vai disponibilizar os episódios para os ouvintes. Existem diversas plataformas que oferecem ótimos serviços, gratuitos e pagos. Faça uma pesquisa sobre as melhores, analise cada uma das opções e veja qual se encaixa melhor ao seu projeto.
Convidados
Se você não pretende criar um podcast do tipo monólogo, então, precisará pensar em quem vai participar dos episódios. Isso vai depender do tipo de conteúdo que será transmitido para o público e dos assuntos que estão sendo abordados.
Vale convidar colegas da faculdade, professores, freelancers ou outros especialistas e profissionais em alta, como social media. Procure sempre fazer um link com o tema que está sendo abordado. Não se esqueça de criar uma agenda determinando as datas e os horários para cada entrevista ou bate-papo.
4. Comece a gravação
Depois de tudo isso, chegou finalmente o quarto passo de como fazer um podcast: a gravação. Agora você vai colocar em prática tudo que foi visto até aqui.
Entre os equipamentos e recursos fundamentais para gravar um podcast estão:
- headsets;
- microfone;
- computador com o software que fará a gravação do áudio;
- local bem isolado acusticamente e com a menor quantidade de ruído possível.
Veja algumas dicas para fazer uma ótima gravação remota:
- ambiente de gravação — é recomendado um local silencioso, com acústica equilibrada e conexão de internet estável;
- microfone — escolha um microfone ou headset com uma boa qualidade de captação (as vozes são protagonistas nos podcasts).
- fones de ouvido — essencial para evitar vazamentos e conseguir ouvir com detalhes.
5. Faça a edição
Esse passo pode ser considerado um dos mais complicados e desperta bastante dúvida sobre como fazer um podcast sozinho. No entanto, com diversos tutoriais e programas da internet, fica bem mais fácil cumprir essa tarefa.
Você deve selecionar os momentos perfeitos para seu podcast, desenvolver a vinheta, estabilizar o som, diminuir os ruídos e criar uma narrativa sonoplástica. Não se esqueça que deve ter sempre o backup original da gravação para não ficar na mão caso aconteça alguma coisa errada durante a edição.
6. Publique o episódio
Lembre-se de que o podcast é formado por um Feed RSS. Ele é um arquivo especial que contém informações básicas do programa e o áudio. Para publicar, o modo mais fácil é encontrar um local para fazer a hospedagem. Um dos mais conhecidos é o Archor, comprado pelo Spotify. Hoje, é a maior biblioteca de podcasts da internet.
Como o podcast pode auxiliar na carreira profissional?
Embarcar nesse projeto pode trazer diversos benefícios não só para quem ouve, mas também para quem produz, no sentido profissional. Isso porque, na fase de preparação, o podcaster pode trabalhar a capacidade de pesquisa e análise, por meio do estudo e construção do conteúdo, além da estruturação de raciocínio de forma clara e direta.
Em segunda instância, entrevistando ou gravando, o profissional acaba elaborando sua oralidade — maneira de se expressar e adaptar a fala de acordo com diferentes públicos e temas. Assim, otimiza sua comunicação e amplia o vocabulário.
Já quando se trata da interação com os convidados, produzir um podcast pode ajudar no fortalecimento de senso crítico e análise das respostas. Isso também favorece o raciocínio ao encontrar novos temas e elaborar questionamentos em tempo real.
Saber como fazer um podcast é ótimo para obter resultados pessoais, profissionais e até criar uma marca. A dica para quem está ingressando na área é consumir referências, se atualizar com as tendências e sempre ter disposição para continuar estudando, tanto a parte conceitual quanto sobre colocar a mão na massa.
Conseguiu aprender como fazer um podcast na prática? Agora, é só seguir esse passo a passo para colocar o programa no ar e ganhar a audiência. Vale lembrar que não é algo fácil, que acontece de uma hora para outra. Geralmente, é necessário muita dedicação, porém, com determinação, você alcançará ótimos resultados!
Para criar um podcast incrível, você precisará agregar conhecimento. Então, aproveite para conferir neste material como criar uma rotina de estudos de sucesso para se organizar melhor.