Biomedicina EAD

Biomedicina EAD: 7 vantagens dessa modalidade

O curso de Biomedicina EAD abre portas para um mercado promissor. Os profissionais da área podem atuar em laboratórios de análises clínicas, no desenvolvimento de medicamentos e vacinas e na ampliação de mecanismos para aprimorar diagnósticos e tratamentos. 

Se você quer entrar nesse ramo das Ciências da Saúde, a ótima notícia é que o curso a distância tem tanta qualidade quanto o presencial, além de oferecer muitas outras vantagens ao estudante.

O ensino digital favorece, por exemplo, o desenvolvimento de habilidades e competências muito valorizadas no mercado de trabalho. Uma delas é a autonomia, já que o progresso do aluno depende, antes de mais nada, de sua própria organização e disciplina.

Ficou interessado em realizar um curso de Biomedicina EAD? Então, veja 7 grandes vantagens dessa qualificação!

1. Familiaridade com a tecnologia

É impossível falar da Biomedicina sem pensar em recursos tecnológicos. A área é totalmente impulsionada por inovações. E uma das possibilidades de atuação de um biomédico é como gestor de tecnologias em saúde. Desse modo, a familiaridade com ferramentas digitais é um pré-requisito para a área.

A modalidade de ensino a distância contribui com isso. O curso é repleto de ferramentas e instrumentos educacionais dos mais modernos, como a realidade aumentada e as simulações 3D. Esse contato ajuda a inserir o aluno no universo das inovações tecnológicas durante o processo de formação.

2. Metodologias ativas

“Autonomia” é a palavra-chave para o progresso do estudante no ensino digital. Isso se dá pelo próprio protagonismo do aluno na gestão da rotina de estudos e pela preferência por metodologias ativas, que combinam bastante com o ambiente digital.

Alguns exemplos são conteúdos imersivos, debates online em fóruns, simulações e estudos de caso. Essas metodologias favorecem significativamente o aprendizado dos alunos, além de tornar o processo formativo mais interativo e dinâmico.

3. Economia de recursos

Como o meio digital possibilita a criação de turmas maiores, há uma redução de custos com a manutenção de espaços físicos. Logo, é obtida uma economia financeira que é repassada aos alunos. O resultado disso é que as mensalidades dos cursos EAD costumam ser mais baixas do que as dos presenciais.

Como a qualidade da formação é equivalente, podemos dizer que essa modalidade de ensino tem um ótimo custo-benefício. Isso, sem contar a economia com transporte e alimentação fora de casa, que também é bastante significante.

Mas não estamos falando apenas de dinheiro: a graduação a distância também é sinônimo de economia de tempo. Afinal, se o aluno não precisa se deslocar todos os dias até a unidade presencial, ganha preciosas horas no dia, que podem ser utilizadas para o próprio estudo ou outros afazeres. 

4. Flexibilidade e comodidade

No ensino a distância, as atividades avaliativas têm prazo para serem realizadas e os conteúdos são liberados no ambiente virtual conforme o calendário acadêmico. No entanto, na maior parte das vezes, as tarefas não precisam ser acessadas em um horário pré-definido, como acontece no ensino presencial.

Já nos casos de aulas ou atividades síncronas, normalmente é permitido assistir às gravações e realizar as atividades posteriormente. Embora, nessas situações, não seja possível sanar dúvidas em tempo real com os professores, os alunos podem fazê-lo por outros meios, conforme combinação prévia com os docentes.

Sendo assim, o aluno tem muito mais flexibilidade e comodidade na organização da rotina de estudos. Então, fica mais fácil encaixar a formação na rotina, mesmo quando é preciso conciliar os estudos com trabalho e/ou família.

5. Maior acessibilidade

O curso de Biomedicina EAD é um grande aliado da inclusão. Isso acontece por dois motivos: em primeiro lugar, as tecnologias educacionais favorecem o acesso de pessoas portadoras de deficiência, por exemplo as que apresentam condições que dificultam a mobilidade.

O segundo motivo é que esse curso pode incluir recursos de apoio em todos os materiais e conteúdos. Entre eles, narrações descritivas e gravações de áudio, para quem tem deficiência visual, e interpretação de linguagens de sinais, para aqueles com deficiência auditiva.

Outra vantagem que o ensino digital proporciona é o acesso de um público muito maior ao ensino superior quando comparado ao ensino presencial. Por exemplo, mães e pais que não têm como se deslocar até a universidade, por não terem com quem deixar os filhos pequenos, e pessoas com jornadas de trabalho em turnos.

6. Alinhamento com o mercado de trabalho

Tanto no curso de Biomedicina EAD, quanto em outros bacharelados ou tecnólogos na área da saúde, é fundamental analisar se currículo do curso está alinhado às demandas de mercado. Afinal, essa é uma área que está intimamente ligada às inovações e com uma produção científica acentuada, que leva a importantes avanços tecnológicos.

Esse é um ponto em que o ensino digital também se destaca, já que o dinamismo do meio virtual facilita e incentiva essa constante atualização.

7. Credibilidade e reconhecimento 

Por fim, ao fazer um curso de Biomedicina EAD reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), você pode ter total tranquilidade em relação à credibilidade do diploma, pois ele é equivalente ao de graduações presenciais. Portanto, não tenha medo! A formação é igualmente reconhecida no mercado de trabalho.

Para verificar se a instituição de ensino é devidamente reconhecida pelo MEC, basta realizar uma consulta no portal e-MEC. Veja o passo a passo:

  • clique em “Consulta Avançada”;
  • escreva o nome ou a sigla da universidade no campo correspondente;
  • preencha o código de verificação;
  • clique em “Pesquisar”.

Nos resultados, é possível conferir a situação da universidade e também verificar as notas nos indicadores de qualidade do órgão, informações essas bastante úteis no momento de decidir pela universidade ideal para estudar.

A Anhembi Morumbi, por exemplo, tem nota 4 no Conceito Institucional para o Ensino Digital (CI-EAD) e no Índice Geral de Cursos (IGC). Isso significa que somos referência na qualidade da graduação digital, sabia? Isso mesmo: os resultados 4-5 são os mais altos, considerados excelentes pelo MEC.

Além disso, outros diferenciais da Anhembi são:

  • mais de 50 anos de experiência na educação superior;
  • cursos totalmente alinhados com as tendências do mercado, para uma formação inovadora e atual;
  • polos de apoio presencial espalhados por todo o Brasil;
  • infraestrutura completa em todas as unidades, com salas de aula equipadas, laboratórios e bibliotecas;
  • um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) intuitivo e repleto de recursos interativos;
  • professores com alta titulação e experiência;
  • qualidade pedagógica do Ecossistema Ânima, um dos mais relevantes grupos educacionais do Brasil.

Tudo isso sem contar as variadas formas de ingresso e as possibilidades de bolsas e descontos!

Agora que você conhece as 7 principais vantagens do curso de Biomedicina EAD, viu que essa modalidade de ensino é uma ótima pedida, não é? Com essa graduação, você desenvolve importantes habilidades, tem mais flexibilidade na rotina e se prepara para um mercado cheio de oportunidades, ainda mais se contar com uma formação de excelência na Anhembi Morumbi!

Então, inscreva-se já no curso de Biomedicina EAD e aproveite essas vantagens!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.