Administração: saiba tudo sobre o curso e profissão

Administração: saiba tudo sobre o curso e profissão

Escolher qual carreira seguir é uma das decisões mais impactantes que um jovem adulto deve tomar. Afinal, compatibilizar interesses, habilidades e perspectivas de futuro torna esse um momento desafiador. Uma forma de facilitá-lo é contar com informações sobre as possíveis escolhas. Se Administração é uma delas, este conteúdo é para você.

Nele serão abordados aspectos acerca da vida profissional, do mercado de trabalho e da formação nessa área. Ou seja, forneceremos um panorama geral de como é vivenciar a jornada de um administrador. Mais que isso, levantamos as principais questões que precisam ser consideradas para que não restem dúvidas.

Topa vir com a gente nessa? Então, siga a leitura e tome uma decisão bem-informada!

O que é Administração?

Trata-se de uma Ciência Social Aplicada, que une aspectos de Exatas e de Humanas. Nesse contexto, é uma área do conhecimento bastante prática, que se volta a buscar a máxima eficácia e eficiência dos negócios em prol de atingir os objetivos organizacionais.

Dessa forma, exige do profissional habilitado gerenciar questões interpessoais, materiais, tecnológicos, financeiras e, até mesmo, o tempo. Basicamente, a Administração possui quatro funções principais: 

  • planejar as atividades que serão realizadas e quais recursos usados;
  • organizar o andamento dessas ações e a distribuição dos meios;
  • direcionar o que está envolvido e o fluxo de trabalho;
  • controlar o progresso dos processos definidos.

No entanto, tais responsabilidades se desdobram em outras atribuições. Entre elas estão: lidar com pessoas, monitorar dados, responder à mudanças, antecipar cenários, estabelecer métodos, liderar equipes, acompanhar a execução das tarefas, providenciar insumos, etc.

O que faz um administrador?

O profissional formado e habilitado em Administração é responsável por aplicar na prática técnicas gerenciais para atingir os resultados estabelecidos para o projeto ou empresa dentro de determinado período.

Ou seja, o administrador é quem realiza as funções de planejamento, controle, organização e direcionamento em empreendimentos diversos. No entanto, o foco da rotina de cada um depende do nível em que está na corporação. 

Por exemplo, atuar no estratégico, como presidentes ou diretores fazem, gira em torno de estabelecer objetivos macro, políticas empresariais e demais definições que abrangem o todo do negócio.

No tático, ficam gerentes e coordenadores que precisam elaborar diretrizes de trabalho ou gerenciar orçamentos. Esse patamar é o meio-termo entre a alta gestão e o chamado “chão de fábrica”.

Por fim, temos o operacional, em que atuam líderes de setor ou de equipes. Esses cargos têm o papel de administrar as questões cotidianas, recursos e colaboradores diretamente, garantindo a execução das tarefas.

Ainda há aqueles profissionais administrativos em carreiras de staff ou apoio. Nesse segmento, entram os analistas cujas responsabilidades estão ligadas a processos avaliativos que contribuem em aspectos da qualidade ou mercadológicos.

Quais são os campos de atuação ligados à Administração?

Outro fator que impacta o dia a dia de um administrador são as áreas em que a profissão pode ser exercida. Nesse sentido, é possível categorizá-las de algumas formas. Desde o segmento do negócio, setor em que está alocado, ramo da empresa ou tipo de organização, por exemplo.

Apesar disso, vale destacar que as atividades cotidianas do profissional de Administração seguem sendo as mesmas, mas o foco muda de acordo com tais elementos. Entenda melhor cada caso!

Ramo da empresa

Trata-se de uma forma de categorizar a área de atuação em que a divisão pode ser estabelecida em:

  • comércio onde a gestão presta tanto apoio a atividade central, que é vender, quanto realiza o controle direto sobre ela;
  • prestação de serviços em que o profissional gerencia a parte administrativa ou fornece soluções administrativas como produto. Nesse último caso, estão as consultorias em Administração;
  • indústrias em que o administrador está presente em todos os níveis hierárquicos, realizando diversas funções.

Tipos de organização

Nessa categoria, as atividades do administrador ficam sujeitas ao formato jurídico do estabelecimento, precisando lidar com regras e objetivos distintos. Ainda assim, a prática é semelhante, sendo adaptada a esses aspectos. Portanto, a divisão ocorre em:

  • públicas, incluindo órgãos governamentais, autarquias, etc.;
  • privadas de todos os portes;
  • próprias individuais ou societárias;
  • sem fins lucrativos como ONGs, fundações e outras variações;
  • cooperativas e associações.

Segmento do negócio ou do setor em que está alocado

Dentro das organizações, o profissional de Administração pode atuar em diversos departamentos. Da mesma forma, ao ser prestador de serviço, é comum se direcionar a esses campos. Confira um a um a seguir!

Recursos Humanos

Gerenciar pessoas é considerado o maior desafio que os administradores enfrentam. Afinal, os colaboradores da organização têm vivências e características diferentes que precisam ser postas juntas de maneira que agreguem ao desenvolvimento empresarial. 

Nesse contexto, a Administração atua no RH promovendo políticas e práticas que permitam isso. Além de realizar atividades técnicas de recrutamento, seleção, treinamento, atendimento interno aos funcionários, planejamento de cargos ou remunerações e controle do departamento.

Finanças

No outro extremo da Administração, estão as questões que envolvem dinheiro. Desde o fluxo de caixa aos aspectos contábeis, fiscais e tributários passam por essa área. Nela, as atividades incluem planejamento, execução e monitoramento orçamentário, garantindo que a empresa obtenha lucratividade.

Marketing

Divulgar produtos e serviços é parte essencial das ações comerciais de uma empresa que deseja ser bem-sucedida. O que nem todo mundo sabe é que, além de publicitários e marketeiros, administradores também têm competência para atuar nesse segmento.

Quer seja por meio de um setor ou em um empreendimento dedicado totalmente a isso, , as atividades cotidianas vão do planejamento à execução de campanhas de Marketing.

Comercial

Anunciou? Então tem que vender, não é mesmo? Mas, além de fazerem parte da equipe que faz contato direto com o cliente, os profissionais de Administração se destacam nesse campo por gerenciar metas e criar estratégias que levam a esse resultado.

Nesse caso, o desenvolvimento da área de vendas passa por decisões sobre os modelos adotados para interação com o público, o acesso a tecnologias que auxiliem o time e as oportunidades de negociação, por exemplo.

Operações

Indiferentemente da atividade-fim de uma organização e do modelo de negócios adotado por ela, a gestão das tarefas que formam o fluxo interno é o que permite otimizar processos. Isso é positivo ao aumentar a eficiência, entregando tanto velocidade quanto qualidade aos clientes.

Assim, a Administração de Operações se volta à execução, para que a empresa consiga gerar resultados. A lógica por trás disso é simples: não adianta os demais setores alcançarem os objetivos sem que o produto ou serviço chegue ao público da melhor forma e no momento oportuno.

Logística e Compras

Quando se trata de entregar o produto dentro do prazo ou de receber insumos da mesma maneira, cabe aos administradores planejarem todo o processo, desde a aquisição até o pagamento.

Pense só: um item demora três dias para ser fabricado. Se ele tem data de entrega para daqui trinta dias e até o destino são necessários dois, ele demanda entrar em produção em vinte cinco dias, certo? Mas, para isso, a matéria-prima de que é feito deve estar na empresa até essa data. 

Ou seja, o pedido precisa ocorrer com antecedência para que chegue a tempo. Se o fornecedor indica que necessita de sete dias a partir da confirmação que está pago para tanto, tal movimentação financeira deve ser realizada daqui, no máximo, dezoito dias. Ainda, é preciso considerar o tempo de processamento da solicitação antes disso.

Organizar todas essas datas para que nada atrase é uma das responsabilidades dos profissionais de Administração que cuidam da área de Logística e compras, gerenciando a cadeia de suprimentos.

Estratégia 

Quais são os objetivos da organização? Como eles se desmembraram em metas? Quais são os princípios do negócio? Qual é a proposta de valor? Que políticas organizacionais serão implementadas? Essas e outras perguntas são respondidas pela Administração Estratégica.

Buscando atuar sobre aspectos mais amplos de uma empresa, os administradores desse segmento são os guias para que o empreendimento não se perca no mercado, se diferencie e consiga atrair o público certo.

Análise

Já não se tomam mais decisões sem dados hoje em dia. Assim, analistas administrativos, incluindo profissionais formados em Administração, que optaram por uma carreira no staff e não na liderança, são necessários para apoiar esses processos.

A eles cabe a responsabilidade de coletar, manipular e organizar esses elementos informacionais, gerando insights para os decisores. Apesar de ser de suporte, esse trabalho é cada vez mais importante para evitar dificuldades ou aproveitar oportunidades em um mercado saturado.

Comércio Exterior

Os processos de negociação com clientes de fora do país e as posteriores operações necessárias à remessa internacional também competem à Administração. Nesse caso, trata-se de um profissional especializado que conhece tanto a legislação envolvida quanto os procedimentos. 

Qualidade

Entregar produtos e serviços de acordo com os mais altos padrões já não é um diferencial competitivo, mas uma obrigação. Por isso, o segmento da Administração que gerencia processos em prol disso está em crescimento.

Afinal, as empresas que desejam adotar boas práticas não podem apenas depender dos líderes de cada setor ou equipe para conferi-las. Até porque eles precisam resolver as dificuldades diárias que surgem nesses grupos. Portanto, ter quem foque na qualidade, acompanhando a execução e propondo melhorias, gera resultados mais efetivos.

Como está o mercado de trabalho para o profissional de Administração?

Com tantas áreas em que pode atuar, um administrador tem diversos caminhos a seguir para se colocar. Nesse contexto, o LinkedIn apontou a lista de 25 profissões em alta no ano de 2023. Entre elas, algumas estão no escopo da área. Tais como:

  • especialista em capacitação em vendas aparece em terceiro lugar;
  • líder de gerentes de produto está em quarto;
  • representante de desenvolvimento de negócios em quinto;
  • diretor de receita consta na sétima posição;
  • analista de marcas, em décimo quarto;
  • gerente de crescimento ficou na décima sétima;
  • executivo de contas de grandes contratos, em décimo oitavo.

Já a revista Exame indica os segmentos de vendas, administrativo, logística e finanças entre os que tinham mais anúncios de vagas, ocupando respectivamente o primeiro, segundo, quarto e sétimo lugares no top dez. 

Ainda que parte dessas oportunidades seja operacional, isso demonstra o tamanho do mercado. Ou seja, é possível obter ganhos e se manter empregado em diversas funções, desde que haja preparação para exercê-las.

Além disso, os variados tipos de trabalho disponíveis em um ambiente tão dinâmico quanto o atual, permitem que quem tem essa graduação consiga contar com mobilidade e flexibilidade para realizar mudanças nos rumos da carreira.

Como se tornar um administrador de sucesso?

O Censo do Ensino Superior de 2021 aponta o curso de Administração como o terceiro mais procurado do Brasil. Não à toa, já que trata-se de uma área ampla, cujas aplicabilidades são diversas, abrindo um vasto leque de caminhos para trabalhar. Porém, não pode-se deixar de buscar diferencial para se tornar um profissional de destaque.

Isso começa pela escolha da instituição em que vai se matricular. Por exemplo, a universidade Anhembi Morumbi, mantém ensino, pesquisa e extensão em tempo integral para garantir ao corpo discente as melhores oportunidades educacionais.

Outra ação importante envolve o autoconhecimento. Ou seja, cabe uma avaliação do próprio perfil para direcionar as atividades complementares ou estágios durante a formação conforme os objetivos para fazer essa graduação, os interesses e as habilidades individuais.

Pense em quem quer empreender. Essas pessoas devem fazer escolhas de conteúdos programáticos que as prepararem para esse caminho. Por outro lado, aqueles que visam atuar em Marketing podem procurar por colocações em agências ou nesse setor de empresas.

Quais são as habilidades necessárias para um administrador?

Antes de tratar das boas escolhas acadêmicas que precisam ser tomadas para se tornar um profissional de Administração de sucesso, é fundamental compreender que esse nível requer também competências pessoais.

Entre as que o mercado mais busca, se destacam:

  • assertividade na comunicação para entender e orientar tanto público quanto equipe, garantindo a compreensão, a persuasão ou a motivação de acordo com a situação;
  • adaptabilidade capaz de responder às mudanças mercadológicas, agindo com flexibilidade;
  • liderança para assumir responsabilidades, controlar e conduzir desde circunstâncias até pessoas em direção aos objetivos empresariais;
  • resolutividade em prol de assegurar a superação de desafios e a manutenção do desenvolvimento corporativo;
  • criatividade atrelada à inovação para construir soluções que levem o negócio a um novo patamar;
  • capacidade analítica frente a complexidade dos processos e dos fatores que compõem a realidade organizacional atual;
  • negociação para chegar a alinhamentos com todos aqueles com quem a empresa realiza operações;
  • visão estratégica de negócios para tomar decisões a longo prazo, elevando o empreendimento ou preparando-o de cenários difíceis;
  • pensamento lógico e complexo que permite avaliar diversos pontos previamente ao definir quais ações realizar;
  • inteligência emocional para manter a calma e a imparcialidade diante de contextos desafiadores

Como se preparar para cursar Administração?

Agora que as habilidades ideais para um administrador estão definidas, o próximo passo para ter sucesso nessa profissão envolve a questão acadêmica. A formação nessa área demanda desde o início a adoção de algumas posturas como:

  • ler conteúdos diversos sobre Administração para entender cada campo e o dia a dia laboral. Com isso fica fácil identificar ações necessárias para ser bem-sucedido; 
  • manter-se atualizado com a realidade econômica. Afinal, trata-se de uma carreira bastante volátil e suscetível às mudanças;
  • aproveitar todas as oportunidades de fazer contato com profissionais e empresas, pois os relacionamentos são essenciais para conseguir boas colocações ou contratos;
  • encontrar mentores e orientadores capazes de te apoiar nessa jornada. Essas relações são elementos-chaves para o crescimento;
  • buscar se inserir no mercado de trabalho o quanto antes. Assim, é possível adquirir experiência;
  • criar uma rotina de estudos organizada. Dessa forma, o progresso educacional fluirá com facilidade.

Como funciona o curso de Administração?

Com foco em gestão, essa capacitação tem como objetivo promover uma visão mercadológica realista que leve a ações ou decisões acertadas. Nesse contexto, aspectos burocráticos — como Contabilidade e Direitosão associados a humanos — incluindo liderança e gerenciamento de pessoal.

Tal combinação representa uma das principais vantagens de estudar Administração, já que cria uma base sobre a qual construir uma carreira com diversas possibilidades. Isso é impulsionado por uma pós-graduação ou um MBA. Descubra as opções que a Anhembi oferece! 

Durante a graduação, os alunos desse curso são apresentados a história da área e a elementos técnicos, enquanto são impulsionados a se colocarem no papel de gestores em projetos, atividades práticas ou análise de situações teóricas.

Ou seja, essa faculdade funciona misturando o acesso à teoria com a aplicação dos conhecimentos para que o educando entenda a realidade do mercado de trabalho e fique apto a desenvolver as funções sob sua responsabilidade de forma autônoma.

Entre os formatos adotados para mediar essa jornada estão:

Na Universidade Anhembi Morumbi, todo o processo educacional se consolida com a implementação de uma proposta baseada nas metodologias ativas de aprendizagem, que colocam o estudante como protagonista. A partir disso, ele aprimora capacidades centrais para ser um administrador de sucesso.

Qual é o tempo de duração da faculdade de Administração?

Como boa parte dos bacharelados, esse curso é projetado para ter no mínimo oito semestres ou quatro anos. Na Anhembi Morumbi, isso significa que são mais de três mil horas em que as atividades acadêmicas são divididas em Unidades Curriculares (UC) e classificadas em quatro categorias de formação:

  • Core Curriculum, composto por conteúdos programáticos essenciais a todas as formações de nível superior;
  • de área, que se volta a assuntos amplos, não se restringindo a Administração, mas tocando em todas as Ciências Sociais Aplicadas;
  • profissional, que permite a compreensão prática da realidade do mundo do trabalho dentro da carreira;
  • específica, para desenvolver competências técnicas e pessoais necessárias para atuar na profissão.

Quais são as matérias estudadas em Administração?

A jornada acadêmica de um administrador envolve atividades complementares, de extensão e, eventualmente, a elaboração de um trabalho de conclusão de curso ou a realização de estágios supervisionados. Entretanto, isso depende de cada instituição de ensino.

A proposta pedagógica da Anhembi Morumbi, por exemplo, inclui os dois primeiros, o projeto Vida & Carreira, o Core Curriculum e as Unidades Curriculares:

  • administração e integração de operações e qualidade;
  • administração e integração logística;
  • aspectos humanos e socioculturais;
  • cenários e desenvolvimento socioeconômico; 
  • digital personalizável;
  • estruturas e ambientes das organizações; 
  • ética, valores e cultura organizacional;
  • fundamentos econômicos;
  • gestão estratégica de finanças; 
  • globalização e estratégia;
  • inovação, sustentabilidade e competitividade empresarial;
  • marketing, branding e prospecção de mercados;
  • mercado financeiro e valuation;
  • registros e demonstrações contábeis;
  • tomada de decisão.

Como e onde cursar Administração?

Com um corpo docente qualificado e uma metodologia de ensino diferenciada — que já apresentamos —, a Universidade Anhembi Morumbi é o lugar certo para quem quer se tornar um administrador de sucesso. 

Afinal, são mais de 50 anos de know-how, aliando tradição e inovação para oferecer uma educação que realmente prepara os estudantes para a realidade do mercado de trabalho.

Como visto, nosso curso de Administração se vale de oportunidades de experienciar situações para dar ao aluno tal perspectiva. Entre as ferramentas usadas para isso estão:

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA):
  • separação da hora-aula em períodos de exposição e de “Busca Ativa”;
  • aceleradora de startups Anhembi Up;
  • possibilidade de aprender diretamente nas empresas que fazem parte da UC Dual. 

Essa jornada começa em um dos diferentes modelos de ingresso adotados em nossa IES. Além do vestibular tradicional, temos muitas outras opções. Quem fez o Enem, por exemplo, pode usar a nota para entrar. 

Para aqueles que não desejam realizar provas de admissão, oferecemos algumas alternativas. Entre elas, o Vestibular Simplificado, a possibilidade de se transferir de outra instituição ou internamente para área, de fazer uma segunda graduação e de voltar a estudar, caso tenha trancado a matrícula conosco no passado. 

Uma carreira em Administração pode seguir por diversos caminhos. Assim, essa área é uma opção para quem tem espírito empreendedor, para os mais criativos e inovadores ou para aqueles que buscam estar em um mercado de trabalho amplo. 

Com as informações desse conteúdo sobre a profissão e o curso, fica fácil identificar quais são essas possibilidades. E, melhor ainda, como prosseguir em uma jornada acadêmica e laboral para ser um administrador de sucesso.

Veja mais sobre o curso da Universidade Anhembi Morumbi e comece o quanto antes a realizar o sonho da graduação!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.