Como ser trainee? 7 dicas para passar no processo seletivo
Você quer se formar, construir uma carreira de sucesso e ter independência financeira para conquistar seus sonhos, certo? E se dissermos que isso pode acontecer pouco tempo depois da formatura? Para isso, você precisa saber como ser trainee. O grande atrativo dessa opção é, justamente, a oportunidade de conquistar empregabilidade e bons salários logo após a formação!
Então, vamos começar por aqui: o que significa trainee? Esse é um programa muito cobiçado por recém-formados. Diferentemente de um estágio, o trainee tem como objetivo não apenas proporcionar a experiência prática da profissão, mas também, direcionar o profissional para cargos estratégicos e de liderança dentro de uma empresa.
O participante do programa passa por um treinamento amplo e muito enriquecedor, com grande exposição a desafios e conhecimento sobre diversas áreas da empresa. O resultado é que, dentro de dois ou três anos, você pode sair da posição de trainee diretamente para um cargo de liderança. Muito legal, não é?
Então, continue a leitura e confira 7 dicas para se dar bem em um processo seletivo de trainee!
1. Estude a empresa e o programa de trainee
Estudar a empresa é uma das dicas que servem para quaisquer processos seletivos que você passar na sua vida. Com o trainee, não é diferente! Estude sobre sua posição no mercado, nicho de atuação, propósito, valores, iniciativas socioambientais, posicionamentos etc. Isso ajudará você a se dar melhor nas etapas de seleção.
Além disso, pesquise sobre o programa de trainee e veja se ele tem a ver com você. Como há grandes chances de você ser promovido e construir uma carreira dentro da empresa, é melhor que seja em um local com o qual você se identifica, concorda? Então, priorize os programas que realmente estão alinhados aos seus objetivos profissionais.
2. Conheça o processo seletivo
Um passo importante na pesquisa sobre como ser trainee é ficar por dentro do processo seletivo do programa pelo qual você se interessa. Conhecer as etapas da seleção é fundamental para que você possa se preparar adequadamente para elas. Em geral, esses processos duram cerca de três a cinco meses e incluem diversas fases.
Embora cada programa tenha uma seleção específica, é esperado que você se depare com as seguintes fases:
- inscrições, em que o candidato deve preencher de forma atrativa suas informações profissionais e acadêmicas;
- testes de raciocínio lógico, inglês, atualidades ou outros conhecimentos de interesse da empresa;
- dinâmicas de grupo, em que são avaliadas habilidades socioemocionais, como a resolução de problemas, o relacionamento interpessoal e o trabalho em equipe;
- painel de negócios, em que os candidatos precisam analisar e resolver estudos de caso, utilizando seus conhecimentos técnicos e visão de negócios;
- entrevista com gestores, quando o candidato é avaliado individualmente e pode tirar todas as dúvidas sobre o programa.
3. Engaje-se genuinamente
Essa é uma das dicas mais importantes. Procure dar 100% do seu potencial em todas as fases, e veja nas etapas do processo uma oportunidade de aprender e se desenvolver profissionalmente. Os benefícios do trainee para sua carreira já começam na seleção!
Por exemplo, no painel de negócios, não encare um estudo de caso apenas como uma forma de chamar atenção dos gestores. Aproveite a situação para realmente mobilizar os conhecimentos adquiridos na graduação e imaginar como suas decisões teriam impactos naquela situação.
Ainda, veja o momento como uma oportunidade de aprender com seus colegas concorrentes — essa também é uma ótima ocasião para fazer networking. Assim, você certamente terá um desempenho melhor e, o mais importante, começará a se comportar como um profissional.
4. Invista em diferenciais
Os programas de trainee são direcionados para recém-formados. Por isso, é de se esperar que os candidatos não tenham experiência profissional na área. No entanto, você pode compensar essa falta e se destacar entre os concorrentes se tiver outros diferenciais no currículo.
Você já sabe a importância do inglês no mercado de trabalho, não é? Hoje em dia, o domínio de um segundo idioma é quase um pré-requisito. Então, que tal ir além e investir em um terceiro? Conhecimentos intermediários de Espanhol ou básicos de Mandarim, por exemplo, certamente, serão bem-vistos pelos recrutadores.
Outros itens que fazem seu currículo chamar a atenção são atividades complementares realizadas durante a graduação, como:
- monitorias;
- participação em empresa júnior;
- presença em eventos na sua área de formação;
- trabalho voluntário;
- desenvolvimento de pesquisa (iniciação científica);
- intercâmbios etc.
5. Tenha uma boa apresentação pessoal
Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, certo? Por mais que suas habilidades e competências sejam o fator de maior peso na seleção, a apresentação pessoal também é muito importante. Chegar pontualmente, falar de forma clara, sorrir, olhar nos olhos das pessoas e dar apertos de mãos firmes ajudam a formar uma impressão de profissionalismo e segurança.
Além disso, tenha atenção ao vestuário. Para acertar em cheio, volte à dica 1 e pesquise bastante sobre a empresa. Se a organização é mais descontraída, você não precisa usar roupas tão formais. Porém, ainda assim, reforce o bom senso para não passar uma imagem de “desleixo” ou desinteresse, hein?
6. Seja você mesmo
Prestar atenção na sua apresentação pessoal não significa medir todos os seus gestos. Assim, você parecerá um robô e poderá dar a impressão de exagero ou falsidade. Então, é preciso encontrar um equilíbrio entre o cuidado com a postura e a espontaneidade, que é muito bem-vinda em programas de trainee.
Afinal, as empresas estão em busca de novos e jovens talentos: a criatividade e a espontaneidade fazem parte disso! Assim, procure ser natural, deixar uma marca pessoal e “confiar no seu taco”. Sempre, é claro, com muito respeito e educação.
7. Tenha um planejamento de carreira
Quando explicamos o que significa trainee, você viu que se trata de um treinamento para cargos estratégicos. Então, candidatos que têm visão de futuro e que se preocupam com o seu desenvolvimento pessoal e de carreira se destacam em relação aos que estão ali somente para conseguir um emprego.
Assim, vale a pena ter um guia de carreira e planejar os passos mais importantes da sua trajetória profissional. Durante a entrevista com os gestores, um candidato que sabe exatamente onde quer chegar, certamente, demonstrará a determinação e a vontade de crescer que os programas de trainee procuram.
Agora que você viu como ser trainee, já sabe que é importante planejar seus passos para uma carreira de sucesso desde já, não é? O primeiro deles é investir nos estudos. Com um bom aproveitamento da graduação e as dicas acima, você tem tudo para sair da faculdade diretamente para um programa de trainee. Assim, poderá construir uma carreira sólida, com reconhecimento e boa remuneração.
Quer aprender mais? Então, entenda de vez por que você deve começar sua faculdade agora e saiba sobre todas as portas que se abrem com a realização do ensino superior!