como ser promovido

Como ser promovido: 6 passos para dar um up na sua carreira!

Uma pergunta muito comum no mercado de trabalho é: afinal, como ser promovido? Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso se capacitar para aumentar as suas chances de valorização profissional. Se fosse fácil, os cargos mais altos não seriam tão bem pagos, não é mesmo? Mas isso não significa que não seja possível alcançar as suas metas e objetivos.

Seja desenvolvendo habilidades socioemocionais, seja se especializando em áreas valorizadas dentro do seu segmento de atuação, existem muitas formas de crescer profissionalmente. Para isso, porém, é preciso ter muito planejamento e organização pra aumentar as suas chances de ser reconhecido no mercado e, quem sabe, conseguir a tão sonhada promoção.

O que acha, então, de conferir algumas dicas que podem ser muito úteis para quem quer saber como ser promovido? Listamos estratégias e dicas simples que podem ser adicionadas ao seu dia a dia para potencializar as suas oportunidades. Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo e descubra!

1. Trace seus objetivos profissionais

Antes de tudo, é preciso definir quais são os seus objetivos profissionais. Você pode até achar que essa tarefa é fácil, mas se trata de uma das etapas mais importantes para o seu futuro.

Afinal, não adianta entrar em uma empresa agora e achar que vai ser o gerente de uma área em apenas seis meses. É preciso ter metas realistas para a sua atuação profissional.

Pode começar, por exemplo, almejando um aumento após um ano de empresa, ou um cargo mais alto, assim que ficar vago. Dessa maneira, é mais simples se preparar e definir quais vão ser as suas estratégias.

Imagine que deseja atuar como gestor em até dois anos. Para isso, porém, é preciso fazer mais do que as tarefas e funções atuais, como buscar uma especialização para gestão.

2. Explore sua área de atuação

Apesar de muitas dicas funcionarem para a atuação em diferentes áreas, é preciso entender que cada segmento tem as suas particularidades. Alguns podem ter mais oportunidades para quem deseja ser um gestor, enquanto para outros é melhor focar a especialização em ferramentas.

Para quem atua com a comunicação, por exemplo, dominar as redes sociais pode ser um diferencial relevante. O mesmo vale para o Direito, em que a especialização em assuntos e temas pode ser mais valiosa do que saber como liderar uma equipe.

Enquanto isso, a área da saúde pode se beneficiar de profissionais especializados na gestão dentro desse setor. Ou seja, o ideal é entender mais sobre as opções do seu mercado e se aprofundar a partir delas.

3. Invista na sua formação

A formação e a busca constante por conhecimento também devem fazer parte do seu planejamento de como ser promovido. Afinal, é preciso evoluir para ter a possibilidade de assumir novos desafios, não é mesmo? Como você vai justificar a sua capacidade de assumir uma posição específica se você não tem o que é necessário para exercer a função?

Pode ser uma questão técnica ou mesmo comportamental. Por mais que a evolução aconteça ao longo do trabalho, é importante acelerar esse processo e fazer com que eventuais pontos negativos no seu currículo se tornem valorizados e reconhecidos pelo mercado. E a melhor forma de se fazer isso e seguir atualizado é investir na sua formação, como com uma pós-graduação EAD.

4. Faça novos contatos

Como ser promovido também passa pelo networking — ou seja, as relações que você tem no ambiente de trabalho ou de estudos —, quanto mais contatos, mais oportunidades podem surgir para você.

Quer um exemplo? Imagine que você tem feito um excelente trabalho na sua equipe, mas nenhuma vaga superior é aberta — o que, muitas vezes, pode atrapalhar o seu crescimento na empresa. Mas se você fizer bons contatos com profissionais de outras áreas e equipes, pode acabar descobrindo oportunidades de ser promovido em outro setor.

O mesmo vale para outras empresas. Ao fazer uma pós-graduação com profissionais de outras companhias, algum colega de aula pode identificar uma oportunidade que se encaixa nas características do seu currículo.

5. Mude seu mindset

O jogo mental também é muito importante para quem quer ser promovido. Começa por achar que você já merece uma promoção, mesmo sem ter feito nada de diferente para assumir tal posição.

Um gestor ruim, por exemplo, não pode ser o único motivo para achar que o cargo deveria ser seu. É preciso olhar para as eventuais falhas no seu currículo e comportamento e, a partir disso, fazer os ajustes necessários.

O mindset também tem papel importante na hora de entender quais são os seus objetivos e como deve ser feito para chegar lá. É essa mudança de mentalidade que vai permitir que você faça uma gestão do tempo mais eficiente e consiga conciliar trabalho e estudos, por exemplo. A ideia é focar suas metas e cumprir cada uma delas no seu devido tempo, sem apressar nenhuma delas.

6. Concentre-se na solução e bata metas

Por mais que essas dicas sejam úteis, o mercado não pode ser resolvido com uma receita para todos. Mesmo fazendo tudo o que falamos acima, pode ser que as oportunidades de promoção que você espera não cheguem dentro da sua empresa. Pode ser necessário um esforço ainda maior para conseguir essa valorização, por exemplo.

O mais importante, portanto, é entender que existem barreiras e desafios a serem superados, mas o seu foco deve ser sempre a solução. O que pode ser feito para bater as suas metas cada vez mais rápido? Quais são os caminhos para acelerar a sua jornada até ser promovido?

Concentre-se em soluções e em como você pode melhorar o seu desempenho não apenas na vida profissional, mas também na pessoal, o que vai ajudar no seu crescimento como indivíduo.

Apesar de não existir uma receita de bolo sobre como ser promovido, há algumas práticas que podem tornar esse trabalho mais fácil. São mais chances de alcançar os seus objetivos profissionais e pessoais.

Conhecimento nunca é demais, não é mesmo? O que acha, então, de conferir um artigo completo com o guia da carreira para saber como ter sucesso em sua vida profissional?

Veja se você está pronto para uma transição de carreira!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.