administração ou marketing

Administração ou Marketing? Qual faz mais sentido para mim

Administração ou Marketing: você tem essa dúvida? Ambas as graduações apresentam características em comum, embora o foco principal seja totalmente diferente. Sendo assim, a melhor saída para escolher uma dessas opções é conhecê-las em mais detalhes.

Tomar a decisão de qual curso superior fazer nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, existem tantos caminhos profissionais que podem ser seguidos, e essa é uma escolha que pesa muito para os próximos episódios do seu futuro.

No entanto, isso não quer dizer que o processo de tomada de decisão precise trazer sofrimento. Existem diversas dicas que podem ajudar a tornar essa escolha mais simples, especialmente nos casos em que já tem em mente algumas opções.

Desse modo, quando a dúvida é entre Administração ou Marketing, o que fazer? Neste post, confira mais informações sobre cada um dos cursos para ver qual deles faz mais sentido em sua vida!

Quais as diferenças entre Marketing e Administração?

Lembra-se de que falamos que os dois cursos apresentam pontos que se convergem? Ao mesmo tempo, tratam-se de carreiras bastante diferentes e que podem levar a rumos profissionais totalmente distintos. Agora, é hora de entender o porquê.

A faculdade de Administração é um bacharelado, com duração de quatro anos, que tem como objetivo preparar o aluno para atuar nos mais diversos setores que envolvem a gestão de negócios e equipes. Por isso, trata de conteúdos relacionados a Finanças, Recursos Humanos e, inclusive, Marketing.

Esse é o principal ponto de encontro entre os dois cursos. Afinal, um estudante de Administração aprende também os conceitos relacionados a outra área, de forma geral. Isso é importante para entender as diferentes maneiras de garantir a atração de uma empresa, marca ou instituição no mercado.

Por outro lado, o Marketing pode ser encontrado em dois tipos de graduação: bacharelado, com duração de quatro anos, e tecnólogo, que leva dois anos para ser concluído. Nesse caso, as disciplinas são focadas no papel da divulgação e na gestão da imagem de uma organização na área de atuação.

O mercado de trabalho dessas duas formações também é diferente. O salário médio de um administrador é de R$3.094,00, enquanto a média salarial de um profissional de Marketing é de R$1.814,00, especialmente, no início da carreira.

Sendo assim, o foco do curso e a atuação são as principais diferenças entre essas profissões. Ou seja, apesar de apresentarem conteúdos que conversam entre si, tratam-se de áreas bastante distintas.

O que se estuda nessas graduações?

Ainda não consegue se decidir se prefere Administração ou Marketing? Então, vamos partir para uma estratégia importante: analisar a grade curricular de cada um desses cursos.

Esse é um passo fundamental na hora de escolher qual faculdade fazer, pois permite verificar se você se identifica com as disciplinas abordadas ao longo da graduação ou não. Além disso, as matérias estudadas entregam o que pode esperar de um curso, delimitando as opções de escolha.

Desse modo, a seguir, veja como as grades curriculares de Administração e Marketing são compostas e tente descobrir com qual delas tem mais compatibilidade!

Grade curricular do curso de Administração

Um dos focos dessa graduação é a noção de empreendedorismo. Como consequência, é possível esperar diversas disciplinas voltadas para a compreensão dos processos envolvidos na gestão de negócios, apresentando uma visão ampla sobre a área.

Entender como funcionam os diferentes setores de uma organização pública e privada também é outro objetivo desse curso. Desse modo, o aluno passa por diferentes conteúdos relacionados aos segmentos mais importantes de uma instituição, como Departamento Pessoal, Finanças, Vendas, entre outros.

Vale destacar, também, que uma característica importante para profissionais formados em Administração é a noção de liderança. Por isso, as disciplinas buscam trabalhar essas habilidades nos alunos.

Dentre as principais matérias vistas no bacharelado em Administração, é possível citar:

  • Fundamentos da Administração;
  • Fundamentos de Economia;
  • Fundamentos de Marketing;
  • Comunicação;
  • Introdução à Contabilidade;
  • Gestão de Pessoas;
  • Planejamento e Gestão Estratégica;
  • Direito Aplicado a Negócios, entre outras.

Grade curricular do curso de Marketing

Do outro lado, temos uma área dedicada especialmente à abordagem de estratégias de comunicação, a fim de atrair, consolidar e fidelizar um público relevante para determinada organização. Desse modo, o foco do curso está relacionado aos segmentos de vendas e relacionamento com o cliente.

A graduação em Marketing se volta para o planejamento de projetos e de estratégia de apresentação de uma marca, fortalecendo a divulgação e o alcance aos consumidores. Essa é uma área muito importante para os mais diferentes tipos de empresa, devido à oportunidade de torná-la mais conhecida no mercado.

Apesar de existir o bacharelado, o tecnólogo em Marketing se destaca, por conta da rápida formação e dos conteúdos focados em conhecimentos práticos e específicos para a atuação no mercado de trabalho. A grade curricular dessa graduação se baseia em:

  • Fundamentos de Marketing;
  • Fundamentos da Administração;
  • Fundamentos de Economia;
  • Comunicação;
  • Direito Aplicado a Negócios;
  • Desenvolvimento de Produtos;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Comportamento do Consumidor;
  • Gestão de Projetos e muitas outras.

Como se especializar em Marketing e Administração?

Após a formação, é possível dar continuidade aos estudos com uma pós-graduação. Esse tipo de curso permite aprofundar os conhecimentos em um segmento específico de uma área, tornando profissionais ainda mais especializados.

Para quem estudou Administração, mas tem interesse por Marketing, existem diversas pós que abordam esses dois conhecimentos, como:

  • Gestão Ambiental;
  • Administração Pública;
  • Finanças;
  • Gestão de Turismo;
  • Empreendedorismo e Novos Negócios.

Já para profissionais em Marketing que gostam de conteúdos administrativos, existem, por exemplo, as seguintes especializações:

  • Marketing Digital;
  • Negociação e Vendas;
  • Marketing e Publicidade;
  • Assessoria e Gestão da Comunicação;
  • Comunicação e Marketing.

Depois de conhecer as principais diferenças entre os cursos, sente-se mais confiante para decidir qual das graduações faz mais sentido para você? Entre Administração ou Marketing, o importante mesmo é seguir carreira em uma área compatível às metas profissionais definidas e que traga mais satisfação pessoal.

Antes de ir embora, que tal conferir mais informações sobre cada um desses cursos? Então, aproveite a oportunidade e veja detalhes sobre o Bacharelado em Administração e o Tecnólogo em Marketing da Anhembi Morumbi! E não deixe de conferir as vantagens de fazer uma faculdade EAD, no infográfico a seguir!

4 motivos para fazer faculdade ead

[rock-convert-cta id=”396″]

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.