Estudante de administração precisa ter afinidade com gestão

Qual é o perfil do estudante de Administração? Conheça mais aqui!

Reza a lenda que quem está indeciso sobre qual graduação escolher tem o destino traçado como estudante de Administração. Bem, saiba que esse pensamento, além de equivocado, é injusto com o potencial do curso em preparar ótimos administradores.

Falando nisso, você sabe quem é o administrador? Ele precisa agir em diversas etapas do negócio, desde o planejamento até o controle. Também precisa lidar com as adversidades que surgem, que, geralmente, são repentinas. A graduação pertence à faculdade de humanas, porém, o curso também conta com conhecimentos de finanças.

No texto a seguir, você ficará por dentro dos principais atributos do estudante de Administração e saberá mais sobre as áreas de atuação. Acompanhe!

Entenda o perfil do estudante de Administração

O atributo principal da carreira do administrador é a responsabilidade. O profissional é essencial para a sobrevivência e o crescimento da empresa. Sendo assim, uma boa graduação contribui para a aquisição das seguintes qualidades.

Proatividade

Nada de esperar alguém solicitar ou determinar algo ao administrador. Ele precisa ter certa autoconfiança e espontaneidade para decidir, ordenar e tomar a frente das responsabilidades.

Isso não significa que o medo nunca estará presente. Na verdade, ele pode se apresentar frequentemente. Porém, é importante saber se arriscar e, ainda, ter a habilidade para antecipar eventuais problemas.

Resolução de problemas

Apesar da necessidade de prever contratempos, isso não é garantia de que não existirão. O ambiente é, de certa forma, incerto. Por isso, é impossível saber com exatidão as consequências de alguma decisão.

Dessa forma, o estudante de Administração deve, ao longo do curso, aperfeiçoar a criatividade e capacidade de análise de problemas. É necessário testar, lidar com as próprias falhas, aperfeiçoar-se e encontrar sempre novas soluções. 

Mentalidade de crescimento

Instabilidade, incertezas e frio na barriga fazem parte da caminhada. O sucesso do ano anterior não garante a vitória atual. Por isso, é preciso ter uma mentalidade de crescimento, acreditando na própria capacidade de adquirir novas habilidades emocionais e técnicas. 

Essa mentalidade é a favor da inovação e da mudança, portanto, a zona de conforto não combina com quem quer se dar bem na carreira. É imprescindível ter disposição para canalizar energia na própria evolução, além de encarar cada dificuldade como oportunidade de se desenvolver. Em suma, é preciso ser resiliente e ter tolerância à frustração.

Liderança 

Quem estuda Administração precisa adquirir a habilidade de liderança, diferentemente do conceito de chefia. Enquanto um chefe é aquele que exerce o poder central e é mais autoritário, o líder inspira e ensina por métodos positivos. 

É o líder que comanda e motiva uma equipe, levando-a a atingir os objetivos do negócio. Ele também transmite confiança e contribui não apenas para o sucesso financeiro, mas também para o clima organizacional positivo.

Organização

Imagine o caos que seria esquecer-se frequentemente de comparecer a reuniões importantes ou de se programar para fazer aquisições de suprimentos do mês! 

A responsabilidade do administrador se faz presente em todos os pequenos e grandes momentos, por isso, é necessário ter organização. Não interessa se o profissional contará com recursos da tecnologia ou se terá um secretário para ajudar nisso. O importante é se dar bem com a rotina, conseguir conciliar compromissos, ter boa gestão do tempo e saber identificar a ordem na prioridade de cada tarefa. 

Adaptação

Dizem que a sobrevivência depende muito mais da capacidade de se adaptar do que da inteligência. Isso não poderia ser mais verdadeiro dentro do mundo do empreendimento.

Devido à inconstância do ambiente e impossibilidade de saber com exatidão o futuro, é necessário ter flexibilidade de pensamento. Prender-se a ideias e se afeiçoar demais a um objetivo pode não ser tão positivo quando o cenário demanda agir de forma diferente. É necessário ter sensibilidade para perceber o momento de mudar e conseguir aceitar se desvencilhar do que não serve mais ao negócio.

Saiba mais sobre as competências de cada área

A carreira de Administração possibilita a especialização em diversas áreas. Conheça algumas!

RH

A atuação com Recursos Humanos exige uma postura bem mais próxima dos trabalhadores da empresa. Ao mesmo tempo, é importante ter intimidade com a área estratégica do negócio. 

O profissional ajuda a empresa a crescer, atingir objetivos e ter lucro. Assim, precisa ter como competências a análise global e facilidade para tomar decisões. Como também é responsável por engajar os colaboradores e mantê-los motivados, precisa ser bom em resolver conflitos. 

Marketing 

O marketing tem a função de apresentar produtos e serviços ao mercado, de forma a atrair pessoas interessadas no consumo. Durante o curso, o estudante de Administração deve aprimorar criatividade, pesquisa, empatia e compreensão das necessidades do público.

Finanças 

Diretamente responsável pelo dinheiro que entra e sai no negócio, o profissional que atua nessa área deve ter facilidade com números, ser organizado, conseguir gerir o patrimônio e contar com certa intimidade com planilhas.   

Comercial 

A área comercial trabalha junto do marketing, além de ser responsável por estabelecer relações e acordos com intermediadores, representantes, estabelecimentos ou clientes finais. Algumas das habilidades importantes são o poder de negociação e a boa comunicação.

Logística

A parte de logística precisa se organizar com relação à aquisição de materiais, transformação deles em produtos finais, armazenamento e envio ao intermediador ou cliente. Por isso, uma das principais competências é a facilidade no planejamento.

Veja quando o curso de Administração pode ser uma boa opção

Bem, diante de tudo isso, como saber se o curso de Administração é uma boa escolha? Separamos algumas dicas:

  • você tem interesse em empreendedorismo, seja para criar o próprio negócio ou participar da gestão de uma empresa;
  • você se identifica com as habilidades citadas no texto;
  • você deseja adquirir as habilidades comentadas;
  • você não se importa de ter remuneração variável. Isso significa que a cada mês os seus ganhos serão diferentes, podendo diminuir ou aumentar.

Enfim, se você se identificou com o texto, então tem tudo para ser um bom estudante de Administração! Portanto, dedique-se ao seu curso desde o começo para seguir sempre pelos melhores caminhos, combinado?

Agora, saiba como fazer um planejamento de carreira para conquistar objetivos. É só clicar para baixar o e-book gratuito!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.