Entenda como funciona o TCC na pós-graduação
A pós-graduação é excelente para a sua carreira. Há uma pesquisa da Catho Educação famosa pela conclusão chamativa: uma pós no currículo pode elevar o salário de 10% a 53,7%! Tudo isso, é claro, sem contar os benefícios que a continuidade dos estudos traz para o desenvolvimento profissional e pessoal.
Porém, para quem já está inserido no mercado, o equilíbrio da rotina com trabalho e estudos pode gerar receios. Principalmente por causa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Afinal, você pode se perguntar: pós-graduação tem TCC? Se sim, ele demanda muita dedicação? Será que é possível conciliar todas essas responsabilidades?
Já adiantamos a resposta para a última pergunta: sim! Com alguma organização e o apoio de uma instituição de ensino que ofereça todo o suporte necessário ao aluno, é superpossível encontrar a disponibilidade para investir na carreira.
Para que você entenda melhor essas questões, preparamos este post com todas as informações de que você precisa sobre o TCC na pós-graduação. Confira!
O que é o TCC, afinal?
Para começar, vamos conversar um pouco sobre o que é o TCC? Como você deve saber, trata-se de um trabalho de pesquisa, que pode ou não envolver atividades práticas. Em geral, ele faz parte dos pré-requisitos para a obtenção do diploma em uma graduação.
O principal objetivo desse trabalho é proporcionar o contato do estudante com a pesquisa científica. Engana-se, quem pensa que somente quem deseja seguir na carreira acadêmica se beneficia disso. Afinal, a experiência com esse tipo de pesquisa favorece a capacidade de coletar e interpretar informações e de pensar criticamente, o que é excelente na vida profissional.
Além disso, o projeto é um modo de mobilizar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de forma integrada, mesmo com um tema mais específico. Assim, é muito positivo para a formação profissional.
Quais são os cursos em que o TCC é obrigatório?
Se você quer fazer uma segunda graduação ou pós, mas ainda não sabe se terá a obrigatoriedade do TCC, anote aí: de acordo com o Ministério da Educação (MEC), esse trabalho é exigido na maioria dos cursos de graduação. Já na pós, isso depende do tipo de formação escolhida. Veja!
Stricto-sensu
A pós-graduação stricto-sensu (termo para “em sentido estrito”) engloba os cursos de mestrado e doutorado. Neles, o trabalho de conclusão é não apenas obrigatório, como o grande objetivo do curso. Porém, ele recebe outros nomes: dissertação de mestrado e tese de doutorado.
Esse tipo de pós é direcionado para a formação de cientistas e pesquisadores. Portanto, o aluno tem algumas disciplinas obrigatórias para aprofundar os conhecimentos, mas o grande objetivo é que ele desenvolva a própria pesquisa — somente assim, recebe o título de mestre ou doutor.
Lato-sensu
As pós-graduações lato-sensu (“em sentido amplo”) são direcionadas para o mercado de trabalho. Esse tipo de formação é a mais indicada para quem precisa conciliar os estudos com a vida pessoal e profissional, já que costuma ser mais rápida e mais flexível.
Nelas, o TCC é opcional: de acordo com a resolução CNE/CES 01, de 2018, o trabalho não é exigido, justamente, para que os estudantes desses programas possam se dedicar ao seu objetivo, que é a capacitação prática para o mercado.
Vale lembrar que, mesmo assim, a realização do TCC é muito bem-vinda. Algumas das vantagens são:
- aprofundamento do conhecimento em determinada área;
- pontuação adicional em provas de títulos em alguns concursos públicos;
- material para publicação em revistas, periódicos, simpósios e outros canais.
Como é o TCC na pós-graduação?
Caso o curso de pós-graduação escolhido tenha o TCC na matriz curricular, a realização do trabalho costuma ocorrer de forma muito semelhante à graduação. Então, as principais etapas são:
- escolha da área de pesquisa e do orientador;
- definição de um tema;
- estruturação do projeto;
- pesquisa e redação do trabalho (e atividades práticas ou de campo, se necessário);
- formatação do trabalho de acordo com as normas ABNT;
- defesa do projeto perante uma banca examinadora.
Como é feito o TCC em cursos online?
Você pensa em fazer uma pós-graduação EAD? O ensino a distância é ainda mais vantajoso para quem se preocupa com a disponibilidade de tempo. Afinal, o grande mérito dessa modalidade é a flexibilidade na rotina de estudos e a autonomia maior do estudante.
Se o curso de pós que você deseja fazer é a distância e prevê a realização do TCC, não se preocupe! Ao contar com uma instituição de ensino com a infraestrutura necessária para um EAD de qualidade, como a Anhembi Morumbi, o processo do seu TCC será muito tranquilo.
Afinal, a universidade dá todo o suporte ao aluno nesse momento. Veja só como se dá o TCC na pós-graduação EAD aqui com a gente!
Papel do professor orientador
Assim como ocorre nos cursos presenciais, o TCC na pós a distância é orientado por um professor especialista na área em que se encaixa o seu tema de pesquisa. Ele é responsável pelo suporte teórico-metodológico, isto é, pela ajuda na definição do tema, pela sugestão de bibliografia e por sanar dúvidas em relação à fundamentação teórica.
Auxílio de tutor EAD
Outra figura importante no ensino a distância é o tutor. Ele auxilia o aluno em todas as etapas da formação, inclusive, no TCC! É o tutor quem tira dúvidas a respeito da plataforma virtual de ensino, que orienta em relação à formatação do trabalho e que passa as informações sobre prazos, por exemplo.
Orientação remota
No EAD, toda a orientação se dá de forma remota. Isso quer dizer que o contato com o professor e com o tutor ocorre por meio dos canais virtuais da universidade, como chats, fóruns, e-mails e, até mesmo, videochamadas. Essa comunicação a distância favorece a sua gestão do tempo, outro ponto positivo para quem se preocupa com a disponibilidade na rotina.
Defesa presencial
Por fim, por mais que todo o processo de realização do TCC seja feito a distância, a defesa perante a banca examinadora é presencial. Também é nessa ocasião que o aluno entrega o trabalho escrito para avaliação. Esse é o momento em que os professores fazem sugestões e apontamentos muito ricos para o seu crescimento como estudante e profissional.
Agora, você já sabe como é o TCC na pós-graduação, que nem sempre é obrigatório. Além disso, viu que a realização do trabalho em cursos EAD é muito tranquila e produtiva, se a universidade oferecer o suporte necessário. Por isso, não deixe de contar com a Anhembi Morumbi!
Quer tirar outras dúvidas sobre a pós-graduação? Então, veja nosso post em que explicamos qual é a diferença entre pós e MBA!