Relações Públicas

Relações Públicas: veja o que faz esse profissional

Como diz uma famosa frase do ex-presidente dos EUA, Abraham Lincoln, “Com a opinião pública a seu lado, ninguém é derrotado”. Então, se você quer saber o que são Relações Públicas e o que faz o profissional da área, trata-se justamente de cuidar dessa reputação de uma empresa ou personalidade.

Ainda mais em tempos de fake news e “cancelamento” nas redes sociais: tudo o que é feito e dito importa. Até mesmo a falta de posicionamento em algumas questões pode interferir na imagem pública. Por isso, ter um especialista em comunicação cuidando dessas relações é cada vez mais relevante para a sobrevivência e a prosperidade de negócios.

Então, nem precisamos falar que essa é uma profissão promissora, não é? Leia este texto e confira as principais atividades na área de RP e como funciona o curso de graduação!

O que são Relações Públicas?

Todo negócio — seja uma empresa, uma ONG ou até mesmo personalidades, como artistas, digital influencers e políticos — precisa de uma boa relação com o público para prosperar. Essa boa reputação depende de tudo o que é feito e falado, de modo que as pessoas sintam confiança e identificação com a marca.

O profissional de Relações Públicas é justamente o especialista em estabelecer essas pontes. Ele ajuda a comunicar os valores do negócio e a gerar percepções positivas da marca, dos produtos e/ou dos serviços entre os públicos, que incluem:

  • a comunidade interna e externa — isto é, os próprios colaboradores de uma empresa, além dos consumidores e potenciais clientes, fornecedores, apoiadores e parceiros;
  • a mídia — os veículos de comunicação externos à organização.

O que faz um profissional de Relações Públicas?

Na área de RP, o foco do trabalho está na comunicação interna e no relacionamento entre organizações e o o público. As Relações Públicas incluem:

  • planos de comunicação externa e interna — a produção e o gerenciamento de conteúdos institucionais é um dos principais objetivos das Relações Públicas, incluindo a gestão de imagem, de linguagem e posicionamentos em diferentes ambientes, como entrevistas e postagens em redes sociais;
  • gestão de relacionamentos — a construção de boas Relações Públicas depende de como é mantida a comunicação com públicos e parceiros, de tudo o que é dito e não dito, e de que forma esses posicionamentos são feitos pelos porta-vozes da organização;
  • eventos internos e externos — os relacionamentos internos e externos são fortalecidos com o networking em eventos e, por isso, o profissional de RP está sempre planejando coffee breaks, festivais, palestras e cerimoniais;
  • controle de crises — quando há alguma ameaça à reputação do negócio, é o profissional de RP que prontamente deve entrar em ação para gerenciar esses conflitos, divulgando explicações e desmentindo boatos;
  • assessoria de imprensa — muitas vezes, existem mídias externas interessadas em divulgar informações da empresa. Por isso, as Relações Públicas também incluem a mediação entre uma marca e a imprensa;
  • visibilidade da marca — ao lado das equipes de Marketing, o RP ajuda a elaborar planos estratégicos para tornar a marca, o negócio ou a personalidade mais conhecida pelo público;
  • pesquisas de mercado — para viabilizar todos esses objetivos das Relações Públicas, é fundamental ter um bom conhecimento mercadológico e de opinião, o que envolve pesquisas para entender o comportamento do público, as ações da concorrência e as preferências do mercado.

 Então, algumas das atividades que fazem parte do cotidiano do profissional são:

  • elaborar planos de comunicação;
  • redigir comunicados à imprensa (press releases), documentos e discursos;
  • planejar ações para promoção da imagem institucional;
  • representar o negócio publicamente, em entrevistas, matérias etc.;
  • analisar tendências de mercado para definir estratégias;
  • mediar conflitos envolvendo a imagem da marca;
  • planejar e organizar eventos institucionais;
  • assessorar os representantes do negócio em viagens e eventos;
  • recomendar e coordenar patrocínios e doações;
  • dar feedbacks e notícias ao público;
  • monitorar as mídias sociais;
  • negociar acordos e parcerias.

O profissional pode ocupar cargos específicos na assessoria de comunicação e/ou de imprensa, na gerência de eventos ou no jornalismo de marca, por exemplo. O mais comum, no entanto, é que o especialista em RP conduza um pouco de todas essas funções.

Como é a graduação na área?

O curso de Relações Públicas é um Bacharelado, com duração de 4 anos (8 semestres). Ele pode ser feito presencialmente ou na modalidade de Ensino a Distância (EAD), em que os conteúdos, materiais e atividades são disponibilizados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o que proporciona mais flexibilidade aos estudantes.

A grade curricular de Relações Públicas normalmente inclui matérias como:

  • Teorias da Comunicação;
  • Fundamentos do Marketing;
  • Organização de Eventos;
  • Linguagem e Discurso;
  • Gestão de Crises;
  • Gestão de Identidade e Marca;
  • Produção em Multimeios;
  • Planejamento Estratégico;
  • Mercadologia, entre outras.

Para quem busca uma formação mais rápida, é possível investir nos cursos tecnólogos de áreas correlacionadas, como o Marketing. Esse tipo de graduação tem uma grade curricular mais direcionada à prática e dura cerca de 2 anos.

Como está o mercado de trabalho de RP?

Qualquer empresa, marca, centro de pesquisa, ONG, governo ou personalidade precisa cultivar uma boa imagem junto a seu público. Isso é fundamental para atrair clientes, captar recursos, construir parcerias e evitar crises.

O mercado de trabalho em RP está cheio de oportunidades. De acordo com levantamento do Portal Salário, que utiliza dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED) e do e-Social, houve um aumento de quase 30% nas contratações na área entre 2021 e 2022, o que indica uma altíssima demanda.

Os dados também indicam que o salário em Relações Públicas é de R$ 4,5 mil em média, podendo chegar a até R$ 11 mil. Nada mal, não é? E ter uma formação de qualidade faz toda a diferença para conquistar espaço no mercado. 

Além da graduação, é possível investir em especializações para destacar ainda mais o perfil profissional. Algumas possibilidades são a Comunicação Institucional, Assessoria de Imprensa e Marketing em Mídias Digitais.

Gostou de conhecer a área de Relações Públicas, o que faz o profissional e como é a graduação? Como você viu, essa é uma profissão com terreno promissor atualmente, já que empresas e personalidades diversas precisam de alguém especialista na construção de uma boa reputação.

Então, inscreva-se já no curso de Relações Públicas e aproveite esse mercado promissor!

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