o que é ead

O que é EAD: o conteúdo completo para tirar suas dúvidas!

Está difícil encontrar tempo pra fazer faculdade? Então você precisa saber o que é EAD e como funciona essa modalidade de ensino. Afinal, com ela não é preciso estar em sala de aula todos os dias porque uma boa parte do curso é feita pela internet.

Fica mais fácil conciliar os estudos com a rotina de trabalho e a família. Dá para fazer o próprio ritmo e estudar no horário que quiser. E sabe o que é melhor? A qualidade do ensino é tão boa quanto a dos cursos presenciais e o diploma não tem diferença nenhuma!

Gostou da ideia? Então continue lendo pra descobrir como esse tipo de ensino surgiu, como funciona um curso EAD, quem pode participar dessa modalidade, como é o mercado de trabalho, entre outras informações pra ficar por dentro do assunto!

O que é EAD?

EAD é a sigla para Educação a Distância. Essa modalidade é regulamentada pela Lei nº 9.394, que autoriza a oferta da educação remota em todos os níveis, ou seja, desde o Ensino Fundamental até o Superior. Para os cursos de graduação e pós-graduação, existe também a regulamentação pelo Decreto nº 9.057.

Nos últimos anos, muita gente tem procurado entender o que significa EAD e buscado por cursos nessa modalidade de ensino. Mas você sabia que ela não é tão recente assim? É só lembrar dos cursos que eram exibidos pela televisão, nos quais o aluno recebia o material via Correios. Isso também era um tipo de ensino remoto.

Só que agora, com a popularização da internet e a transformação digital, os cursos a distância foram elevados a um novo nível. Os alunos têm à sua disposição plataformas de ensino virtual. Por meio delas, acessam as matérias do curso, atividades, postam trabalhos e até mesmo interagem com os professores e colegas.

Ou seja, é chamado de EAD todo o processo de ensino-aprendizagem de um curso que acontece de forma remota. Os professores e alunos não ficam reunidos em uma mesma sala de aula presencial. Eles interagem utilizando recursos tecnológicos e a internet.

Como funciona a EAD?

A gente já se habituou ao modelo tradicional de ensino. O professor na sala de aula, todos os alunos vão até a instituição e ficam horas assistindo a uma verdadeira palestra. Na EAD não é assim que as coisas funcionam. Pra explicar melhor, vamos manter o nosso foco no Ensino Superior, ok?

Como a gente explicou, quem escolhe uma graduação EAD não precisa comparecer à faculdade todos os dias. A maioria dos cursos superiores pode ser feita a distância, com poucas exceções, como no caso de Medicina e Odontologia.

No mais, a grade curricular é dividida entre as matérias que podem ser cursadas pela internet e aquelas práticas, que exigem a presença na faculdade. É por isso que a EAD se divide em cursos semipresenciais e 100% a distância. Confira a seguir como funciona cada um deles.

Curso semipresencial

No curso semipresencial, o estudante vai cursar uma parte da grade curricular pela internet e a outra em aulas presenciais. Elas geralmente acontecem uma vez por semana em polos de apoio da instituição de ensino, com horário para começar e terminar.

Nessas aulas presenciais o aluno cumpre a parte prática do curso, como acontece para aqueles que fazem Engenharia e que precisam aprender a trabalhar com alguns programas. Também assistem às aulas com os professores, que costumam ser exibidas pela internet, tendo a supervisão de um tutor.

Os alunos interagem com os seus colegas de turma, fazem atividades, participam de debates, realizam as provas ou fazem a apresentação de trabalhos. Tudo isso depende da maneira como a própria faculdade organiza as suas aulas presenciais.

Curso a distância (100% online)

Já no curso online não existem as aulas presenciais. Todas as disciplinas do curso ficam disponibilizadas para o estudante no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Elas são gravadas e podem ser assistidas na hora que for mais apropriada para o aluno.

A interação com os professores e os colegas acontece também a distância, seja por meio de fóruns, por mensagens de e-mail ou por ligação de vídeo. Além disso, existem tutores que ficam à disposição para esclarecer dúvidas ou ajudar com alguma dificuldade.

Todas as atividades e trabalhos, e até mesmo algumas provas, são feitas pela internet. Porém, também existem avaliações presenciais, que são aplicadas a cada bimestre conforme as disciplinas que estão sendo estudadas.

Nesse caso, o aluno precisa comparecer ao polo de apoio, geralmente com horário agendado, para realizar essas avaliações. Esse é o único momento em que ele precisa comparecer à faculdade, mas pode ir até lá caso precise usar um computador ou consultar livros. Muitas instituições disponibilizam essa estrutura pra facilitar o aprendizado.

Ambiente virtual de aprendizagem

Agora que você entendeu o que é EAD, vamos conhecer um pouco sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem? A gente explicou que, por esse espaço, o estudante que faz um curso a distância terá acesso às disciplinas, certo?

O Ambiente Virtual de Aprendizagem também é chamado de AVA. Ele é uma plataforma online, um tipo de site, que funciona mais ou menos como uma sala de aula digital. Assim que o estudante faz a sua matrícula no curso, o acesso dele é liberado por meio de uma senha para que possa começar a cumprir a grade curricular.

A cada bimestre ou semestre, a faculdade libera no AVA os conteúdos da matéria que está sendo estudada naquele momento. O estudante precisa respeitar os prazos determinados para cada atividade, já que tem um tempo para ser entregue.

Primeiro, ele assiste às videoaulas que já estão gravadas. Depois, realiza as atividades propostas pelo professor. Também haverá trabalhos para entregar, que podem ser individuais ou em grupo. Ali no AVA também vai ter o espaço para postar as atividades de estágio, que são obrigatórias para algumas graduações, como as licenciaturas.

Cada faculdade organiza o seu AVA de um jeito diferente, mas de um modo geral, o estudante vai encontrar:

  • a área de acesso para cada matéria;
  • uma biblioteca virtual;
  • o espaço do fórum ou para envio de mensagens;
  • um campo de atendimento ao aluno;
  • o espaço para postar trabalhos e algumas atividades práticas;
  • a área das atividades complementares;
  • o acesso à secretaria digital.

Além disso, podem acontecer eventos como palestras, workshops e webinars. A faculdade organiza algumas atividades extracurriculares bem bacanas, como concursos de poesia, iniciação científica e espaços para debate.

Deu pra perceber que o Ambiente Virtual de Aprendizagem é mesmo como um campus na internet, né? Vale muito a pena explorar esse espaço porque ali estão todos os recursos e ferramentas que o estudante precisa para fazer o seu curso EAD sem dificuldade, além de complementar o conteúdo de base da graduação.

Quem pode fazer EAD?

Qualquer pessoa que esteja apta a ingressar no Ensino Superior pode fazer EAD. Não existe um pré-requisito para cursar uma graduação a distância. Basta ver se, na faculdade onde você pretende estudar, o curso está disponível nessa modalidade de ensino.

Mas é verdade que quem procura saber mais a respeito do que é EAD, suas facilidades e vantagens, são aqueles que têm uma rotina corrida. Afinal, essa modalidade de ensino é muito flexível e permite conciliar a faculdade com outras atividades e compromissos.

Foi por isso que ela se popularizou tanto aqui no Brasil. Muita gente sai do Ensino Médio direto para o mercado de trabalho ou faz um curso técnico e já começa a carreira. Mas agora o mercado de trabalho está mais exigente, e esses profissionais estão em busca do diploma de Ensino Superior para ter um diferencial e melhores oportunidades.

Só que estar em sala de aula todos os dias é um grande desafio. Nem todo mundo tem tempo pra isso. Assim, a EAD é uma mão na roda pra quem precisa se dedicar ao trabalho, mas ao mesmo tempo está sentindo necessidade de se profissionalizar ainda mais pra mudar de vida.

Tem ainda outra vantagem de escolher um curso EAD, que é cumprir o estágio sem preocupações. Também dá pra conciliar com outros cursos, como de idiomas. Para os jovens é uma excelente alternativa porque podem conseguir um emprego de meio período e fazer faculdade ao mesmo tempo.

Até mesmo quem está pensando em fazer uma transição de carreira se beneficia com a EAD. Estudando a distância dá pra continuar no emprego atual até se especializar na nova área, procurar a oportunidade que deseja e partir para um novo ramo!

Sendo assim, a EAD é praticamente pra todo mundo que deseja conquistar o seu diploma de Ensino Superior, seja o primeiro ou o segundo, mas quer fazer isso de uma forma prática. Na EAD, você tem menos pressão e não precisa ficar naquela correria.

Como estudar na EAD?

Até aqui a gente só falou coisas boas a respeito da Educação a Distância. Mas o fato de a modalidade ser tão flexível e prática não significa que os cursos são mais fáceis do que aqueles feitos de forma presencial.

É muito importante não esquecer que a grade curricular é a mesma. Se você fizer um curso de Letras presencial, semipresencial ou a distância, vai estudar as mesmas matérias em todas essas modalidades. Isso porque existe uma grade básica que deve ser oferecida por todas as faculdades.

Além disso, não basta saber o que significa EAD e como ela funciona, a gente precisa se adequar a essa modalidade de ensino. Ela requer dedicação, disciplina e organização, porque é você quem vai fazer o seu ritmo de estudos.

O professor não vai estar o tempo todo cobrando a entrega de um trabalho, de uma atividade ou a realização de uma prova. Você precisa:

  • ficar acompanhando o calendário;
  • ter atenção às datas de cada atividade;
  • conferir os conteúdos que precisam ser estudados;
  • fazer suas anotações, resumos e outras estratégias por conta própria.

Então pra começar a estudar na EAD é muito simples. Basta ter a aprovação na faculdade e fazer a matrícula. Só que depois disso é que começam os desafios: adequar a rotina e se organizar pra aproveitar ao máximo o seu curso.

Calma, a gente não está dizendo que estudar a distância é difícil. É só uma questão de adaptação mesmo, porque esse é um modelo com o qual nem todo mundo está habituado. Pra ficar ainda mais fácil, veja a seguir algumas dicas de como você pode se organizar pra se dar bem na EAD.

Navegue por todo o ambiente virtual

Assim que o seu acesso for liberado, navegue por todo o ambiente virtual pra conhecer cada uma das funcionalidades. Confira onde estão as matérias, preste bem atenção no calendário e nos links principais que você vai acessar com mais frequência.

Defina seu momento de estudo

Não se esqueça de que a EAD é mais flexível porque possibilita não estar na faculdade todos os dias, mas é preciso definir um momento pra estudar. Pode ser a qualquer hora do dia, quando for mais confortável pra você, ou mesmo nos finais de semana. Mas estabeleça um momento pra se dedicar ao curso.

Organize o seu espaço de estudar

Tenha um cantinho reservado para os seus estudos. Organize um espaço confortável, silencioso e livre de distrações. Deixe por perto seus cadernos, livros, apostilas e outros materiais que vai utilizar, além do computador ou celular. Assim já fica tudo à mão. É mais prático.

Monte um cronograma

Também é mais fácil estudar por meio de um cronograma. Nele, você pode colocar as atividades que precisam ser realizadas primeiro pra não perder prazos. Dá pra definir quais atividades serão realizadas em cada momento. Por exemplo: hoje vou assistir às videoaulas, amanhã vou responder aos questionários e depois faço os trabalhos.

Não deixe pra última hora

Na EAD também é preciso cumprir algumas atividades complementares, fazer projetos e completar o estágio. Procure distribuir essas atividades ao longo do curso, pra não deixar tudo pra última hora. Se não fizer isso, vai ser uma grande correria, além do risco de não conseguir entregar tudo a tempo e acabar pegando DP.

Quais são as maiores dificuldades pra quem escolhe a EAD?

Quem estuda na modalidade EAD conquista muito mais autonomia no processo de ensino-aprendizagem. O aluno passa a ser protagonista, mas nem todas as pessoas conseguem lidar com isso logo de primeira.

Não existe um professor ali, na frente da sala de aula, explicando tudo pra você. Vai ser preciso ler bastante, prestar muita atenção nas videoaulas, adquirir o hábito de fazer anotações e resumos. É uma nova forma de estudar.

Algumas pessoas também encontram dificuldade para gerenciar seu tempo, o que acontece principalmente por causa da desorganização. Foi por isso que a gente sugeriu você escolher um tempo pra se dedicar aos estudos e fazer o seu cronograma. Cada coisa precisa ter um momento certo pra que nada fique pra trás.

Também não podemos esquecer aquela briga interna que acontece com muitos estudantes EAD. É bastante comum eles conviverem com a procrastinação porque bate aquela preguiça e o estudo vai ficando sempre pra amanhã. Quando vê, está tudo atrasado.

Por isso é importante ter constância e garantir um ambiente apropriado pra manter a produtividade. Assim, você vai cumprindo as atividades de forma gradativa e sempre dentro do prazo, sem deixar que nada acumule.

Como é o mercado pra quem estuda EAD?

Como a gente explicou, hoje em dia essa modalidade de ensino está muito em alta. Tem cursos livres, técnicos, de graduação e até pós-graduação, e todos eles com uma excelente qualidade e reconhecimento.

Antes, havia bastante preconceito em relação ao ensino remoto, mas agora ele é valorizado. Isso porque a grade curricular é a mesma dos cursos presenciais, garantindo uma excelente formação. E por causa do modo como o processo de ensino-aprendizagem acontece, o estudante trabalha habilidades e competências importantes.

Primeiro, estará em contato com a tecnologia. Vai utilizar a internet e recursos tecnológicos durante o curso inteiro. Precisa ter autonomia, proatividade, organização e ser autodidata. Tudo isso faz a diferença para formar um excelente profissional.

Além disso, explicamos que, com relação ao diploma, não existe diferença nenhuma nele. Não vai aparecer se você fez um curso a distância ou presencial, e a validade do documento é a mesma, possibilitando aproveitar todas as oportunidades.

Por tudo isso vale muito a pena você entender mesmo o que significa EAD e considerar fazer uma graduação a distância:

  • sua formação será tão boa quanto nos cursos presenciais;
  • vai trabalhar habilidades e competências alinhadas com os desafios do século 21;
  • vai conseguir conciliar seu trabalho com os estudos;
  • não é preciso sacrificar momentos de lazer, com a família e a vida social;
  • não é preciso ficar enfrentando o trânsito todo dia pra ir à faculdade;
  • dá pra estudar em casa nos momentos mais tranquilos e sem pressão;
  • você define quanto vai estudar por dia e de que maneira vai organizar seus estudos.

Onde fazer um curso EAD?

Se você fizer uma busca pela internet, vai perceber que existem diversos sites e plataformas que disponibilizam cursos EAD. Muitos deles inclusive são procurados pelos estudantes de Ensino Superior para fazer formações complementares.

Você também encontra cursos na modalidade EAD em diferentes instituições de ensino, mantidas pelo governo ou por entidades particulares e empresas. Isso sem falar, é claro, das faculdades que oferecem cursos tecnólogos, licenciaturas, bacharelados e pós-graduação a distância.

A maioria delas disponibiliza essa modalidade de ensino. O que varia é o tipo de curso que você encontra em cada uma e se ele está disponível no modelo semipresencial ou 100% online. Por isso, antes de prestar o processo seletivo e fazer a matrícula, é importante verificar se a graduação que você deseja está disponível na faculdade onde pretende estudar.

Em todo o Brasil existem cursos superiores a distância. Assim, você pode até mesmo estudar em uma instituição de outro estado sem precisar sair da sua casa. Aliás, essa é mais uma das grandes vantagens da EAD.

Nem todo mundo encontra a graduação que deseja na cidade onde mora ou nos municípios vizinhos. É mais difícil pra faculdade montar as turmas presenciais porque precisa ter um mínimo de alunos, e alguns cursos nem sempre são tão procurados.

Com a EAD, as instituições podem oferecer suas graduações para uma quantidade maior de pessoas em diferentes regiões. Afinal, as matérias serão cumpridas pela internet, lembra?

Mesmo que você estude em um polo em outra cidade, pela modalidade EAD terá que comparecer à faculdade no máximo uma vez por semana, se escolher o semipresencial. Muito mais prático do que ter que fazer uma pequena viagem todos os dias, não é verdade?

Então, com a EAD você tem:

  • flexibilidade na sua rotina de estudos;
  • autonomia pra estudar onde quiser;
  • liberdade pra definir a sua carreira;
  • mais opções de graduação pra escolher.

E de quebra ainda economiza porque não precisa sair de casa, nem gastar com transporte. Vai economizar também o seu tempo, podendo se dedicar ainda mais aos seus estudos. Isso sem falar que, geralmente, a mensalidade de um curso EAD é mais em conta do que a do presencial. Tá ficando cada vez melhor, né?

Gostou de conferir com mais detalhes o que é EAD e algumas características dessa modalidade de ensino? Ela tem sido a escolha de quem deseja um diploma de Ensino Superior, mas não pode se dedicar de forma integral aos estudos. Traz flexibilidade, praticidade e versatilidade, tornando a graduação mais acessível.

Você não precisa ficar adiando seu sonho de entrar pra faculdade. O momento ideal é esse. Descubra por que você deveria começar sua graduação agora.

Saiba por que você deve começar sua faculdade agora

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.