recém-formado

Sou recém-formado, e agora, o que fazer?

O ensino médio finalmente terminou e logo vem à nossa mente um pensamento: o que vou fazer agora? Essa dúvida pode ocupar a mente de qualquer recém-formado, afinal, não saber o que fazer no ano seguinte gera uma certa insegurança.

O caminho mais comum é seguir direto para a universidade, mas existem algumas opções que se tornam possibilidades para os estudantes, como fazer um curso técnico, intercâmbio e até trabalhar. Contudo, se você deseja entrar no mercado e iniciar a tão sonhada carreira, continue lendo nosso texto e conheça algumas opções.

O que você pode fazer depois de se formar?

Se você está terminando o ensino médio ou está quase chegando lá, essa é uma pergunta que deve rondar muito o seu dia a dia. Além da cobrança que temos, sempre há aquele parente, amigo ou vizinho querendo saber qual caminho será o escolhido.

Pode até parecer uma pergunta fácil de se responder, afinal, muitos continuam a estudar, mas você sabe as possibilidades disponíveis após a sua formação? Separamos algumas ideias a seguir!

Entrar em uma faculdade

O ensino superior é o caminho mais comum a ser seguido pelos estudantes, afinal, fazer uma graduação é o começo para conquistar um bom emprego. É importante ressaltar que a duração é de quatro a seis anos, para as formações de licenciatura e bacharelado, e de dois a três para os tecnólogos. Para ingressar na universidade, conhecer os processos seletivos de antemão ajuda bastante. Sendo assim, preste atenção às datas para saber como usar sua nota do ENEM, o exame que permite o acesso às universidades públicas e algumas particulares. Além disso, vale tentar o Fies e o Prouni, que são um sistema de bolsas de estudo para instituições privadas.

Fazer um curso técnico 

De forma diferente dos cursos superiores, as formações técnicas são equivalentes ao nível médio, que podem ser realizadas em escolas secundárias ou outras instituições que as disponibilizam.

Os cursos técnicos são programas que capacitam os alunos ao oferecer um conhecimento teórico e prático de diversas atividades do setor produtivo.

Intercâmbio 

Viajar para fora do Brasil pode ser uma opção para quem não está pronto para iniciar os estudos e nem entrar no mercado de trabalho. Embarcar em uma aventura em outro país possibilita que você conquiste experiências na área pessoal, cultural e até profissional. Afinal, o que é aprendido com outras culturas e idiomas acompanha o intercambista por toda a vida.

Existem os intercâmbios de idiomas, em que o estudante desenvolve a habilidade de falar uma nova língua na prática; o voluntário, para atuar em um projeto social; e o de estudo, que pode ser feito ainda durante o ensino médio ou na formação superior. Além disso, esses programas exigem investimento e adaptação à língua do país.

Começar a trabalhar 

Se independência financeira é o desejo de muitos recém-formados, trabalhar pode ser a opção certa. Existem alguns trabalhos que não requerem um conhecimento que vem da graduação, o que se torna uma vantagem para quem busca um trabalho.

Entretanto, a jornada de trabalho pode afastar o jovem dos estudos e das possibilidades de formação, como o ensino superior e o técnico. Dessa forma, vale a pena pensar em um plano de carreira e montar um currículo que mostre suas habilidades.

Como escolher o que cursar?

Agora que você conhece algumas opções do que fazer após terminar o ensino médio, surge outra questão. Qual dessas possibilidades escolher? Vamos dar algumas dicas para auxiliar nesse processo!

  1. Entenda quais são seus sonhos ou desejos: a partir delas é possível selecionar as opções que você pode seguir.
  2. Monte uma lista dos caminhos que você precisa para chegar aos objetivos que tiver: assim, ficará mais claro o que é preciso fazer para alcançá-los.
  3. Converse com pessoas que seguiram esses trajetos: esse contato permite entender por que cada um fez cada escolha e os pontos positivos e negativos.
  4. Realize testes vocacionais: esse exame permitirá entender quais são as áreas em que você tem mais afinidade.
  5. Faça o que deixa você feliz: além de ter todo esse conhecimento, é importante realizar o que gosta e garantirá um melhor desempenho profissional.

Qual é a importância do curso superior?

Seja recém-formado ou não, buscar por um lugar no mercado de trabalho vai fazer parte do seu futuro. Por isso, os jovens que desejam construir uma carreira sólida podem seguir a formação do curso superior. A educação superior é um dos principais requisitos das empresas para os profissionais que desejam um crescimento na profissão.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a taxa de desemprego em âmbito nacional, encerrou em 11,1% em dezembro de 2021. Ou seja, cerca de 12 milhões de pessoas. Nesse contexto, quem é qualificado sai na frente na disputa por uma vaga, conquistando as melhores oportunidades.

A formação deve ser uma das prioridades dos recém-formados, por isso existem diversas opções de cursos e instituições que se encaixam nas necessidades de cada pessoa. Nesse sentido, saber como calcular a nota do ENEM e as datas dos processos seletivos é muito importante para os alunos.

Como escolher o melhor curso? 

Terminou a escola e decidiu ir para a universidade? É hora de escolher sua graduação! Entre as possibilidades existe o bacharelado que possui o caráter generalista, ou seja, prepara o estudante para trabalhar em diversa áreas. A licenciatura é a formação feita por quem sejam lecionar e tem matérias de educação na sua grade curricular. O tecnólogo tem como o foco a preparação de profissionais pra atuar no mercado de trabalho e tem a duração menor do que as outras duas opções.

Depois de entender essa diferença, vale conhecer a área pela qual mais se interessa. Os cursos de humanas, por exemplo, estudam o comportamento humano, a sociedade e os fenômenos relacionados. A área de exatas utiliza como base os raciocínios lógicos e os cálculos precisos. Já a de biológicas pesquisa a vida, a natureza, os animais e seres humanos.

Escolher a instituição também é fundamental, já que estrutura, professores e qualidade do ensino vão fazer a diferença na sua formação. Confira as dicas para acertar na faculdade:

  1. conheça seu perfil e a área de interesse;
  2. identifique a universidade que tem o curso de preferência;
  3. verifique a grade curricular, com as disciplinas que você vai estudar;
  4. pesquise sobre o mercado de trabalho.

Passar por tantas dúvidas estando recém-formado é comum. Nesse caso, é importante conhecer seu objetivo é entender qual a formação superior será responsável por levar você a conquistar uma carreira sólida.

É recém-formado e se identificou com esse texto? Então, clique aqui e aprenda como organizar sua rotina de estudo.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.