psicologia organizacional

Psicologia Organizacional: conheça essa pós-graduação da Anhembi Morumbi!

O curso de pós-graduação em Psicologia Organizacional apresenta ótimas vantagens de carreira e oportunidades de mercado. No entanto, você sabe o que faz um profissional especializado nesse tema?

A Psicologia é um campo que oferece diversos caminhos profissionais, tendo em vista que o principal objeto de estudo é a mente e o comportamento humano. Por conta da complexidade do assunto, é possível pesquisar a fundo os mais variados componentes envolvidos.

A área organizacional se mostra importante para diversas empresas e, por isso, atrai mais estudantes. Quer saber mais sobre o que um psicólogo pode fazer ao seguir essa carreira? Então, não perca este post!

O que faz um psicólogo organizacional?

Um termo que se popularizou no mundo corporativo é o “marketing interno”. Isto é, as empresas comprometidas com um crescimento sustentável tendem a focar ainda mais a satisfação da equipe de colaboradores, utilizando técnicas que atraem e retêm os profissionais, de forma parecida com as que fazem com os clientes.

Essa atenção maior ao bem-estar dos funcionários traz uma série de vantagens, não apenas para a equipe, como para as empresas. Afinal, elas conseguem manter os talentos, reduzem custos com demissões e conseguem aprimorar a produtividade e o desempenho internos.

Nesse contexto, algumas especialidades se destacam, sendo a Psicologia Organizacional uma delas. Tendo em vista que o objetivo dessa tendência entre as empresas é garantir a preferência e o bem-estar dos colaboradores, é importante contar com profissionais que entendem do assunto para fazer o trabalho.

É aí que entra o psicólogo organizacional. Essa é a área que foca os cuidados com a saúde mental e o conforto dos funcionários no ambiente de trabalho. Por esse motivo, geralmente, atua no setor de Recursos Humanos, oferecendo a orientação necessária para manter o clima organizacional em constante melhoria.

Qual é a importância desse recorte na Psicologia?

Para entender a importância da Psicologia Organizacional, é preciso levar em conta que um dos problemas de bem-estar emocional e psicológico que mais afetam a população é o estresse. O fenômeno, inclusive, é considerado uma epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, é válido ressaltar como o trabalho pode se relacionar facilmente ao aumento das condições estressantes do dia a dia. No Brasil, isso é ainda mais notável. Afinal, somos o segundo país com mais pessoas diagnosticadas com Síndrome de Burnout, um problema que provoca esgotamento mental por conta do acúmulo de estresse e sobrecarga de tarefas no trabalho.

Em meio a todo esse contexto, torna-se fundamental que o bem-estar dos colaboradores receba mais atenção no ambiente corporativo. Essa é uma necessidade para a saúde pública, a economia, o empreendedorismo, entre várias outras esferas sociais.

É por esse motivo que é tão relevante um recorte na área da Psicologia voltado para os fatores profissionais que podem interferir na saúde mental das pessoas. Além disso, essa se torna uma carreira em alta e com bastante demanda de profissionais capacitados no mercado, justamente por tratar de um assunto que atrai cada vez mais a preocupação das organizações.

Como é a pós-graduação na área?

Assim como toda pós-graduação na área da saúde, a especialização em Psicologia Organizacional tem como proposta aprofundar os conhecimentos obtidos na faculdade para fazer com que os alunos tenham mais domínio teórico e prático sobre determinado nicho de atuação. O curso tem uma carga horária de 360 horas.

São 16 disciplinas focadas em conteúdos que ajudam a desenvolver habilidades e noções de processos organizacionais, gestão de pessoas e teorias da Psicologia relacionadas ao ambiente de trabalho. Por esse motivo, a grade curricular apresenta matérias, como:

  • Gestão da Diversidade Organizacional;
  • Cultura e Clima Organizacional;
  • Saúde e Bem Estar no Trabalho;
  • Liderança e Motivação de Equipes;
  • Responsabilidade Social Corporativa;
  • Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, entre outras.

Como é o mercado em Psicologia Organizacional?

Como visto, o profissional especializado em Psicologia Organizacional pode trabalhar junto aos setores de Departamento Pessoal e Recursos Humanos de um negócio. Com isso, é possível atuar em diversas áreas, como:

  • orientação e guia de carreira;
  • treinamento e desenvolvimento;
  • gestão de benefícios;
  • recrutamento e seleção;
  • planejamento estratégico;
  • motivação de talentos; 
  • gestão de conflitos, entre outras.

Para desempenhar esse papel no mercado, é fundamental ter conhecimentos sólidos de Psicologia, assim como conhecer os conceitos básicos de Administração e Recursos Humanos. Desse modo, o foco da pós-graduação nessa área é unir todas essas ideias de maneira prática e interativa, a fim de preparar melhor os profissionais para o mercado.

Dessa forma, os psicólogos podem se capacitar para suprir a demanda de especialistas nessa área, ocupando cargos com ótimas vantagens de carreira, como empregabilidade e remuneração. Não é à toa que o salário médio para os profissionais que atuam no setor organizacional é de R$3.156,00.

Vale ressaltar, também, que o retorno financeiro tende a aumentar consideravelmente com uma pós-graduação e o tempo de experiência. Outros fatores que podem fazer com que esse salário suba bastante é o cargo ocupado na empresa, a região e os diferenciais apresentados pelo profissional.

Como se dá o ingresso para o curso de Psicologia Organizacional?

Para entrar no curso de Psicologia Organizacional, é fundamental ter em mãos o diploma de graduação em Psicologia. Além disso, é interessante analisar a grade curricular e toda a metodologia de pós-graduação da instituição de ensino, a fim de saber o que esperar da especialização.

Na Anhembi Morumbi, você ainda pode concorrer a bolsas de estudo ao participar do processo seletivo para pós. Nesse caso, é preciso realizar uma prova de 20 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma redação. Os seis melhores classificados terão acesso a descontos de 100% na mensalidade ao longo de todo o curso.

Gostou de conhecer mais sobre essa importante área das Ciências da Saúde, que é a Psicologia Organizacional? Fazer uma especialização é uma maneira de conquistar vários benefícios de carreira, como mais conhecimento, maior remuneração e melhores vagas de emprego. Sendo assim, vale a pena investir na sua formação e alcançar mais um passo no desenvolvimento pessoal e profissional.

Essa área chamou a sua atenção? Então, inscreva-se agora mesmo na pós-graduação em Psicologia Organizacional da Anhembi Morumbi e impulsione a carreira!  

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.