o que é quiropraxia

O que é quiropraxia e como atuar nessa área

A cada dia, o universo da saúde surge com novas técnicas para promover mais bem-estar à população. Outras metodologias, porém, são menos conhecidas, mas já vêm sendo usadas há muitos anos. E para deixar você por dentro do assunto, vamos explicar aqui o que é Quiropraxia. Isso mesmo! Muito utilizada nos Estados Unidos e na Europa, essa profissão está presente tanto entre os indivíduos que buscam terapias alternativas quanto entre os atletas que desejam melhorar a sua performance. 

Aliás, também é válido ressaltar que esse é um setor em constante crescimento. Logo, caso seja seu desejo garantir um diferencial no mercado, é sempre bom entender mais sobre o assunto. Afinal, quais são os benefícios desse método? Será que existe faculdade para Quiropraxia? 

Se você fez essas perguntas, não se preocupe. Hoje, respondemos a todas elas. Para saber mais, é só continuar acompanhando o post. Vamos lá?

O que é Quiropraxia?

O objetivo da técnica é restaurar a função e a mobilidade das articulações afetadas, aliviando a dor e melhorando tanto a postura, quanto a qualidade de vida do paciente. Aqui, estamos falando de um conjunto de técnicas aplicadas para prevenir o surgimento de distúrbios biomecânicos, sejam eles nos ossos, músculos, tendões ou, até mesmo, nervos. 

Também é válido ressaltar que essa abordagem é baseada na ideia de que o corpo possui uma capacidade natural de se curar e se adaptar, desde que esteja em constante equilíbrio e livre de interferências externas. Bem interessante, não é mesmo?

A sessão de quiropraxia

Para aproveitar todos os benefícios dessa técnica, o indivíduo deve realizar um tratamento, composto por sessões periódicas. Cada uma delas é composta por técnicas diversas, envolvendo métodos manuais, a realização de exercícios, além de conselhos sobre como o paciente pode melhorar os seus hábitos diários. 

De todo modo, o grande diferencial desse acompanhamento está nos ajustes articulares — que devem ser realizados por meio de manobras ágeis, precisas e altamente seguras. Com elas, é possível fazer com que todo o organismo comece a funcionar de um jeito eficiente e em perfeita harmonia. 

O que faz um quiropraxista?

É um profissional especializado em tratar a saúde e o desempenho das articulações, que podem interferir diretamente no funcionamento dos nervos e músculos do indivíduo. 

Fora isso, o quiropraxista tem como função contribuir para a prevenção de doenças originárias do sistema nervoso, muscular e esquelético. Tudo isso, por meio de terapias manuais, que é o caso da manipulação, reeducação da postura e, claro, diferentes exercícios físicos.  

Quer mais detalhes? A seguir, listamos algumas das intervenções mais comuns realizadas por esses profissionais. Confira! 

  • Manipulações manuais: técnicas aplicadas nas articulações afetadas, com a finalidade de restaurar a função e a mobilidade do paciente. 
  • Mobilizações: métodos compostos por movimentos passivos. A ideia é melhorar a flexibilidade das articulações afetadas.
  • Massagens: técnicas terapêuticas, que buscam aliviar a tensão muscular, reduzir a dor e estimular a circulação sanguínea. 
  • Exercícios: atividades específicas para fortalecer a musculatura corporal e melhorar a postura, contribuindo assim para a prevenção de lesões e auxiliando no tratamento de diferentes disfunções. 

Importante: muitas vezes, algumas pessoas perguntam: “quiropraxista é médico?”. A resposta é: não. Esse é um profissional graduado em Quiropraxia. Já o médico, é aquele que se formou em Medicina. De todo modo, ele pertence à área da saúde e está apto a trabalhar em conjunto com outros profissionais do segmento, garantindo assim um cuidado completo ao paciente. 

Existe faculdade de Quiropraxia?

Após descobrir em que consiste esse tratamento, é comum querer saber se existe faculdade pública ou particular para essa área no Brasil. A resposta é: sim. Apesar de ser uma formação ainda recente no país, a verdade é que existem várias instituições de ensino que oferecem essa modalidade aos estudantes. 

Em média, tal opção tem duração de 4 anos, com reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Ao longo da graduação, os alunos estudam disciplinas que envolvem anatomia, fisiologia, patologia, biomecânica, diagnóstico por imagem, técnicas quiropráticas, entre muitas outras. 

E não termina por aí! Os estudantes ainda têm a oportunidade de realizar estágios supervisionados em clínicas e consultórios, o que contribui para o desenvolvimento de habilidades práticas e os capacita para o mercado de trabalho.

Na Anhembi Morumbi, por exemplo, o curso superior de Quiropraxia dispõe de grade curricular completa, que engloba todos os componentes necessários para formar um profissional familiarizado com esse nicho de atuação. Alguns deles são:

  • Biossistemas do corpo humano; 
  • Quiropraxia aplicada à coluna cervical; 
  • Técnicas integrativas e complementares em quiropraxia; 
  • Quiropraxia aplicada à coluna lombar e pélvica; 
  • Quiropraxia aplicada à coluna torácica; 
  • Imaginologia aplicada à quiropraxia; 
  • Saúde única; 
  • Movimento humano; 
  • Mecanismos de agressão e defesa; 
  • Biossistemas do corpo humano.

Vale a pena se formar nessa área?

Até aqui, você já sabe o que é Quiropraxia. Mas, se você deseja se especializar nessa área, é necessário considerar alguns pontos essenciais. O primeiro deles é se identificar com a área da saúde e ter como foco lidar com o público. Especialmente, com aqueles pacientes que encontram-se com dores constantes e necessitam de uma atenção exclusiva ao longo do tratamento. 

Nessa etapa, também é importante ressaltar que, para se destacar no mercado, esse profissional deve ter o perfil de gostar de trabalhar com as mãos e se dedicar ao estudo frequente. Afinal, mesmo com uma formação de, em média, 4 anos, o especialista em Quiropraxia deve estar em constante aprendizado, investindo em cursos de aperfeiçoamento para acompanhar as novidades do setor. 

Portanto, esse é um caminho promissor, que pode ajudar você a conquistar boas oportunidades de emprego em várias regiões do país. Em outras palavras, a formação em Quiropraxia vale muito a pena!

Como foi possível concluir ao longo deste post sobre o que é Quiropraxia, entendemos que essa é uma excelente oportunidade de formação, principalmente para aqueles que desejam aplicar as suas habilidades no cuidado com o próximo. 

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir também nosso artigo sobre 6 faculdades para empreendedores que você precisa conhecer. A gente se vê em breve!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.