licenciatura em química

Licenciatura em Química: conheça mais sobre o curso

Quem tem afinidade com a área das Exatas e, ao mesmo tempo, tem interesse em dar aulas pode se interessar pela licenciatura em Química. Esse curso que alia a didática ao estudo da matéria e das relações entre os elementos químicos.

Diferentemente do bacharelado, quem se torna um licenciado tem ainda mais opções de trabalho, tendo em vista que conta com a aptidão para ministrar aulas para a educação básica. Sendo assim, esse curso é bastante vantajoso para as pessoas que desejam ter variadas alternativas de carreira.

Neste post, saiba mais detalhes de como funciona a licenciatura em Química e veja se esse é a melhor graduação para você!

O que se estuda na licenciatura em Química?

Como você viu, esse é um curso de Exatas, que aborda os conteúdos essenciais para compreender os diferentes estados da matéria e as diversas interações entre diversos elementos químicos.

A licenciatura em Química também tem como diferencial os assuntos voltados para a prática pedagógica. Dessa forma, todo aluno vai acompanhar também conteúdos relacionados à cognição, aprendizado e didática.

Estes são alguns exemplos de disciplinas que você pode esperar ver ao longo dessa graduação:

  • Físico-Química;
  • Bioquímica;
  • Química Geral;
  • Matéria e Energia;
  • Química Orgânica;
  • Termodinâmica;
  • Física Geral;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Modelos Atômicos;
  • Metodologia de Ensino de Química;
  • Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Como é o curso?

É possível notar que essa é uma graduação que vai envolver vários conhecimentos básicos em Química, Matemática e Física, não é mesmo? Se essas foram as disciplinas que você teve mais afinidade durante o Ensino Médio, aí está um ótimo sinal de que esse é um ótimo curso para seguir.

A licenciatura em Química tem duração de 8 anos, nos quais são divididos entre conteúdos teóricos e práticos. Além disso, ao final do curso, é preciso realizar o estágio obrigatório, geralmente em instituições de ensino básico, e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Ao ter o diploma de licenciatura em Química em mãos, você pode escolher onde atuar. Há diversas opções, como:

  • escolas;
  • instituições de ensino superior — para quem decide cursar mestrado e/ou doutorado como pós;
  • indústrias;
  • laboratórios;
  • institutos de pesquisa;
  • polícia forense.

Não é à toa que pessoas formadas em Química recebem, em média, R$ 4.562,00, com teto salarial de R$ 12.499,00, segundo dados do Glassdoor. Vale a pena destacar que, ao investir na carreira com cursos de especialização e aprofundamento, é possível ter remunerações ainda mais altas.

É possível estudar Química a distância?

É interessante saber também que o curso está disponível em diferentes modalidades, como presencial e a distância. Sim! Existe a possibilidade de estudar licenciatura em Química EAD e essa é uma grande vantagem para quem está em busca de mais flexibilidade e autonomia nos estudos.

Nesse caso, ainda acontecem as atividades práticas, que podem ser realizadas em dias agendados nos laboratórios de Química do polo institucional. Sendo assim, não existe a necessidade de ir até o campus diariamente, apenas nos dias de aulas práticas.

Quais as vantagens de estudar Química EAD?

Será que a experiência de estudar a distância não afeta o aprendizado do curso? Desde já, saiba que não! Esse é um dos principais mitos sobre a realização de uma graduação na modalidade EAD.

Isso porque a qualidade e a validade dos cursos são iguais ao ensino presencial, além de que existe uma série de vantagens extras ao optar por essa modalidade. A seguir, confira ótimos exemplos dos benefícios de fazer uma licenciatura em Química EAD!

Flexibilidade

Com tantas atividades para fazer no dia a dia, ter mais flexibilidade para organizar os horários é um grande diferencial, não é mesmo? Esse é um dos pontos de destaque de estudar a distância.

É claro que contar com um roteiro de estudos não deixa de ser importante. No entanto, com a faculdade EAD, você pode fazer a maior parte das aulas e das atividades pela internet, seguindo o próprio ritmo.

Economia

Já parou para pensar no quanto você precisaria gastar para se deslocar diariamente até o campus da instituição de ensino? Esse é um dos fatores que desmotivam muitos alunos a fazerem um curso superior.

Mais ainda, quem mora muito longe de um polo institucional, teria que fazer uma grande adaptação da rotina para estudar de forma presencial, o que não é necessário com o EAD.

Vale destacar que essa economia de recursos acontece também ao comparar os preços da mensalidade presencial com um curso a distância. O ensino remoto conta com valores muito mais acessíveis e que facilitam o pagamento da graduação.

Não é só dinheiro que você economiza ao optar pelo EAD! Todo o tempo necessário para se deslocar até o campus pode ser aproveitado em outras tarefas no dia a dia, como trabalho, estudos, atividades complementares e, até mesmo, uma iniciação científica.

Desenvolvimento de competências

Depois de conferir como é a dinâmica da licenciatura em química, grade curricular e demais características do curso, é possível notar que essa é uma graduação que vai envolver muita dedicação e comprometimento. Quando é feita a distância, você tem a oportunidade de desenvolver algumas outras competências.

Esse é um dos principais benefícios de fazer um curso superior. Além dos conteúdos práticos e teóricos vistos ao longo da faculdade, existe a possibilidade de aprender e desenvolver várias habilidades socioemocionais e competências que fazem a diferença na hora de buscar uma oportunidade no mercado de trabalho.

No caso do EAD, algumas das principais qualidades profissionais que você pode desenvolver são:

  • autonomia nos estudos;
  • capacidade analítica;
  • criatividade;
  • resiliência;
  • organização;
  • proatividade, principalmente para a resolução de problemas;
  • afinidade com a tecnologia e ferramentas digitais.

Qualidade de ensino

Lembra que desmentimos um dos mitos sobre o EAD ao deixarmos claro que o diploma é tão válido quanto o do ensino presencial? Isso se dá graças aos investimentos que as instituições realizam nos cursos a distância.

A Anhembi Morumbi, por exemplo, conta com uma infraestrutura moderna e atualizada, com foco em formar profissionais de sucesso para o mercado. Para isso, conta com ambientes de ensino de qualidade, seguindo padrões internacionais, e corpo docente qualificado.

Além disso, quem é aluno da Anhembi tem a oportunidade de formar um networking bastante rico, principalmente por conta da parceria da instituição com as mais variadas empresas nacionais e internacionais.

Em outras palavras, decidir fazer licenciatura em Química é também investir em um futuro promissor, com diversas possibilidades de emprego. Por isso, se esse curso combina com você, não perca a oportunidade e dê o primeiro passo para a formação profissional.

Gostou deste post? Então, aproveite a visita e saiba mais sobre o curso de licenciatura em Química!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.