filmes sobre carreira

Selecionamos 6 filmes sobre carreira imperdíveis

Na vida profissional, existem histórias que lembram um enredo de Hollywood: são marcadas por dificuldades, reviravoltas, ironias, piadas e aprendizados. Se é a vida que imita a arte ou se é a arte que imita a vida, ainda não se sabe. Mas é fato que existem ótimos filmes sobre carreira que, além de proporcionar identificação, são ótimas fontes de inspiração.

E convenhamos: é preciso, de fato, ter motivação, buscar apoio e encontrar boas referências durante a caminhada do nosso desenvolvimento profissional, concorda? Toda trama precisa envolver seu telespectador, pois só assim ele tem vontade de ficar até o final — e qualquer semelhança com a nossa vida não é mera coincidência.

Bem, separamos uma lista de 6 filmes sobre carreira pra ajudar você a se inspirar. Confira!

Criando uma rotina de estudos de sucesso

Quais são os melhores filmes sobre carreira?

São muitos os filmes inspiradores sobre carreira, mas podemos falar sobre alguns dos mais impactantes.

1. Um Senhor Estagiário (2015)

Mudar de profissão, dar uma guinada na carreira, voltar a estudar. Você acredita que existe idade limite para fazer tudo isso?

Bem, se o fantasma aí dentro da sua cabeça insiste em dizer que você já passou da idade de mudar, de seguir por determinado caminho ou se, ainda, você se pergunta se vale a pena fazer faculdade depois de tudo, então assista a essa trama!

Um Senhor Estagiário é um dos filmes inspiradores dos últimos tempos e transmite muitas mensagens em apenas 120 minutos. No enredo, o viúvo Ben, de 70 anos, resolve se propor um desafio: voltar a trabalhar. Ele vai parar no cargo de estagiário de uma grande empresa de moda.

Apesar de sua grande experiência de vida e idade suficiente para ser pai ou avô de seus colegas de trabalho, ele assume a função com grande humildade e disposição para aprender. Ao mesmo tempo, tem muito a ensinar, principalmente sobre a forma de viver a vida, algo que impacta sua chefe, que a princípio transmite uma imagem de pessoa dura e difícil.

2. Estrelas além do tempo (2016)

Que tal se inspirar com uma história baseada em fatos reais sobre mulheres negras que se mostraram invencíveis? Então, acrescente na sua lista de filmes sobre carreira esse também. 

O enredo se passa durante a Guerra Fria em uma corrida espacial dos Estados Unidos contra a Rússia. A NASA passa por desafios sérios e recruta especialistas em resolver determinadas operações matemáticas, algo importante pra ter mais sucesso no uso das tecnologias. Um grupo de mulheres negras engenheiras provou ser essencial ao trabalho. No entanto, as integrantes precisam enfrentar preconceitos de vários tipos.

Além de inteligência de sobra, elas demonstram muita determinação e habilidades socioemocionais para lidar não somente com o grande desafio da função, mas também com os ataques do restante da equipe.

3. Cruella (2021)

Quem disse que a Disney não faz filmes sobre carreira? Claro que faz! E, ainda, usa uma das vilãs mais famosas: Cruella.

Acontece que ela também tem um lado inspirador: é criativa, determinada e inteligente. Seu objetivo é investir em formas de construir seu nome e sua reputação no mercado de trabalho, na área de Design. Seu talento chama a atenção da Baronesa Von Hellman, uma lenda fashion da época, então as duas iniciam uma parceria.

No entanto, as personalidades de ambas não batem, então Cruella acaba revelando um lado rebelde, mau e vingativo. A personagem é fria e ambiciosa, mas não deixa de cativar. Inspire-se com essa ousadia e coragem.

4. Um sonho possível (2009)

Às vezes, seguir uma profissão depende bastante de autoconhecimento, além de persistência pra não desistir diante das primeiras dificuldades. 

Michael é um jovem negro, filho de uma mãe viciada. Desde a infância, sua vida é repleta de dificuldades: lida com o racismo, não conta com o apoio materno necessário nem tem onde morar.

Sua fuga está nos esportes, o que se revela também uma de suas grandes habilidades. Certo dia, tentando fugir da chuva, uma família resolve convidá-lo pra passar a noite em sua mansão milionária, fato que mudou completamente seu destino.

A família o acolhe e, a partir daí, ele começa a usufruir de bons momentos, até perceber que carrega em si um grande dom: o de ser jogador de futebol americano. O filme transmite a mensagem que vale a pena acreditar nos próprios sonhos, ainda que tudo ao redor pareça ir contra.

5. O Diabo Veste Prada ( 2006)

Um dos grandes clássicos do começo dos 2000, o Diabo Veste Prada também está na lista dos melhores filmes sobre carreira. Ele mostra a história de Andy, uma jovem recém-formada que consegue um emprego na renomada revista de moda Runway.

A felicidade inicial de Andy recebe um balde de água fria ao perceber que sua chefe, a poderosa Miranda Priestly (interpretação imperdível da icônica Meryl Streep), é muito mais que exigente: tem um perfil hostil e sente prazer em humilhar seus subordinados.

A resiliência e a inteligência emocional de Andy são incríveis: ela consegue não apenas ignorar esse jeito provocador de Miranda como também cativá-la ao final. 

Pra chegar a isso, no entanto, passa por diversas provações, inclusive o julgamento tóxico de seu namorado, Nate. Também aprende a não esperar tanto reconhecimento (por mais merecido que seja) e adquire a coragem que faltava no início da carreira para fazer uma grande decisão.

6. Apenas uma Chance (2013)

Se você tivesse uma oportunidade de mostrar seu talento ao mundo, agarraria essa chance?

O filme conta a história de um tímido vendedor do Reino Unido, muito fã de ópera, que interpretou uma ária de maneira impecável em um programa de televisão. Depois disso, o vídeo de sua apresentação bate recorde de visualizações no YouTube e ele vê sua vida profissional mudar.

Paul Potts, o personagem, enfrentou uma grande batalha até chegar a esse momento. Desde criança, demonstrava paixão pelo estilo musical, mas sempre foi desmotivado pelo próprio pai, além de ter sido alvo de piadas maldosas dos colegas da escola.

Descrente do próprio poder e sem perspectivas, o jovem inicia sua carreira optando por um emprego que pudesse proporcionar, ao menos, seu sustento. Além disso, durante sua jornada, sofre algumas rasteiras da vida. Mas é ao resolver se levantar que ele consegue ver as coisas com outro olhar.

E então? Já começou a preparar a pipoca pra assistir a essa lista de filmes sobre carreira? Cada um apresenta uma história diferente, mas todos são capazes de transmitir um ensinamento e inspirar. Depois de tantas mensagens, com certeza ficará mais fácil intensificar aquela rotina de estudos ou mesmo decidir por uma graduação. Que tal?

Curtiu nossas indicações de filmes sobre carreira? Então, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos inspiradores como este!

Qual profissão combina comigo

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.