benefícios da leitura

Ler não é a sua praia? Conheça 6 benefícios do hábito da leitura

Que ler é um excelente exercício para nossa formação intelectual, não é novidade. Porém, construir o hábito da leitura pode ser um desafio, principalmente se a gente não tem muito tempo livre, não é? Isso sem contar que, em um mundo tão acelerado, manter a concentração em um livro é algo que exige prática.

Porém, como os benefícios da leitura são muitos, vale a pena fazer esse esforço. Até porque os livros vão muito além da vida acadêmica: você sabia que ler mais pode ajudar até a cuidar da saúde mental?

É justamente sobre isso que vamos falar! Continue a leitura e veja os 6 principais impactos positivos do hábito da leitura!

1. Desenvolve seu senso crítico

Um dos mais conhecidos benefícios da leitura é o desenvolvimento do senso crítico. Essa qualidade é muito importante para a vida em sociedade. Afinal, ter a capacidade de questionar o óbvio é fundamental para o exercício da cidadania, por exemplo. Mas atenção: senso crítico é diferente de criticidade.

Não estamos dizendo que ler vai fazer você virar alguém com uma crítica pronta sobre tudo. Acontece que, por meio dos livros, temos contato com diferentes posicionamentos culturais e sociais e, assim, percebemos que para nada há apenas uma versão da história. 

2. Reduz o nível do estresse

Os livros podem ser verdadeiras válvulas de escape, sabia? É claro que filmes e séries também são excelentes para fugir um pouco da realidade. Porém, obras audiovisuais provocam uma superestimulação do cérebro por conta do excesso de sons, efeitos e até mesmo do brilho na tela.

Assim, os livros têm vantagem quando o assunto é relaxamento. Algumas páginas antes de dormir podem ajudar a diminuir o ritmo e contribuir com a qualidade do sono. E você já sabe: noites bem-dormidas são sinônimo de mais concentração nos estudos, mais saúde física e menos estresse.

Aliás, essa é uma ótima dica para quem não tem o hábito de ler! Estipule uma meta para alguns horários específicos, como a hora de dormir ou assim que você acordar. Não precisa de muito: 10 a 15 páginas por dia são suficientes para se acostumar com os livros, e você vai ler sem nem perceber!

3. Contribui com a sua redação

O contato com a escrita de grandes mestres da Literatura nos ajuda a aprender como a linguagem pode ser usada de forma surpreendente. Assim, quanto mais você lê, mais adquire vocabulário. E ainda vamos além: a leitura também ajuda no desenvolvimento da criatividade. Assim, ler é um excelente exercício para fazer aquela redação nota mil!

Então, a leitura merece ir para o seu cronograma de preparação, viu? Existem muitos livros para o Enem, isto é, que podem ajudar nos seus estudos, seja porque contribuem com a sua capacidade de escrita ou favorecem seu repertório. 

4. Promove o desenvolvimento de empatia

A leitura é excelente para o aumento do repertório cultural. Afinal, por meio dos livros, nós descobrimos sobre estilos de vida, costumes regionais e perspectivas de diferentes lugares e épocas. Essa bagagem contribui com a ampliação da visão de mundo e promove o desenvolvimento da empatia, uma das habilidades socioemocionais mais importantes.

De acordo com um estudo conduzido pela Universidade Emory, de Atlanta, nos EUA, as conexões neurais criadas durante a leitura funcionam de forma muito semelhante àquelas de experiências reais: nosso cérebro realmente tem a estrutura modificada com a leitura! Isso significa que nunca somos os mesmos depois de um livro. Lindo, não é?

Na prática, isso significa que, quando mergulhamos nos eventos narrados em livros, nos sentimos como se tivéssemos realmente vivido aquilo na pele. Assim, nos tornamos cada vez mais empáticos, pois conseguimos nos colocar no lugar de diferentes personagens nas mais diversas situações. E isso tem impactos na forma como nos relacionamos com outras pessoas na vida real.

5. Deixa o cérebro mais saudável

Sabia que os benefícios da leitura também se estendem à saúde? É isso mesmo: pesquisas mostram que quem lê com frequência tem menos chances de desenvolver doenças degenerativas. Isso porque o cérebro também é beneficiado por exercícios, mais ou menos como ocorre com os músculos.

Por exemplo, um estudo realizado no Centro Médico Universitário de Rush, em Chicago, nos EUA, mostrou que atividades estimulantes cognitivamente — como a leitura e o aprendizado de idiomas, além de jogos como quebra-cabeça e xadrez — são responsáveis por prevenir ou atrasar o início de sintomas da doença de Alzheimer e da demência em até 5 anos.

6. Mantém sua intelectualidade faminta

A leitura pode ser um pouco viciante, viu? Ao adquirir o hábito, você verá que um livro leva a outro: recomendações de amigos, temas parecidos, citações dentro da própria obra. De repente, você pode se ver com várias listas de desejos literários. E isso é ótimo!

Afinal, assim você terá um lembrete constante da quantidade de coisas que você ainda não leu e, portanto, de conhecimentos e aventuras ainda a conhecer. Essa é a chave da sabedoria: ter noção da dimensão da sua ignorância, já dizia Sócrates. É mais ou menos essa a ideia por trás da famosa antibiblioteca de Umberto Eco. Vale a pena conferir o vídeo do canal Revista Bula sobre o assunto!

Depois de tudo o que você viu aqui, o que está esperando para se jogar nos livros? Para começar esse hábito, a dica é optar por obras com temas e linguagens mais tranquilos. Os grandes clássicos da Literatura fazem parte da lista de leituras para a entrada em diversas universidades mas, assim como os livros de negócios ou obras técnicas, podem ser mais desafiadores. De repente, livros de fantasia, crônicas e thrillers policiais são melhores opções para quem — ainda — não é muito fã da leitura e está começando a adquirir o hábito.

Outra dica é participar de leituras conjuntas. No Instagram, você facilmente encontra leitores se organizando para desbravar alguma obra com metas suaves, encontros de discussão e vídeos de apoio. Isso é ótimo para a motivação! Busque por “leitura conjunta” e selecione as páginas com as quais você se identifica. Assim, poderá desfrutar os benefícios da leitura e ainda conhecer muita gente bacana.

As dicas foram úteis? Ótimo! Então, siga nossas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos interessantes para você! Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e também no YouTube.

Criando uma rotina de estudos de sucesso

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.