Como fazer a transferência ProUni? Entenda o processo
Muitos estudantes no Brasil, que enfrentam dificuldades financeiras para conquistar uma formação, conseguem acesso ao ensino superior por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos).
Entretanto, após algum tempo de estudos, há casos em que esses beneficiários, por diversas razões, desejam mudar de curso ou de universidade. Essas situações podem gerar dúvidas sobre a possibilidade de fazer transferência ProUni. Se esse é o seu caso, saiba que você pode mudar de curso ou de instituição de ensino sem perder o benefício.
Quer saber mais detalhes a respeito desse tema? Então, acompanhe a leitura!
O que é o ProUni?
É o Programa Universidade para Todos, do governo federal, criado em 2004 com o objetivo oferecer bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições particulares para alunos de baixa renda que não têm diploma de curso superior. Como incentivo, as instituições que aderem ao programa obtêm isenções tributárias.
Para se ter uma ideia da procura pelo ProUni, no primeiro semestre de 2023, mais de 540 mil alunos se inscreveram, de acordo com o MEC. O número de bolsas superou os 290 mil, sendo um recorde desde a criação do programa.
Anualmente, há duas edições do ProUni para as quais o aluno pode se inscrever. Para participar, é necessário cumprir alguns requisitos, como:
- possuir renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo para bolsas integrais e de até 3 salários-mínimos para bolsas parciais;
- ter realizado uma das duas últimas edições do Enem e atingido a nota mínima estabelecida pelo MEC, que é de 450 pontos, e nota maior que zero na redação.
O candidato que se enquadra como cotista pode manifestar essa opção no momento da inscrição. Não é necessário enviar nenhuma documentação comprobatória nesse momento — apenas se houver a seleção do participante para alguma bolsa e, ainda assim, nem sempre é solicitado.
Enquanto a bolsa integral cobre o valor total da mensalidade, a parcial banca 50% do custo do curso escolhido. Os beneficiários da bolsa também costumam ter outras vantagens, como isenção de taxas de matrícula e material didático gratuito.
Tem como pedir transferência com ProUni?
Sim! O processo para fazer a migração não é tão complicado, mas é essencial atender a algumas exigências, não apenas do programa, mas também das instituições de ensino.
Então, antes de iniciar qualquer processo, certifique-se de que você cumpre os requisitos necessários e que as faculdades envolvidas concordam com o procedimento. Veja abaixo os pontos fundamentais para realizar a mudança.
- A instituição de destino superior (IES) participa do ProUni?
- O curso está credenciado no MEC?
- Existem vagas disponíveis no curso em que desejo ingressar?
Vale lembrar que a transferência não é automática, ou seja, apenas fazer a matrícula na nova faculdade não garante a bolsa. É preciso realizar a solicitação.
Existem faculdades particulares que não participam do programa e, portanto, não oferecem bolsas de estudos. Essa decisão é tomada por cada instituição e costuma estar relacionada a fatores como política interna da instituição, valores de mensalidades e demanda de alunos.
Como funciona a transferência de curso pelo ProUni?
Se você deseja mudar de curso dentro da mesma faculdade, precisa confirmar se a instituição de ensino oferece essa possibilidade para o curso em que você pretende se matricular. Para a resposta positiva, verifique o processo de transferência interno e quais os critérios para a mudança de curso.
Também é essencial ler as regras do programa em relação à mudança de curso. Uma questão importante, que pode estar entre as exigências, é nota mínima ou frequência no curso atual para solicitar a transferência.
Se o valor da mensalidade da nova graduação é outro ponto fundamental. Se o custo for maior, e a bolsa não for integral, provavelmente você precisará desembolsar um valor mais alto para manter a graduação — o que demanda planejamento e organização financeira.
Em geral, realizar a transferência de curso pelo ProUni dentro da mesma faculdade é bem mais tranquilo. Entretanto, estar atento aos requisitos específicos do programa garante que a bolsa não seja perdida.
Como funciona a transferência de faculdade pelo ProUni?
Ao decidir estudar em outra IES mantendo seu benefício do ProUni, a primeira coisa a fazer é verificar se ela participa do programa. Essa informação pode ser obtida diretamente no site do governo ou entrando em contato com a própria universidade.
O processo de transferência entre faculdades costuma variar de acordo com as particularidades de cada IES. Todavia, envolve a apresentação de documentos que comprovem o cumprimento dos requisitos principais, como histórico escolar, declaração de matrícula e comprovantes de pagamento das mensalidades. Dentre as exigências feitas podem estar:
- ter cursado no mínimo um período letivo na instituição de origem;
- estar adimplente com as mensalidades;
- analisar a existência de vagas no curso da instituição de destino;
- completar os critérios estabelecidos pela faculdade de destino.
Você que pretende fazer a transferência deve ficar de olho nos prazos para apresentar a documentação. Alguns são estabelecidos pelo próprio Ministério da Educação, em seu site. O MEC costuma definir o período da mudança no início do semestre letivo. Caso não faça no prazo, correrá o risco de perder o benefício da bolsa ou aguardar mais um semestre.
Quais faculdades aceitam transferência de bolsa ProUni?
Todas as instituições de ensino superior que participam do programa aceitam a transferência de bolsa. Para conferir, basta acessar a lista completa e ver se o nome da IES na qual você deseja estudar aparece na relação.
A Anhembi Morumbi é uma das universidades brasileiras que oferecem bolsa de estudos pelo ProUni. Lá você pode transferir o seu benefício para outro curso afim, turno, campus ou outra instituição de ensino sem complicações.
Dessa maneira, é possível fazer qualquer curso de graduação pelo ProUni na Anhembi. Além disso, as bolsas são de até 100% para as melhores notas no Enem.
Percebeu como é fácil fazer a transferência ProUni? Independentemente se você deseja mudar de curso ou de IES, basta cumprir os requisitos do programa e atender às particularidades das universidades para manter sua bolsa sem dificuldades.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite para saber mais sobre o ProUni na Anhembi Morumbi agora mesmo e tirar todas as suas dúvidas!