Saiba quanto custa uma faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Saiba quanto custa uma faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Construir uma carreira requer planejamento — inclusive financeiro. Quando começamos um curso de Nível Superior, assumimos o compromisso de dedicar tempo e, muitas vezes, dinheiro ao longo desse processo. Você tem a curiosidade de saber quanto custa uma faculdade de Arquitetura e Urbanismo? Se houver interesse pela área, essa é uma informação superimportante!

Inclusive, com a diversidade de formações oferecidas no mercado, é essencial ter cuidado para fazer uma boa escolha. Além dos valores, outros pontos devem ser analisados nessa decisão.

Quer saber mais? Facilitamos essa tarefa para você nos tópicos a seguir. Confira!

O que é o curso de Arquitetura e Urbanismo?

O objetivo da formação é, basicamente, que os alunos aprendam a projetar espaços, levando em conta aspectos estéticos, funcionais, ambientais e sociais. Os campos de Arquitetura e Urbanismo são áreas complementares e fundamentais para atender à sociedade.

Aliás, estudar Arquitetura é muito mais do que desenhar plantas ou pensar em formatos de prédios. Além de toda a estética envolvida, a ideia abrange criar ambientes que fazem parte da rotina das pessoas e impactam diretamente a sua qualidade de vida.

O bacharelado tem duração mínima de dez semestres, com uma grade curricular que envolve teoria e prática. Vale destacar, ainda, que o curso é híbrido, mesclando tópicos das Ciências Exatas e também de Humanas.

A seguir, veja algumas das Unidades Curriculares que você encontra na formação oferecida pela Anhembi Morumbi:

  • Materiais, Técnicas e Tecnologia da Construção;
  • Projeto de Ambientes e Interiores;
  • Sistemas Estruturais e Construtivos;
  • Estudos Críticos: História, Arte e Cultura.

Essa diversidade de conteúdos também contribui para que o profissional seja versátil e se qualifique para atuar em diferentes setores, como Construção Civil, Design de Interiores, Paisagismo etc. A formação integral é uma preparação para enfrentar demandas reais da sociedade, garantindo a relevância no mercado de trabalho.

O perfil do arquiteto urbanista está ligado a variadas características, como criatividade, sensibilidade e busca de inovação. É comum que a rotina de trabalho exija, ainda, uma boa comunicação e facilidade para trabalhar em equipe — sobretudo com engenheiros, designers e profissionais da construção.

Como a formação prepara o profissional?

Como falamos, a faculdade vai capacitar os discentes para a atuação em diferentes projetos, incluindo a construção de casas e prédios, o paisagismo, a idealização de interiores, o planejamento urbano, a restauração patrimonial, entre outros. Para isso, algumas das principais habilidades desenvolvidas são:

  • conhecimento em Desenho Técnico e Modelagem Tridimensional;
  • compreensão de normas de construção e legislação urbanística;
  • comunicação visual;
  • criatividade e inovação.

Podemos dizer que essa é uma área que quase sempre está em crescimento. Ou seja, o mercado de trabalho em Arquitetura e Urbanismo oferece muitas oportunidades. Alguns nichos se destacam em momentos distintos, como os de Arquitetura Sustentável e de Planejamento Urbano.

Outra tendência nesse tipo de carreira é atuar como autônomo. Existem empregos tanto no setor público quanto no privado, mas muitos arquitetos urbanistas preferem trabalhar por conta própria. Segundo o último Censo das Arquitetas e Arquitetos e Urbanistas do Brasil, divulgado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), 51% dos profissionais fornecem serviços como autônomos.

Quanto custa em média a faculdade de Arquitetura e Urbanismo?

Investir em um curso de Ensino Superior é uma etapa fundamental para seguir carreira nessa área, pois somente os profissionais qualificados e registrados no CAU podem exercer a profissão legalmente no nosso país. Ou seja, diferentemente de uma área mais “liberal”, nesse caso, é imprescindível ter o diploma e o registro.

Enfim, chegou a hora de descobrir quando custa uma faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Em média, as mensalidades ficam em torno de R$ 1.000 a R$ 3.500.

No entanto, esse custo vai variar de acordo com determinados fatores, como a Instituição de Ensino Superior (IES) escolhida, a localização e a infraestrutura. Para saber os valores da Anhembi Morumbi, basta conferir a página do curso e verificar se existem diferenças, levando em conta a unidade e o turno que você preferir.

Sabendo que investir em uma faculdade é investir no seu futuro, procure não tomar essa decisão somente visando à opção mais barata. A propósito, se ainda houver dúvidas quanto à validade de apostar na área, reunimos, a seguir, alguns bons motivos para isso! Veja!

Alta demanda

O mercado da Construção Civil e do Planejamento Urbano está em constante crescimento, sempre buscando profissionais capacitados para atender às necessidades de desenvolvimento e de renovação dos espaços.

Oportunidades de carreira variadas

Um arquiteto urbanista pode atuar em diversas áreas, inclusive optando por determinados segmentos, como consultorias, ensino, pesquisa e empreendimentos próprios.

Contribuição para a sociedade

Arquitetos urbanistas têm o poder de transformar espaços, contribuir para o bem-estar das pessoas e também para a sustentabilidade das comunidades.

Como escolher uma faculdade de Arquitetura e Urbanismo?

Há diferentes opções para o futuro de um profissional do campo, mas é claro que optar por uma boa IES faz toda a diferença — independentemente do caminho selecionado. Por isso, ter alguns cuidados ao tomar essa decisão é fundamental.

É preciso, por exemplo, avaliar alguns pontos, como: a qualidade do corpo docente, a infraestrutura oferecida, a matriz curricular do curso e as oportunidades de conexão com o mercado de trabalho.

Na Anhembi Morumbi, essas são prioridades para que se possa garantir uma formação de excelência. Com professores experientes e altamente qualificados e uma estrutura moderna aliada a uma abordagem inovadora de ensino, uma trilha de sucesso é preparada para os graduandos.

Outro ponto superimportante é o reconhecimento da instituição pelo Ministério da Educação (MEC). Caso isso não aconteça, o diploma adquirido na finalização do curso não terá validade nacional no Ensino Superior.

Quer mais algumas dicas para acertar na escolha? Temos aqui:

  • confira as Unidades Curriculares previamente para identificar os tópicos do seu interesse;
  • busque saber a opinião de alunos e ex-alunos sobre a qualidade do curso;
  • pesquise as formas de ingresso disponíveis;
  • compare os valores das mensalidades e, principalmente, as facilidades oferecidas, como condições especiais.

Levando em conta a competitividade do mercado de trabalho, ter um planejamento de carreira é essencial. Inclusive, não tenha dúvidas de que contar com uma boa Instituição de Ensino Superior no seu currículo é parte disso, viu?!

De fato, não basta saber quanto custa uma faculdade de Arquitetura e Urbanismo, pois também é fundamental definir aspectos que sejam indispensáveis, pensando no seu futuro profissional. Por isso, não perca de vista todas as dicas que você conferiu aqui!

Agora, conte com a Anhembi Morumbi para trilhar uma jornada de sucesso! Saiba mais sobre o nosso curso de Arquitetura e Urbanismo e conheça todos os diferenciais!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.