Gestão de Recursos Humanos

Saiba o que se estuda no curso de Gestão de Recursos Humanos

Muita gente tem interesse em trabalhar em uma área dinâmica, que envolve relações humanas e lida com diversas temáticas sociais, como a de recursos humanos. Porém, inevitavelmente, surgem dúvidas não só sobre como é a formação nessa área e quanto tempo ela dura, mas principalmente em relação ao que se estuda em Gestão de Recursos Humanos.

Portanto, se você também tem esse mesmo questionamento, fique atento a este post. A seguir, vamos mostrar os principais pontos da grade curricular desse curso. Para completar, você ainda vai entender como é a realidade da carreira no mercado. Continue com a leitura para saber mais!

Como é o curso Gestão de Recursos Humanos?

A formação nessa área é uma graduação tecnológica, ou seja, projetada em nível pedagógico para um exercício profissional específico necessário para o aprimoramento do mercado e da sociedade. Esse tipo de graduação é devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) desde o parecer CNE/CES nº 436/2001.

Na prática, isso significa que você se prepara academicamente para exercer uma atividade profissional com alta demanda do mercado. Ao todo, a formação tem duração de 2 anos.

Na Anhembi Morumbi, são mais de 1.700 horas de estudo, pesquisa e capacitação teórica e prática divididas entre 26 disciplinas. Além disso, há um diferencial que ajuda na sua preparação para o mercado: o curso é totalmente online, com mensalidades a partir de R$ 151,20*.

Ou seja, a partir de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, você tem acesso a aulas gravadas da faculdade, as quais ficam disponíveis para o acompanhamento e revisão das matérias a qualquer momento. Além disso, a instituição ainda fornece material didático, atividades interativas de aprofundamento e laboratórios virtuais para experimentação da área.

O que se estuda no curso de Gestão de Recursos Humanos?    

Aqui você vai conhecer o que se estuda na graduação. Para tanto, reunimos as principais áreas de conhecimento apresentadas durante ela e qual o propósito de qualificação profissional que cada uma das matérias traz para os estudantes. Confira!

Captação e Retenção de Talentos

Os estudantes se aprofundam nos procedimentos envolvendo a atração de novos profissionais e a garantia de permanência desses trabalhadores no quadro de colaboradores da instituição. Algo essencial para o bom funcionamento de qualquer organização e, principalmente, para a relação dela com o público-alvo.

Não é à toa que isso envolve um domínio sobre certas ações, como planejamento de bonificações, promoções, flexibilidade em jornadas de trabalho, planejamento e projeção de carreira etc.

Avaliação e Desenvolvimento de Pessoas

Nessa área, por outro lado, o foco está no desempenho dos trabalhadores e no quanto isso atende às expectativas da companhia. Essa atividade contribui para o índice de rotatividade de funcionários, a renovação dos setores e, inclusive, a expansão de projetos.

Por conta disso, o futuro profissional precisa aprender sobre métricas de desenvolvimento de pessoas e como elas são aplicadas no contexto corporativo.

Aprendizagem e Competências Organizacionais

O ponto principal desse tópico está no desenvolvimento das habilidades profissionais do futuro gestor de Recursos Humanos, ou seja, nas características que vão ajudá-lo a se destacar no mercado e a ter oportunidades em grandes corporações.

Para tanto, é preciso que ele esteja apto a assumir projetos, organizar fluxos de avaliação corporativa, supervisionar o trabalho de terceiros, promover mudanças no clima e cultura organizacionais e muito mais.

Estruturas e Ambientes das Organizações

Nesse campo, os estudantes se aprofundam quanto aos aspectos internos das empresas, o que envolve desde as características físicas do local de atuação até o conhecimento sobre o fluxograma de funcionamento da organização.

Ter um panorama desses assuntos mais técnicos e administrativos é indispensável para quem vai atuar supervisionando a relação entre os departamentos e as demandas de capital humano, para que tudo possa funcionar adequadamente.

Tomada de Decisão

Outra área com conteúdos relevantes na formação em Gestão de Recursos Humanos é a de medidas corporativas. Ela discute e promove uma aprendizagem contínua sobre a operação do RH dentro das companhias, a atuação conjunta com outros departamentos e o peso das medidas de desligamento, afastamento e suspensão de profissionais.

Ética, Valores e Cultura Organizacional

Por último, existe a área que trabalha os pilares éticos e sociais de qualquer instituição e que são o norte de qualquer atuação em RH. Eles influenciam, por exemplo, o planejamento e a condução de contratações, a promoção de treinamentos, o desenvolvimento de avaliações internas e as medidas de intervenção em equipes.

Por esse motivo, os graduandos estudam o que é cultura organizacional, quais os parâmetros para sua definição e como os movimentos mercadológicos, sociais e econômicos a impactam.

O que faz o profissional da área?  

Quer saber como atua um gestor de recursos humanos? Então, saiba que ele integra departamentos de RH em empresas de diferentes portes (pequeno, médio e grande), ramos do mercado (varejo, educacional, saúde, bancário etc.) e setores (público, privado e não governamental).

Nesses espaços, ele é o responsável direto por diversos afazeres, como contratação, treinamento, planejamento de carreira e desligamento dos colaboradores. Também é comum o desenvolvimento de iniciativas de inclusão e afirmação social voltadas para uma captação de talentos com maior diversidade racial, étnica, de gênero, de pessoas com deficiência etc.

Além disso, o Gestor de Recursos Humanos atua na adequação dos profissionais ao clima e cultura organizacionais e monitora os fluxos de trabalho desses indivíduos e as demandas dos outros departamentos da companhia em relação a eles. Vale ainda mencionar que isso não é tudo.

Afinal, muitos formados na área optam por se dedicar a empresas de consultoria e assessoria em Gestão de Recursos Humanos, prestando, assim, serviços para aquelas organizações que não dispõem de equipes internas de RH.

Ficou esclarecido o que se estuda em Gestão de Recursos Humanos e como é a atuação do profissional formado nessa graduação? Pois não fique mais com dúvidas sobre a área! Sempre que possível, pesquise a respeito em fontes confiáveis, como o blog da UAM.

Além disso, ter contato com pessoas que já estão fazendo essa formação, realizando uma pós-graduação na área ou mesmo atuando no mercado pode ser de grande ajuda para você. Afinal, elas podem compartilhar dicas de como aproveitar melhor a vida universitária, organizar a rotina de estudos e conseguir oportunidades de estágios e empregos.

Aproveite que você já leu bastante sobre Gestão de Recursos Humanos e conheça os detalhes para fazer esse curso na Anhembi Morumbi!

*O valor está sujeito a alterações sem aviso prévio e diz respeito somente à data de publicação deste post.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.