Tecnologia em Serviços Judiciais: conheça esse curso EAD
A Faculdade de Serviços Judiciais é uma ótima opção para quem deseja trabalhar em áreas do Direito, mas sem precisar se formar como advogado e fazer a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A demanda por esse tipo de profissional é antiga, pois escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas e órgãos públicos sempre sentiram falta de colaboradores com conhecimento jurídico.
Como esse ainda não é um curso muito conhecido, pode ser um importante diferencial na sua carreira. Então, continue a leitura e conheça o curso de Serviços Judiciais.
O que é a Faculdade de Serviços Judiciais?
O curso de Serviços Judiciais é uma formação que qualifica profissionais para atuação técnico-administrativa no setor jurídico. É uma faculdade de Humanas, que agrega atividades técnicas que demandam conhecimento jurídico.
Ou seja, quem se forma na área pode atuar em empresas, escritórios de advocacia e órgãos públicos para dar suporte às atividades do Direito executando, por exemplo:
- Pesquisas jurídicas;
- elaboração, análise, catalogação e arquivamento de documentos;
- gestão administrativa de fluxos de processos necessários às atividades jurídicas;
- autenticações de documentos.
Por que apostar nesse curso tecnólogo online?
Se você está em dúvida sobre qual profissão seguir, mas gostaria de atuar na área do Direito, cursar Tecnologia em Serviços Judiciais pode ser uma excelente porta de entrada.
Atuando nessa função, você vai aprender cada dia mais sobre os mais variados temas jurídicos e vai ganhar experiência útil, seja para seguir carreira como técnico ou até formar uma base mais sólida, para se tornar um bacharel em Direito.
Como é um curso de formação rápida, essa é uma alternativa para quem quer trabalhar na área para financiar o bacharelado, que demanda investimentos mais altos. Ao mesmo tempo, um técnico em Serviços Judiciais pode ir muito longe em sua carreira, que não é transitória.
Isso significa que estamos falando de um curso rápido e versátil, portanto, útil em várias situações. Quem se forma na área pode trabalhar em setores jurídicos de empresas, escritórios de advocacia e autarquias, que sempre demandaram por auxílio e suporte de pessoal com formação específica. Portanto, há muitas oportunidades para quem se forma em Serviços Judiciais.
Quais são as principais matérias do curso de Tecnologia em Serviços Judiciais?
Tendo como base o curso de Tecnologia em Serviços Judiciais da Anhembi Morumbi, com duração de dois anos e formato de ensino à distância (EAD), relacionamos as principais disciplinas para essa formação. No total, são 1.772 horas, cursando 24 matérias, como:
- Bases das Relações Privadas;
- Teoria Constitucional do Processo;
- Teoria do Delito e Princípios Constitucionais Penais;
- Teoria da Constituição e dos Direitos Fundamentais;
- Processo do Conhecimento Cível;
- Direito das Empresas Aplicado;
- Penas e Medidas Alternativas;
- Obrigações e Responsabilidade Civil;
- Direito das Relações de Trabalho;
- Direito da Administração Pública;
- Recursos Cíveis;
- Processo Penal;
- Direito Tributário Aplicado.
Como dá para notar, os temas são voltados para a área do Direito, o que não significa uma atuação parecida com a de um advogado, que precisa de formação específica e aprovação na Ordem dos Advogados. Contudo, muitas das atividades do Direito seguem procedimentos padrão.
Para oferecer um suporte adequado à atividade de um advogado ou departamento, o técnico em Serviços Judiciais precisa de conhecimento sobre como funcionam esses ritos jurídicos, além de ter informação básica a respeito de leis e regimentos.
Como é a atuação no segmento de Serviços Judiciais?
Com o que informamos até aqui, é possível que você ainda esteja percebendo possibilidades de carreira limitadas. Porém, a atuação do técnico em Serviços Judiciais vai muito além das atividades diretamente relacionadas ao Direito.
Afinal, muitos setores precisam administrar departamentos e tarefas que dependem de conhecimento jurídico.
Para ter uma ideia melhor dessa abrangência de atuação, basta considerar que as leis afetam a vida de todos nós, das empresas e instituições. Assim, todos precisam de serviços na área.
Por isso, qualquer atividade com maior demanda e interferência de leis pode se beneficiar da contratação desses profissionais. Alguns bons exemplos que ainda não mencionamos são:
- Cartórios, que precisam organizar e arquivar documentos com valor legal;
- departamentos e órgãos jurídicos;
- administradoras de condomínio;
- empresas de cobrança;
- empresas de consórcios, que lidam uma legislação muito detalhada e específica;
- bancos, que obedecem a uma regulação detalhada;
- financeiras, que dependem de muitas regras e cuidados para garantir a segurança jurídica;
- planos de saúde, outro setor bastante regulado, com legislação específica e detalhada;
- construtoras, que precisam de muita segurança na celebração de contratos;
- seguradoras, que podem sofrer altos prejuízos, sem o devido cuidado das questões do Direito;
- imobiliárias, cuja legislação é complexa e importante para a garantia da propriedade de quem investe na compra de um imóvel.
Qual é a média de remuneração de um técnico em Serviços Judiciais?
Segundo informações do site de classificados de empregos Catho, a média salarial para o técnico em Serviços Judiciais é de R$1.635,58. Com mais experiência e prática, o salário de profissionais da área pode superar em muito esse valor.
É preciso lembrar que a média é apenas uma referência de valores, pois ela sempre é resultado de um cálculo que considera salários acima e abaixo dela. Essa variação pode ser maior ou menor em algumas regiões, e depende muito do perfil de cada profissional.
Se você mora em uma capital, por exemplo, provavelmente, terá acesso a um maior número de oportunidades. Isso costuma significar ganhos superiores, especialmente, quando não existem muitos profissionais disponíveis na região.
Qual é o perfil do estudante e profissional de Serviços Judiciais?
O profissional de Serviços Judiciais tem um perfil com características marcantes, que fazem todo o sentido, se considerar as atribuições que ele precisa assumir. Algumas das mais importantes são:
- Organização;
- disciplina;
- capacidade de trabalhar em equipe;
- proatividade;
- gosto pela leitura;
- boa memória;
- facilidade de aprendizado;
- resiliência;
- visão sistêmica de processos;
- interesse e facilidade com o aprendizado de temas da área do Direito;
- valorização da ética nas relações sociais;
- boa capacidade de se comunicar, verbalmente e por escrito.
Agora que você já conhece a Faculdade de Serviços Judiciais, pode avaliar se o curso é compatível com seus objetivos de carreira, habilidades e possibilidades. Mas essa ainda é uma avaliação prévia, pois o ideal é se aprofundar mais nos detalhes, imaginando como seria sua vida atuando na profissão.
Acesse a página do curso de Serviços Judiciais da Anhembi Morumbi e saiba mais!