faculdade de eventos

Vale a pena fazer faculdade de Eventos? Entenda

Se antes não existia uma formação específica para isso, agora quem se identifica com a área pode escolher fazer uma faculdade de Eventos. Você sabia que o curso está disponível? Muita gente ainda não descobriu!

Esse é um segmento super atrativo e cheio de oportunidades, até porque há muitos tipos de eventos acontecendo a todo momento: shows, formaturas, aniversários, casamentos, feiras, congressos, entre outros.

Que tal conhecer um pouco mais sobre a graduação e repensar se essa não pode ser uma boa escolha de carreira para você? Acompanhe a leitura e descubra várias informações!

O que se estuda na faculdade de Eventos?

Conhecer o curso é o primeiro passo para tomar sua decisão. É claro que muitas vezes o interesse já vem de antes, e nem é preciso conferir a grade curricular para ter certeza de que realmente existe uma identificação com a área, mas saber quais serão as disciplinas estudadas ao longo da formação é sempre bom.

Na realidade, quem trabalha com eventos pode lidar com diversas tarefas, e isso requer que o curso seja abrangente para formar profissionais com múltiplas habilidades. Por exemplo, alguns focam na parte de marketing e comunicação, enquanto outros se dedicam a cuidar de toda a gestão do evento — desde o planejamento financeiro até lidar com fornecedores e garantir que tudo corra bem no dia.

Quando pensamos em um evento, precisamos considerar quem está nos bastidores e na chamada “linha de frente”. O foco em comum de todos os envolvidos é garantir a melhor experiência possível para aquele momento, sabendo lidar com as eventuais demandas e imprevistos que surgirem.

Aqui na Anhembi Morumbi, você vai encontrar uma formação com uma grade curricular super atual e conectada com o mercado de trabalho. São 26 disciplinas ao todo, incluindo:

  • Eventos corporativos, empresariais e técnico-científicos;
  • Marketing, branding e prospecção de mercados;
  • Gestão de negócios em alimentos e bebidas;
  • Planejamento e organização de eventos;
  • Hospitalidade e legislação;
  • Serviços em eventos e hospitalidade;
  • Eventos culturais, esportivos e sociais.

O curso é digital e garante uma experiência universitária plena ao permitir que cada estudante construa o próprio projeto de vida, escolhendo outras disciplinas para complementar a qualificação e tendo a oportunidade de trocar conhecimento com outras áreas da instituição.

A faculdade EAD apresenta vantagens, como flexibilidade nos estudos, redução de custos e a chance de poder estudar de qualquer lugar. O ambiente virtual é interativo e todos os conteúdos são preparados considerando os desafios da profissão. Para isso, contamos com um corpo docente e equipe pedagógica de alto nível que acompanham todo o processo!

Quanto tempo dura a faculdade de Eventos?

O curso tecnológico em Eventos da Anhembi Morumbi tem duração de 2 anos. São 4 semestres letivos para cumprir a grade curricular, que oferece 1.670 horas de conteúdo para os alunos e, ao final, o diploma de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação.

Se comparamos com outras faculdades, a graduação tecnológica costuma ser mais curta do que os cursos de bacharelados e licenciaturas. Então, em menos tempo, você conquista uma profissão para ingressar no mercado. Para quem tem certa pressa nessa missão, vale saber que não são raras as vagas de emprego para estudantes que estão cursando ou já são formados nesse tipo de graduação.

Esta é uma dica valiosa para qualquer estudante: ter contato com a área o quanto antes ajuda a desenvolver competências e pode facilitar a tomada de decisões. Por exemplo, você pode descobrir que se identifica mais com um determinado nicho e já começa a direcionar sua carreira. Sem contar que seu nome e seu trabalho começam a ser reconhecidos, e isso pode significar muito no mundo dos eventos!

O que o formado em Eventos pode fazer?

Se você tem interesse em planejar, produzir, gerenciar e executar eventos, essa é uma ótima escolha! O curso superior de Tecnologia em Eventos prepara profissionais para atuar em diferentes tipos de eventos, independentemente do setor ou porte. Ou seja, as possibilidades de atuação são muito variadas para quem adquire esse tipo de qualificação.

Aliás, uma das vantagens para quem se forma em Eventos é justamente o campo de trabalho ser muito amplo. Cada profissional pode escolher o ramo que mais o agrada, além de poder decidir passar por diferentes segmentos para adquirir experiência. Confira alguns dos locais onde você encontra pessoas com essa formação:

  • shoppings;
  • centros de convenções;
  • teatros;
  • escolas;
  • clubes esportivos;
  • hotéis;
  • empresas;
  • agências de viagem;
  • agências de comunicação;
  • casas de espetáculos;
  • produtoras;
  • instituições culturais.

Como falamos, não há um único caminho a ser seguido. Uma pessoa graduada na faculdade de Eventos vai encontrar oportunidades variadas nos setores privado e público. É possível também optar pela carreira acadêmica para ajudar a formar novos estudantes, podendo ainda conciliar a vida de docente com outras atividades em paralelo.

Aliás, vale saber que essa é uma área muito dinâmica e que pode exigir flexibilidade dos profissionais envolvidos. É comum ouvir dizer que quem trabalha com eventos não tem horário fixo, não dorme ou “não tem vida”. Embora a realidade não seja exatamente assim, sem dúvidas a organização pessoal é uma característica importante para lidar com as demandas desse tipo de carreira.

São muitos os conhecimentos explorados ao longo da faculdade, mas várias habilidades comportamentais ajudam a formar um perfil interessante e eficiente para atuar na área: boa comunicação, capacidade de negociar, resiliência, empatia e proatividade são algumas delas. Destacamos ainda a agilidade emocional, que vai ajudar a lidar com conflitos e ter melhores resultados desde a vida universitária.

O que é melhor: faculdade de Eventos ou curso técnico?

Temos aqui outra decisão importante a ser tomada pelos futuros profissionais de Eventos. Citamos a graduação tecnológica como opção para se formar na área, mas existem também cursos técnicos. E aí, qual a melhor opção?

Uma das grandes diferenças entre um curso técnico e uma formação de nível superior está no foco de atuação de cada um. No primeiro, o conteúdo tende a ser mais restrito e focado em atividades específicas.

Já a faculdade (ou curso tecnólogo) oferece uma formação mais ampla, com disciplinas teóricas e práticas, proporcionando um campo maior de atuação. São mais conhecimentos e habilidades a serem explorados no mercado.

Outro diferencial de escolher um curso superior é poder continuar com os estudos posteriormente e fazer uma especialização. Afinal, você já terá um diploma e poderá seguir para uma pós-graduação — como mestrado, doutorado, especialização e MBA, por exemplo. No dias de hoje, esse é um investimento que ajuda todo profissional a se destacar e conseguir melhores oportunidades de trabalho.

Quanto ganha o profissional de Eventos?

Essa é uma pergunta um tanto quanto complexa de responder, já que existe uma grande margem de variação de remuneração nesse mercado. Mesmo assim, saiba que é possível ter sucesso em todas as áreas, e isso depende muito da sua disposição.

Segundo a Pesquisa de Cargos e Salários da Catho (2023), a renda média no Brasil para um assistente de eventos é R$1.981,92, enquanto um coordenador ganha R$2.510,26 e um gerente RS4.145,58.

Um ponto positivo é que não é muito difícil entrar nesse mercado. Existem muitos negócios nos ramos de entretenimento, cultura, esporte, turismo etc. Dentro de uma empresa, crescer na carreira e ganhar um salário melhor normalmente depende de outras pessoas. Porém, empreender é outra alternativa interessante, principalmente se você pensa em ampliar sua fonte de renda.

Como empreender em eventos?

Se você preferir abrir um negócio ao invés de buscar uma vaga no mercado de trabalho, está tudo bem! Ter seu próprio empreendimento envolve muitas responsabilidades, mas não dá para negar que também se trata de uma excelente oportunidade. Há muitos profissionais por aí que criaram eventos de sucesso e vivem disso.

Nesse caso, uma dica importante é investir em conhecimentos relacionados à gestão para não perder o foco do seu empreendimento, saber tomar decisões e cuidar de todos os detalhes. Por mais que você conte com mais pessoas para ajudar nas tarefas, é bom acompanhar de perto. A seguir, listamos algumas ideias de negócio no mercado de Eventos:

Festas particulares

Ajudar pessoas a organizarem eventos particulares é um tipo de serviço que encontra boa demanda em qualquer lugar. Você pode atuar em um nicho específico, como casamentos, ou atender diferentes tipos de públicos. Algumas das tarefas envolvidas são:

  • realizar o briefing com o cliente;
  • definir o cronograma de execução;
  • encontrar locações;
  • produzir itens personalizados;
  • listar toda a infraestrutura necessária;
  • pesquisar e contratar serviços terceirizados;
  • receber os convidados etc.

Gastronomia

Essa é outra chance de se dar bem no mundo dos negócios. E não pense que para ter sucesso na Gastronomia é preciso ser um chef talentoso ou dominar habilidades na cozinha, até porque você pode contar com especialistas para isso. Há muitas possibilidades de empreendimentos, como feiras gastronômicas e serviços de buffet.

Música e entretenimento

Imagine criar um festival musical com atrações nacionais e internacionais, dois shoppings comerciais dentro e atrair mais de um milhão de espectadores? Parece sonhar alto, mas o Rock in Rio começou assim em 1985. Já foram mais de 20 edições, 11 milhões de pessoas e 28 mil empregos gerados desde então.

É claro que nem toda história atinge esses números, mas existem outros milhares de exemplos por aí de eventos ligados à música e ao entretenimento que dão super certo. Não importa o estilo, o porte ou a localidade — esse é um segmento com grande potencial. Fora os shows, existem ainda os festivais de arte, teatro, entre outros.

Negócios

O universo business é cheio de possibilidades, até porque existem vários segmentos a serem explorados. Como assim? Feiras de tecnologia, congressos específicos em cada profissão, treinamentos e capacitações etc. Todos esses eventos demandam planejamento, fora todas as pessoas e empresas envolvidas nas operações.

Por que fazer faculdade de Eventos?

Antes de finalizar, vamos falar de mais uma questão que passa pela cabeça de muitas pessoas, já que a área não exige uma certificação oficial, como acontece em Medicina, Direito, Odontologia e várias outras. Apesar de não ser obrigatório ter um diploma para poder trabalhar com eventos, o conhecimento adquirido na faculdade com certeza contribui muito com a atuação profissional.

Por exemplo, aprender sobre planejamento vai ajudar a evitar um monte de imprevistos e conflitos com clientes. Já as aulas de marketing trazem uma base importante para conseguir se posicionar no mercado, seja qual for a área que você escolher.

Outro detalhe é que, para conseguir uma vaga formal no mercado de trabalho, pode sim ser necessário apresentar uma certificação no processo de seletivo. O que estamos querendo dizer é que, mesmo que não seja esse o caso, você já começa a construir sua carreira de maneira diferenciada quando investe em capacitação.

Existe especialização para trabalhar com eventos?

Se você já tem um diploma em outra área e pensa em migrar para Eventos, uma ótima ideia é apostar em um curso de pós-graduação. Afinal, essa é uma das melhores formas de se preparar para mudanças de carreira ou também para quem deseja se especializar.

Nesse caso, a pós em Planejamento e Gestão de Eventos forma profissionais para assumir cargos gerenciais e de liderança em negócios relacionados a eventos físicos e digitais, capacitando os estudantes em assuntos como Marketing e Posicionamento de Mercado, Produção de Eventos, Gestão de Equipes de Alta Performance.

O propósito da formação é ampliar a capacidade do profissional de avaliar os processos organizacionais e cuidar de toda a gestão do negócio, contribuindo com as metodologias de trabalho e com os resultados. Além disso, essa é uma chance de melhorar o networking dentro do setor de eventos, ampliar a visão sobre o segmento e garantir ferramentas de crescimento na carreira escolhida. Não podemos nos esquecer de que ter uma especialização ainda oferece a vantagem de conseguir maior destaque no mercado de trabalho e acesso a melhores remunerações.

Enfim, agora que você já sabe os benefícios de fazer uma faculdade de Eventos e ainda conhece várias oportunidades nesse mercado, aproveite para dar o próximo passo se tem interesse nessa área.

Seja quem você quer ser! Faça sua inscrição no curso de Eventos e conte com toda a infraestrutura da Anhembi Morumbi para construir uma história de sucesso.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.