Guia completo do estágio obrigatório
Fazer estágio é uma obrigação ou não? Essa ainda é uma dúvida para muitos estudantes. Estamos falando de uma oportunidade especial na vida do universitário e queremos esclarecer vários pontos com este material sobre estágio obrigatório.
Que tal aproveitar o conteúdo para aprender sobre o assunto? Especialmente se você está prestes a viver essa fase, não deixe de conferir todos os detalhes que reunimos aqui e se preparar para ser um estagiário(a) de sucesso!
O que é estágio obrigatório?
O fato de ser obrigatório indica que passar pelo período do estágio é uma condição imposta pela instituição de ensino para que o aluno conclua o curso. Ou seja, a realização do estágio é parte da grade curricular e essa carga horária deve ser cumprida para que o estudante receba o diploma de conclusão.
Em geral, os estágios obrigatórios são supervisionados por uma pessoa relacionada à formação — por exemplo, um professor. As atividades desempenhadas pelo estagiário são acompanhadas durante todo o tempo, formando um relatório que depois será avaliado pela instituição para que o aluno receba sua nota.
Outro ponto importante é a duração. Não há uma regra para todos os cursos e isso varia bastante. É comum que o estágio seja exigido por pelo menos um semestre, mas a carga horária desempenhada pelo estagiário pode ser de 20, 30 ou 40 horas semanais (esse último caso apenas quando estiver previsto no projeto pedagógico do curso).
As pessoas aptas a serem admitidas como estagiárias devem estar matriculadas em algumas das opções de cursos a seguir:
- educação superior (tecnólogo, bacharelado ou licenciatura);
- ensino técnico ou profissionalizante;
- ensino médio;
- educação especial.
Diferença entre estágio obrigatório e não obrigatório
A principal diferença é a obrigatoriedade imposta para o aluno. Quando o estágio não é obrigatório, cada um decide se quer trabalhar durante a formação ou prefere terminar o curso sem ter que conciliar estudos e trabalho.
O estágio não obrigatório também não é supervisionado pela instituição de ensino, já que ela não se encarrega dessa tarefa por não exigir o cumprimento dos alunos . De qualquer maneira, ambas situações são regulamentadas pela Lei nº 11.788 e não caracterizam vínculo empregatício.
Qual é a importância do estágio para a formação?
Sendo obrigatório ou não, o estágio é uma experiência muito enriquecedora para um estudante. O contato prático com a área de estudo é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional de maneiras que a sala de aula nem sempre consegue oferecer. Afinal, são experiências diferentes.
A inserção no mercado de trabalho desde a graduação é uma chance de aplicar os conhecimentos adquiridos no curso, lidar com pessoas, enfrentar desafios da rotina e aprender diariamente. Mesmo que na posição de aprendiz e sem assumir grandes responsabilidades, a vivência do estagiário complementa a formação acadêmica.
Existe também a questão da remuneração, o que pode ajudar no planejamento financeiro pessoal de muitos estagiários. Apesar de ser uma oportunidade válida mesmo quando não envolve pagamento, não dá para negar que receber uma bolsa-auxílio ou um salário pelo trabalho desempenhado é mais um fator interessante.
Quando começar a buscar um estágio?
No caso do estágio obrigatório, ele só deve “valer” a partir do momento que a faculdade considerar sua necessidade. Isso costuma acontecer nos últimos semestres do curso, já que antes o aluno está adquirindo a bagagem necessária sobre a área de atuação.
Como nem sempre é fácil conseguir uma boa oportunidade, a dica é começar a pesquisar sobre as vagas de estágio e se preparar para o processo seletivo quanto antes. Confira a seguir algumas dicas para se dar bem nessa missão!
4 dicas para conseguir um bom estágio
1. Prepare seu currículo
Não deixe para a última hora! Monte o currículo com antecedência, pensando em todas as suas qualidades e objetivos profissionais. É natural não ter muita (ou nenhuma) experiência profissional nessa fase da vida, mas você pode abordar outros atributos interessantes, como atividades extracurriculares, projetos de voluntariados, domínio de idiomas estrangeiros etc.
Lembre-se também de tratar as informações de forma objetiva e cuidadosa para que o resultado seja o mais atrativo possível.
2. Desenvolva habilidades extras
Por mais que você ainda esteja se formando, aposte no desenvolvimento de habilidades extras para ter um perfil profissional mais interessante e se destacar.
Pesquise sobre as competências específicas relacionadas à profissão ou invista em habilidades socioemocionais valorizadas em todas as áreas, como proatividade, resiliência e comunicação. Fazer cursos extras é uma ótima ideia!
3. Faça networking
Uma boa rede de contatos também pode ajudar muito na hora de conquistar seu estágio e até empregos que pagam bem. Então, participe de eventos, fale com professores, mantenha contato com os colegas e tente conhecer novas pessoas.
O networking é uma ferramenta importante para ter boas referências e crescer na carreira. Não espere que a chance da sua vida chegue sozinha até você!
4. Fique de olho na internet
As tecnologias contribuíram muito para as nossas vidas, inclusive para facilitar o acesso à vagas de emprego ou estágio. A maioria das oportunidades é divulgada na internet e ficar de olho nos anúncios é uma tarefa fundamental para quem tem interesse. Vale a pena participar de grupos em redes sociais, acompanhar portais e aproveitar as conexões que a própria faculdade oferece.
Como funciona o estágio obrigatório na Anhembi Morumbi?
Este guia não poderia ser finalizado sem citar como funciona o estágio aqui na Universidade Anhembi Morumbi, certo?
Uma informação importante é que todos os cursos da área de Educação (licenciaturas) e Exatas (engenharias) contam com o estágio obrigatório em momentos específicos. Para a maioria dos outros cursos, cada aluno pode decidir sobre passar ou não por essa experiência.
A Anhembi disponibiliza um conteúdo programático, com informações sobre como desenvolver habilidades (plano de estágio) e o escopo para montar o relatório final. Existe o Núcleo de Estágio, que fica à disposição dos estudantes, sendo que, no caso das formações EAD, é possível participar do fórum de dúvidas e receber as orientações de um tutor.
No fim das contas, a intenção é colaborar com o desenvolvimento do profissional que está se preparando para o mercado de trabalho — e o estágio obrigatório é um dos meios de cumprir esse objetivo!
O que achou do nosso guia? Para continuar acompanhando outras dicas, siga nosso perfil nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.