Estudantes de moda sorriem para a câmera

Design de Moda: entenda como está o mercado de trabalho

Reparou como algumas profissões parecem ter um roteiro, como uma rota em linha reta traçada entre a formação e o exercício das atividades? Já outras contam com um leque grande de opções, abrindo diversas possibilidades. Um bom exemplo desse último caso pode ser visto nos possíveis caminhos em Design de Moda no mercado de trabalho.

Isso porque essa graduação permite construir uma carreira de sucesso em oportunidades que vão desde a criação até a assessoria na área. Dessa maneira, múltiplos interesses e variadas habilidades podem ser articuladas em prol do desenvolvimento profissional de quem atua no ramo. 

Isso chamou sua atenção? Então entenda o que está por trás dessas oportunidades e muito mais!

Os caminhos para o profissional de Design de Moda

Essa área é muito ampla, oportunizando variadas formas de ter uma carreira de sucesso conforme as competências de cada um. Isto é, trata-se de uma formação versátil e com diversas possibilidades.

Por isso, trabalhar em profissões ligadas ao Design de Moda no mercado de trabalho pode significar atuar como:

  • estilista, criativo ou diretor de moda de uma marca, criando coleções;
  • modelista ou outras funções de apoio ao desenvolvimento das peças;
  • customizador, realizando mudanças em peças prontas;
  • produtor de moda e de visual marketing para apresentar ou promover criações;
  • caçador de tendências e pesquisador, que foca em antecipar interesses mercadológicos;
  • comprador cuja atuação se volta a encontrar insumos para a produção;
  • personal stylist ou consultor de imagem, voltado à orientação de pessoas quanto à sua imagem e estilo pessoal.

O Design de Moda no mercado de trabalho hoje

Criativos em geral, por vezes, preocupam-se com a solidez e a segurança das carreiras que escolhem, certo? Mas calma lá, que o segmento têxtil apresenta bons resultados para a economia do Brasil. Por isso, pode ser uma opção vantajosa.

Só para se ter uma ideia, o faturamento da cadeia de fabricação desse ramo ficou em R$193,2 bilhões em 2022, com mais de 8 bilhões de peças produzidas, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (ABIT). O mesmo relatório indica que são mais de 1 milhão e 300 mil trabalhadores envolvidos diretamente por essa atividade. 

Assim, dá para perceber que é uma profissão que tem oportunidades. Não à toa, trata-se de um nicho de negócios em que há empresas de diversos portes e com variadas propostas que contratam pessoas especializadas.

Um dos pontos a observar ao analisar as opções para Design de Moda no mercado de trabalho é o salário. Você sabia que hoje ele fica em uma média de R$2.300? Além disso, aqueles que desejam começar um negócio podem montar empreendimentos bastante lucrativos se souberem aproveitar as brechas mercadológicas. É “fica a dica” que se diz?

Perspectivas e tendências para os próximos anos

Ao observar o progresso da carreira de Design de Moda no mercado de trabalho, seu crescimento pode ser identificado pela expansão do segmento ao longo do tempo. No entanto, é preciso olhar para o futuro na hora de decidir qual rumo seguir nessa área, viu?

Algumas tendências têm se firmado, servindo como dicas sobre o que está por vir. A começar pela distribuição global. Basicamente, isso significa que tanto a produção quanto o consumo serão cada vez mais capilarizados e geograficamente espalhados.

A WGSN menciona em levantamento de 2024 o friendshoring e o localismo — duas estratégias que vão ao encontro disso — como efeitos do aumento dos custos logísticos. Logo, oportunidades longe dos tradicionais centros tendem a surgir.

A questão climática é outro ponto que vem tendo destaque nos últimos anos e deve se manter nos próximos. Afinal, o têxtil é um ramo com grande impacto no meio ambiente e cujo potencial de transição é altíssimo. Portanto, empreendimentos com foco nisso — como brechós aliados à customização — podem ser bons investimentos.

Hoje em dia não é viável falar do novo sem mencionar as tecnologias. A inteligência artificial, por exemplo, tem ganhado espaço para facilitar processos produtivos, aumentando a eficiência. Desse modo, é interessante aos profissionais da moda se aprofundarem nesse tópico.

Perfil do profissional e alinhamento com a profissão

Como marca da carreira, as muitas possibilidades devem sempre ser consideradas segundo as características de quem quer seguir em Design de Moda. Uma forma de fazer tal análise é compreendendo o que se espera daqueles que vão atuar na área.

Tal perfil profissional exige as conhecidas soft skills e hard skills (habilidades comportamentais e habilidades técnicas). Entre as comportamentais, destacam-se o relacionamento interpessoal e a liderança, enquanto nas técnicas se sobressaem o conhecimento técnico avançado em modelagem, o caimento de tecidos e as metodologias de costura.

Além disso, boa parte das opções de trabalho requer competências de gestão. Isso porque é comum que criativos tenham que gerir orçamentos de produção, orientar ou realizar compras de insumos, elaborar estratégias de marketing para as coleções, entre outras atividades de Administração.

Como se preparar para ingressar nessa área

A jornada em Design de Moda no mercado de trabalho começa pela formação acadêmica. Cursos superiores, como o que a Universidade Anhembi Morumbi oferece, são o primeiro passo para acessar os conhecimentos necessários para desempenhar essa profissão com sucesso.

Entre os pontos abordados ou proporcionados pela faculdade, alguns se apresentam como essenciais na preparação para o ingresso no mundo do trabalho. Vamos a eles? Um profissional tem muito a ganhar ao:

  • ter experiências práticas em aulas ou em empresas do ramo, para dominar os aspectos técnicos da construção de itens de moda;
  • conhecer pessoas e negócios que fazem parte do ecossistema têxtil, já que isso permite construir um networking;
  • manter-se atualizado quanto às tendências, sendo capaz de desenvolver ideias alinhadas às demandas de consumo;
  • aprender com especialistas experientes com os quais possa obter uma visão completa e realista do dia a dia;
  • ter oportunidades de montar um portfólio visando facilitar a apresentação aos contratantes em potencial;
  • estar em contato permanente com outros profissionais do nicho, antecipando cenários e promovendo mudanças estratégicas conforme percebe a necessidade.

A atuação de profissionais de Design de Moda no mercado de trabalho é bastante ampla. Afinal, são muitos os caminhos possíveis. Esse cenário é potencializado pelo panorama atual e as tendências futuras desse segmento de negócios. Assim, os vários perfis podem se preparar e acessar boas oportunidades.

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