Como fazer networking e alavancar a carreira?
Conexões fazem diferença em nossas vidas, sabia? No meio pessoal, por exemplo, nos dão a oportunidade de ter amizades profundas, o que contribui para nossa saúde mental. No profissional, nos colocam em circunstâncias favoráveis para crescer na carreira. Por isso, é importante saber como fazer networking.
As indicações de profissionais já posicionados no mercado de trabalho são responsáveis por 70% das contratações, segundo dados da consultoria Right Management. Incrível, né?
Mas, antes de tudo, vale abordar uma ideia importante: uma boa rede de contatos demanda honestidade e reciprocidade. Ou seja, não é aquela em que mantemos pessoas próximas apenas por interesses individuais. Precisamos, também, dar algo em troca e contribuir em proporções semelhantes.
Com o crescimento das nossas interações digitais, muitas pessoas acreditam que não há mais como fazer networking de qualidade. No entanto, podemos provar que esse pensamento está equivocado. Continue a leitura e fique por dentro de algumas dicas!
Saiba usar as redes sociais
Sabe aquela frase: quem não está nas redes sociais, não existe? Infelizmente, é verdade. Isso porque essas plataformas se tornaram um dos principais canais de contato entre as pessoas. Além do mais, elas são uma forma de conhecer melhor alguém, pois, querendo ou não, mostram fragmentos da realidade e da personalidade.
Por meio de fotos, por exemplo, é possível descobrir modo de vida e preferência. A forma de se comunicar também expressa parte de si. É claro que nem todo mundo mostra 100% da vida, mas não podemos ignorar que, por meio das redes, é possível transmitir imagens positivas e negativas.
Por isso, nossa dica é: tente estar em, pelo menos, uma rede social, além do LinkedIn. O Instagram é uma boa opção, pois permite criar conteúdos, que é outra estratégia da qual falaremos.
Cuide das suas postagens, pensando na possibilidade de serem acessadas por outros profissionais e colegas de carreira. Tente não expor todos os seus problemas nem arrumar brigas em comentários, por exemplo. Isso reflete as habilidades socioemocionais de alguém, características cada vez mais valorizadas pelas empresas.
Abra sua conta no LinkedIn
Atualmente, o LinkedIn é a principal rede social com foco profissional. Além disso, é uma espécie de currículo, já que permite inserir um histórico sobre experiências relacionadas a estudos e trabalho, facilitando conhecer pessoas com interesses e objetivos em comum.
Você pode adicionar ao seu perfil colegas com a mesma profissão, por exemplo. A plataforma também tem uma funcionalidade que facilita encontrar oportunidades. A partir disso, você pode conhecer empresas relacionadas ao ramo, além de entrar em contato com os gestores e funcionários.
Apoie membros da sua rede atual de contatos
Ao nosso lado, podem existir pessoas precisando de ajuda. Por exemplo, às vezes, um colega da época da escola precisa do serviço que seu amigo da faculdade sabe fazer. Ou o primo de um amigo pode ter o fit com aquela vaga de emprego na empresa do seu tio.
Esse tipo de apoio ajuda pessoas a se conectarem, ampliando ainda mais a rede de contatos. Além do mais, podem, no futuro, ajudar você a se conectar com outros conhecidos delas.
Interaja em discussões virtuais e grupos de estudos
Outra dica de como fazer networking é interagir em grupos e discussões virtuais. É uma forma de aparecer, demonstrar conhecimento em determinado assunto e encontrar pessoas interessantes. Sem contar que estar no meio de profissionais que têm os mesmos interesses, com certeza, aumenta os laços e facilita a identificação.
No Facebook, por exemplo, existem grupos de temas definidos nos quais você pode entrar e criar tópicos, tirar dúvidas dos membros e trocar informações. WhatsApp e Telegram também comportam grupos específicos.
Outra possibilidade se refere aos grupos de estudos, que podem ser encontrados nesses canais. A diferença está somente no foco, que é estudar determinado assunto.
Produza conteúdo relevante para seu meio
Produzir conteúdos digitais é uma das melhores formas de fazer networking. Isso porque, além de você demonstrar conhecimento específico, também atrai pessoas interessadas no que você tem a ensinar.
A produção de conteúdos é, ainda, uma maneira de criar marketing pessoal, uma estratégia de construir seu nome no mercado, aumentar sua autoridade, vender sua imagem e demonstrar suas habilidades.
Por fim, são formas de colaborar com os outros, o que é importante, já que o networking precisa ser de uma via de mão dupla. E nada de desculpas de vida corrida, viu? Uma prática de gestão de tempo ajuda bastante na organização.
Entenda os limites do outro
Ter contatos e, quem sabe, pedir ajuda a eles é importante e pode ser eficiente. No entanto, é legal ter o cuidado para não ultrapassar os limites e se tornar aquela pessoa chata, insistente ou inconveniente.
Por exemplo, ao precisar entrar em contato com alguém, tente respeitar os horários e perceber os sinais alheios. Por exemplo, evite mensagens e ligações depois das 18h e aos finais de semana. E, se alguém parecer estar fugindo, talvez, esteja mesmo. Nesse caso, melhor respeitar e buscar outra ajuda, está bem?
Outro ponto de atenção é entender até onde você deve falar sobre si. Demonstrar seus conhecimentos e suas conquistas é muito importante, claro. Mas cuidado para não deixar que esse se torne o único assunto nas suas redes pessoais ou em grupos de discussão, combinado?
Faça cursos online
Cursos online também são formas de fazer networking. Por meio deles, podemos conhecer colegas e ter contato com professores. Aliás, costuma ser bem vantajoso ter laços com pessoas que têm interesse em aprender o mesmo conteúdo.
Uma recomendação para ter ainda mais sucesso nessa estratégia é se dedicar bastante ao seu curso. Alunos que chamam a atenção de professores pelo desempenho costumam contar com mais portas abertas no mercado.
Enfim, você aprendeu como fazer networking no meio digital de várias formas. Por isso, tenha em mente essas dicas, que valem como um guia da carreira. No entanto, também saiba que você precisa dar outros passos. Por exemplo, não adianta ter ótimos contatos profissionais, mas não contar com o conhecimento que a profissão exige. Por isso, uma pós-graduação faz todo o sentido para quem tem planos de crescimento como você!
Sendo assim, confira, agora, as vantagens de uma pós-graduação EAD!