carta de recomendação profissional

Carta de recomendação profissional: o que deve conter?

A carta de recomendação profissional é um tipo de documento que pode atestar a qualificação de um profissional. Basicamente, ela é uma avaliação escrita por um antigo colega de trabalho, que pode ser um ex chef ou um superior.

Assim, a carta de recomendação é uma solução para antecipar oportunidades de emprego. Ela é uma forma de chamar a atenção do recrutador. Afinal, torna-se um aviso de que as habilidades do candidato merecem a visualização mais profunda diante dos vários currículos na seleção.

No entanto, há pequenos erros que, quando combinados, podem justificar a falta de retornos positivos em processos seletivos. Adiantamos o primeiro: não deixar explícita a importância do estudo na sua formação.

Por isso, é preciso organizar as informações corretas para saber se diferenciar dos outros candidatos. Se você tem vontade de entender melhor sobre o assunto, acompanhe este texto. Dessa forma, saberá os principais motivos para fazer uma carta de recomendação profissional, o que precisa e não precisa ter. Além disso, ensinaremos o passo a passo para expressar confiabilidade e influência.

Boa leitura!

Por que fazer uma carta de recomendação profissional?

Como falamos acima, o documento ajuda a deixar explícitas as suas habilidades, experiências e detalhes importantes da carreira. Ter muitos currículos durante uma seleção pode tornar os de alguns candidatos invisíveis. É preciso se diferenciar. Quando um empregador escreve bem sobre você, isso comunica e atesta o valor.

Por isso, até para confirmar a experiência, várias empresas pedem a carta de recomendação profissional. Dessa forma, os recrutadores durante as etapas iniciais da seleção.

Portanto, fique atento e tenha já preparada essa carta. Afinal, o seu ex chef ou companheiro do trabalho anterior pode ter demandas mais urgentes, logo, demorar um tempo para conseguir fazer a carta.

Então, mesmo que não esteja participando de uma seleção, prepare o terreno, cultivando um bom networking, inclusive, para adquirir o documento. Com essa estratégia, terá mais tempo para destacar os pontos necessários que a pessoa deve colocar na carta.

O que ela precisa ter?

A primeira questão é: seja organizado. Utilize uma fonte sóbria, sem cores e com uma leitura fácil. Há quem prefira o escrito à mão, no entanto, a depender da caligrafia, isso pode atrapalhar.

Por isso, a assinatura já é suficiente para garantir validade ao documento. Anote a lista de itens que a carta de recomendação precisa ter:

  • cidade e data de emissão da carta;
  • dados de contato (e-mail, telefone ou redes sociais) da pessoa que recomenda o profissional;
  • assinatura do responsável, especificando a relação que foi estabelecida com o profissional;
  • informações da empresa que recomenda o profissional (nome, CNPJ);
  • histórico detalhado das competências e habilidades do candidato;
  • período de trabalho na empresa.

Como pedir uma carta de recomendação profissional?

Uma questão importante é saber o tempo certo e a forma de abordar o companheiro do trabalho anterior. Afinal, há casos em que o contato ficou mais escasso. Geralmente, durante o próprio processo de desligamento do emprego, a carta de recomendação profissional já pode ser emitida.

Caso contrário, para tornar mais natural a solicitação desse favor, lembre-se de manter ativa as relações com esses profissionais. Isso pode ser feito ao mandar felicitações de aniversário, mandar mensagens pontuais sobre indicações de conteúdos de interesse, entre outros.

O que não colocar na carta de recomendação?

Mantenha a coerência da carta de recomendação. As informações devem ser verificáveis e reais para ajudar a conseguir um emprego.

Não se trata de elogiar de forma vazia, mas exemplificando as qualidades. Potencialize as oportunidades. Para isso, converse antes com o colega ou ex-líder, explicando as possíveis atribuições do novo trabalho.

Passo a passo para uma boa carta de recomendação

Além do que já falamos, selecionamos um passo a passo para garantir a produção excelente do documento. O processo segue uma estrutura de redação específica. Ao seguir esses passos, você estará mais perto de pleitear não apenas a vaga, mas uma valorização salarial maior.

Uma das principais questões para avançar na carreira é reconhecer o valor do trabalho. Ao fazer isso, você comunica às pessoas as vantagens das suas habilidades. Confira, a seguir!

Cabeçalho

No início da carta de recomendação, deve ser inserido o nome da pessoa, o cargo e s identificação da empresa. A data e o local podem vir nesse espaço, também. Lembre-se de deixar as informações detalhadas e bem organizadas.

Abertura

De modo popular, começa-se com “a quem possa interessar”. No entanto, o modelo tem modificações, e podem ser inseridas frases como “com meus sinceros cumprimentos”.

O importante é ter em mente a necessidade de, como o próprio nome do espaço antecipa, abrir a carta. Após escrever a frase, deve-se pular uma linha e, então, começar o texto.

Primeiro parágrafo

Funciona como a introdução. A pessoa que escreve vai situar onde conheceu você, indicando a relação de trabalho que estabeleceu. Por exemplo, se foi seu líder. Nesse momento, também deve ser aproveitado para apresentar um pouco melhor esse colega.

Segundo parágrafo

Nesse momento, de fato, começam a ser descritos os pontos positivos, como: qualidades, conquistas, competências e hard skills. O ex-líder vai falar como foi a relação entre vocês durante o período de trabalho, destacando episódios e apresentando, inclusive, dados.

Por exemplo, se foi responsável por aumentar as vendas de determinado produto, isso é um ponto positivo que pode ser descrito.

Terceiro parágrafo

É a metade da carta de recomendação. O colega deve seguir desenvolvendo os pontos positivos sobre você. Aqui, pode ser aberto um espaço para questões mais subjetivas, sem fugir, no entanto, de ações práticas. Apresentar qualidades como empatia, confiabilidade e facilidade de comunicação, por exemplo. Assim, são abertas mais chances de conseguir o emprego dos sonhos.

Encerramento

Nessa última parte, como o próprio nome já diz, é chegada a hora de finalizar o documento. Logo, nesse momento, o ex chef ou funcionário que trabalhou com você deve falar que, por conta de todas as informações positivas anteriormente apresentadas, o destinatário pode contratar com segurança. Além disso, é de bom tom convidar para, caso queira, entrar em contato e tirar possíveis dúvidas.

Revisão

Após terminar de escrever o documento, verifique se as regras de gramática foram seguidas. Faça uma boa revisão do conteúdo para verificar se ele está adequado às habilidades requeridas para o novo cargo.

Carta de recomendação significa aumentar as chances de ser contratado. Quando outra empresa fala bem de você, fica mais fácil que a seleção atual reserve um maior tempo de atenção para perceber suas habilidades. A essa altura, você já sabe que contar com a ajuda do ex-chefe pode ser essencial para ampliar suas oportunidades. Lembre-se de evidenciar qualidades, como a educação continuada.

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