áreas de publicidade e propaganda

Conheça as áreas de atuação para Publicidade e Propaganda

Já pensou em trabalhar em um setor movido à criatividade e comunicação, que está sempre inventando novas formas de cativar pessoas? Se esse é o seu perfil, estas áreas de Publicidade e Propaganda vão ser perfeitas para você!

Vamos conversar um pouco sobre o que é esse curso e como você pode atuar no mercado no futuro, depois de receber o seu diploma. Continue lendo e aproveite para se inspirar!

O curso de Publicidade e Propaganda

Comparado com setores mais antigos e tradicionais, a Publicidade e Propaganda (PeP) é uma atividade recente, já que se popularizou principalmente na segunda metade do Século XX.

Porém, não demorou muito para que ela se tornasse uma das profissões mais importantes e valorizadas nas empresas. Afinal, sem divulgação, é impossível fazer o público conhecer um novo produto ou serviço.

A graduação em Publicidade e Propaganda dura 8 semestres para ser concluída. Nesse período, formandos entram em contato com conceitos teóricos de arte e comunicação, além de etapas práticas para criação de projetos que os coloquem em contato com cenários reais de mercado.

Por ter esse equilíbrio entre base acadêmica sólida e prática da profissão, quem faz faculdade de PeP tem muito mais valor no mercado, podendo conquistar posições de destaque em empresas ou até conquistar seus próprios clientes.

Para quem é indicado

O setor de Publicidade e Propaganda é movido por comunicação e inovação. Por isso, é mais indicado para perfis dinâmicos, de pessoas que consomem conteúdo cultural e comercial, além de gostarem de interagir pessoalmente e na internet.

Também é perfeito para quem gosta de artes multimídias, como vídeo, música, ilustração etc. Ter uma noção aguçada de tendências visuais faz muita diferença, já que as redes sociais exigem que publicitários captem a atenção do público em uma fração de segundos.

Resumindo: pessoas criativas, que pensam fora da caixa e gostam de usar tecnologia para se comunicar, têm tudo para se dar bem na carreira.

Áreas de atuação de Publicidade e Propaganda

Exatamente por ser tão dinâmica, a profissão de PeP oferece uma variedade de áreas especializadas para você atuar. Cada novo canal de comunicação, nova tecnologia ou nova tendência cultural impacta em como publicitários aplicam seus conhecimentos.

Quer saber mais sobre as áreas mais aquecidas hoje? Confira nossa lista.

Marketing digital

Depois de décadas de publicidade em mídias de massa como TV e jornais, o Marketing Digital engoliu o mercado de Publicidade e Propaganda, se tornando o maior investimento para empresas se divulgarem.

Isso acontece porque é na internet que nos encontramos, nos comunicamos e consumimos. E é onde uma marca encontra seu público.

Uma das grandes diferenças no marketing digital hoje é que os negócios não falam mais para todo mundo. É bem mais eficiente focar sua mensagem em pessoas propensas a comprar aquele produto e recomendar para amigos e familiares.

O trabalho do publicitário é exatamente encontrar essas pessoas e desenvolver a comunicação perfeita para que elas engajem e interajam com a marca. Ou seja, é uma área movida por tecnologia e dados.

Branding

Branding é o nome dado ao setor dedicado à criação e gestão de marcas empresariais. Os profissionais da área desenvolvem conceitos, mensagens e formas de divulgação para que o nome seja inconfundível e inesquecível dentro do público-alvo.

Produção

Produtores publicitários são profissionais responsáveis por transformar ideias como branding e campanhas de marketing em realidade.

É ideal para pessoas que têm talento para negociação e vendas, capazes de alinhar fornecedores, buscar espaços e contratar profissionais que realizem peças como:

  • campanhas digitais;
  • campanhas em lojas físicas;
  • eventos físicos, digitais e híbridos;
  • participação em festivais e outros eventos;
  • patrocínio de eventos e celebridades;
  • ativações variadas de marca em espaços públicos e privados.

Ou seja, é uma área ideal para pessoas proativas e organizadas, que conseguem gerir projetos com objetividade e liderar equipes.

Assessoria e Relações Públicas

A imagem de uma empresa hoje é grande parte de seu valor. Toda marca é julgada pelo relacionamento com o público, parceiros e imprensa.

Nesta especialização, o publicitário é responsável por ser a voz do negócio, tanto em atendimentos comerciais como na divulgação de notas e Press Releases.

É importante definir uma personalidade de marca e ser consistente em todos os seus posicionamentos. Um trabalho que exige empenho e proximidade na tomada de decisões.

Social Media

Embora a publicidade em redes sociais esteja dentro do Marketing Digital, ela hoje é tão importante que se tornou sua própria especialização.

O profissional de Social Media é aquele que gerencia perfis da empresa nos diversos canais de comunicação, como Instagram, WhatsApp, TikTok etc.

E não basta gostar de conversar online. Quem se capacita para Social Media precisa desenvolver calendários de publicação, responder às interações do público e criar uma comunidade virtual em torno da marca.

Marketing de conteúdo

Outra área dentro do marketing digital, o marketing de conteúdo é a especialização voltada para produção de textos, vídeos e outros materiais que eduquem, informem e se relacionem com os clientes.

Sabe aquele e-mail que você recebe da marca que consome? Ou o post que aparece quando você busca por uma dúvida na internet?

Pois é, esses e outros conteúdos são criados por pessoas especializadas em gerar informação útil em um formato direto e que engaja.

Publicidade autônoma

Todas as áreas que apontamos até aqui geralmente são exercidas em uma empresa. Mas você também pode colocar seu talento à mostra investindo em seu próprio negócio.

Quem se forma em Publicidade e propaganda, tem todas as ferramentas para abrir um estúdio ou se tornar freelancer, atuando diretamente com os clientes comerciais.

É uma área que exige ainda mais organização, disciplina e habilidades de gestão de projeto, mas que costumam recompensar bastante quem investe nela.

Mercado de trabalho em Publicidade e Propaganda

Como dissemos ao longo do texto, profissionais de Publicidade e Propaganda estão cada vez mais valorizados pela importância do marketing na realidade de empresas de todos os tamanhos.

A internet facilitou a divulgação comercial, mas também aumentou em muito a competitividade. Destacar-se no meio de tanto negócio competente exige mais do que preço e qualidade. Exige uma conexão real com o público.

Quem cria esses caminhos de relacionamento é o publicitário. Independentemente das áreas de Publicidade e Propaganda mais adequadas para o seu perfil ou que você goste mais, sua carreira tem tudo para ser de sucesso. Basta dar o primeiro passo!

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