publicidade e propaganda mercado de trabalho

Publicidade e Propaganda: como está o mercado de trabalho

Na hora de buscar uma carreira, os perfis criativos têm diversas opções. Mas combinar interesses e habilidades com oportunidades é essencial ao escolher qual profissão seguir, não é mesmo? Pensando nisso, hoje vamos abordar as dinâmicas da Publicidade e Propaganda no mercado de trabalho.

Afinal, essa é uma possibilidade para esse grupo, que tem se expandido nos últimos anos com mais áreas de atuação e novas propostas. Logo, um maior número de alternativas de emprego e de colocação estão disponíveis.

Descubra quais são as oportunidades e muito mais neste conteúdo!

O que é o curso de Publicidade e Propaganda?

Por se tratar de um segmento da comunicação cujo foco é comercial, quem atua nessa carreira é responsável por desenvolver processos de divulgação. Nesse sentido, o curso visa ensinar a apresentar e a persuadir o público a comprar ou se envolver com determinada ideia.

Não à toa, por trás da presença da Publicidade e Propaganda no mercado de trabalho, há um conjunto amplo de funções que juntas posicionam produtos, serviços e valores frente aos consumidores.

Dessa maneira, trata-se de uma formação que aborda técnicas, ferramentas e estratégias que instrumentalizam os profissionais a atingir tal objetivo. Isso abrange conhecimentos sobre:

  • comportamento de consumo;
  • gestão de marca;
  • comunicação social;
  • canais de contato;
  • análise de dados;
  • criação;
  • linguagens;
  • estética;
  • administração de projetos;
  • audiovisual.

Em quais áreas o formado nesse curso pode atuar?

A atuação do profissional de Publicidade e Propaganda no mercado de trabalho pode se dar em diversas frentes. A seguir, apresentamos 12 exemplos. Confira!

Atendimento

Atuando em contato direto com o cliente, essa área busca intermediar a comunicação entre contratante e equipe criativa. Com isso, o profissional tem um papel de negociador. O foco é entender a demanda e traduzi-la para quem elabora as campanhas. Além disso, controla prazos e metas.

Planejamento

Organizar demandas, determinando escopo, funções, prazos, ações e valores investidos, é uma descrição precisa das atividades dessa área. Assim, trata-se de uma posição decisiva para o sucesso de uma campanha ou projeto publicitário.

Pesquisa

Entre os exemplos de atividades nessa área estão o levantamento de tendências mercadológicas e a coleta de dados ou opiniões de consumidores para embasar as decisões criativas. Ainda, o profissional de Publicidade e Propaganda que se volta à pesquisa pode ir atrás de oportunidades para a organização em que atua.

Criação 

Sabe aquele slogan incrível ou “sacada” genial que coloca uma propaganda na “boca do povo”, tornando-a viral? É daqui que surgem. Portanto, trata-se do “coração” da profissão. Afinal, essa área é responsável pelas ideias e conceitos por trás das campanhas. 

Produção

“Fazendo acontecer” as ideias da criação, essa área é o complemento da anterior. Nela, redatores, designers, roteiristas, videomakers e outros profissionais estão envolvidos para:

  • filmar e editar comerciais;
  • construir anúncios;
  • escrever conteúdos;
  • compor jingles;
  • criar imagens.

Social marketing

As mídias sociais são um segmento à parte da Publicidade e Propaganda no mercado de trabalho, à medida que, por vezes, os profissionais que atuam nessa área somam atividades das demais áreas. No dia a dia, eles:

  • criam artes e textos;
  • filmam e editam vídeos;
  • fotografam;
  • interagem com a audiência; 
  • acompanham métricas;
  • organizam cronogramas;
  • postam nas redes;
  • controlam orçamentos;
  • gerem campanhas.

Digital

A internet tem uma ampla gama de canais nos quais a Publicidade precisa estar presente — sites, blogs, redes sociais, mecanismos de buscas, streamings, aplicativos, e-commerces entre outros. Por isso, cada dia mais profissionais da Propaganda estão se especializando nessa área para abarcar diversas funções com foco nesse meio.

Audiovisual

A criação de filmes publicitários para os múltiplos canais em que podem ser veiculados é outra vertente da Publicidade e Propaganda no mercado de trabalho. Nesse caso, desde roteiros até edição, passando pela filmagem, são atividades nas quais se envolvem cotidianamente.

Branding

Cuidar da marca, imagem, valores e significados associados a ela é algo estratégico hoje em dia, certo? Como efeito, essa é uma área que precisa se articular com as outras, direcionando a abordagem para o que é a identidade da organização. Diante disso, profissionais dedicados a essa atividade são muito procurados no mercado atualmente.

Gestão de crises

Quando se pensa nas opções da Publicidade e Propaganda no mercado de trabalho, a ideia de gerenciar conflitos nem sempre vem à mente, não é? Mas essa é uma área em expansão, especialmente com os atritos que surgem das redes sociais e a facilidade de expor polêmicas online, já que todos contam com uma câmera ao alcance das mãos.

Análise

Dados são capazes de mapear com exatidão o comportamento dos consumidores. Todavia, eles demandam a correta interpretação. Esse quadro exige que os profissionais de Publicidade e Propaganda no mercado de trabalho busquem por diversos conhecimentos se quiserem entrar nessa área. 

Entretanto, como prêmio, se tornam aptos a desenvolver estratégias para estimular e persuadir o público com precisão. Mais que isso, conseguem antever oportunidades ou desafios.

Eventos

Quem se dedica a organizar tais situações com viés publicitário necessita cobrir tarefas de planejamento, criação, coordenação e operação. Um bom exemplo são os live commerces, que podem gerar um faturamento alto, a depender se a estratégia é boa e a execução, precisa.

Quais são as oportunidades para Publicidade e Propaganda no mercado de trabalho?

Um dos aspectos que tornam essa carreira tão atrativa é o fato de ela ser múltipla e dinâmica. Porém, essas características também a transformam em uma profissão em constante mudança, exigindo adaptações frequentes por parte de quem quer seguir esse sonho.

Nesse contexto, as oportunidades para Publicidade e Propaganda no mercado de trabalho existem para quem quer ser contratado, empreendedor ou freelancer. Elas estão presentes em:

  • agências de marketing;
  • departamentos de marketing e vendas de empresas
  • prestação de serviços específicos — edição, redação, fotografia, filmagem etc.;
  • consultorias especializadas em alguma das áreas;
  • assessoria de pessoas e organizações;
  • veículos de imprensa;
  • divulgação digital — atuando como influencer.

Onde cursar Publicidade e Propaganda?

Quem se interessa por uma das áreas dessa carreira e quer entrar no mercado de trabalho precisa antes se formar no ensino superior. Quer estudar em uma Instituição de Ensino Superior (IES) que alia teoria e prática para preparar os alunos para a realidade profissional? Então, a Anhembi Morumbi é para você.

Nosso Bacharelado em Publicidade e Propaganda, composto por 2910 horas em 8 semestres, está disponível nas modalidades presencial, semipresencial e live — com aulas ao vivo —, oferecendo oportunidades como:

  • Agência Experimental de Comunicação, para desenvolver projetos com foco na comunidade acadêmica;
  • UC Dual, uma Unidade Curricular que permite ter experiência em empresas parceiras;
  • componente curricular Vida & Carreira, voltado a conectar propósitos pessoais e profissionais com o apoio de mentores.

A realidade da Publicidade e Propaganda no mercado de trabalho é múltipla, bem como as áreas em que os formados nesse curso podem atuar. Por isso, quem se interessa pelo assunto, tende a encontrar uma área de atuação que tenha a ver com os próprios propósitos.

Aproveite que a Anhembi Morumbi tem uma proposta capaz de te impulsionar e conheça os detalhes do curso de Publicidade e Propaganda hoje mesmo!

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