Áreas de atuação da Biomedicina: saiba onde trabalhar
A Biomedicina é uma área que cresce na mesma velocidade em que a tecnologia nos permite criar novas formas de diagnóstico e tratamento médico.
Mas o que faz o profissional da área? Como fazer Biomedicina e onde trabalhar? Para responder a essas e outras perguntas, convidamos a Dra. Priscila Ferreira Silva, biomédica, pesquisadora e docente em universidades, para inspirar você a começar na carreira!
Veja como é o curso, as áreas de atuação e as oportunidades de mercado para quem é biomédico. Continue lendo.
O que é a Biomedicina
Antes de começar, vamos definir esta carreira tão importante para a evolução médica no futuro. Ao contrário do que alguns podem pensar, a Biomedicina e a Medicina são áreas distintas, ambas trabalhando em conjunto para o bem-estar das pessoas.
Se o médico atua diretamente no diagnóstico e tratamento de pacientes, o biomédico faz a ponte entre o conhecimento científico na área e os caminhos viáveis para cuidar das pessoas. Como Dra. Priscila explica:
O biomédico pode atuar diretamente e indiretamente na promoção de saúde e prevenção de doenças por meio da pesquisa em diferentes áreas — como a de vacinas — e no diagnóstico clínico e laboratorial — como análises clínicas e diagnóstico por imagem.
Ou seja, é uma carreira voltada para pesquisa, desenvolvimento e aplicação de novas técnicas para identificar e abordar doenças — incluindo práticas integrativas, como estética, acupuntura e ozonioterapia.
O curso de Biomedicina
Se você se interessa pela área, saiba que a Biomedicina não envolve os mesmos processos mais demorados da medicina, como residência. Trata-se de um curso de bacharelado, que capacita para uma atividade técnica e/ou acadêmica.
“No curso, o aluno tem acesso aos equipamentos mais sofisticados para as áreas básicas da saúde,” nos conta a especialista. “Além disso, tem amplo acesso a microscópios ópticos, equipamento que está até presente no símbolo da profissão. Também tem contato com equipamentos para dosagem de substâncias no sangue, além daqueles utilizados na estética.”
Um ponto interessante do curso é que ele prepara alunos tanto para a atividade prática da profissão quanto para a base científica necessária para quem quer seguir carreira acadêmica.
É uma área que atrai pessoas com perfil de inovação e reinvenção, que estão sempre buscando novas formas de resolver velhos problemas.
São pessoas com senso crítico apurado e focadas em gestão de processos, para transformar a análise clínica em evolução tecnológica para a saúde da população.
Áreas de atuação da Biomedicina
Além de ser extremamente dinâmica, a área de Biomedicina apresenta uma ampla gama de possibilidades de carreira. Veja alguns exemplos de área de atuação para biomédicos formados:
- Diagnóstico laboratorial;
- Diagnóstico por imagem;
- Pesquisa e desenvolvimento de vacinas;
- Pesquisa e desenvolvimento de fármacos;
- Pesquisa científica;
- Docência e outras carreiras acadêmicas;
- Biomedicina estética;
- Práticas integrativas, como acupuntura.
Essa diversidade não só aumenta a demanda para biomédicos como atrai pessoas de todo tipo de perfil para a profissão. Desde quem gosta de produzir conhecimento até quem prefere atuar diretamente com o público — há sempre uma área perfeita para você.
Seja qual for sua escolha, também é importante ter vontade de contribuir, colaborar e aprender com outras áreas.
“A interdisciplinaridade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de novas soluções e tratamentos na Biomedicina. As complexidades dos problemas de saúde muitas vezes requerem a integração de conhecimentos de várias disciplinas. preparando principalmente o egresso a atuar no sistema único de saúde”. — Dra. Priscila Ferreira Silva.
Onde trabalhar com Biomedicina
A Biomedicina, como já citamos, é uma área muito vasta, com caminhos tanto na pesquisa quanto na prática, envolvendo diagnósticos e tratamentos médicos.
Para entender onde trabalhar com Biomedicina, podemos voltar à lista do tópico anterior. Cada uma das áreas que listamos apresentam novas oportunidades.
Grande parte dos formandos em Biomedicina vão trabalhar em laboratórios. São pessoas especializadas em conduzir processos científicos para análise e medição de indicadores biológicos e identificar condições anormais em organismos humanos.
Nessa área, pode-se atuar como profissional técnico de diagnóstico ou como parte de pesquisas para evoluir e acelerar esses procedimentos.
No setor de estética, biomédicos praticam diretamente seus conhecimentos nos pacientes. São aptos a realizar preenchimentos faciais, toxina botulínica, fazer laserterapia e outras técnicas pouco invasivas.
Nesses casos e em outros, como acupuntura e ozonioterapia, profissionais trabalham em consultórios especializados ou podem até seguir o caminho do empreendedorismo, investindo no próprio negócio.
Já na pesquisa científica, quem se forma em Biomedicina pode partir para a especialização em pós-graduação ou atuar nas próprias universidades, como docente ou pesquisador.
Como está o mercado de trabalho para o biomédico
Como podemos ver, a carreira biomédica é promissora, dinâmica e variada. Seja qual for o caminho que você escolher, a demanda para o trabalho só tende a aumentar no futuro.
Isso tem a ver com a penetração cada vez maior da tecnologia na medicina. Medicamentos, procedimentos e terapias evoluem e inovam em velocidade impressionante. A própria professora e doutora Priscila reforça o ponto:
As perspectivas para o futuro da Biomedicina em termos de tecnologia e descobertas científicas são extremamente promissoras. Avanços tecnológicos estão impulsionando mudanças rápidas e profundas nesta área, prometendo revolucionar tanto o diagnóstico quanto o tratamento de doenças.
Segundo o site Quero Bolsa, o salário médio de profissionais em Biomedicina varia entre 3 e 4 mil reais, dependendo da localização e especialidade. Mas a tendência é que esses valores subam nos próximos anos.
O susto que a humanidade tomou com a pandemia de 2020 foi um sinal de alerta para a importância do preparo e desenvolvimento de tratamentos para doenças e condições emergentes, dando ainda mais foco na profissão de biomédico.
O que vemos nos últimos anos é um aumento tanto do interesse de jovens pela área como de empresas da Saúde em investir mais em pessoal.
Portanto, é a hora perfeita para cursar Biomedicina. Para ter certeza de que você se encaixa no perfil, a Dra. conclui: “cursar Biomedicina pode ser uma escolha muito gratificante para quem tem interesse pela ciência da vida e pela saúde.”
Agora que você sabe mais sobre Biomedicina e onde trabalhar, tem mais uma inspiração para escolher a carreira dos seus sonhos.
Quer continuar aprendendo sobre as carreiras do futuro? Assine nossa newsletter e leia outros conteúdos no blog!