Fique bem informado e saiba como evitar fake news
Saber como evitar fake news nunca foi tão importante quanto na atualidade, pois as informações se espalham em alta velocidade por meio das redes sociais e pelo WhatsApp. Ao mesmo tempo, também é muito mais fácil checar essas informações e garantir que você esteja bem informado.
Além de ajudar você a ter uma melhor compreensão sobre a realidade, a informação de qualidade é fundamental pra estudar para o Enem, por exemplo. Já imaginou responder uma questão com base em uma notícia falsa?
A gente separou algumas dicas pra ajudar você com isso. Elas são fáceis de usar e entender, e vão eliminar as chances de você se enganar. Confira!
Entenda o tamanho do problema
Talvez você imagine que as notícias falsas são raras, mas não é isso que os estudos sobre o tema indicam. Não é de hoje que as fake news estão presentes na nossa vida. Segundo pesquisa divulgada pela Revista Veja, em 2019, houve 150% de crescimento desse tipo de conteúdo sobre política em todo o mundo. O estudo foi realizado pela Universidade de Oxford em 70 países.
Já o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) identificou, desde 2018, que as fake news se espalham 70% mais rapidamente que as notícias verdadeiras. A informação foi divulgada em reportagem do Correio Braziliense.
O jornal também informou que o MIT analisou postagens de seis agências independentes de checagem, que avaliaram publicações no Twitter desde quando a rede foi lançada, de 2006 até 2017. Nesse período, foram identificadas mais de 126 mil postagens falsas, replicadas por cerca de 3 milhões de pessoas.
Tudo isso ocorreu antes da pandemia de Covid-19 que, mais recentemente, é um dos temas preferidos pra notícias falsas. Segundo pesquisa da Avaaz, realizada em 2020 e divulgada pelo Estado de Minas, 7 em cada 10 brasileiros já acreditaram em uma notícia falsa sobre a pandemia, o que equivale a 110 milhões de pessoas.
Aliás, trabalhar com dados também é importante para o sucesso na vida profissional, pois diminui as chances de cometer erros. Mas não se preocupe, as dicas abaixo oferecem o que você precisa saber sobre como evitar fake news.
Verifique as referências
No tópico anterior, apresentamos alguns números sobre as fake news, e passamos todos eles com base em estudos relativamente recentes. Com eles, você pode concluir que:
- a quantidade de fake news é alta;
- elas ocorrem há algum tempo;
- continuam ocorrendo;
- estão aumentando.
A gente podia ter simplesmente escrito isso, mas usamos números de pesquisas e incluímos os links de fontes confiáveis, pra que você possa checar se os dados estão corretos.
Nas notícias falsas, não existe essa preocupação, pois isso provaria que elas estão erradas. Além disso, quando algum link é incluído, ele remete pra uma página inexistente ou de uma fonte duvidosa. É uma boa pista de que se trata de notícia falsa e uma arma sobre como evitar fake news.
Reforce o senso crítico
O senso crítico é um dos benefícios da leitura e do acúmulo do conhecimento. No entanto, nem todos entendem o real sentido dessa atitude.
Ter senso crítico sobre aquilo que discordamos é muito fácil, mas posições que reforçam o que acreditamos são mais difíceis de serem avaliadas criticamente. Por isso, os melhores críticos costumam ter uma boa dose de ceticismo, ou seja, eles desconfiam, até mesmo, do que acreditam.
Você, provavelmente, já ouviu uma frase que diz: “penso, logo existo”. Ela é do filósofo francês Descartes e, ao contrário do que parece, não é apenas uma valorização do pensamento. O sentido dela é que o francês duvidava até de sua existência, mas não podia duvidar do seu pensamento, afinal, ele precisaria pensar pra fazer isso. Não é curioso?
O filme Matrix também tem origem nessa grande dúvida do filósofo, ao sugerir que a realidade pode ser produzida por um software ligado ao nosso cérebro. Mas chega de filosofar! Entendeu o que é o senso crítico? Basicamente, duvide e cheque criticamente, antes de acreditar em algo, para se tornar um especialista em como evitar fake news.
Nesse contexto, considere a importância da educação e do conhecimento. O seu desenvolvimento educacional não é como um download da Matrix, onde bastava se conectar para aprender a dirigir helicóptero, por exemplo. Apesar disso, a educação preenche o cérebro com informações que você poderá usar para aplicar o seu senso crítico.
Cheque a informação
Além das referências, que citamos no segundo tópico, também existem sites especializados na checagem de notícias. Eles facilitam a verificação da informação, o que é ótimo pra quem precisa trabalhar e estudar e não tem tempo de pesquisar muito a fundo. Quer alguns exemplos? Eles foram cuidadosamente selecionados e são:
- Fato ou Fake: desenvolvido pelo Grupo Globo e com participação de diversos profissionais de veículos de imprensa renomados;
- Agência Lupa: pioneira no formato, criada com o propósito de combate às fake news, da Folha de S. Paulo;
- Boatos: uma iniciativa do jornalista Edgard Matsuki, que existe desde 2013, antes que as fake news se tornassem tão numerosas;
- E-Farsas: também está entre os sites de checagem mais antigos. Inicialmente, o foco era mais voltado para as notícias falsas que buscavam gerar tráfego, atrair leitores e gerar uma alta taxa de compartilhamento;
- Aos Fatos: voltado para determinadas categorias de notícias, o site apresenta um radar sobre as fake news, com os termos que mais geraram notícias falsas e o tipo de mídia mais compartilhada no texto.
Busque fontes confiáveis
Também já falamos pra você que algumas fake news usam sites pouco confiáveis como fontes. Por isso, é importante verificar de onde surgiu a notícia.
Você não precisa ter receio se estiver no site de uma universidade que produz conhecimento com base em metodologias confiáveis e amplamente aceitas pela comunidade acadêmica, como a Anhembi Morumbi, por exemplo. Por outro lado, sites desconhecidos exigem maior cuidado.
Nunca é demais lembrar que a educação de qualidade é sua fonte mais confiável. Quanto mais você se dedicar e se instruir, mais difícil vai ficar para confundir ou enganar você. Além disso, especialmente na universidade, você aprende a usar referências confiáveis para escrever artigos e fazer o seu TCC.
Em outras palavras, o desenvolvimento textual ensinado nas universidades é um método que parte de informações confirmadas, validadas, checadas e revistas por especialistas. Ensinamos todos os dias a selecionar informação e conhecimento.
Também é possível confiar nas publicações de veículos de comunicação renomados, pois eles têm equipes dedicadas à checagem da informação e levam esse aspecto muito a sério.
De qualquer maneira, o importante é checar e usar isso como uma medida preventiva de como evitar fake news. Depois de fazer isso algumas vezes com uma mesma fonte e não encontrar nada de errado, mesmo que ela não seja conhecida, pode passar a confiar cada vez mais.
Leia toda a matéria
Mesmo em veículos confiáveis de grande circulação, o título da matéria tem o objetivo de atrair você para a leitura do texto. Por isso, eles podem conter uma informação parcial sobre o tema, com tom sensacionalista.
Mas quando você lê o texto completo, pode entender o que realmente aconteceu. Por isso, nunca baseie o seu entendimento apenas no título ou na chamada pra uma publicação. É preciso verificar todo o conteúdo para tirar sua conclusão.
Confira a construção textual do artigo
Boa parte das fake news tem textos mal escritos, com erros ortográficos, gramaticais e de construção textual. No mínimo, essas publicações não passaram por uma revisão e podem conter erros. É um bom indício para identificar notícias falsas. Fique atento também a esse ponto, combinado?
Tome cuidado com notícias impressionantes
Muitas fake news apelam pra coisas extraordinárias, como o descobrimento da vida em Marte ou risco de engordar tomando água da marca X. Cuidado com essas notícias apelativas e com teorias da conspiração, que são uma boa pista de mentira.
Elas são usadas porque atraem a nossa atenção, mas não costumam ter uma relação de causa e efeito, ou seja, usam da boa-fé das pessoas e de um tipo de escrita que dá muitas voltas pra confundir o leitor.
O mais importante sobre como evitar fake news é buscar conhecimento. A educação, como um todo, se apresenta como uma barreira contra as notícias falsas, pois agrega conhecimento e dificulta que sejamos enganados.
Quer ficar sempre bem informado? Assine a nossa newsletter!
[rock-convert-cta id=”387″]