Gestão de redes sociais

Gestão de redes sociais: veja o que é e como trabalhar

Gestão de redes sociais é uma profissão dinâmica, criativa e em constante expansão, um exemplo de como a tecnologia criou novas formas de trabalho. Nessa área, você pode ser qualificado para produzir o conteúdo de empresas em plataformas como Instagram, TikTok, Twitter, YouTube e LinkedIn.

No entanto, o fato de muita gente usar as redes sociais, de alguma forma, influencia uma percepção reduzida sobre a complexidade do processo. Nesse caso, não é apenas postar foto, escrever uma legenda com emojis, responder os comentários e esperar ganhar seguidores e curtidas.

O processo envolve análise de dados, estudo de estratégias para construir a presença digital das empresas e relacionamento com modelos de comunicação fora das redes sociais. De fato, muitas empresas já entendem a necessidade de ter presença digital. Logo, trata-se de uma frente que só tende a crescer nos próximos anos.

Há muitas diferenças entre o conjunto de profissões que formam esse mercado de trabalho. Quer saber mais detalhes sobre a gestão de redes sociais? Neste post, você entenderá os detalhes sobre as funções do trabalho desse trabalho. Falaremos sobre o planejamento, alinhamento de marca, objetivo dos conteúdos, análises, relatórios e relacionamento com público.

O que faz um gestor de redes sociais?

A tecnologia facilitou a velocidade de conexão de uma forma até então nunca imaginada. Isso trouxe algumas consequências, como a necessidade de que empresas aumentem a presença online. Antes, se poucas pessoas tinham acesso à internet fora de casa, hoje, é praticamente regra. Além disso, o uso das redes sociais acontece praticamente o dia todo.

Com isso, o tempo para pesquisar produtos também aumentou. Para se ter uma ideia, em 2022, as compras on-line, no Brasil, atingiram R$ 118,6 bilhões. O que representa um aumento de 6%, em comparação a 2021. Isso foi identificado no relatório Webshoppers 46, da NielsenIQ|Ebit e Bexs Pay.

Esse cenário demonstra o quanto o modo de comunicação tem se inserido no espaço virtual. A cada atualização e surgimento de uma nova rede social, o objetivo é o mesmo, tornar mais envolvente, original e fácil a comunicação digital.

A seguir, confira as formas essenciais de produzir um trabalho alinhado a essas novas lógicas de consolidar a presença das marcas no mundo digital.

Planejamento

Há profissões em que a organização de tarefas não precisa seguir um calendário rigoroso, prevendo cenários e antecipando algumas ações. Esse não é o caso da gestão de redes sociais, que também pode estar dentro de uma assessoria de comunicação.

Isso porque além de trabalhar com eventos planejados, como datas comemorativas, uma das principais formas de estabelecer impacto nas redes é aproveitar as tendências do momento.

Elas podem surgir de forma muito instantânea — a fala de alguma personalidade que se tornou um meme, por exemplo. Logo, o planejamento também precisa acompanhar esse fluxo. Trata-se de uma medida essencial para fazer as várias frentes de trabalho funcionarem.

Nesse sentido, a produção de uma campanha para a venda de pacotes turísticos, por exemplo, precisa acontecer com antecipação suficiente para garantir o tempo dos fornecedores. Além disso, deve estar preparada para fazer mudanças de última hora, caso apareça alguma informação que seja de interesse para comunicar ao público.

Alinhamento de marca

O gestor de mídias sociais ou social media, também é responsável por garantir que a marca tenha coerência na comunicação. Isso significa alinhar a linguagem visual, das palavras e dos temas.

Parece simples para quem observa rapidamente de fora, mas envolve desde a escolha de uma mesma paleta de cores até a produção de um guia de estilo. Ainda, com palavras que não devem ser evidenciadas e outras excluídas.

Objetivo dos conteúdos

Cada vídeo, foto, legenda e qualquer outra pequena mudança postada tem uma meta de comunicação. O profissional que administra as redes sociais deve estar atento a isso. Assim, consegue antecipar alguns cenários ao estabelecer objetivos precisos.

Análises e relatórios

Dados sobre visitas, curtidas, engajamento, comentários entre outras métricas. O dia a dia do gestor de redes sociais é caracterizado pela produção e análise de relatórios. A partir disso, são criadas soluções para aumentar o número de compras e a comunicação de um novo produto, por exemplo.

Relacionamento com público

É fã ou hater? Quem trabalha com redes sociais observará as reações dos seguidores nas redes sociais da marca. Nessa hora, e-mails, comentários, DMs (mensagens diretas) e reclamações em sites especializados importam igualmente no momento de se relacionar com o público.

Dessa forma, um dos pilares do trabalho do gestor é estudar como se comunicar com diferentes pessoas, que podem atacar a marca ou elogiar.

Como trabalhar com gestão de redes sociais?

Se você quer entrar nesse campo, é preciso entender que mudanças acontecem de forma constante. Então, ficar atento às novas oportunidades se torna algo essencial. Detalhamos esse processo, acompanhe.

Oportunidades

Basicamente, toda empresa, em algum momento, necessita de presença digital. Por isso, a criação de oportunidades é ampla. Nesse sentido, há profissionais que trabalham de forma mais autônoma e criam as próprias frentes de negócio, oferecendo serviço diretamente às empresas. 

Aqui, a vantagem da gestão de redes sociais é a versatilidade de áreas — de saúde até energia solar, passando por cosmética.

Funções disponíveis

A depender do volume da equipe, há muitos times para gerir as redes sociais. Por exemplo, é comum encontrarmos os grupos de redação, design, anúncios e atendimento ao cliente, que são o básico do trabalho. Eles se comunicam entre si para entregar o produto final e a função do gestor é fundamental nisso. Ele pensa e define as melhores estratégias, visando o lucro e a construção positiva da marca.

Redação

Escrever legenda, pensar o conteúdo das imagens e outras especificidades. A redação é uma das partes fundamentais para passar a autoridade da marca. Com um bom texto, mais clientes podem ser captados.

Design

Ao lado da redação, a produção de peças visuais integra uma boa estratégia de comunicação para gestão de redes sociais. Por isso, o designer ou a equipe de design pensa os detalhes de como apresentar bem o produto ou o serviço do negócio.

Anúncios

Um sinônimo para essa frente é o de social ads. Quem trabalha com anúncios é responsável por entender a melhor forma de pagar para o site ou rede social vincular os produtos. Isso acontece ao ampliar a exibição de anúncios para um público segmentado. A divulgação é essencial para a construção de uma boa estratégia.

Atendimento ao cliente

Lembra-se de quando falamos sobre relacionamento com o público? Isso é feito na parte de SAC ou atendimento ao cliente. Área em que são percebidos os feedbacks dos compradores. Além disso, são pensadas formas de manter o contato com as pessoas que já compraram e podem investir mais uma vez, e aqueles que ainda estão em dúvida ou nem sabem que poderiam gostar do produto.

Agora, você já sabe os detalhes de uma das profissões do futuro que já estão em destaque. A gestão de redes sociais envolve redação, design, anúncios, atendimento ao cliente e um conjunto de técnicas em constante expansão. Guarde esse conselho: aprender a se comunicar de forma simples, original e educativa é o melhor caminho para se dar bem nessa área.

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