Resenha: o que é, tipos, características e como fazer
Está se formando e buscando saber como estudar para o ENEM? Montar um plano de estudo e conhecer os diversos gêneros textuais pode ser importante para a rotina de qualquer aluno. Por exemplo, você sabe o que é uma resenha e como usá-la para fortalecer o seu aprendizado?
Além da escolha, esse tipo de escrita é muito conhecida no mundo da literatura, cinema e do mercado audiovisual, por ter a função de apresentar informações de uma determinada obra.
Assim, ela é utilizada como uma forma de fazer uma apresentação de uma produção e pode até ter uma interpretação crítica. Quer entender mais sobre as resenhas e como criá-las? Então, continue lendo este texto!
O que é resenha?
A resenha é um tipo de texto cujo objetivo é analisar algum objeto, qualquer item que possa ser examinado, e escrever sobre ele a fim de facilitar a transmissão do conteúdo para um outro leitor. Esse artigo pode ser publicado no ambiente online, em livros e revistas acadêmicas ou simplesmente ser um modelo de trabalho durante a faculdade.
Além disso, a resenha aborda elementos e informações que estão relacionadas a estética, contexto de produção e qual o foco daquele livro ou outra obra, para deixar a análise mais rica.
Apesar de abordar os aspectos descritivos, a resenha também pode oferecer um valor interpretativo. Dessa forma, ela resume as principais informações da peça estudada e fornece também uma crítica. Ademais, quem escreve pode trazer elementos de outras fontes para deixar o conteúdo mais informativo.
Muitas pessoas acabam confundindo as resenhas com os resumos, mas saiba que esses são gêneros textuais diferentes. O resumo também tem a intenção de apresentar as informações em um texto, contudo, é feito de forma mais concisa e se concentra em trazer a sua mensagem principal. Já a resenha traz os principais dados da obra com um grau de aprofundamento maior, análises e posicionamento.
Quais são os principais tipos de resenha?
Existem três tipos de resenha que podem ser empregados na hora de realizar um trabalho: a resenha descritiva, crítica e científica. Essa divisão é feita para especificar os detalhes de cada maneira de fazer a resenha, entender o texto-fonte e aprofundar a análise.
Resenha científica
A resenha científica faz um resumo e a interpretação do texto-fonte. O autor abordará a forma como a obra é distribuída, a organização e as informações descritivas do produto. Ela apresenta um juízo de valor sobre o objeto em análise, a partir de referências sólidas e a apresentação dos pontos positivos e negativos.
Esse tipo de texto é utilizado em espaços especializados, como revistas científicas. Nesse caso, o leitor deseja ir além de saber as informações, mas também conhecer um parecer crítico e entender a qualidade do texto.
Resenha descritiva
A resenha descritiva é a que mais se assemelha ao resumo. Isso se dá pois ela não apresenta nenhum juízo de valor ou interpretação crítica da obra analisada. Contudo, esse texto apresenta as características estruturais do texto, os pontos que mais se destacam e a indicação do público-alvo.
Sendo assim, ela é utilizada para apresentar as obras para o público, já que não julgamos a qualidade das informações e há apenas a descrição do texto-fonte.
Resenha crítica
A resenha crítica busca fazer um resumo e uma interpretação da obra principal. Dessa forma, o autor seguirá um processo parecido com o da modalidade descritiva, com a organização do texto-fonte e as principais informações.
O escritor também faz uma interpretação, apresentando um juízo de valor sobre aquele conteúdo. Além disso, também há a utilização de argumentos sólidos a partir de outras fontes de pesquisa.
Como fazer uma resenha de qualidade?
Depois de entender o que é uma resenha, quais categorias possui e quando utilizá-las, você está pronto para começar a produção dos próprios textos. Para começar é importante ler, assistir ou ouvir a obra principal a ser analisada. Além de observar detalhes e forma de construção.
A resenha tem uma estrutura que é linear e que segue a forma como o texto-fonte é organizado. Sendo assim, ela apresenta uma introdução ou apresentação, o desenvolvimento e uma avaliação.
No primeiro momento, é importante destacar dados como: nome do autor, título, edição, editora, local e ano de publicação, como o assunto do qual o produto se trata, a área abordada. Também pode-se começar uma breve interpretação da obra.
Na descrição, o resenhador realiza o detalhamento do tema, indicando a organização do texto e a descrição das principais informações. Além disso, vale ressaltar as características da estrutura da obra.
Na avaliação, o escritor realiza a leitura crítica da obra a partir da interpretação feita por ele mesmo. Assim, ele descreve as funções do texto-fonte, quem é o público-alvo e é o momento em que o autor apresenta a crítica à obra e quais os pontos positivos e negativos.
Como realizar uma resenha de sucesso?
As resenhas possuem algumas características que ajudam na definição desse formato, como a estrutura, objetividade, argumentação, imparcialidade ou análise crítica e a apresentação de recomendações do consumo da obra. Confira as dicas que separamos para fazer uma resenha de sucesso!
1. Defina o tipo de resenha que deseja fazer
Nesse momento, é importante entender qual tipo de texto você pretende escrever: descritivo, crítico ou científico.
2. Consuma a obra
Seja filme, livro, série, peça teatral e até mesmo álbuns de música, é importante consumir a obra que será analisada.
3. Identifique os pontos principais da obra
Nesse momento, é importante entender do que o texto-fonte se trata, a estrutura, quem são os personagens, qual o tema e a história. Esses são os elementos necessários para permear a descrição.
4. Consuma novamente a obra
É importante revisitar o texto-fonte para iniciar a organização da resenha enquanto você faz a análise.
5. Escreva a resenha
Nessa hora, você pode iniciar a escrita do artigo com a apresentação, desenvolvimento e apontamentos críticos sobre a obra.
6. Revise o texto
Ao final, é importante revisar novamente todo o trabalho! O objetivo é verificar se o texto compreende todas as informações que deseja transmitir.
Entender o que é resenha e como produzi-la permite que você seja mais assertivo e passe mais informação sobre a obra específica. Para os estudantes que buscam formas de saber como estudar para o ENEM, utilizar esses artigos pode ser enriquecedor.
Gostou desse texto? Se você quiser potencializar os estudos, clique aqui e entenda como criar uma rotina de estudos, mas antes de ir, que tal descobrir qual graduação combina mais com seu signo?