Estudar em casa: 7 dicas de como ser produtivo
Estudar em casa é uma solução para lidar com a rotina de trabalho exigente e pensar no progresso de carreira. Ao utilizar esse formato de aprendizado, é possível aprofundar a qualidade dos estudos e estimular a agilidade para conquistar o lugar que você merece no mundo.
Para tanto, mais do que encontrar a playlist perfeita para manter a concentração, é preciso saber utilizar bem as ferramentas disponíveis. Isso significa fortalecer a responsabilidade, tornando-se o protagonista da própria vida. Dessa forma, ao aumentar a qualidade dos estudos, você conseguirá identificar melhores oportunidades para ganhar independência financeira.
Neste post, confira como colocar em prática 7 dicas de como ser produtivo. Além disso, veja como melhorar o lugar de estudos em casa e inserir práticas de produtividade que dialoguem com a manutenção da qualidade de vida. Boa leitura!
1. Escolha um lugar
Há uma diferença entre estudar eventualmente em casa e ter um espaço fixo voltado para o estudo. Isso porque, ao aumentar o tempo de aprendizado no lar aparecem desafios como: sons inconvenientes, interrupções de familiares, incômodos pela estrutura física, entre outros.
Dessa forma, separar um lugar para os estudos é uma forma de indicar a todos que há seriedade e comprometimento. Ao ter essa disciplina, torna-se mais fácil a busca por soluções que aumentem o bem-estar na jornada de estudos.
Nesse sentido, o aumento do tempo de estudos, por exemplo, pode revelar o desconforto da cadeira utilizada. Logo, ao investir em um móvel com mais ergonomia, elimina-se essa dificuldade. O resultado é o aumento da concentração.
Há outros elementos, como a disposição dos móveis. Deixar a cama muito próxima à mesa de estudos pode influenciar o sono. Outra questão é escolher um tapete de textura agradável para descansar os pés, auxiliando no descanso.
Outra dica é adquirir uma máquina de café expresso, caso goste da bebida, chá ou chocolate quente. As possibilidades são muitas ao separar o próprio lugar para o estudo, que pode ser no quarto ou em outro local da casa. Então, antes, faça testes até encontrar a melhor solução de espaço.
2. Torne o ambiente à prova de distrações
Sabe aquela fórmula do “menos é mais”? Isso se aplica perfeitamente ao hábito de estudar em casa. Simplifique e deixe apenas o necessário para a jornada de aprendizado. Cores muito fortes, quadros e outros elementos visuais podem atrapalhar você.
Deixar o ambiente à prova de distrações significa eliminar obstáculos. Para ajudar, separe uma jarra de água ou garrafa e deixe-a por perto. Assim você se mantém hidratado e não precisa ficar se levantando para isso. Lembre-se de manter a mesa organizada, pois ajudará na concentração. Uma sugestão também é investir em fones de ouvido que diminuam sons externos.
3. Use métodos de produtividade
Aplicativos que elevam a concentração e permitem a continuidade das atividades funcionam para muitas pessoas. Há muitos tipos que podem funcionar com você. Experimente o Kanban, Evernote, Pomodoro e Trello.
Mas você também pode encontrar um método próprio. Há quem não goste de seguir essas metodologias e prefira algo mais flexível. O importante é experimentar, combinar estratégias e descobrir o que funciona para obter os melhores resultados ao estudar sozinho em casa.
5. Programe pausas
Respeite o tempo de respiro para que a rotina de estudos se torne sustentável. Há quem prefira fazer tudo direto. No entanto, a longo prazo, isso pode ser mais esgotador que um desafio a superar.
Por isso, programe pausas para alongar o corpo, tomar água, ver um assunto radicalmente diferente, lavar os pratos e se exercitar. Desse modo, evita-se a ansiedade nos estudos.
5. Tenha um roteiro de estudos
Organizar uma ordem de assuntos é importante para comunicar ao cérebro as demandas a serem preenchidas no dia. Dessa forma, é possível administrar melhor o tempo.
Nesse sentido, fazer um roteiro de estudos permite mais agilidade, fortalece a memorização e programa a rotina. Além disso, ajuda a estudar sozinho ou em grupo.
6. Faça simulados
Exercitar o aprendizado com provas viabiliza a construção mais sólida do conhecimento. O estímulo de fazer simulados permite que se tenha mais segurança para os dias de avaliação.
Sabemos que a realização de provas pode ser um desafio para pessoas não acostumadas a lidar com a pressão. Dessa forma, construa essa habilidade ao estudar em casa e consiga o diploma de graduação para pleitear mais vagas e obter independência financeira.
7. Descanse
Diferentemente de programar pausas, estabelecer momentos de total relaxamento é primordial para se manter estimulado com os estudos. Isso porque, quando tomamos distância de algo, podemos treinar a visão panorâmica e renovar as percepções.
Por fim, o descanso, em escala, deve ser maior do que as pausas. Mas ambos devem ser inseridos para aprender a estudar online.
Gostou das dicas sobre como ser produtivo ao estudar em casa? Agora, você entende a importância de separar um bom lugar para progredir intelectualmente, com uma luz ideal e um ambiente livre de distrações. Com isso, conseguirá usar métodos de produtividade, programar pausas e produzir um roteiro de estudos.
Comece a faculdade online quanto antes. Para isso, entenda qual é a profissão que combina com você.