Como se concentrar nos estudos? 7 técnicas que você ainda não tentou!
Conteúdos
Já percebeu que, às vezes, nosso cérebro parece um pouco rebelde? Ele tem facilidade pra ficar horas assistindo a séries. Nas redes sociais é a mesma coisa: tudo parece tão interessante que a gente nem percebe o tempo passar. Mas é só abrir o caderno da escola ou tentar acompanhar aquela aula EAD que ele se perde e se nega a fazer o que precisa ser feito. Afinal, como se concentrar nos estudos?
Bem, se você sente essa dificuldade, saiba que não está só. Cada vez mais jovens têm relatado não conseguir prestar atenção nas leituras e nas aulas. Um grande motivo está nas tecnologias, sabia?
É que elas estimulam tanto a nossa mente com um número grande de informações que, quando a gente precisa realizar atividades um pouco mais monótonas, parece impossível ter foco. Mas nem tudo está perdido! Por isso, preparamos algumas dicas de estudos. Confira!
1. Ouça música (durante ou nos intervalos)
O assunto é polêmico e cada um terá uma opinião sobre isso. Mas existem pessoas que relatam conseguir se concentrar muito mais ao colocar uma música de fundo. O estilo depende bastante do gosto pessoal, podendo ser clássica, lo-fi hip hop, rock, jazz e sons da natureza (tipo barulho de chuva ou o canto de pássaros).
Agora, se você faz parte do time que não funciona de jeito nenhum dessa forma, e sente que qualquer barulho atrapalha focar os estudos, outra ideia é escutar a música nos momentos de descanso, entre uma aula e outra. A atividade envia mensagens prazerosas ao cérebro, que fica mais preparado para trabalhar melhor.
2. Deixe o celular bem longe
Vai dizer que você não sente aquela vontade irresistível de conferir o celular a cada cinco minutos? E isso deve acontecer todas às vezes que bate o tédio durante as aulas EAD e presenciais, não é mesmo?
Por isso, é legal seguir a tática de deixar o celular longe nesses momentos, por exemplo, dentro da mochila ou no quarto ao lado. Dificultar isso é uma boa forma de conseguir controlar o impulso.
3. Opte por um chá estimulante
Não queremos entrar na discussão de café versus chá! Até porque sabemos que chá é bem melhor!
Brincadeiras à parte, a ideia é tomar um chá estimulante e natural na hora de estudar para o Enem ou para a faculdade. Algumas opções interessantes podem ser:
- chá-verde;
- chimarrão;
- chá-preto;
- chá de gengibre;
- chá oolong.
Mas atenção: não exagere na quantidade! A substância pode prejudicar o sono da noite e, além disso, o excesso causa diversos males ao organismo, como problemas no estômago e na bexiga. Na dúvida, consulte um nutricionista, combinado?
4. Crie pequenos rituais
Sabia que pequenos rituais fazem bem para o cérebro? Não é à toa que são considerados uma das melhores dicas de como se concentrar nos estudos!
A explicação pra isso é que incluir atividades na rotina, logo antes de começar a estudar, é uma forma de preparar a mente. Com o tempo, ela entende isso e associa que quando você faz determinadas coisas é porque chegou o momento de ela se preparar para memorizar e reter o conteúdo.
Por exemplo, se você está em uma faculdade EAD, um possível ritual poderia ser:
- colocar o despertador pra tocar sempre no mesmo horário de manhã;
- levantar-se;
- tomar banho;
- colocar uma roupa confortável;
- comer algo;
- ir pra um canto sossegado e começar as aulas.
5. Estabeleça um workflow
Um workflow é uma sequência de atividades. São pequenas tarefas, passo a passo, que precisam ser feitas e, juntas, resultam em um bom trabalho. Nos estudos, esse conceito pode ser aplicado ao descrever ou desmembrar certas obrigações. Costuma funcionar quando a gente precisa fazer algo que acha superchato e tem a mania de procrastinar.
Aí vai um exemplo: em vez de olhar para aquele vídeo de 1h30, que parece longo e infinito, você divide em pequenas partes, que se tornam objetivos menores. Ou seja, escreva em uma folha:
- primeiro passo: entrar na plataforma;
- segundo passo: dar play no vídeo;
- terceiro passo: assistir 30 minutos;
- quarto passo: dar uma pausa de 5 minutos;
- quinto passo: assistir mais 30 minutos;
- sexto passo: dar mais uma pausa de 5 minutos;
- sétimo passo: assistir os últimos 30 minutos.
A cada objetivo cumprido, você dá um check! Fica bem mais fácil colocar em prática quando a gente olha pra uma meta mais simples.
6. Tente escrever
Escrever enquanto estuda pode ser demorado, mas é eficiente. É que a leitura é um tipo de estudo mais passivo, então, facilita perder a concentração e se distrair, até mesmo, com a mosca voando. Já, ao escrever, a gente força a mente a trabalhar um pouco mais, pois é preciso interpretar e fazer a descrição com as próprias palavras.
7. Experimente esses 3 apps
A tecnologia, se bem usada, ajuda em vários momentos, inclusive, pra quem busca dicas de como se concentrar nos estudos. Por isso, separamos alguns aplicativos que são bastantes úteis.
Pomodoro
Existem vários aplicativos que usam a técnica do Pomodoro. O objetivo é ajudar na gestão do tempo, definindo os minutos em que você deverá executar algo e aqueles em que você pode descansar. É uma forma de ter mais noção do tempo passando e conseguir se dedicar a tarefas que exigem responsabilidade, como se concentrar nos estudos.
RescueTime
O problema é deixar de lado as redes sociais? Então, o RescueTime vai ajudar. Ele controla e calcula o tempo que você passa fazendo atividades que não são muito úteis e, depois, te entrega um relatório. Spoiler: o final dessa história pode não ser muito feliz.
Forest
Com esse aplicativo, você escolhe quanto tempo precisa se concentrar em algo. Ao definir os minutos, uma floresta começa a nascer na tela do seu celular. Se você mexer nele, as árvores morrem. Vamos ver se você consegue deixar a floresta crescer?
Notion
O aplicativo tem sido a sensação pra organizar tarefas e rotina. Com ele, você consegue criar listas de coisas a fazer e anotar compromissos do dia a dia, como fazer um cronograma de estudos. Ele também tem uma parte que se parece com um caderno, e permite escrever e planejar o que quiser.
Neuronation
Que tal esse? Ele vem com jogos e atividades que servem como treinamento cognitivo. Por exemplo, você exercita memória, raciocínio, velocidade e atenção. É como se fosse uma academia para o cérebro ficar forte e render na hora de estudar.
Bem, é fato que existem por aí muitas dicas de como se concentrar nos estudos! Mas vamos combinar: essas foram um pouco diferentes de tudo o que você já viu, certo? Sendo assim, anote-as direitinho para conseguir colocar em prática depois!
Gostou das nossas sugestões? Então, você vai adorar continuar com a gente e saber como criar uma rotina de estudos! É só clicar no link!